Deco exige dedução de todo o material escolar no IRS

A ação “Mais despesas de educação no IRS”, da Deco Proteste, tem como objetivo pedir ao Parlamento a alteração da lei que vigora desde 2015. Os consumidores podem associar-se à iniciativa, assinando a carta aberta.

A Deco Proteste, organização de defesa do consumidor, continua a exigir a dedução de todo o material escolar no IRS e espera ver essa pretensão acolhida no próximo Orçamento do Estado. Desde 2015, apenas os produtos e serviços com taxa de IVA reduzida (6%) são dedutíveis no IRS como despesas de educação. Desta forma, ficam de fora materiais escolares essenciais, como cadernos, mochilas, canetas, calculadoras e material de desenho, entre outros.

Este ano, termina a 25 de fevereiro o prazo para validar despesas no e-Fatura. Mesmo que os consumidores classifiquem os encargos como tidos no setor da Educação, estes apenas serão contabilizados pelo Fisco se estiverem isentos de IVA ou tiverem uma taxa de IVA de 6%.

Todos os anos, os pais são confrontados com uma lista de material escolar e que tem de ser, obrigatoriamente, comprado. Portugal conta com mais de dois milhões de estudantes, que, anualmente, têm uma gasto médio de 200 euros em material escolar obrigatório, sem contar com os manuais.

A iniciativa da Deco Proteste, “Mais despesas de educação no IRS” pretende que os partidos alterem a lei no Orçamento do Estado e contemplem a dedução no IRS de todas as despesas com material escolar e outros serviços necessários à educação.

Se nada mudar, os portugueses só poderão continuar a deduzir os seguintes produtos e serviços:

Livros, apenas os livros escolares vendidos com IVA reduzido de 6;

Taxas de inscrição e propinas, jardins-de-infância, escolas do ensino básico, secundário ou superior;

Ensino de Línguas, Música, Canto e Teatro, prestado em estabelecimento reconhecido e integrado no Sistema Nacional de Educação;

Explicações (qualquer grau de ensino), comprovado com recibo do explicador ou do centro de explicações;

Amas, com fatura-recibo ou ao serviço de jardins-de-infância ou instituições equiparadas.

A Deco Proteste apela a que os consumidores assinem a carta aberta para defender a questão junto do Parlamento. Basta aceder a www.despesaeducacaoirs.pt/

 

Selo de Qualidade para a água da rede de Vila Viçosa

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), consciente do papel vital que a prestação de serviços em termos da qualidade que o abastecimento público de água desempenha na nossa sociedade, instituiu o Selo de Qualidade de Água Para o Consumo Humano.

No ano de 2021, a Câmara Municipal de Vila Viçosa, com base em vários parâmetros de avaliação, foi distinguida com o Certificado, que atesta o Selo de Qualidade Exemplar de Água para o Consumo Humano e tal distinção permite o direito de usar a imagem do referido Selo, no âmbito da sua comunicação institucional.

Este prémio, para a Câmara Municipal, vem destacar “a dedicação e o trabalho desenvolvido pela autarquia calipolense na melhoria do serviço de gestão e de abastecimento público de água”, que se traduz “no aumento substancial da qualidade da água para consumo humano” no Município de Vila Viçosa, “com reflexos positivos nos serviços prestados aos consumidores” nesta área.

“O Elvas” perde 0-2 na receção ao Pêro Pinheiro

“O Elvas” perdeu por dois a zero frente ao Pêro Pinheiro e baixou ao nono lugar, em jogo da 16ª jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal, disputado este domingo, dia 13, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Após uma primeira parte sem lances de perigo, a equipa do concelho de Sintra chegou à vantagem aos oito minutos da segunda parte, através de Henrique, e o resultado foi fixado, aos 90+6 minutos, por Melgas.

Resultados da 16ª jornada: Loures, 1 – Lagoa, 0; “O Elvas”, 0 – Pêro Pinheiro, 2; Belenenses, 0 – Sintrense, 1; Sacavenense , 2 – Coruchense, 1 e Ideal, 2 – Rabo de Peixe, 2 (nos minutos finais).

Classificação: 1º  Sintrense 27 pontos; 2º Belenenses 27 pontos; 3º Loures 26 pontos; 4º Pêro Pinheiro 24 pontos (um jogo a menos); 5º Sacavenense 22 pontos (um jogo a menos); 6º Coruchense 21 pontos; 7º Lagoa 20 pontos; 8º Ideal 15 pontos (um jogo a menos); 9º “O Elvas” 15 pontos (um jogo a menos); e 10º Rabo de Peixe 14 pontos.

“O Elvas” está a três jogos do final desta fase do campeonato: no próximo domingo, joga nos Açores com o Lagoa; no dia 27, defronta fora o Sacavenense; e, a 6 de março, recebe o Sintrense.

Portugal tem mais 16.132 casos de Covid-19 e 38 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 16.132 novos casos de Covid-19 e 38 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 31.579 casos de recuperação.

Este domingo, dia 13, em todo o território nacional, há 2.298 doentes internados, mais 66, 155 em unidades de cuidados intensivos, mais cinco em relação ao dia anterior.

Jornada 6 do Corta-Mato Paulo Guerra é dia 19 em Montemor

A sexta jornada do 23º Critério de Corta-Mato Paulo Guerra realiza-se no próximo dia 19 (sábado), às 14.15 horas, no Parque de Exposições de Montemor-o-Novo.

Esta antepenúltima prova desta edição é organizada pela Associação de Atletismo de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor e tem apoio da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

A classificação final do 23º Critério de Corta-Mato Paulo Guerra é obtida pelo conjunto de resultados obtidos nas várias jornadas. Nesta edição, temos oito provas, tendo já decorrido cinco: em Borba, Mourão, Redondo, Évora e Reguengos de Monsaraz. Após a prova de Montemor, realizam-se ainda as provas de Portel, a 5 de março (sábado), e Pavia, no concelho de Mora, a 13 de março (domingo).

Ayuntamiento de Badajoz prepara novos acessos à Avenida de Elvas

O desenvolvimento significativo que se tem sentido na Avenida de Elvas, em Badajoz, faz com que o Ayuntamiento de Badajoz tenha previsto alguns investimentos, com o intuito de melhorar os acessos e facilitar a circulação.

Para já, está prevista a abertura de uma entrada, perto do Hospital Universitário, bem como a mudança de local de uma rotunda.

Esta avenida apresenta um elevado fluxo rodoviário pois é a principal ligação à fronteira com Portugal.

Avis investe 900 mil euros em Centro Geriátrico de Alcórrego

O Município de Avis tem em curso as obras de construção do Centro Geriátrico de Alcórrego, num investimento total superior a 900 mil euros. A construção deste equipamento permite “uma nova resposta social dirigida à população idosa da União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão”, segundo a autarquia.

Este equipamento comporta, entre outras áreas, sala de convívio, sala de atividades, sala multiusos, sala de refeições e instalações sanitárias. Conta também com serviço de cozinha, lavandaria, arrecadações, espaço de alojamento temporário, serviços de higiene, sala de pessoal, vestiário e gabinete de trabalho.

Instalado numa área de 21.500 metros quadrados, o Centro Geriátrico está dimensionado para acolher cerca de 70 pessoas, onde se incluem nove em alojamento temporário e outras que se encontrem dependentes de apoio domiciliário. A empreitada é da empresa Canas – Engenharia e Construção, S. A., e a sua conclusão está prevista para o próximo mês de maio.

Academia Sénior de Campo Maior celebra Dia dos Namorados com poesia

Para assinalar o Dia de São Valentim, ou dos Namorados, as alunas da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior, têm vindo a produzir uns cartões, com poemas alusivos à data, que amanhã, 14 de fevereiro, serão distribuídos pelos outros utentes da instituição, aos sócios, bem como à comunidade campomaiorense.

Este é um trabalho que tem vindo a ser realizado no âmbito de três disciplinas diferentes, segundo explica a chefe de serviço na CURPI, Anselmina Caldeirão. “Temos um envolvimento com as senhoras da Academia Sénior, com as aulas de manualidades, de poesia e da oficina de papel e vamos fazer um apontamento para celebrar o Dia dos Namorados”, revela.

As alunas, revela ainda, têm-se empenhado neste trabalho, sendo que o poema, pensado na aula de poesia, será escrito pelas próprias.

Tapetes de Arraiolos presentes na Expo Dubai

De 21 a 27 de março, o Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020 recebe e mostra ao mundo “O Tapete de Arraiolos”.

Arraiolos estará presente no evento onde Portugal é divulgado nas vertentes económica, das empresas e produtos, da cultura e ciência, passando pelo turismo e gastronomia, considerando o país um destino para visitar, investir, trabalhar e viver.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A par de outras manifestações de arte, saberes e tradições, bem como da divulgação e promoção do país e das suas potencialidades em áreas diferenciadas, o “Tapete de Arraiolos” é um digno representante de Portugal integrando a estratégia e os objetivos para este evento.

A Câmara Municipal de Arraiolos aceitou o desafio da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para estar presente no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020 assumindo a representação do “Tapete de Arraiolos” através do CITA – Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, o que constitui um importante meio de valorização e promoção do nosso concelho.

[/shc_shortcode]

Atletas do CEN no Meeting de Lisboa

Ana Caldes, Bárbara Franco e João Caldeirinha estão, este fim-de-semana, dias 12 e 13, a participar no Arena Lisbon International Meeting 2022.

Os atletas conseguiram tempos de acesso a esta prova que conta com os melhores nadadores do país.

Escuteiros de Vila Viçosa realizam cerimónias em Rio de Moinhos

O Agrupamento 639 Vila Viçosa do Corpo Nacional de Escutas (CNE) está a realizar este fim-de-semana, dias 12 e 13 de Fevereiro, a sua atividade PARADIGMA em Rio de Moinhos (Borba).

O PARADIGMA nasceu de um sonho do Agrupamento 639 Vila Viçosa, sob o tema “Dar-me sem medida (…) Gastar-me sem esperar outra recompensa”, no ano de 2014 e pretende o Agrupamento mantê-lo vivo, não desistindo do sonho que os impele e ser melhor todos os dias.

A atividade contou, na abertura oficial de campo, com a presença do Chefe Nacional do CNE, do Chefe Regional, da vereadora da Câmara Municipal de Borba, do presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, do presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos (Borba), bem como de outras instituições e amigos do Agrupamento.

Em campo estiveram cerca de 100 escuteiros de todas as secções (lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes) com o objetivo de estar próximo das populações, criando laços de afetividade, de amizade, entrega e serviço à comunidade.

Hoje, domingo, decorrerá um momento muito especial, no qual 10 lobitos, um explorador, nove pioneiros, 10 caminheiros e dois dirigentes, irão fazer a sua “promessa”, assumindo um compromisso para com Deus, a Igreja e a Pátria, de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram”.

O Agrupamento 639 Vila Viçosa do Corpo Nacional de Escutas (CNE) está a realizar este fim-de-semana, dias 12 e 13 de Fevereiro, a sua atividade PARADIGMA em Rio de Moinhos (Borba).

O PARADIGMA nasceu de um sonho do Agrupamento 639 Vila Viçosa, sob o tema “Dar-me sem medida (…) Gastar-me sem esperar outra recompensa”, no ano de 2014 e pretende o Agrupamento mantê-lo vivo, não desistindo do sonho que os impele e ser melhor todos os dias.

A atividade contou, na abertura oficial de campo, com a presença do Chefe Nacional do CNE, do Chefe Regional, da vereadora da Câmara Municipal de Borba, do presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, do presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos (Borba), bem como de outras instituições e amigos do Agrupamento.

Em campo estiveram cerca de 100 escuteiros de todas as secções (lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes) com o objetivo de estar próximo das populações, criando laços de afetividade, de amizade, entrega e serviço à comunidade.

Hoje, domingo, decorrerá um momento muito especial, no qual 10 lobitos, um explorador, novepioneiros, 10 caminheiros e dois dirigentes, irão fazer a sua “promessa”, assumindo um compromisso para com Deus, a Igreja e a Pátria, de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram”.

Município de Campo Maior assinala Dia de São Valentim

Tendo em conta que amanhã, dia 14 de fevereiro se assinala o Dia de São Valentim, o município de Campo Maior, não quis deixar a data passar em claro, tendo previstas diversas iniciativas.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, explica que está pensada uma série de dinâmicas, desde a entrega de lembranças a várias instituições, e que foram feitas pelas senhoras do Centro Comunitário, também decorre uma iniciativa com 17 restaurantes do concelho e, para além disso, atividades direcionadas para o público escolar”.

Município de Campo Maior que assinala amanhã o Dia de São Valentim.

Dia Mundial da Rádio celebra-se a 13 de fevereiro (c/áudio)

Hoje, 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Rádio. Foi neste mesmo dia, no ano de 1964, que, pela primeira vez, foi emitido um programa para seis países em simultâneo, pela Rádio das Nações Unidas. Ainda assim, a data só foi proclamada, pela UNESCO, em 2011.

A rádio, que muitos ditavam o seu fim com o aparecimento da internet, sendo um meio de comunicação de baixo custo e bastante popular, tem vindo a adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, continuando a chegar às áreas mais remotas e às pessoas mais marginalizadas ou isoladas.

O objetivo deste Dia Mundial passa por consciencializar o público da importância da rádio e sensibilizar os decisores políticos para disponibilizarem informação através deste meio e promoverem a cooperação internacional entre emissoras.

Neste dia, saímos à rua e fomos ao encontro dos ouvintes da Rádio ELVAS e Rádio Campo Maior, para perceber o que mais gostam de ouvir e conhecer os seus hábitos de consumo:

As experiências com este meio de comunicação, em Portugal, começaram nos anos 20 do século passado, sendo que a Emissora Nacional de Radiodifusão, atual Antena 1, nasceu em 1935. Um ano depois começam as emissões experimentais da Rádio Renascença.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974, são nacionalizadas todas as rádios em Portugal, exceção feita à Rádio Renascença.

Mais tarde, em 1976, a Emissora Nacional passa a chamar-se Rádio Difusão Portuguesa (RDP) e, desde então, muitas outras rádios foram criadas no país. Mais recentemente, passaram a ocupar um lugar importante nas emissões pela internet.

Política elvense em evolução contínua

Após os primeiros quatro meses de mandato, já começa a haver muitas novidades na Câmara Municipal de Elvas.

Vamos aos factos:

 

 

  1. A 8 de outubro, o comendador Rondão Almeida reúne o executivo unânime, com a saída de Nuno Mocinha, os três vereadores do PS e a vereadora do PSD/CDS assumem pelouros. O sonho de Rondão concretiza-se, sete mandatos em sete eleitos, todos a seu lado;
  2. No final de dezembro, o episódio dos seis milhões do PRR faz estalar o verniz, com a atribuição de culpas ao anterior executivo;
  3. Quase em paralelo, surge a notificação da queixa da nomeação da chefe de Gabinete do presidente da Câmara, devido ao incumprimento da lei sobre nomeação de familiares por detentores de cargos políticos. Um queixa anónima tinha sido feita ao Tribunal de Castelo Branco;
  4. Pelo meio, António Costa vem a Elvas pedir apoio a Rondão Almeida, decisivo pela margem mínima da eleição, a 30 de janeiro, do segundo deputado pelo PS no distrito;
  5. Após as tréguas legislativas, Rondão anuncia na Rádio ELVAS, o investimento de 15 milhões num restaurante e hotel;
  6. Logo de seguida, no sábado dia 5, o PS de Elvas comunica que o investimento vem do tempo do executivo Mocinha e dá a entender que a agitação politica ia voltar;
  7. Ontem, Cláudio Monteiro, presidente da concelhia de Elvas do PS e braço direito, número dois da lista de Nuno Mocinha nas autárquicas de setembro último, renuncia aos pelouros atribuídos pelo comendador Rondão;
  8. Na mesma noite, a Comissão Politica Concelhia de Elvas dos socialistas fica a saber que Nuno Mocinha vai regressar à Câmara, para exercer o seu mandato de vereador sem pelouros. A oposição ganha forma com dois vereadores PS;

Estes são os factos políticos e agora estas as possíveis evoluções, entre outras:

– Rondão Almeida continua a ter maioria, agora com mais utilidade da vereadora eleita pelo PSD/CDS, pois não se sabe se a vereadora Vitoria Branco (PS) vai renunciar aos pelouros;

– Na Assembleia Municipal, o Movimento do comendador não tem maioria e pontualmente vai haver espaço para a oposição se manifestar e fazer alguns braços de ferro, testando os apoios de Rondão;

– Na concelhia do PS de Elvas, Nuno Mocinha vai-se candidatar, mas também enfrentar outra lista. Será esta lista apoiada/influenciada por Rondão Almeida?

– Uma derrota de Mocinha nas concelhia abre as portas à unificação do Movimento da Espiga com o PS e o regresso sonhado de Rondão às fileiras socialistas, mais à frente no tempo;

– A vereadora do PSD deverá perder o apoio do CDS que não consegue “engolir” a aceitação de pelouros por parte de Paula Calado;

– E a maior incógnita será saber se, ainda dentro desta legislatura, será conhecido o resultado da queixa em Tribunal contra o presidente comendador Rondão Almeida e que consequenciais terá para o futuro. Num cenário de sentença negativa, já Rondão Almeida antecipou em entrevista na Rádio ELVAS como fará: sai da Câmara, passa a vice-presidente Anabela Cartas a assumir a presidência e Rondão assume papel de consultor.

– No pior cenário, pode vir-lhe à memória que nem sempre o número dois faz aquilo que o numero um quer que se faça…

“O Elvas” recebe o Pêro Pinheiro esta tarde às 15 horas

O desafio “O Elvas” – Pêro Pinheiro, da 16ª jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal, é disputado neste domingo, dia 13, às 15 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal. Os alentejanos chegam a esta partida no oitavo lugar com 15 pontos, enquanto o conjunto do concelho de Sintra está na quinta posição com 21 pontos.

Esta ronda completa-se com mais quatro jogos no domingo: Loures – Lagoa (às 11 horas), Belenenses – Sintrense, Sacavenense – Coruchense (ambos às 15 horas) e Ideal – Rabo de Peixe (às 16 horas).

A Rádio ELVAS apresenta, neste domingo, entre as 14 e as 18 horas, um espaço de informação desportiva, no qual salientamos o relato e a reportagem do encontro “O Elvas” – Pêro Pinheiro, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.