Quatro alunos de Montemor premiados em concurso de desenho

A cerimónia de entrega dos prémios e troféus aos alunos que participaram, no âmbito do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, no Concurso de Desenhos “Usos da Água”, inserido na ação educativa “Às voltas com a Água – À Descoberta do Património da Água das 4 Cidades” decorreu, no passado dia 16,  no salão nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo. Devido às limitações, consequências e constrangimentos que a pandemia trouxe para o quotidiano de todos, só agora existiu condições para a realização deste momento.

Esta ação educativa tinha como objetivo principal a incursão pelos territórios do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, onde as escolas e a comunidade foram convidadas a descobrir a água como uma valiosa herança para o futuro: compreendendo a forma como marca a paisagem rural e urbana; as nascentes, hortas e pomares, as povoações, a sua utilização e relação com a agricultura e outras atividades; crenças ligados a estes lugares; elementos da cultura material ligados à água, que o homem utilizou e/ou utiliza para beber, lavar e regar, com destaque para as fontes, poços, noras, aquedutos, tanques, cisternas, lavadouros e represas.

A Escola de 1º Ciclo que integrou este projeto, nos três anos letivos (2017/2018 a 2019/2020), foi a EBNº5/Centro Escolar de Montemor-o-Novo, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, com as professoras Ana Maria Santo António e Lurdes Pinguicha.

Os alunos vencedores do concurso foram Marta Borralho, com o desenho “Mulher com cântaro” e Thaís Malhão, com o desenho “Tirar água do poço”, ambos da professora Ana Maria Santo António; e os alunos Margarida Loureiro, com o desenho “Lavadeiras no Rio”, e Rodrigo Cinzas, com o desenho “Tirar água do poço”, ambos da professora Lurdes Pinguichas.

Como vencedores deste concurso, os quatro alunos receberam pela mão do vereador do Pelouro da Educação, Henrique Lopes, uma maleta com material de pintura (aguarelas, canetas e lápis de cor), uma estatueta/troféu de madeira em forma de caracol (mascote do projeto), gravado com a ação educativa e o nome do aluno vencedor, um certificado de participação e um diploma de vencedor. Estiveram também presentes os encarregados de educação dos alunos vencedores e um representante do Agrupamento de Escolas de Montemor.