Escolas de Évora, Estremoz e Reguengos na campanha Escola Eletrão

Três estabelecimentos de ensino de Évora, Estremoz e Reguengos de Monsaraz aderiram à campanha Escola Eletrão e já recolheram 2235 quilos de equipamentos elétricos usados este ano letivo, entre setembro e dezembro de 2021. A maior parte dos equipamentos elétricos usados recolhidos na campanha correspondem a pequenos aparelhos, como telemóveis, computadores, micro-ondas e candeeiros, que perfazem um total de 2197 quilos. Foram ainda recolhidos 38 quilos de lâmpadas.

A 11ª edição da Escola Eletrão, que se prolonga até junho, envolve 236 escolas a nível nacional. Globalmente, no primeiro período, as escolas aderentes recolheram, em todo o país, um total de 73 toneladas de equipamentos usados. A campanha, dinamizada pelo Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objetivo sensibilizar para o correto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos fora de uso.

Cada escola participante pode receber prémios em função da quantidade de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados recolhidos. É atribuído um ponto por cada 100 quilos de equipamentos elétricos usados, dez quilos de lâmpadas ou dez quilos de pilhas entregues. Por cada dez pontos acumulados, no final do ano letivo, a escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros para usar na aquisição de novos equipamentos elétricos. Ao longo das últimas dez edições a campanha “Escola Eletrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos elétricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.

O trabalho “Madalenas e Maria 8ºB”, da autoria de um grupo de alunas da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora, foi um dos vencedores da iniciativa “Repórter Eletrão” ao nível do terceiro ciclo do ensino básico. As autoras são Madalena Figueiredo, Maria Rolo e Madalena Veiga. Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. Adicionalmente, as escolas com trabalhos vencedoras ganham 10 pontos por cada trabalho, que acumulam com os pontos obtidos pelo encaminhamento dos equipamentos para reciclagem.

O Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de seis mil locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Eletrão, a Escola Eletrão e o TransforMAR.