Concerto de Rui Veloso em Montemor a 19 de março

Rui Veloso, um incontornável da música portuguesa, vai estar em concerto em Montemor-o-Novo. Com mais de 40 anos de carreira, Rui Veloso traz ao Alentejo um concerto de carácter intimista a 19 de março (sábado), no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Depois de esgotar, em novembro passado, as duas das maiores salas nacionais, o Campo Pequeno em Lisboa e a Super Bock Arena no Porto, Rui Veloso, neste novo formato, vai estar acompanhado pela dupla de guitarristas, Alexandre Mania e Eduardo Espinho. Os bilhetes encontram-se já disponíveis para venda nos locais habituais.

Fabio Jakobsen vence a terceira etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta

Fabio Jakobsen, da QuickStep-Alpha Vinyl, venceu esta sexta-feira, 18 de fevereiro, a terceira etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, que ligou Almodôvar a Faro, num total de 211 quilómetros.

Nesta terceira etapa, Tim Merlier (Alpecin Fenix), ficou em segundo lugar e o francês Bryan Coquard (Cofidis) em terceiro.

O holandês, Fábio Jakobsen, tinha já vencido a primeira etapa, no entanto David Gaudu (Groupama-FDJ) mantém-se na liderança, da geral.

Amanhã, sábado, 19 de fevereiro, a penúltima etapa vai ligar Vila Real de Santo António a Tavira em 32,2 quilómetros, num contrarrelógio individual.

IPP promove formação gratuita para atuar com imigrantes

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) promove formação gratuita sobre atuação com imigrantes. Estão abertas as inscrições para formação gratuita sobre atuação com imigrantes, no âmbito do projeto Ir Além – A inclusão social de Nacionais de Países Terceiros (NPT) e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, promovido pelo Politécnico de Portalegre e cofinanciado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI).

A iniciativa realiza-se no próximo dia 22 (terça-feira), das 14 às 18 horas, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, estando disponível o formulário para inscrição, na página web desta instituição de ensino superior. As vagas são limitadas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Dando resposta ao objetivo de sensibilizar e formar profissionais envolvidos no acolhimento, integração e inclusão social de NPT, as sessões de formação “Ir Além – A inclusão social de NPT” são dirigidas aos que trabalhem com diferentes culturas ou que possam vir a trabalhar no futuro. Incluem-se por exemplo técnicos, assistentes operacionais, forças de segurança, docentes, empregadores e políticos. Prevê-se o desenvolvimento de conhecimentos e competências culturais com vista a aumentar a qualidade dos serviços em Portalegre.

As formações são dinamizadas por investigadores do projeto, contando com a parceria dos técnicos experientes do Centro Local de Atendimento à Integração de Migrantes – Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, Luís Mamão e Anabela Afonso. O programa estrutura-se por duas sessões centradas nas temáticas: Migrações, Interculturalidade e Lei; e Competências Interculturais e Recursos.

O Ir Além pretende analisar a relação entre as práticas profissionais de inclusão social de imigrantes Nacionais de Países Terceiros (NPT) e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, contribuindo para o desenvolvimento das políticas públicas no âmbito do asilo, proteção e migração. A pertinência e atualidade do tema são incontornáveis. O projeto, que inscreve uma equipa multidisciplinar de investigadores do IPP, conjuga componentes de investigação e formação, com a organização de diversos eventos pelo país e a publicação de dois livros.

[/shc_shortcode]

Quatro indivíduos constituídos arguidos por furto de catalisador

Três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 35 e os 55 anos, foram constituídos arguidos, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, através do Destacamento Territorial de Estremoz, ontem, dia 17 de fevereiro, por furto de catalisador, em Borba.

No seguimento de uma denúncia de furto de catalisador em Estremoz, os militares da Guarda encetaram diligências, no sentido de localizar os suspeitos, tendo sido detetados numa viatura, em Borba, que correspondia às características descritas com a envolvida no ilícito.

No decorrer da ação a mesma foi abordada, culminando com a apreensão de uma rebarbadora; vários discos de corte e um veículo.

O catalisador será restituído ao legítimo proprietário.

Os suspeitos foram constituídos arguidos, e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Estremoz.

A GNR informa que tem investido os seus recursos, quer na prevenção como na fiscalização por forma a monitorizar o fenómeno criminal referente ao furto de catalisadores e posterior venda, sendo que é fundamental que as pessoas continuem a denunciar este tipo de crime, por forma a empenhar os recursos disponíveis nos locais onde há maior incidência deste tipo de crime.

A fim de prevenir este tipo de crimes, a Guarda Nacional Republicana aconselha a que sejam evitados estacionamentos em locais ermos ou com má iluminação; e a anotar as características dos possíveis suspeitos.

Caso se depare com uma situação de furto de catalisadores ou de peças de veículos, deverá contactar as autoridades o mais rapidamente possível, devendo, até à chegada destas, recolher o número máximo de elementos de informação possível, incluindo possíveis testemunhas e preservar eventuais vestígios, se for o caso.

Portugal regista mais 15.482 casos Covid e 51 mortes

Portugal regista esta sexta-feira, 18 de fevereiro, mais 15.482 casos de Covid-19 e 51 óbitos, associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 36.710 casos de recuperação, em todo o país.

Em todo o território nacional, a situação hospitalar melhorou: há 1.936 doentes internados, menos 86 do que ontem, dos quais 127 em unidades de cuidados intensivos, menos cinco face ao dia anterior.

Desde março de 2020, morreram 20.759 pessoas com esta patologia em território nacional, foram identificados 3.163.869 casos de infeção e reportadas 2.626.220 recuperações.

Câmara de Vila Viçosa cede à Casa de Bragança obra de Henrique Pousão

O Município de Vila Viçosa procedeu, nesta quinta-feira, dia 17, à assinatura do protocolo de cedência temporária e à entrega de uma obra de Henrique Pousão à Fundação da Casa de Bragança.

Neste ato, o Município calipolense foi representado por Tiago Salgueiro, vice-presidente, e Mónica Lobo, vereadora, enquanto a Fundação da Casa de Bragança foi representada por Maria de Jesus Monge, diretora do Museu-Biblioteca da Casa da Bragança.

A obra cedida é um desenho, datado de 1869, intitulado Retrato da Prima, e consiste no retrato de Adelaide Pousão, prima do autor, o qual foi adquirido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, através de leilão, em 1963.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, pretende que “através desta cedência de três anos” à Fundação da Casa de Bragança, “esta obra possa estar, brevemente, disponível ao público”.

Município de Vila Viçosa entrega livros ao Multiusos de São Romão

Um conjunto de livros infantis e juvenis foi entregue, nesta quinta-feira, dia 17, ao Multiusos de São Romão, pelo Município de Vila Viçosa, para apoio às atividades pedagógicas da iniciativa Mais Sucesso.

Este é um projeto do Motor Social, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Viçosa e da Junta de Freguesia de Ciladas/São Romão, que desenvolve sessões de apoio ao estudo para os mais novos, do primeiro e quarto ano de escolaridade.

Os livros também podem ser requisitados pelos munícipes do concelho no Multiusos de São Romão. Com esta medida, as autarquias “pretendem incentivar o gosto pela leitura nas freguesias rurais e proporcionar às crianças uma melhor aprendizagem”.

Elvas regista mais 30 casos de Covid-19

Elvas regista esta sexta-feira, 18 de fevereiro, 30 novos casos de Covid-19, assim como 25 altas.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 146 casos de infeção, mais cinco do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas regista 5.699 casos positivos, 39 óbitos e 5.514 recuperações.

Exposição sobre Tomaz Alcaide em Estremoz

A exposição biográfica de Tomaz Alcaide vai estar patente entre 19 de fevereiro e 27 de março, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz. Esta exposição é uma compilação de documentos e memórias que traduzem a importância do tenor estremocense, que foi aplaudido de pé nos melhores teatros do mundo.

Em 2011, o Município de Estremoz entregou-lhe o título de Cidadão Honorário e a Medalha de Ouro da Cidade, no dia em que depositaram as suas cinzas no monumento erguido em sua homenagem, junto à casa onde nasceu, a 16 de fevereiro de 1901; agora, 121 anos depois, é motivo para mais uma exposição e mais uma cerimónia de deposição de cinzas, desta vez, da sua esposa Asta-Rose Alcaide.

Torneio convívio de râguebi este sábado em Elvas

O Estádio Municipal de Atletismo de Elvas acolhe este sábado, 19 de fevereiro, um torneio convívio de râguebi nos escalões sub-16 e sub-19.

A iniciativa conta com as presenças das equipas do Rugby Clube de Elvas, Colégio St. Julian’s, Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL), São Miguel e Loulé.

O torneio convívio tem início marcado para as 12 horas.

Curso intensivo de Hóquei em Linha em Badajoz

O clube de Hóquei “Leões Pacenses” (Let’s Roll Badajoz) organiza, a 5 de março (sábado), um curso intensivo de “Hóquei em Linha”, convidando todos os apaixonados pela  prática desportiva, quer da Estremadura como do Alentejo, a contactar e conhecer uma modalidade diferente e nova na zona da raia.

Os interessados em experimentar e desfrutar do Hóquei em Linha podem obter mais informações através do contacto +34 605 120 991, ou através das redes sociais do clube.

Terrugem recebe Barbus na Taça do Inatel de Évora

A equipa de futebol da Juventude Desportiva da Terrugem recebe o Barbus, de Borba, nos quartos-de-final da Taça do Inatel de Évora.

Este jogo está marcado para a tarde deste sábado, dia 19, às 15 horas, no Campo de Futebol da Terrugem.

Quatro alunos de Montemor premiados em concurso de desenho

A cerimónia de entrega dos prémios e troféus aos alunos que participaram, no âmbito do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, no Concurso de Desenhos “Usos da Água”, inserido na ação educativa “Às voltas com a Água – À Descoberta do Património da Água das 4 Cidades” decorreu, no passado dia 16,  no salão nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo. Devido às limitações, consequências e constrangimentos que a pandemia trouxe para o quotidiano de todos, só agora existiu condições para a realização deste momento.

Esta ação educativa tinha como objetivo principal a incursão pelos territórios do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, onde as escolas e a comunidade foram convidadas a descobrir a água como uma valiosa herança para o futuro: compreendendo a forma como marca a paisagem rural e urbana; as nascentes, hortas e pomares, as povoações, a sua utilização e relação com a agricultura e outras atividades; crenças ligados a estes lugares; elementos da cultura material ligados à água, que o homem utilizou e/ou utiliza para beber, lavar e regar, com destaque para as fontes, poços, noras, aquedutos, tanques, cisternas, lavadouros e represas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Escola de 1º Ciclo que integrou este projeto, nos três anos letivos (2017/2018 a 2019/2020), foi a EBNº5/Centro Escolar de Montemor-o-Novo, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, com as professoras Ana Maria Santo António e Lurdes Pinguicha.

Os alunos vencedores do concurso foram Marta Borralho, com o desenho “Mulher com cântaro” e Thaís Malhão, com o desenho “Tirar água do poço”, ambos da professora Ana Maria Santo António; e os alunos Margarida Loureiro, com o desenho “Lavadeiras no Rio”, e Rodrigo Cinzas, com o desenho “Tirar água do poço”, ambos da professora Lurdes Pinguichas.

Como vencedores deste concurso, os quatro alunos receberam pela mão do vereador do Pelouro da Educação, Henrique Lopes, uma maleta com material de pintura (aguarelas, canetas e lápis de cor), uma estatueta/troféu de madeira em forma de caracol (mascote do projeto), gravado com a ação educativa e o nome do aluno vencedor, um certificado de participação e um diploma de vencedor. Estiveram também presentes os encarregados de educação dos alunos vencedores e um representante do Agrupamento de Escolas de Montemor.

[/shc_shortcode]

“Saramago Sem 100 Anos” sábado e domingo em Montemor

Na noite desta quinta-feira, dia 17, arrancou “Saramago Sem 100 Anos”, uma retrospetiva dos espetáculos do artista montemorense Carlos Marques, em torno do Prémio Nobel José Saramago, como comemoração do 100º aniversário do nascimento do escritor, na data aproximada do lançamento da primeira edição do romance “Levantado do Chão”.

O evento começou com “#ABALAR” (de 2020), inspirado em “A Jangada de Pedra”, num espetáculo em que o público não arredou pé, demonstrando apreço por este espetáculo concerto.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nestes sábado e domingo, dias 19 e 20, há mais duas propostas para ir ao Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo: no sábado, às 21.30 horas, a partir de “As intermitências da morte”, apresenta-se “No dia seguinte ninguém morreu” (de 2021); e no domingo, às 17 horas, a partir da obra “Levantado do chão”, a proposta é “Levantei-me do chão” (de 2015).

Esta retrospetiva é uma produção de TRIMAGISTO, Saramago Sem100 Anos é apoiado e financiado pelo Município de Montemor-o-Novo, Câmara Municipal de Évora, Junta de Freguesia de Cabrela, Fundação José Saramago, Direção-Geral das Artes e Ministério da Cultura.

[/shc_shortcode]

Leitores elvenses apurados para fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo acolheu ontem, quinta-feira, dia 17, a Fase Municipal da 15º edição do Concurso Nacional de Leitura.

A iniciativa decorreu na sala polivalente da biblioteca e participaram alunos dos Agrupamentos de Escolas nº 2 e nº 3 de Elvas.

No decurso desta prova, foram apurados para a fase intermunicipal os 11 alunos seguintes:

1º Ciclo – Leonor Besugo, Filipa Vitorino e Gonçalo Costa;

2º Ciclo – Catarina Cunha, Diana Reis e Margarida Raminhos;

3º Ciclo – Carolina Matos, Matias Filipe e Lara Velasques;

Ensino secundário – Rodrigo Fialho e Marta Lopes.

Mais dez casos positivos de Covid-19 em Campo Maior

Campo Maior regista esta sexta-feira, 18 de fevereiro, mais dez casos de Covid-19, assim como 25 altas.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 89 casos de infeção, menos 15 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.269 casos de Covid-19, 14 óbitos e 2.166 recuperações.

Assembleia Municipal de Borba reúne este sábado

A sessão ordinária da Assembleia Municipal de Borba decorre este sábado, 19 de fevereiro, no Pavilhão de Eventos do Município, às 10 horas, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período antes da ordem do dia;

2 – Período de intervenção do público;

3 – Período da ordem do dia

3.1. Aprovação das atas

3.2 – Proposta de Regimento da Assembleia Municipal

3.3 – Apreciação da atividade da Câmara Municipal

3.3.1. – Relatório do Presidente

3.3.2. – Situação Financeira

3.3.3. – Evolução da situação da qualidade do ar na Escola C+S Borba

3.3.4. – Evolução da situação da reclamação de munícipe (Carla Leonardo)

3.3.5. – Avaliação do prédio “Oficinas da Câmara Municipal de Borba”

3.3.6. – Outros assuntos relacionados com a atividade da Câmara Municipal

3.4. – Designação de Representante da AM no Centro Saúde de Borba

3.5 – CPCJ

3.5.1 – Designação do Representante na CPCJ por indicação do PSD

3.5.2 – Relatório da CPCJ para conhecimento da AM

3.6. – Estratégia Local de Habitação

3.7 – Fixação do número máximo de unidades e subunidades orgânicas/Nível remuneratório dos dirigentes intermédios de 3º grau.

3.8 – Proposta de local da sessão solene do 25 de abril.

“Badajoz soube aproveitar a localização”, diz alcaide pacense (c/vídeo)

A Plataforma Logística de Badajoz tem atingido um enorme impacto, a nível económico e empresarial. No final do ano passado, eram já 11 as empresas instaladas, sendo que a Amazon fez com que mais de 90% dos terrenos disponíveis junto à estrada de Campo Maior estejam já vendidos, reservados ou apalavrados.

O alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera (na foto), em entrevista esta sexta-feira na Rádio ELVAS, referiu-nos que “a cidade soube aproveitar tudo o que tem sido feito, por um lado em Espanha e por outro em Portugal, com a aposta na ligação a Sines e no desenvolvimento da ferrovia”.

A plataforma logística de Badajoz, nas suas três fases de desenvolvimento, tem mais de 500 hectares para construção, sendo que a parte B da primeira fase está em processo de urbanização. O alcaide mostra-se bastante “otimista com o crescimento positivo da cidade”.

A entrevista na íntegra com Ignacio Gragera, alcaide de Badajoz, para ouvir depois das notícias do meio dia, ou no vídeo abaixo.

Futebol e futsal têm 41 jogos na AF de Portalegre

As 14 provas de futebol e futsal, neste fim-de-semana de sábado dia 19 e domingo 20 de fevereiro, têm 41 jogos na Associação de Futebol (AF) de Portalegre: em futebol há 30 jogos de oito provas, enquanto o futsal tem 11 jogos em seis provas.

A Taça da Associação de seniores de futebol, na primeira fase, tem quatro jogos no domingo às 15 horas: Gafetense-Arronches, Elétrico-Castelo de Vide (ambos da Série A), Mosteirense-Crato e Estrela-Gavionenses (ambos da Série B).

No campeonato distrital de juniores de futebol, na fase única, há duas partidas no sábado às 15 horas: Campomaiorense-Portalegrense e Estrela-Elétrico.

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem quatro encontros no domingo: Estrela-“O Elvas” (9.30 horas), “Os Elvenses”-Nisa, Montargilense-Elétrico (ambos às 10.30 horas) e Fronteirense-Portalegrense (15 horas).

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, há cinco desafios no domingo: Nisa-Fronteirense A, Portalegrense-Campomaiorense, Elétrico-Crato, Fronteirense B-Estrela (todos às 10.30 horas) e Portalegrense-Campomaiorense (11 horas).

O campeonato distrital de sub-13 de futebol, fase única, tem três jogos no sábado: Portalegrense-Campomaiorense (9.30 horas), Elétrico-Fronteirense e Crato-Castelo de Vide (ambos às 10.30 horas).

No campeonato distrital de sub-12 de futebol, fase única, há quatro partidas no sábado: Nisa-“O Elvas”, Gavionenses-Arronches (ambos às 10.30 horas), Estrela-Campomaiorense (10.45 horas) e Portalegrense B-“Os Elvenses” (12 horas).

O campeonato distrital de sub-11 de futebol, fase única, tem quatro encontros no sábado às 10.30 horas: Portalegrense-“Os Elvenses”, Campomaiorense-Fronteirense, Hispanolusa-Elétrico e “O Elvas” B-Estrela.

No campeonato distrital de sub-10 de futebol, primeira fase, há quatro desafios no sábado às 10.30 horas: Monfortense-Elétrico, Castelo de Vide-Portalegrense, Arenense-Nisa e Estrela-Campomaiorense.

O campeonato distrital de seniores de futsal, primeira fase, tem um jogo no sábado às 16 horas: Esperança-Elétrico B.

No campeonato distrital de seniores femininos de futsal, fase única, há duas partidas no domingo às 18.30 horas: Baronia-Avisenses e São Cristóvão-A Planície.

O campeonato distrital de juniores de futsal, fase única, tem um encontro no domingo às 11 horas: Sousel-Elétrico.

No campeonato distrital de juvenis de futsal, fase única, há dois desafios no sábado às 10.30 horas: Sousel-Alter e Elétrico-Avisenses.

A Taça da Associação de infantis em futsal, primeira fase, tem três jogos no domingo: Sousel-Avisenses (9.30 horas), Elétrico B-Elétrico A (10 horas) e Fronteirense-Montargilense (10.30 horas).

No campeonato distrital de benjamins de futsal, fase única, há duas partidas: Sousel-Montargilense (sábado às 15 horas) e Elétrico-Avisenses (domingo às 11.30 horas).

Montemor discute as delimitações da reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo deliberou aprovar os projetos de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) e da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Simples de São Cristóvão, São Geraldo e Santa Sofia. Nesta fase, estão a decorrer os períodos de discussão pública, para recolha de sugestões.

Quaisquer outros esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone 266 898 100, extensão 332, junto da Unidade Operacional para a Reabilitação Urbana e Habitação (UORUH) da Divisão de Ambiente, Ordenamento do Território e Urbanismo (DAOTU), todos os dias úteis, das 11 às 12.30 horas e das 15 às 17.30 horas.

Quaisquer contributos e sugestões devem ser formulados por escrito e enviados à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, dirigidos ao presidente da autarquia.

Rui Miguel Nabeiro é candidato à Câmara de Comércio

Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo do Grupo Nabeiro Delta Cafés, é candidato à Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), avança o jornal Expresso.

As eleições decorrem no final de março e, para já, Rui Miguel Nabeiro é o único candidato, ao lugar, deixado vago por Bruno Bobone, que assume a liderança da CCIP, desde 2005.

A equipa que irá acompanhar o presidente executivo do Grupo Nabeiro Delta Cafés deverá ser conhecida na próxima semana.

A CCIP é uma associação empresarial privada, criada em 1834, que tem como missão desenvolver, internacionalizar e fortalecer as exportações das empresas associadas.

Isaac Santos estreia-se em 65cc no circuito de Mérida

O jovem elvense Isaac Santos (na foto) vai estrear-se numa nova categoria, 65cc, do Campeonato da Estremadura.

Isaac Santos, que foi Campeão Nacional de Motocross na classe 50cc 2021, vai estar presente este domingo, dia 20 de Fevereiro, em Mérida, no Circuito Via de la Plata.

“Estou confiante e com vontade de aprender cada vez mais, deixo o convite a todos para irem passar um dia cheio de adrenalina”, refere Isaac Santos.

NOS cria 25 postos de trabalho em Ponte de Sor

O Município Ponte de Sor, a NOS e o Instituto Politécnico de Portalegre assinaram um acordo de parceria para instalar um polo de competências, no Espaço i.

O Espaço i situa-se no 1.º andar do novo Mercado Municipal, uma área idealizada para ser ocupada por empresas. O seu nome nasce da intenção de associar o “E”, de espaço, empreendedorismo ao “i” de inovação, de imaginação, de internet e de integração de diferentes empresas no tecido da cidade e no comércio local, em claro diálogo com a dinâmica que se gera em todo o edifício.

O Espaço i é constituído por gabinetes que são disponibilizados a empresas por via de concurso público. Tem também salas de reunião e espaço destinado a regime de coworking.

A operadora de telecomunicações NOS fornecerá um serviço de telecomunicações 5G de elevado desempenho com uma solução wi-fi capaz de servir todo o edifício e zonas exteriores envolventes. A empresa pretende instalar um espaço colaborativo e criar 25 novos postos de formação/trabalho altamente qualificados para o desenvolvimento de projetos no âmbito da Engenharia informática e Eletrotécnica.

A parceria, que envolve também o Instituto Politécnico de Portalegre, inclui a capacitação e formação de profissionais de novas tecnologias.

David Gaudu vence segunda etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta

David Gaudu, da Groupama-FDJ, venceu a segunda etapa da volta ao Algarve em bicicleta, com chegada ao Alto da Fóia, em Monchique, e é o novo líder da prova.

“Queria estar na frente, sei que o sprint é rápido”, afirmou, referindo como o vento de frente e depois cruzado dificultou a etapa. Apesar do triunfo e de vestir a Camisola Amarela Turismo do Algarve, o francês de 25 anos não assume que irá tentar ganhar a classificação geral.

“Penso que será difícil, o contrarrelógio é muito longo. Mas temos uma vitória de etapa e sabemos que o Stef pode ganhar o contrarrelógio. Quero ver o meu progresso no contrarrelógio e talvez possamos ganhar [a tirada de sábado] e a última etapa.

Esta sexta-feira corre-se a terceira etapa, a mais longa da atual edição da Volta ao Algarve, com uma ligação de 211,4 quilómetros entre Almodôvar e Faro.

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Síndrome de Asperger

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger uma data que visa destacar a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade, sensibilizar a população para esta doença, sua relação ao espectro do autismo e o seu impacto nos indivíduos que com ela vivem.

Joana Simões, gestora de projetos na Associação Inovar Autismo, explica “a Síndrome de Asperger já não faz parte do Manual de Diagnóstico Estatístico das Perturbações Mentais, desde 2013 e recentemente deixou de fazer parte da Classificação Internacional da Funcionalidade”, passando a fazer parte do espectro do autismo. A gestora de projetos realça que “esta síndrome não é uma doença, mas sim uma condição neurológica de desenvolvimento”, significando isso, que existem diferenças entre o cérebro de uma pessoa autista e outra não autista.

Quanto às principais características associadas à pessoa com Síndrome de Asperger, apesar de “todas serem diferentes e individuais”, existem alguns pontos em comum tais como, “as dificuldades ao nível da comunicação e da interação social, a insistência em manter rotinas, algumas dificuldades em desenvolver e/ou manter relacionamentos e também a questão da híper ou da hipo sensibilidade, os movimentos repetitivos e outra caraterística que também é muito comum, são os interesses especiais”, revela Joana Simões.

A gestora de projetos considera que, “tratar a pessoa com respeito, como faria com qualquer outra e isso significa também não a infantilizar” é um passo para não desvalorizar ou menosprezar a pessoa com Síndrome de Asperger. Ao nível da comunicação, uma das maiores dificuldades para este espectro do autismo é importante “ter uma comunicação clara, objetiva, evitar coisas como metáforas, sarcasmo, piadas”, uma vez que estas podem ser facilmente confundidas.

Joana Simões destaca ainda o episódio recente da alegada tentativa de atentado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, destacando que “a pessoa com autismo têm empatia e a sociopatia é um distúrbio da personalidade que não faz parte das características do autismo, ou seja, uma pessoa pode ser autista e sociopata”, ao mesmo tempo.

Ricardo Nunes é um jovem autista e faz parte direção da Associação Inovar Autismo, enquanto vogal, destaca algumas dificuldades “com o resto do mundo, com quem não socializo todos os dias”, acrescentando que há “uma grande discriminação na saúde mental”, em Portugal.

O jovem realça ainda outros problemas, como os estereótipos em relação a esta síndrome, “como se fossem aquelas super calculadoras humanas”, não sendo esta a realidade. Aliado estes estereótipos, “a ignorância nos estudos científicos que já têm sido feitos e provados, mas as pessoas não estão informadas”.

Para Ricardo Nunes dar voz a pessoas com Síndrome de Asperger é um passo para a aceitação social, “é dar a chance a nós, pessoas autistas, de falar, de explicar, aquilo que nós somos capazes”, realça.

Esta data visa destacar a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade, sensibilizar a população para esta doença, sua relação ao espectro do autismo e o seu impacto nos indivíduos que com ela vivem.