Uma exposição e um concerto em Évora assinalam as comemorações do Centenário da
Travessia Aérea do Atlântico Sul, concretizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral em 1922. A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Das comemorações da efeméride fazem parte uma exposição e um concerto aberto à população.
No Palácio D. Manuel, está patente ao público até 31 de janeiro, uma exposição itinerante comemorativa do centenário da travessia. A cerimónia de abertura da mostra acontece no próximo dia 21, sexta-feira, às 14 horas, e conta com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e de altas entidades da Marinha e da Força Aérea.
No Teatro Garcia de Resende, no domingo, 23 de janeiro, pelas 17 horas, o centenário é assinalado com um concerto de entrada livre pela Banda da Força Aérea.
Recorde-se que a 30 de março de 1922 se deu início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo almirante Gago Coutinho e pelo comandante Sacadura Cabral, a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Foi uma viagem bastante atribulada, na qual foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas, em 62 horas e 26 minutos, sobre o Oceano Atlântico, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922”, informa o sítio oficial da Marinha Portuguesa.


Já estão abertas as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que se destina a clubes e associações desportivas, constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos e cujos estatutos incluam o fomento e a prática direta de atividades desportivas.
O concelho de Elvas regista este domingo, dia 23 de janeiro, mais 62 casos de Covid-19.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito por Covid-19 e 1337 novos casos.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 45.569 novos casos de Covid-19 e 30 óbitos associados à doença.
Nesta segunda-feira, 24 de janeiro, há mercado quinzenal em Elvas, no recinto superior do Parque da piedade, com acesso pela Avenida de Badajoz.
A Rede de Cidades e Vilas Medievais, de que Marvão faz parte, apresentou um novo produto turístico na FITUR, que decorre em Madrid. A Assembleia Extraordinária da Rede de Cidades e Vilas Medievais foi realizada, no passado dia 20, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), onde esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Costa.
“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos foi derrotado, em casa, pelo Sporting Clube Ideal, por três bolas a zero, na manhã deste domingo, e baixou ao último lugar.
A Câmara Municipal de Nisa assinou as escrituras de venda de dois lotes da Zona de Atividades Económicas de Nisa. Com este ato, as empresas Martinho & Branco, Comércio de Materiais de Construção, Lda. e Hugo Farinha encontraram, nesta zona empresarial, condições para desenvolver a sua atividade.
O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, mais 11 casos de Covid-19.
Mais de 315 mil eleitores inscreveram-se para votar hoje, antecipadamente, para as legislativas, com as autoridades de saúde a recomendar cuidados como usar máscara cirúrgica e usar a própria caneta.
O encontro de futebol entre “O Elvas” e o Sporting Ideal, da 13ª jornada da primeira fase da Série E do Campeonato de Portugal, vai ser jogado neste domingo, 23 de janeiro, às 11 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas. Na classificação, os alentejanos estão no oitavo lugar com 12 pontos, enquanto os açorianos estão na décima posição com dez pontos.