Município de Marvão assinala 124 anos de restauração no dia 24
“Eu Sou Digital” em Vila Viçosa para maiores de 45 anos
O programa EUSOUDIGITAL pretende a mobilização e sensibilização do País para a importância da inclusão digital de adultos. O sucesso deste ambicioso programa, essencial ao nosso futuro coletivo, só será possível com o envolvimento de todos: dos portugueses que já utilizam a internet, dos que nunca utilizaram e que querem dar os primeiros passos, e das organizações públicas e privadas preocupadas em contribuir para um Portugal mais inclusivo, participativo e próspero.
A realização da ação no concelho de Vila Viçosa, é no próximo dia 28, sexta-feira, no Auditório Manuel Serrano, na Escola Secundária de Vila Viçosa, para maiores de 45 anos. Os interessados podem inscrever-se numa de duas sessões: de manhã (das 10.30 horas ao meio-dia e meia hora) ou de tarde (das 14.30 às 16.30 horas), através do e-mail veronica.pereira@cm-vilavicosa.pt , até ao próximo dia 26 (quarta-feira).
Câmara de Nisa remove ninhos de andorinhas no Tribunal
Escolas de Évora, Estremoz e Reguengos na campanha Escola Eletrão
Três estabelecimentos de ensino de Évora, Estremoz e Reguengos de Monsaraz aderiram à campanha Escola Eletrão e já recolheram 2235 quilos de equipamentos elétricos usados este ano letivo, entre setembro e dezembro de 2021. A maior parte dos equipamentos elétricos usados recolhidos na campanha correspondem a pequenos aparelhos, como telemóveis, computadores, micro-ondas e candeeiros, que perfazem um total de 2197 quilos. Foram ainda recolhidos 38 quilos de lâmpadas.
A 11ª edição da Escola Eletrão, que se prolonga até junho, envolve 236 escolas a nível nacional. Globalmente, no primeiro período, as escolas aderentes recolheram, em todo o país, um total de 73 toneladas de equipamentos usados. A campanha, dinamizada pelo Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objetivo sensibilizar para o correto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos fora de uso.
Cada escola participante pode receber prémios em função da quantidade de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados recolhidos. É atribuído um ponto por cada 100 quilos de equipamentos elétricos usados, dez quilos de lâmpadas ou dez quilos de pilhas entregues. Por cada dez pontos acumulados, no final do ano letivo, a escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros para usar na aquisição de novos equipamentos elétricos. Ao longo das últimas dez edições a campanha “Escola Eletrão” permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos elétricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.
O trabalho “Madalenas e Maria 8ºB”, da autoria de um grupo de alunas da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora, foi um dos vencedores da iniciativa “Repórter Eletrão” ao nível do terceiro ciclo do ensino básico. As autoras são Madalena Figueiredo, Maria Rolo e Madalena Veiga. Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. Adicionalmente, as escolas com trabalhos vencedoras ganham 10 pontos por cada trabalho, que acumulam com os pontos obtidos pelo encaminhamento dos equipamentos para reciclagem.
O Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de seis mil locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Eletrão, a Escola Eletrão e o TransforMAR.
Alentejo regista mais dois óbitos por Covid-19
Número de novos casos Covid mantém-se acima dos 58 mil
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 58.131 novos casos de Covid-19 e 43 óbitos associados à doença.
Nas últimas 24 horas, registaram-se 26.160 casos de recuperação.
Este sábado, dia 22, em todo o território nacional, há 2027 doentes internados, menos 17, 154 em unidades de cuidados intensivos, menos oito.
Elvas regista mais 99 casos de Covid
Governo da Estremadura quer manter rotas do aeroporto de Badajoz
O Governo regional da Estremadura quer continuar com a oferta de voos no aeroporto de Badajoz, o único a funcionar na comunidade autónoma. No entanto, a declaração de Obrigação de Serviço Público (OPS), relacionada com as rotas Badajoz – Madrid e Badajoz – Barcelona, estará em vigor apenas até outubro deste ano, data em que será necessário abris o procedimento de licitação para adjudicação de serviços.
O contrato com a Air Nostrum foi prolongado em outubro do ano passado, pelo prazo de um ano, recebendo a companhia aérea, no máximo, 3,5 milhões de euros para assegurar os transportes.
Com a entrada em vigor desta última OPS, a oferta do aeroporto duplicou, uma vez que passaram a existir 11 voos semanais, entre Badajoz e Madrid, e quatro da cidade pacenses para Barcelona.
Campanha de janeiro dá descontos até 20% na Vila Galé
Os hotéis Vila Galé têm a decorrer uma campanha que oferece descontos até 20%, nas reservas feitas até 31 de janeiro, para estadas entre 1 de abril e 31 de outubro de 2022.
Com estas condições, esta pode ser a oportunidade ideal para marcar escapadinhas de Norte a Sul e na Madeira ou até mesmo reservar já as férias de verão.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
As reservas desta campanha poderão ser efetuadas no site da Vila Galé ou através do centro de atendimento, pelo email portugal.reservas@vilagale.com ou pelo telefone (+351) 212 460 650. E estão abrangidas pela hipótese de cancelamento gratuito até 48 horas antes da chegada.
Estes descontos acumulam com as condições do clube de fidelização da Vila Galé, que atribui ainda mais 10% de desconto aos seus membros. Para aderir, basta preencher o formulário no site e aproveitar desde logo todos os benefícios.
Recorde-se que, além destas vantagens, nos hotéis Vila Galé, as crianças até aos 12 anos não pagam quando ficam alojadas no mesmo quarto e no mesmo regime dos pais.
[/shc_shortcode]
Atenção a mensagens de supostos “bancos”. Pode tratar-se de burla
Estão em curso diversas campanhas de phishing, dirigidas a clientes de bancos estabelecidos em Portugal. A atuação criminosa começou, como habitual, com a remessa, para muitos destinatários, de mensagens fraudulentas de correio eletrónico.
Em nota enviada, o Gabinete Cibercrime do Ministério Público informa que identificou campanhas deste género dirigidas a clientes de vários bancos, quer por mensagem quer por e-mail. Em todas estas mensagens, os seus emitentes alegam ser representantes dos bancos em causa e solicitam urgência na resposta. Incitam ao acesso à página, ou à aplicação informática, dos bancos e àquilo que chamam de “autenticação”, ou “verificação”, ou interação de natureza análoga. Normalmente, inclui-se sempre um botão com um link que, supostamente, deve facilitar o acesso à conta bancária do destinatário.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Os links contidos em todas estas mensagens fraudulentas. Em todas as situações identificadas, quando se utiliza o link incluído nas mensagens fraudulentas, a página falsa acedida solicita ao utilizador que introduza as suas credenciais de acesso ao legítimo site do banco em causa. Porém, nenhum destes sites, onde tais informações são introduzidas, é gerido por nenhum daqueles bancos nem por eles autorizado.
Se a vítima aceder a eles e neles introduzir a informação que se lhe solicita (os códigos de acesso à conta bancária online), fornecerá aos autores destes factos dados de acesso, no legítimo site dos bancos, à sua conta bancária. E assim, permitirá que terceiros procedam a movimentos bancários por esta via.
A generalidade destas páginas está alojada em fornecedores de serviço na chamada cloud, disponibilizada para qualquer utilizador, de qualquer parte do mundo. Quanto às mensagens de correio eletrónico, da mesma forma, ocorre terem sido emitidos a partir de servidores de webmail. Mas foram igualmente identificadas situações em que foram utilizados serviços de email php, baseados, portanto, em páginas web.
[/shc_shortcode]
Campo Maior regista mais 29 casos de Covid-19
Volte-face no CD Badajoz. Grupo de investidores compra o clube
O Clube Desportivo de Badajoz foi comprado por um grupo de investidores do qual, até ao momento, se conhece apenas o nome de Diego Garcia (na foto), advogado em direito desportivo e ex-presidente do Elche CF.
De entre as propostas de compra apresentadas, foi selecionada a que deu maior importância ao futuro do clube e ao seu crescimento desportivo, bem como à que apresentava mais experiência na gestão de clubes de futebol. De acordo com o CD Badajoz, “o valor de venda e as melhores garantias foram secundárias na decisão”.
Em comunicado, o CD Badajoz refere que os representantes do grupo de investidores já entraram em contacto com o diretor-geral do clube para transferir já as verbas necessárias para urgências e para as viagens deste fim-de-semana.
Na próxima semana, a equipa de gestão que adquiriu o clube vai estar em Badajoz para estabelecer contactos com o clube e seus trabalhadores, no sentido de começar a trabalhar intensamente, tomar as medidas necessárias e tratar dos recursos necessários para assegurar a continuidade da empresa.
Homem detido por posse de armas proibidas
O Comando Territorial de Évora, através do Destacamento Territorial de Estremoz da GNR, desenvolveu nos dias 15 e 16 de janeiro, uma operação especial de prevenção criminal, nos concelhos de Arraiolos, Borba, Estremoz e Mora.
Na sequência de uma operação especial de prevenção criminal, foram efetuadas diversas ações de fiscalização rodoviária em vários locais daqueles concelhos, com o objetivo de prevenir a ocorrência de diversos crimes, nomeadamente furtos de armas, roubos na via pública em residências e estabelecimentos comerciais. Esta operação contou com 40 militares da Guarda, tendo sido elaborados 43 autos de contraordenação à legislação rodoviária e policial, bem como dois autos de contraordenação por consumo de estupefacientes.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
No decorrer da operação foram ainda apreendidas 9,4 doses de haxixe; dois tacos (armas proibidas) e 37 artigos contrafeitos. No seguimento da ação foi detido um homem de 28 anos por posse de armas proibidas, tendo ainda sido constituído arguido um homem de 27 anos por contrafação.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.
Através da realização destas operações, a Guarda Nacional Republicana pretende combater a criminalidade e fortalecer o sentimento de segurança da população, procurando ainda prevenir ilícitos criminais.
[/shc_shortcode]
Concerto de ano Novo da Banda 1º de Dezembro este sábado
A Banda 1º de Dezembro volta ao Centro Cultural para um Concerto de Ano Novo, este sábado, 22 de janeiro, às 21.30 horas.
Trata-se de um concerto “com um reportório que é uma fusão entre o concerto que a banda tinha preparado para o aniversário, assim como o de ano novo, que não se realizaram anteriormente, devido à pandemia”, explica a vereadora na Câmara de Campo Maior São Silveirinha.
O espetáculo está marcado para as 21.30 horas e a entrada é gratuita, contudo é obrigatório o uso de máscara e a apresentação do Certificado de Vacinação válido.
Euromilhões com jackpot de 29 milhões de euros
O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai ter com um jackpot de 29 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem.
O segundo prémio, no valor de 455 mil euros, saiu a três apostadores com boletins registados no estrangeiro, assim como o terceiro prémio, de 22 mil euros, para 14 apostadores no estrangeiro.
A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 5, 14, 35, 36 e 39 e pelas estrelas 7 e 12.
Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.
Rondão Almeida quer Herdade da Comenda para zona industrial
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, quer que a zona industrial passe para a Herdade da Comenda, junto à fronteira do Caia, uma vez que os terrenos destinados atualmente para o efeito, que vão desde a estação ferroviária de Elvas ao nó das Sochinhas, são de particulares.
O autarca antevê já algumas dificuldades na aquisição desses terrenos: “as pessoas deduzem que têm um olival e, só por ele estar classificado como zona industrial, podem exigir milhões por ele. Numa primeira fase, tal como estou a fazer com os proprietários das casas degradadas, irei reunir com todos os proprietários dos terrenos. Se estiveram disponíveis a vender a sua propriedade, dentro de um preço acessível, em que não perca nenhuma das partes, continuarei a ir por esse caminho e alargarei a zona industrial para esse lado”.
Se os proprietários não se mostrarem recetivos à negociação, Rondão Almeida explica que “na Herdade da Comenda, estão disponíveis cerca de 120 hectares de terreno, propriedade do Ministério da Agricultura. Nesse sentido, eu tenho de estar ao pé daqueles que eu deduzo que podem colocar a Herdade da Comenda, onde se fixava a plataforma logística há oito anos, nas mãos da câmara municipal”.
Caso o Governo ceda este terreno e crie as condições necessárias para o infraestruturar, “poderá surgir uma grande zona industrial, como complemento à plataforma logística”, garante Rondão Almeida.