Dois mortos em Montemor numa colisão frontal violenta

Dois mortos e quatro feridos foi o resultado de uma violenta colisão frontal entre duas viaturas ligeiras de passageiros, na estrada nacional 2, entre Santiago do Escoural e Montemor-o-Novo.

As vítimas mortais são uma criança de seis anos e um homem de cerca de 50 anos.

Os Bombeiros Voluntários de Montemor e a VMER de Évora estão a prestar socorro, tendo sido mobilizado um helicóptero do INEM para evacuar os feridos graves. A GNR encontra-se também no local. No total, foram mobilizados 46 operacionais, 17 veículos e um meio aéreo.

O alerta foi dado às 17.38 horas deste domingo, dia 16 de janeiro, e a estrada encontra-se cortada nos dois sentidos.

Biblioteca de Monforte comemora 27 anos

A Biblioteca Municipal de Monforte celebrou o seu 27º aniversário no passado dia 10, mas é a segunda vez que, desde a sua criação, devido à situação epidemiológica causada pela pandemia da doença Covid-19, as celebrações não decorreram como habitualmente.

Assim não foi possível voltar a abrir as portas às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do Ensino Básico das quatro freguesias do Município, às quais se juntariam os bebés da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Monforte. No entanto e à semelhança do ano passado, estes convidados especiais puderam participar na festa sem sair das suas escolas, onde, este ano, através de plataforma de videoconferência, assistiram à encenação de contos com teatro de fantoches realizado e transmitido a partir do auditório da Biblioteca.

Nas suas comunicações, Gonçalo Lagem e Mariana Mota, presidente e vereadora do Município de Monforte, e Vitória Medalhas, responsável pelos serviços da Biblioteca, lamentaram as circunstâncias que têm condicionado a realização de iniciativas particularmente dirigidas à comunidade escolar do concelho.

Espaço Cidadão em Ponte de Sor e Montargil

O Espaço Cidadão, ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, chegou ao concelho de Ponte de Sor e tem espaços físicos no Edifício da Câmara e no Centro Cultural, em Montargil.

Os Espaços Cidadão são fruto de uma estreita colaboração entre a administração pública central e as autarquias locais ou juntas de freguesia, que tem permitido aproximar os serviços públicos das populações. No Espaço Cidadão, a população tem acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

O Espaço Cidadão presta um serviço de proximidade às populações, garantindo que todos aqueles que, por qualquer razão, não podem ou não querem recorrer aos serviços públicos digitais têm acesso a esses serviços com acompanhamento personalizado. Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais e é uma mais valia para o concelho de Ponte de Sor. Todos os serviços disponíveis podem ser consultados no site institucional da Câmara Municipal de Ponte de Sor em www.cm-pontedesor.pt .

Um óbito, 23 novos casos Covid e 29 altas em Elvas

Elvas regista, este domingo, 16 de janeiro, 23 novos casos de Covid-19 e um óbito.

Nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados 29 doentes.

O número de casos ativos, no concelho, é agora de 510, menos sete do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 3375 casos positivos, 36 óbitos e 2829 altas.

Pinhalnovense – União de Montemor não se jogou

Hoje, apesar de estar agendado o jogo da 11.ª jornada da série F do Campeonato de Portugal, entre Grupo União Sport de Montemor e Pinhalnovense, a partida não realizou, devido a problemas financeiros com a SAD do Pinhalnovense.

A RNA, do grupo Alentejo em FM, tem a sua equipa de reportagem em Pinhal Novo e confirmou que o jogo não teve lugar, estando apenas os jogadores e equipa técnica do GUS, juntamente com a equipa de arbitragem, à hora do encontro.

Embraer vende à Aernnova as suas fábricas em Évora

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, na reunião do executivo do passado dia 12, informou que a “Embraer” decidiu vender as fábricas de Évora à empresa espanhola “Aernnova”.

O autarca afirmou, nessa sessão de trabalho, que o processo está a ser acompanhar de forma permanente, dada a sua importância para Évora.

Os primeiros dados são positivos porque apontam para um aumento e para a diversificação da produção nas fábricas e para a criação de mais postos de trabalho, mantendo os atuais.

A “Aernnova”, que já era fornecedora da “Embraer”, tem como clientes outros construtores aeronáuticos como a Airbus, a Boeing ou a Bombardier. Carlos Pinto de Sá referiu que deve ser tido em conta o acordo estabelecido com o Estado português bem como os apoios financeiros concedidos através de fundos da União Europeia.

Mor Natal entrega prémios em Montemor

A entrega dos prémios do sorteio Mor Natal teve lugar no passado dia 14, em Montemor, no auditório da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras. Esta iniciativa pertenceu ao Município de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia do concelho, Associação Comercial do Distrito de Évora e Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, no âmbito do Protocolo Local.

Nesta entrega, estiveram presentes Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Cabrela, Ciborro, Santiago do Escoural e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras. Em ambiente descontraído, os contemplados receberam os prémios, que agora podem ser levantar nos cerca de 200 estabelecimentos aderentes ao Mor Natal. Segundo o Município montemorense, esta iniciativa “teve como objetivo apoiar o comércio local, dinamizar a economia e as empresas, fortalecer o desenvolvimento económico do concelho e manter vivas as ruas”.

Portugal regista mais 32.271 casos de Covid-19 e 33 óbitos

Portugal regista este domingo, 16 de janeiro, mais 32.271 casos de Covid-19 e 33 óbitos.

Nas últimas 24 horas, 14.516 doentes foram dados como recuperados.

Os internamentos voltam hoje a aumentar no país: encontram-se hospitalizadas 1.813 pessoas, mais 80 do que ontem, 168 nos Cuidados Intensivos, mais cinco do que na véspera.

O número de casos ativos de infeção, em Portugal, aumenta para 327.355, mais 17.722 do que ontem.

Município de Portalegre substitui oleões

O Município de Portalegre procedeu, nos dias 13 e 14 de janeiro, à substituição dos oleões existentes no concelho, que passam a ter uma nova imagem e também novas funcionalidades.

Os novos oleões fazem parte de uma rede instalada a nível nacional e estão equipados com tecnologia IoT – Internet of Things, a qual disponibiliza um sistema de sensores, que permite saber, em tempo real, o estado de enchimento do equipamentos e uma App (RENO®), que complementa este sistema, permitindo uma otimização da gestão desta tipologia de resíduos.

Os procedimentos de deposição de OAU (óleos alimentares usados), por parte dos utilizadores destes equipamentos, mantêm-se.

‘+CO3ESO Emprego Empreendedorismo Social com candidaturas abertas

As candidaturas ao Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo +CO3ESO Emprego Empreendedorismo Social, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), estão abertas até dia 28 de fevereiro.

Da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, o seu presidente, Hugo Hilário, recorda que, desde o início das negociações para o Pacto de Coesão Territorial, em 2014, “a CIMAA e todos os municípios têm abraçado estas prioridades de investimento na ajuda à expansão de pequenas e médias empresas da região”.

Hugo Hilário sublinha a importância deste tipo de apoios, sobretudo depois da chegada da pandemia, uma vez que “torna-se fundamental para a criação de postos de trabalho e na manutenção dos mesmos. O novo programa, adianta, procura, acima de tudo, “estimular aquela que é a nossa produção interna” e caracteriza-se “por uma, cada vez mais desejada, agilidade de procedimentos, pela eficiência na gestão e pela eficácia nos resultados”. “É isso que queremos e é um forte contributo para a nossa retoma económica”, acrescenta.

Integrado no Eixo Prioritário do Emprego e Valorização Económica dos Recursos Endógenos do Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, o sistema destina-se a entidades da economia social nomeadamente cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações e IPSS.

Campo Maior com mais dez casos Covid e duas altas

Campo Maior regista este domingo, 16 de janeiro, dez novos casos de Covid-19 e duas recuperações.

No concelho, ao dia de hoje, encontram-se ativos 89 casos de infeção, mais oito do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 1.333 casos positivos, 14 óbitos e 1.230 altas.

Hotelaria é um dos setores mais afetados com falta de trabalhadores

A falta de mão de obra no setor da hotelaria é uma questão se arrasta há vários meses, sendo que segundo a Associação da Hotelaria e Restauração (AHRESP) faltam mais de 40 mil trabalhadores no setor, dos quais cerca de 15 mil nos hotéis.

São diversos os fatores que podem estar na origem desta falta de trabalhadores. Para Arnaldo Frade, delegado Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional as razões baseiam-se nos “horários praticados, o sistema de transportes ou ausência dele e remuneração, porque na hotelaria praticam-se horários que não são, muitas vezes, compatíveis com os próprios e escassos meios de transporte público que temos, o que obriga a que as pessoas tenham viatura própria, muitas vezes para percorrer distâncias longas e, nem sempre o vencimento que auferem sugere ou provoca atração a esta área de atividade”.

Arnaldo Frade afirma que tem que haver “um ajuste que tem que ver com vários setores, uma vez que esta questão é transversal a outras áreas, não só por causa da questão remuneratória porque até há áreas em que esta questão não se coloca e é significativa, mas aí pesa um pouco a depreciação social das qualificações, em que muitas pessoas não querem trabalhar em determinadas áreas de atividade independentemente do que possam ganhar”.

Relativamente à hotelaria, os três fatores mencionados anteriormente, muitas vezes, também “não permitem a organização da vida familiar, de uma forma normal, as questões dos transportes e remuneratória e as instituições para acautelar familiares a cargo são fatores importantes nesta questão da empregabilidade”.

O delegado regional do Alentejo do IEFP adianta ainda que “alguém que trabalhe num hotel ou restaurante que saia às 22 ou 23 horas, numa localidade onde os transportes são escassos é complicado, e esta questão tem de ser analisada, olhando várias vertentes, para que as pessoas estejam disponíveis para fazerem carreira e trabalhar neste setor”.

Falta de trabalhadores que, à semelhança, de outros setores, são cada vez menos também nas áreas relacionadas com a hotelaria.

Campo Maior: CURPI promove inclusão social de jovens de etnia cigana

Imagem: Programa Escolhas

A Comissão Unitária dos Reformados Pensionistas e Idosos (CURPI) do Concelho de Campo Maior abraçou um projeto, ao abrigo do Programa Escolhas, que tem como principal missão promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis, particularmente de descendentes de migrantes e de etnia cigana.

Ao todo, são acompanhados, pela CURPI, cerca de 30 crianças, nas escolas da vila, para que, como explica o presidente da instituição, José Pedro Caldeira, não faltem às aulas e não “andem na vadiagem”.

“Abraçámos este projeto, que tem sido muito complicado, porque tem havido alguns problemas e aquilo não foi muito bem tratado”, adianta José Pedro. Nesta oitava geração do Programa Escolas, a CURPI é a gestora do projeto e a escola a promotora. As crianças, em causa, são acompanhadas por duas técnicas e “mais uma ou outra funcionária”. “Têm feito um excelente trabalho”, assegura.

José Pedro Caldeirão revela ainda que a ajuda do comendador Rui Nabeiro, para que a CURPI pudesse candidatar as suas funcionárias a este programa, foi “fundamental”. “Antes de ter aceite o projeto, eu teria que por a concurso as funcionárias para seguirmos em frente, mas acabaram por não nos aceitar e tivemos de fazer um novo projeto, com a ajuda do senhor comendador, que nos emprestou uma determinada importância, para podermos ter dinheiro”, adianta. “Agora, é para a frente. Está tudo resolvido, graças a Deus”, remata o presidente da CURPI.

Financiado pela Direção-Geral da Educação e pelo Instituto da Segurança Social, esta oitava geração do Programa Escolas conta com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu/Portugal 2020.

Sete atletas do CEN no Distrital sub-20 de Leiria e Coimbra

O Clube Elvense de Natação (CEN) participou, no sábado dia 15, na segunda jornada do Campeonato Distrital Sub-20, de Leiria e Coimbra, de pista coberta, que se disputou em Pombal, com sete atletas.

Os jovens clube de Elvas participaram enquanto atletas externos, nas componentes de lançamento do peso, 60 e 800 metros.

Em juvenis femininos, Sara Liu foi a primeira classificada nos 60 metros, na série 1, e quinta no lançamento do peso. Já Maria Boné alcançou a terceira posição, nos 60 metros, também na série 1. Já Carolina Pingueiro alcançou a quarta posição nos 800 metros, numa série única.

Já em Juvenis Masculinos, João Monteiro foi segundo nos 60 metros, na série 1, tendo conseguindo obter os mínimos para o Campeonato Nacional, nesta prova. Nos 800 metros, Kevin Caroti foi quarto classificado, na série 1, enquanto Leandro Miranda foi terceiro e Bernardo Correia quinto, na série 2.

“Congratulam-se todos os atletas pelo esforço, dedicação e empenho que elevaram mais uma vez o nome do Clube Elvense Natação e a cidade de Elvas fora do distrito”, revela o CEN em nota de Imprensa enviada à Redação da Rádio ELVAS.

Câmara de Elvas recebe 184 mil euros para colmatar despesas com pandemia

A Câmara Municipal de Elvas viu aprovada a candidatura ao Fundo de Solidariedade da União Europeia para apoio aos custos públicos decorrentes do combate à pandemia da doença Covid-19.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, a verba de 184 mil euros foi a que acabou por ser gasta pela autarquia “o ano passado. Havia uma candidatura apresentada e que, neste momento, foi aprovada. Nesse sentido, estamos a receber aquilo que se gastou. Provados esses gastos, chegou a altura de receber esse dinheiro”.

A candidatura tinha como fim apoiar os municípios a fazer face aos custos decorrentes com a aquisição de equipamentos de proteção individual, designadamente máscaras, luvas e batas; instalação de hospitais de campanha e outras infraestruturas de proteção civil; testes, outras análises laboratoriais e outros meios de diagnóstico.

O investimento elegível financiado pelo Fundo Solidariedade da União Europeia foi superior a 184 mil euros, no caso de Elvas.