23 livros de Saramago na biblioteca de Campo Maior

Em 2022, assinala-se o centenário do nascimento de José Saramago, escritor que, em 1998, se tornou no primeiro autor de Língua Portuguesa a receber o Prémio Nobel da Literatura.

Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, adquiriu 23 novas edições da obra do autor português, que estão agora disponíveis ao público em geral. As novas edições de livros tão marcantes como “Memorial do Convento”, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, ou “Ensaio Sobre a Cegueira” e ficam disponíveis a todos os campomaiorenses.

A aquisição destas obras marca o início de um programa que o Município de Campo Maior irá desenvolver ao longo dos próximos meses, de forma a assinalar o 100.º aniversário do nascimento de um dos maiores nomes da literatura universal.

Câmara de Nisa destaca três obras em curso

Uma equipa da Câmara Municipal de Nisa, liderada pela presidente Idalina Trindade, visitou, recentemente, três obras em curso na vila, que se destacam nos projetos locais em curso: instalação do Centro de Artes e Ofícios Tradicionais do Concelho de Nisa, beneficiação da Horta da Alameda e reabilitação do edifício adjacente à Cadeia Velha.

A requalificação da antiga Escola do Convento tem o objetivo de transformar o edifício no Centro de Artes e Ofícios Tradicionais do Concelho de Nisa, em trabalhos que avançam já na fase de conclusão da obra.

A empreitada que está a beneficiar o espaço da Horta da Alameda pretende facilitar a mobilidade entre o Mercado Municipal e a Avenida D. Dinis, onde se decidem alguns pormenores sobre as diferentes fases da intervenção.

A reabilitação do edifício adjacente à Cadeia Velha, no Centro Histórico de Nisa, tem um custo superior aos 500 mil euros e pretende dotar o edifício de características que lhe permita acolher serviços de apoio à cultura.

Reposição de freguesias em destaque na entrevista a António Danado

António Danado, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, esteve hoje em direto na Rádio Nova Antena, numa entrevista conduzida por António Ferreira Góis.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O presidente da União de Freguesias revela que o orçamento da União de Freguesias para este ano de 2022 é de “780 510, 54€. O orçamento tem duas linhas, essencialmente uma linha de continuidade de grandes projetos que tínhamos já lançado, no final do mandato anterior”, que ficaram pendentes, ou de lado, tais como “Bebé Mor, Cabaz de Boas Vindas a Montemor, os Idosos em Movimento”, acrescenta António Danado.

António Danado afirma que “temos um grande movimento associativo, muito rico, aqui em Montemor”, reforçando que a União de Freguesias pretende dar apoio a todos eles. O presidente da União de Freguesias salienta ainda “uma questão que é essencial para este ano”, sendo esta a “aprovação de lei que permitiu a repor as freguesias”, destaca. O presidente da União de freguesias deseja que se possam vir a “repor as freguesias de Vila, Bispo e Silveiras”, bem como da “capacidade de resposta mais presente e mais pessoal, que tem que acontecer até ao final deste ano”.

A entrevista conduzida por António Ferreira Góis, ao presidente da União de freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, pode ser vista aqui.

[/shc_shortcode]

Elvas regista mais 63 casos de Covid-19

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 63 casos de Covid-19.

De ontem para hoje recuperaram 139 pessoas, pelo que esta terça-feira, dia 8, estão ativos 285 casos de infeção.

Câmara de Portalegre investe 85 mil euros em estradas

Foi assinado, no passado dia 28, o auto de consignação para a empreitada de manutenção e beneficiação da rede viária do concelho de Portalegre. As obras estão orçadas em 85 mil euros e são executadas pela empresa Senpapor – Construções e Obras Públicas, Lda. no prazo de 30 dias.

A assinatura do auto de consignação, entre o Município portalegrense e a empresa, marca a entrega da obra ao empreiteiro, resultando no último passo do procedimento antes do início dos trabalhos nas seguintes vias, que se apresentam com elevado estado de degradação, pavimento com depressões e fissuração, nomeadamente a estrada do Montinho e a ligação da Quinta de Santo António ao Reguengo.

Os trabalhos incluem o tapamento de buracos e supressão de depressões, reparação de valas e pavimento betuminoso em mau estado, fresagem do pavimento betuminoso, aplicação e camada de betão betuminoso, alteamento e reperfilamento de tampas de caixas de visitas da rede de águas residuais, execução da sinalização horizontal e vertical e execução de passadeiras sobre-elevadas e vão permitir melhorar a segurança e garantir as condições de circulação em excelente estado.

O Município de Portalegre assegura que, “para manter a circulação” rodoviária, os trabalhos vão ser “executados por faixa de rodagem”.

Portugal regista mais 30.757 casos de Covid-19 e 44 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 30.757 novos casos de Covid-19 e 44 óbitos associados à doença.

Os números maiores de novos casos foram: 10.725 no Norte, 8935 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 6710 no Centro. As 44 mortes ocorreram 14 no Norte, 12 em LVT, nove no Centro, seis no Algarve, duas na Madeira e uma no Alentejo.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 38.863 casos de recuperação. O número de casos ativos da doença baixou de 600 mil: hoje são 599.997, menos 8150 que ontem.

Esta terça-feira, dia 8, em todo o território nacional, a situação hospitalar melhorou: há 2419 doentes internados, menos 141 que ontem, dos quais 171 estão em unidades de cuidados intensivos, menos sete em relação ao dia anterior.

Treinadores e diretor desportivo demitidos do CD Badajoz

O Clube Desportivo de Badajoz rescindiu contrato com o treinador da equipa principal, Óscar Cano, e com o treinador adjunto, Elías Martí, devido à série de maus resultados que a equipa teve nas últimas jornadas.

Também a ligação a David Torices, diretor desportivo do clube foi despedido devido a uma planificação que não deu os resultados previstos, pode ler-se no site do CD Badajoz.

“Portugal a dançar” em Estremoz em outubro

Na manhã desta quinta-feira, dia 3, o Município de Estremoz celebrou uma parceria no sentido de trazer à cidade o evento nacional “Portugal a Dançar”, a decorrer nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Nestes três dias, vão estar em Estremoz grupos de dança, dançarinos a solo e pares de dança de todo o país.

Com inscrição gratuita, qualquer interessado pode participar nestes três dias que, para além de competições, tem também vários workshops de que todos poderão usufruir.
A equipa de técnicos de Desporto do Município de Estremoz reuniu com o representante nacional e alinhavaram todo um evento que se deseja de enorme sucesso.

O coordenador do Setor de Desenvolvimento Desportivo e Juventude da Câmara Municipal de Estremoz, Hugo Painho, afirmou que “são eventos de projeção nacional e internacional que a cidade de Estremoz merece”, enquanto o CEO da Dance4U e diretor técnico do “Portugal a Dançar”, Bruno Mourato, manifestou “o maior orgulho em trazer para uma cidade do interior a maior competição nacional de dança, que por certo será um upgrade na área para toda a região alentejana”.

Mostra Gastronómica do Peixe do Rio regressa em março a Alandroal

O município de Alandroal vai promover a XIII edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, de 4 a 13 março.

Face às condicionantes da pandemia, o evento será realizado no modelo tradicional, nos restaurantes e cafés aderentes de todo o concelho, ficando a componente de feira adiada para o próximo ano.

O Chefe José Júlio Vintém continua a colaborar com a mostra e as atividades paralelas serão concentradas no espaço do Fórum Cultural Transfronteiriço, estando prevista a realização do Congresso das Cozinhas de Rio, com chefes convidados, cursos de cozinha, sessões de showcooking, exposições e apresentação de produtos ligados à economia do rio.

O município vai aproveitar o momento para apresentar os novos materiais promocionais, com destaque para um stand para participação em feiras e um filme e para fazer a apresentação à imprensa de alguns dos novos eventos a desenvolver ao longo do ano de 2022.

Assim, mais uma vez no início de Março, os visitantes podem encontrar a qualidade e diversidade da oferta de pratos de peixe do rio a que já se habituaram e descobrir as novas propostas e toda a restante gastronomia do concelho. Podem ainda aproveitar os descontos e programas especiais dos alojamentos locais para conhecer melhor o concelho e a região.

Campo Maior mais 45 casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, mais 45 casos de Covid-19 e a recuperação de 66 pessoas.

Sendo assim, esta terça-feira, dia 8 de fevereiro, estão ativos 189 casos de infeção.

Encosta da Ribeira de Arronches em reabilitação

A encosta da Ribeira de Arronches, oposta ao passadiço que integra segunda fase do projeto da Zona Ribeirinha, está a ser alvo de um processo de limpeza. A Câmara Municipal de Arronches encontra-se a realizar diversas obras que “funcionam como um convite para a visita a cada uma das três freguesias do concelho”, segundo a autarquia.

Uma dessas intervenções já se encontra na sua fase final e é a segunda fase da Zona Ribeirinha, com o arranjo das margens do Rio Caia e da Ribeira de Arronches, da Ponte do Crato até à Ponte de Santa Maria. No local, já se encontra edificado um passadiço em madeira, assim como as zonas de lazer, que vão permitir a contemplação da paisagem, na qual se pode observar de perfil a vila de Arronches.

Com o intuito de proceder ao embelezamento dessa paisagem, a autarquia está a desmantelar as construções edificadas na encosta da margem oposta à intervenção, popularmente conhecidas como “barracas de horta”. Esta solução foi comunicada aos ocupantes deste espaços, estando a autarquia certa que vai ser uma obra, quando, segundo convicção do Município, “do agrado dos arronchenses”.

Câmara de Elvas reúne com Juntas de Freguesia na Calçadinha

A reunião mensal de planeamento da Câmara Municipal de Elvas com as Juntas de Freguesia do concelho decorreu nesta segunda-feira, dia 7, no Centro de Convívio da Calçadinha, na Freguesia de São Brás e São Lourenço.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, a vice-presidente Anabela Cartas e o vereador Tiago Afonso ouviram os presidentes das sete Juntas de Freguesia sobre os projetos em andamento nas suas localidades e aqueles que se perspetivam para os próximos meses.

A “limpeza e requalificação de espaços públicos” foram dos assuntos em destaque nesta sessão de trabalho, a par de matérias como “a iluminação em vários pontos do concelho, a admissão de colaboradores operacionais para os serviços das Juntas e a correção de diversas situações relacionadas com trânsito e sinalética”, segundo informa a Câmara Municipal de Elvas.

GNR detém homem em flagrante por furtar combustível

Um homem, de 36 anos, foi detido em flagrante por furto de combustível em veículo, por militares do posto Territorial de Gavião da Guarda Nacional Republicana (GNR).

No seguimento de diversas denúncias sobre o furto de combustível em veículos, naquela localidade, os militares da GNR encetaram diligências policiais que culminaram na detenção do autor, no momento em que se encontrava a subtrair combustível de um veículo, e na recuperação de 20 litros de combustível.

O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, encontrando-se ainda em liberdade condicional por tráfico de estupefacientes, foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

Nove localidades da Estremadura com restrições de água

A situação de seca já está a limitar o fornecimento de água em algumas localidades da Estremadura espanhola.

A Confederação Hidrográfica do Guadiana aprovou já um plano para a região de Tentúdia, da qual fazem parte nove localidades: Cabeza la Vaca, Monesterio, Bienvenida, Montemolín, Fuente de Cantos, Calera de León, Fuentes de León, Segura de León e Godonal.

Toda esta região é abastecida por um pequeno reservatório que tem apenas 20 por cento da sua capacidade máxima.

As plantações têm apenas três horas por dia para a rega e o consumo humano, se não chover, deverá ser limitado nas próximas semanas.

Campo Maior com atividades de Carnaval no dia 26

Ainda não é este ano que as habituais comemorações do Carnaval estão de regresso a Campo Maior, tendo em conta a situação pandémica que o concelho e o país atravessam, por decisão do Município e do Agrupamento de Escolas.

Contudo, e segundo revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, no sábado de Carnaval, dia 26, haverá, no jardim municipal da vila, um conjunto de atividades dedicadas a esta época festiva.

Estas atividades, sem adiantar grandes pormenores, diz Luís Rosinha, permitirão que as pessoas usufruam de algumas iniciativas, mas sem grandes aglomerados.

Estas iniciativas relacionadas com o Carnaval vão também servir de mote para o lançamento do evento “Março – Mês do Teatro 2022”, uma organização do Município de Campo Maior, que vai trazer “uma programação variada dirigida a públicos de todas as idades”.

Comunicado da Vodafone

A Vodafone informa que está a trabalhar para identificar e solucionar os problemas técnicos que afetam a sua rede, essencialmente os serviços de telecomunicações móveis, mas também com potencial impacto no serviço de Televisão.

Não sendo generalizada, a falha técnica está a impactar uma percentagem significativa de clientes, pelo que a Vodafone lamenta desde já os incómodos causados.

Todas as equipas estão empenhadas em recuperar o serviço com a máxima prioridade e urgência.

 

Atletas da Ialbax em Espanha e Alter do Chão

A última prova do circuito denominado de Run Navideno Vegas Bajas, no VII Cross D. Bosco na localidade de Valdelacalçada, decorreu no passado domingo e Eduardo Nuno Nepomuceno Lagareiro, da IALBAX, foi 3º classificado no escalão de veteranos D. Com esta classificação concluí o circuito na 2º posição do seu escalão. De realçar também a classificação final no circuito de Cristina Infante que alcançou o 3º lugar em veteranos D.

Participaram também no VII Cross D. Bosco Rita Magarreiro, Francisco Nascimento e Paulo Araújo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Também no domingo mas em Alter do Chão atletas da AD IALBAX, alcançaram pódios em todas as distâncias, do Trail do Cavalo.

Nos 30 quilómetros José Russo foi 1º no escalão de M60 e Cristina Canario 3ª no escalão de F50. Participaram e terminaram também nos 30 km Humberto Pestana e Nelson Domingos. Já na distância dos 18 quilómetros, Ana Duarte foi 2ª no escalão de F45, Lina Comprido terminou com sucesso os 18km. Na distância mais curta, os 12 km, Sónia Santos foi 2ª no escalão de F40.

[/shc_shortcode]

Reintegrar um sem-abrigo “é bastante complicado”

O Centro de Acolhimento para sem-abrigo de Elvas foi um dos poucos, a nível nacional, que não registaram um aumento dos pedidos de ajuda nos últimos dois anos de pandemia.

O centro tem, atualmente, a sua lotação esgotada, contando com dez homens e três mulheres. O mais novo tem 18 anos e o mais velho 57, sendo que “os dois principais fatores que deixam estas pessoas em situação de sem abrigo são as dependências, de álcool ou drogas, e perturbações psíquicas”, segundo Cândida Patrão, diretora técnica do Centro de Acolhimento para sem-abrigo de Elvas.

Antes da pandemia, ocorriam situações de pessoas que batiam à porta e recebiam esse apoio, atualmente “essa situação não é possível, uma vez que para ser admitido no centro a pessoa tem que apresentar um teste PCR negativo. Depois temos outro problema no nosso centro é que durante o tempo de espera do resultado do teste não temos onde alojar o sem-abrigo”.

Reintegrar estas pessoas no mercado de trabalho é sempre um objetivo destas instituições. No entanto, “quer as dependências que apresentam, quer os problemas do foro psiquiátrico, são situação que dificultam bastante essa reintegração”, de acordo com Cândida Patrão.

De acordo com a diretora técnica do Centro de Acolhimento para os sem-abrigo de Elvas, “a formação profissional na APPACDM de Elvas vai sendo uma solução para ocupar estas pessoas, muitas delas novas demais para dar entrada num lar”.

Portugal tem mais de 8200 pessoas a viver em situação de sem-abrigo, sendo que mais de metade estão na Área Metropolitana de Lisboa.

Quatro em cada cinco são homens e perto de 40% têm entre 45 e 64 anos e vivem na rua há menos de um ano.