Cem anos da travessia aérea do Atlântico Sul assinalados em Évora

Uma exposição e um concerto em Évora assinalam as comemorações do Centenário da
Travessia Aérea do Atlântico Sul, concretizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral em 1922. A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Das comemorações da efeméride fazem parte uma exposição e um concerto aberto à população.

No Palácio D. Manuel, está patente ao público até 31 de janeiro, uma exposição itinerante comemorativa do centenário da travessia. A cerimónia de abertura da mostra acontece no próximo dia 21, sexta-feira, às 14 horas, e conta com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e de altas entidades da Marinha e da Força Aérea.

No Teatro Garcia de Resende, no domingo, 23 de janeiro, pelas 17 horas, o centenário é assinalado com um concerto de entrada livre pela Banda da Força Aérea.

Recorde-se que a 30 de março de 1922 se deu início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo almirante Gago Coutinho e pelo comandante Sacadura Cabral, a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Foi uma viagem bastante atribulada, na qual foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas, em 62 horas e 26 minutos, sobre o Oceano Atlântico, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922”, informa o sítio oficial da Marinha Portuguesa.

Reabilitar instalações desportivas já tem candidaturas abertas

Já estão abertas as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que se destina a clubes e associações desportivas, constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos e cujos estatutos incluam o fomento e a prática direta de atividades desportivas.

Miguel Rasquinho, diretor do Alentejo do IPDJ, explica que os clubes podem apresentar candidaturas, até dia 28 de fevereiro, para “requalificar os seus espaços desportivos”, apelando aos clubes do Alentejo para que apresentem os seus projetos, “porque não há financiamento comunitário para estas obras, sendo através da verba disponibilizada pelo IPDJ, que se podem fazer este tipo de requalificação”.

Miguel Rasquinho dá alguns exemplos de remodelações que podem ser feitas nas instalações desportivas dos clubes, como a “substituição de iluminação para lâmpadas Led, instalação de painéis solares, substituição de grades ou redes, requalificação de polidesportivos e piscinas, entre outros”.

Quanto à verba disponível, revela o diretor do Alentejo do IPDJ, o ano passado foi o dobro do normal, devido à pandemia, tendo sido de cinco milhões de euros, já este ano, a nível nacional, são dois milhões de euros. Miguel Rasquinho garante que “não é por falta de apoio financeiro que os clubes não terão as instalações requalificadas, temos conseguido chegar a quase todos eles, e tem havido uma grande sensibilidade quer pelo IPDJ, quer pela secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, para termos verba suficiente para o Alentejo, requalificarmos os espaços desportivos dos nossos clubes”.

As candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações desportivas estão abertas até dia 28 de fevereiro.

Elvas regista mais 62 casos Covid

O concelho de Elvas regista este domingo, dia 23 de janeiro, mais 62 casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, 58 pessoas recuperaram da doença pelo que estão agora 511 casos ativos.

Portugal tem mais 45 mil casos e quase 500 mil ativos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 45.569 novos casos de Covid-19 e 30 óbitos associados à doença.

Os novos casos concentraram-se 20.549 no Norte, 13.303 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 6954 no Centro. As 30 mortes ocorreram 16 em LVT, dez no Norte, duas no centro, uma no Alentejo e uma no Algarve.

O número de casos ativos da doença aproxima-se de meio milhão: hoje são 489.789, mais 34.968 do que ontem. Nas últimas 24 horas, registaram-se 10.571 casos de recuperação.

Este domingo, dia 23, em todo o território nacional, a situação hospitalar agravou-se: há 2219 doentes internados, mais 192 que ontem, dos quais 160 em unidades de cuidados intensivos, mais seis nas últimas 24 horas.

Segunda-feira há mercado quinzenal em Elvas

Nesta segunda-feira, 24 de janeiro, há mercado quinzenal em Elvas, no recinto superior do Parque da piedade, com acesso pela Avenida de Badajoz.

Além de bares, o mercado tem roupa, calçado, plantas, produtos hortícolas, charcutaria, pão e farturas como principais produtos que ali se podem encontrar, na parte da manhã, até à hora do almoço.

Em fevereiro, o mercado quinzenal, em Elvas, está previsto realizar-se nas segundas-feiras dias 14 e 28.

Marvão na rede de cidades e vilas medievais

A Rede de Cidades e Vilas Medievais, de que Marvão faz parte, apresentou um novo produto turístico na FITUR, que decorre em Madrid. A Assembleia Extraordinária da Rede de Cidades e Vilas Medievais foi realizada, no passado dia 20, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), onde esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Costa.
Nesta reunião, foi decidido, por unanimidade, que Marvão vai organizar, a 22 e 23 de outubro deste ano, a 14ª edição do Concurso Internacional de Tapas e Pinchos Medievais.
Esta é a segunda vez que o certame se realizar em Portugal, depois de, em 2011, Marvão ter acolhido a quarta edição do concurso que reúne os melhores cozinheiros de norte a sudoeste da Península Ibérica, na disputa pelo prémio de melhor tapa histórica.
O presidente da Rede de Cidades e Vilas Medievais, Txomin Sagarzazu, alcalde de Hondarribia (no País Basco, em Espanha), apresentou à comunicação social o projeto “NaturRede – Sente a História – Sente a Natureza”. Este novo produto turístico pretende promover, em flyers e nas diferentes plataformas digitais e redes sociais, espaços naturais e percursos pedestres inseridos nos territórios dos oito municípios que integram a rede: Hondarribia, Estella-Lizarra, Laguardia, Almazán, Sigüenza, Consuegra, Jerez de los Caballeros e Marvão.
No caso de Marvão, divulga-se o Parque Natural da Serra de São Mamede e o Percurso do Contrabando do Café, num convite para que o turista conheça estes tesouros naturais, enquanto desfruta do património histórico e cultural do concelho.

‘O Elvas’ perde 0-3 com o Ideal e é último

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos foi derrotado, em casa, pelo Sporting Clube Ideal, por três bolas a zero, na manhã deste domingo,  e baixou ao último lugar.

O jogo foi marcado por duas expulsões na equipa elvense, ambas por vermelho direto: o defesa Rafa Tavares (aos 62 minutos) e o treinador Pedro Canário (a um quarto de hora do fim do jogo). Após um primeiro tempo equilibrado e sem jogadas de perigo, os golos foram marcados numa segunda parte de superioridade açoriana: Issenguele, aos 55 minutos, Desmond, aos 61, e Pimponsu, aos 88, fixaram o resultado.

No final da partida, Pedro Canário, técnico da equipa elvense, considerou que foi “uma derrota pesada; este não era o nosso objetivo; não fomos intenso e isso resultou num grande golo do Ideal; para nós, o jogo acabou com a expulsão” de Rafael Tavares, “pois tentámos reagir e não conseguimos”.

Já o capitão de equipa de “O Elvas”, Luís Dias, defendeu que foi um jogo “muito difícil e condicionado pela expulsão do Rafa; por outro lado, estamos ainda a fazer uma reestruturação na equipa, em virtude da saída de alguns jogadores e dos casos de Covid-19 que tivemos, mas acredito que vamos conseguir dar luta até ao fim e o Elvas vai manter-se nos campeonatos nacionais”.

Resultados da jornada 13: “O Elvas”, 0 – Ideal, 3; Pêro Pinheiro, 0 – Rabo de Peixe, 1; Loures, 2 – Belenenses, 2; Sintrense, 1 – Coruchense, 1; e Lagoa, 0 – Sacavenense, 0.

Classificação: 1º Pêro Pinheiro 21 pontos (menos um jogo), 2º Belenenses 21 pontos, 3º Sintrense 20 pontos, 4º Loures 20 pontos, 5º Lagoa 16 pontos (menos um jogo), 6º Sacavenense 15 pontos (menos um jogo), 7º Coruchense 15 pontos, 8º Rabo de Peixe 13 pontos (menos um jogo), 9º Ideal 13 pontos (menos um jogo) e 10º “O Elvas” 12 pontos (menos um jogo).

A próxima jornada, a 14ª, é antecipada para sábado, dia 29, devido às Eleições Legislativas do próximo domingo, com os jogos Belenenses-“O Elvas”, Loures-Pêro Pinheiro, Sacavenense-Sintrense, Coruchense-Rabo de Peixe e Ideal-Lagoa.

Os últimos seis encontros dos alentejanos, nesta fase do campeonato, são: 29 de janeiro, Belenenses (fora); 6 de fevereiro, Loures (casa); 13 de fevereiro, Pêro Pinheiro (casa); 20 de fevereiro, Lagoa (fora); 27 de fevereiro, Sacavenense (fora); e 6 de março, Sintrense (casa).

Duas novas empresas na Zona de Atividades Económicas de Nisa

A Câmara Municipal de Nisa assinou as escrituras de venda de dois lotes da Zona de Atividades Económicas de Nisa. Com este ato, as empresas Martinho & Branco, Comércio de Materiais de Construção, Lda. e Hugo Farinha encontraram, nesta zona empresarial, condições para desenvolver a sua atividade.
Idalina Trindade, presidente da Câmara Municipal de Nisa, considera que esta venda de dois lotes na Zona de Atividades Económicas é “fruto do contínuo empenho do Município no que concerne à atração de investimento e ao apoio aos empresários locais”.

Voto antecipado com 430 inscritos em Elvas

Mais de 315 mil eleitores inscreveram-se para votar hoje, antecipadamente, para as legislativas, com as autoridades de saúde a recomendar cuidados como usar máscara cirúrgica e usar a própria caneta.

Em Elvas, “são 431 os inscritos, provenientes de vários distritos do país. Nas primeiras horas, correu tudo tranquilamente”, segundo João Damião, presidente da mesa de voto instalada no Balcão único da Câmara de Elvas.

Leonor Barradas é de Elvas e optou pelo voto antecipado porque no dia 30, por motivos laborais, não se encontra na cidade. Já Joaquim Balsinhas votou hoje por “uma questão de segurança, devido à pandemia”.

Nas anteriores legislativas, em 2019, mais de 50.000 eleitores votaram antecipadamente, uma semana antes das eleições, enquanto nas presidenciais de 2021, já durante a pandemia de covid-19, 197.903 portugueses exerceram o seu direito uma semana antes da data do ato eleitoral.

“O Elvas” – Ideal às 11 horas na Rádio ELVAS

O encontro de futebol entre “O Elvas” e o Sporting Ideal, da 13ª jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal, vai ser jogado neste domingo, 23 de janeiro, às 11 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas. Na classificação, os alentejanos estão no oitavo lugar com 12 pontos, enquanto os açorianos estão na décima posição com dez pontos.

A jornada completa-se com mais quatro jogos: Pêro Pinheiro-Rabo de Peixe (11 horas), Loures-Belenenses (15 horas), Sintrense-Coruchense (15 horas) e Lagoa-Sacavenense (16 horas).

A Rádio ELVAS, no seu espaço dedicado a informação desportiva, a partir das 11 horas, faz o acompanhamento em direto da partida “O Elvas” – Ideal, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.