Os trabalhos de construção de uma nova placa de circulação pedonal no troço do Caminho Municipal 1094 junto ao Bairro de Almeirim estão em curso. Após a conclusão da obra, ficam garantidas as condições de segurança para os peões que necessitem de circular nesta via que, em consequência da expansão da área industrial, tem vindo a registar um tráfego rodoviário cada vez mais intenso.
Concluída a obra, vai ficar completo o acesso pedonal entre o Bairro Ferroviário, zona da Estação de Caminhos-de Ferro e a zona sudeste do Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITE) e Parque de Indústria Aeronáutica de Évora (PIAE). A primeira fase desta ligação foi concluída em janeiro de 2020 e incluiu a construção de uma placa de circulação pedonal com a extensão de 400 metros, entre o Bairro Ferroviário e o acesso à Decathlon.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Com duração estimada de 60 dias e um valor de investimento de 48 mil euros, a empreitada inclui a construção de um passeio ao nível da estrada, com largura de 1,70 metros, bem como um outro passeio sobrelevado, ao nível dos acessos às habitações existentes, de largura variável.
A construção destes acessos pedonais foi uma necessidade identificada no anterior mandato autárquico pela Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e pela União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, assinalada no âmbito do programa municipal de gestão participada “Pelos caminhos do Concelho”. Estas intervenções, agora em fase de conclusão, inserem-se no Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSÉ), que prevê, entre outros objetivos, criar percursos pedonais que possibilitem ligações seguras entre os bairros periféricos e o centro histórico de Évora.
[/shc_shortcode]