Prova “Trilhos dos Reis” adiada para março

A organização dos Trilhos dos Reis decidiu adiar o evento que iria realizar nos dias 15 e 16 de janeiro para o fim-de-semana de 12 e 13 de março de 2022.

A atual situação da pandemia e as previsões anunciadas para os próximos dias eram uma grande preocupação para a DAP – Associação de Desporto e Aventura de Portalegre, situação que mereceu uma análise final e agora mais próxima da data de realização do evento.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Por outro lado, a organização preparou um plano de contingência para o evento que permitisse uma segurança redobrada para todos os presentes, atletas, organização e entidades colaborantes, que mereceu a apreciação da Direção Geral de Saúde, e que após a mesma, nos requereu novas exigências e esclarecimentos sem a certeza de ser obtido parecer favorável à realização do evento, e que eventualmente iria apenas ser dado no decorrer da próxima semana.

Face ao exposto, e à dimensão de um evento como os Trilhos dos Reis, a decisão da organização foi encontrar uma nova data que não colidisse com outro evento no distrito similar ou do calendário nacional, não muito longe de janeiro, para não perdermos os trabalhos na totalidade de dias e dias de limpeza no terreno, e porque temos o Ultra Trail de São Mamede em maio, tendo assim sido escolhida a data de 12 e 13 de março de 2022.

[/shc_shortcode]

Ricardo Pinheiro na APPACDM de Elvas e enaltece trabalho da instituição

A APPACDM de Elvas recebeu esta quinta-feira, 13 de janeiro, a visita do candidato do Partido Socialista, pelo círculo de Portalegre, às eleições legislativas de 30 de janeiro, Ricardo Pinheiro.

Depois de uma visita completa às instalações da instituição, Ricardo Pinheiro revelou que o objetivo do PS é manter a proximidade não só com as pessoas, mas também com as instituições, percebendo quais as medidas onde os fundos comunitários vão ao encontro das necessidades das mesmas. “O Partido Socialista tem, nos últimos anos, dado provas que quer estar próximo da população, e para alguém exercer um cargo político e representar os homens e mulheres do distrito a única característica que precisamos é sermos honestos, pelo que tenho tentado introduzir uma dinâmica na liderança do PS no distrito, e é importante tentarmos perceber que estamos num momento em que a utilização dos recursos à disposição, para os próximos 10 anos, e que são muitos, pelo que devemos ter uma ligação às pessoas e instituições, onde se consigam construir medidas de políticas efetivas, onde os fundos comunitários vão ao encontro daquilo que é necessário financiar, nas diferentes instituições”.

O candidato pelo PS no distrito de Portalegre refere ainda que o partido apresentou “um programa claro”, no que aos fundos comunitários diz respeito, e “este mecanismo de simplificação vai-se revelando em instituições como esta, que fazem um trabalho enorme, mas que constantemente precisam de verbas e de apresentar projetos, e no âmbito do próximo quadro comunitário poder haver a possibilidade de a APPACDM monitorizar os utentes com uma análise de sequenciação genética, introduzindo novas visões e modelos e, que por esta via conquistar a Europa a investir num território que é o Alto Alentejo”.

Ricardo Pinheiro enalteceu ainda o trabalho desenvolvido diariamente nesta instituição, demonstrando-se surpreendido pela forma cuidada em que a mesma se encontra. “Não conhecia uma parte das instalações, mas hoje percebo que está a ser feito um trabalho fantástico, o que mais me surpreendeu foi continuar a manter esta instituição como se fosse o primeiro dia que está aberta, desde a higiene, ao profissionalismo e ao amor com fazem, por exemplo, as empadas”.

Já Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas, demonstrou-se satisfeito por esta visita de Ricardo Pinheiro, pelo “apreço, admiração e olhar pela nossa instituição”, desejando-lhe “sucesso nesta campanha”.

Cláudio Monteiro, presidente da concelhia do PS em Elvas, referiu que “é com bastante agrado que recebemos os candidatos pelo círculo eleitoral de Portalegre do PS”, o que a seu ver “demonstra que o partido está ao lado das pessoas e instituições como a APPACDM”, com “bastante relevância a nível, local, distrital e regional”.

Para além de Ricardo Pinheiro, estiveram presentes, nesta visita, o segundo candidato, Eduardo Alves, assim como uma comitiva do Partido Socialista.

Estremadura espanhola regista 19.781 casos Covid em sete dias

A Estremadura espanhola registou, na última semana, 19.781 novos casos de Covid-19, sendo que a região atingiu um novo pico com 4.030 novos casos em apenas 24 horas. Além disso, 19 pessoas perderam a vida nos últimos sete dias.

Nas unidades hospitalares estão 213 pessoas internadas. Desde a passada quinta-feira, verificou-se a recuperação de 9.829 doentes.

Município de Arronches apoia proteção animal

O Município de Arronches celebrou um protocolo de colaboração com a Associação de Proteção Animal “Arronches Adopta”, com o acordo a ser oficializado na passada terça-feira, dia 10, no edifício dos Paços do Concelho, com o documento a dar seguimento à decisão tomada no passado dia 27 de dezembro, em sede de Reunião de Câmara.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, recebeu a representante da referida associação, Patrícia Flores, tendo-se procedido à assinatura do protocolo que une ambas as partes até 31 de dezembro de 2022, existindo a hipótese de ser renovado anualmente.

Ao longo da sua existência, a Associação de Proteção Animal “Arronches Adopta”, instalada no Centro de Hospedagem cedido pela autarquia, tem vindo a desenvolver um trabalho de interesse público, com a captura, recolha e tratamento de animais errantes na área do concelho.

Tendo em conta que as fontes de financiamento da coletividade são escassas, entendeu o Município de Arronches estabelecer este protocolo, no qual se atribui um subsídio anual de 14 mil euros, tendo em vista o cumprimento dos objetivos a que a “Arronches Adopta” se propõe.

CDU do lado dos maquinistas da CP contra certificado linguístico

Pedro Reis, o candidato pelo círculo eleitoral de Portalegre, pela CDU, às legislativas do próximo dia 30, esteve esta quinta-feira, 13 de janeiro, numa ação de pré-campanha eleitoral, em Elvas, num contacto próximo com a população e os comerciantes do centro histórico.

Vindo de Portalegre, de comboio, Pedro Reis revela que o partido está “preocupado com possíveis interpretações de uma diretiva comunitária, que surgiu há pouco tempo, que poderá obrigar, se assim foi interpretado, à exigência de um certificado de linguístico para os maquinistas da CP”. Para a CDU, este tipo de impedimento “não faz sentido”, até porque “os maquinistas têm uma grande facilidade de comunicação, mesmo com nuestros hermanos, e não há nenhum problema nesse aspeto”, adianta.

A CDU, adianta o candidato, está ainda atenta e “fará de tudo” para que a linha do leste não venha a ser encerrada. “Achamos que esta linha deve ser mantida, porque foi uma grande luta a sua reabertura, sobretudo por parte da CDU”, alega. Esta linha, defende também, deve ser potenciada no sentido de dar mais força ao “ímpeto turístico” que se quer para a região.

Pedro Reis revela também, no que diz respeito à área da saúde, que a CDU só quer que todos tenham acesso, em tempo útil, aos cuidados hospitalares e que mais médicos especialistas se possam fixar nos hospitais do distrito. O candidato assegura ainda que é objetivo do partido “que se possa melhorar o investimento, tanto nos centros de saúde, melhorando as condições de trabalho dos profissionais, quanto nos hospitais, nomeadamente nos de Portalegre e Elvas”.

O candidato diz ainda que as expectativas, para as eleições de dia 30, são “positivas”: “temos estado em contacto com as populações, em todos os concelhos do distrito e temos sentido muita simpatia por parte das pessoas”.

Portugal tem mais 40.134 casos de Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 40.134 casos de Covid-19 e 22 óbitos associados à doença.

Os números mais elevados de novos casos concentram-se em três regiões: 16.062 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 14.866 no Norte e 4232 no Centro. As 22 mortes ocorreram 12 em LVT, seis no Norte, três no Centro e uma nos Açores.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 30.041 casos de recuperação. O número de casos ativos da doença voltou a ter um agravamento: mais 10.071 casos em 24 horas, totalizando 286.965.

Esta quinta-feira, dia 13, em todo o território nacional, os números subiram nos hospitais: há 1699 doentes internados, mais 64 que ontem, dos quais 162 em unidades de cuidados intensivos, menos cinco.

Membros das Mesas de Voto vacinados com dose de reforço no sábado

Os membros das Mesas de Voto e funcionários das Juntas de Freguesia serão vacinados, com uma dose de reforço à Covid-19, este sábado, dia 15 de janeiro, informa o Governo, em nota de imprensa.

No sábado, a vacinação será dedicada a este universo, que será convocado por SMS, através de agendamento Central. “Haverá ainda senhas digitais para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa”, lê-se na referida nota de imprensa.

Esta decisão do Governo está a ser operacionalizada pelo Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, com o apoio da Administração Eleitoral.

Neste momento, a Administração Eleitoral está a recolher informações junto das Câmaras Municipais e Juntas de freguesias relativas à identificação dos membros das mesas de voto e funcionários das Juntas que prestam apoio ao ato eleitoral, que pretendam receber o reforço da vacina contra a Covid-19.

Está previsto um total de 16.427 mesas de voto para estas eleições legislativas, das quais 2.606 no dia do voto antecipado em mobilidade, a 23 de janeiro de 2022.

Elvas tem máximo de 120 casos de Covid e 102 altas

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 120 casos de Covid-19 e 102 recuperações.

Desde o início da pandemia, 120 novos casos em 24 horas é o valor mais elevado em Elvas.

Esta quinta-feira, dia 13 de janeiro, estão ativos 354 casos de infeção.

Nos últimos 14 dias, o concelho de Elvas teve 973 novos casos de Covid-19, um valor que corresponde a 4666 novos casos em 14 dias por 100 mil habitantes.

Largo do Município do Crato vai ser requalificado

A Câmara Municipal do Crato assinou o contrato para a reabilitação paisagística do Largo do Município, no centro da vila histórica sede do concelho. A operação tem o valor de 460 mil euros, cofinanciada a 85% pelo FEDER e inclui empreitada e estudos e projetos inerentes. A cargo da autarquia está previsto um investimento de 69 mil euros.
A requalificação do Largo do Município faz parte da intervenção faseada da requalificação total do centro histórico do Crato. Para a Câmara Municipal, a estratégia de regeneração urbana é prioritária e assenta numa reorganização do espaço público baseada em três vetores de ação: prioridade de circulação a pé, valorização do espaço público e potenciação económica e turística do centro histórico.
A requalificação do Largo do Município “permite a perceção da praça como um todo, unificador e agregador dos edifícios históricos que a compõem, e na qual se destaca a Varanda do Grão-Prior, um dos elementos emblemáticos do concelho e uma referência histórica da região e do país, que urge preservar”, refere Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato.

Jogos de futebol do fim de semana na AF de Portalegre

Nos próximos sábado e domingo, dias 15 e 16, a Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza 29 jogos de futebol, nos oito escalões, que aqui se apresentam.

No campeonato distrital de seniores, fase única, os quatro jogos são no domingo às 15 horas: Gafetense-Crato, Arronches-Castelo de Vide, Estrela-Gavionenses e Elétrico-Mosteirense.

No campeonato distrital de juniores, fase única, há três encontros no sábado, às 15 horas: Elétrico-“O Elvas”, Estrela-Campomaiorense e Fronteirense-Portalegrense.

No campeonato distrital de juvenis, fase única, há quatro partidas no domingo: Fronteirense-“O Elvas” (9.30 horas), “Os Elvenses”-Castelo de Vide, Montargilense-Estrela (ambos às 10.30 horas) e Portalegrense-Elétrico (15 horas).

No campeonato distrital de iniciados, fase única, há quatro jogos no domingo: “O Elvas” B-Fronteirense A (9.30 horas), Nisa-Gavionenses, Elétrico-Portalegrense (ambos às 10.30 horas) e Fronteirense B-Campomaiorense (11.15 horas).

No campeonato distrital de sub-13, fase única, há três encontros no sábado às 10.30 horas: Crato A-Fronteirense, Elétrico-Portalegrense e Castelo de Vide-Campomaiorense.

No campeonato distrital de sub-12, fase única, há quatro partidas no sábado: Nisa-Estrela (10 horas), “Os Elvenses”-“O Elvas”, Portalegrense B-Campomaiorense e Gavionenses-Portalegrense A (todos às 10.30 horas).

No campeonato distrital de sub-11, fase única, há quatro jogos no sábado, às 10.30 horas: Estrela-Fronteirense, “O Elvas” B-“Os Elvenses”, Hispanolusa-“O Elvas” A e Campomaiorense-Portalegrense.

No campeonato distrital de sub-10, primeira fase, há três encontros no sábado: Monfortense-Estrela, Portalegrense-Campomaiorense (ambos às 10.30 horas) e Nisa-Elétrico (11.15 horas).

Candidatura da CDU visita BioBIP e reúne com o IPP

A candidatura da CDU, representada pelos candidatos Helena Neves e Pedro Reis, pelo mandatário do distrito de Portalegre Diogo Serra e pelo membro da Direção Nacional da JCP Vicente Portalete, visitaram no dia 11 de janeiro, as instalações da BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, com o objetivo de conhecer melhor o trabalho desenvolvido por esta incubadora de empresas e/ou projetos e os seus principais desafios.

No mesmo dia, a delegação da CDU reuniu com a direção do Instituto Politécnico de Portalegre, nomeadamente com o presidente Luís Loures e o vice-presidente Fernando Rebola. Para a CDU é fundamental garantir uma educação pública e de qualidade, exigindo mais investimento público no sector da investigação científica e tecnológica; apoiando as instituições de ensino e investigação, estimulando e valorizando o trabalho desenvolvido pelo IPP e pelas suas escolas de Ensino Superior; valorizando e dignificando as carreiras do pessoal docente e não docente; melhorando as infraestruturas e reforçando os meios humanos e técnicos dos estabelecimentos de ensino.

Joaquín Parra aceita vender o CD Badajoz

Plantel sénior anteontem

O empresário com raízes na vizinha Estremadura Daniel Tafur vai comprar todas as ações do CD Badajoz, depois de Joaquín Parra ter aceite a oferta de compra, de acordo com “Dupi”, Diretor Geral do CD Badajoz.

A única exigência de Joaquín Parra para a venda é que todo o processo se faça de acordo com a legalidade e sempre que o Tribunal de Málaga (conhecedor do assunto) dê o acordo à transação. De esta forma, poderá haver liquidez imediata nos cofres do clube pacense e se assegure a sua viabilidade.
Emílio Pinilla

Rádio ELVAS participa em debate promovido por alunos

Um grupo de alunos da Escola Básica 2,3 Nº 2 de Elvas, na Boa-Fé, dinamizou hoje um debate sobre fake news, no qual a Rádio ELVAS marcou presença e que se insere no programa “Parlamento dos Jovens”.

A professora Ana Canito faz um balanço positivo desta iniciativa que permitirá aos jovens ter uma melhor preparação para um debate distrital onde terão que “defender as suas propostas de combate às fake news“. Ana Canito refere que o tema “suscitou interesse nos jovens e dai a elevada adesão de estudantes. Quatro listas foram criadas, num total de 40 alunos a participar”.

O programa “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Museu do Megalitismo em Mora tem exposição sobre pré-história

O Museu Interativo do Megalitismo é uma infraestrutura sediada em Mora, na antiga Estação Ferroviária da localidade, que pretende valorizar e divulgar o património megalítico do concelho, afirmando a memória histórico-cultural de Mora.

O vereador da Câmara Municipal de Mora, António Ferreira, informa que este museu “abriu ao público a 15 de setembro de 2016”, acrescentando que este foi “construído a pensar no imenso património megalítico que temos no nosso concelho e também nas populações da pré-história recente, que construíram aqui monumentos e dos quais temos muitos exemplos no nosso concelho”. O museu está organizado em quatro secções, “na sala de exposições, tem a apresentação, tem a secção da vida, a secção da morte e da contemplação”, explicando-se ao longo destas quatro fases, o que era a pré-história e especialmente da vida no megalítico.

Apesar de a maior parte das peças, em exposição, serem provenientes do concelho, o vereador explica que “também temos outras peças vindas de outros concelhos, como Sesimbra e Alter do Chão”. Através da interatividade do museu os visitantes e as suas famílias, podem aprender, “a pensar no megalítico, a testar os seus conhecimentos em mesas interativas, com quizzes e jogos”, sendo esta uma excelente oportunidade para passar tempo em família.

O Museu conta com uma exposição permanente e “de três em três meses temos exposições temporárias, também para dinamizar”, revela o vereador.  Esta infraestrutura é também importante para a aprendizagem dos alunos, declara António Ferreira, “normalmente os quintos e sextos anos são as turmas que mais nos procuram”, tornando-se esta uma excelente oportunidade de promover o ensino dos mais jovens, permitindo que quem o visite “veja coisas reais e deixar um bocadinho o que se vê nos livros para coisas mais reais”.

No que toca às normas relativas à covid-19 o vereador explica que se aplicam “a regras normais de museu, uso de máscara e desinfeção das mãos”, deixando em forma de convite um apelo à população para visitar esta infraestrutura, “visite o Museu Interativo do Megalitismo, talvez fazer uma combinação com o resto do concelho e juntar este passeio com o do Fluviário”, preenchendo o dia com uma visita a vários pontos turísticos e culturais de Mora.

Badajoz vai juntar-se ao Caminho de Santiago unindo Mérida e Elvas

O vereador do Turismo do Ayuntamiento de Badajoz anunciou, nas redes sociais, que entre as conquistas que espera que a cidade pacense alcance em 2022: este será o ano “em que Badajoz fará parte do Caminho de Santiago”.

Badajoz vai juntar-se às rotas jacobinas que ligam a Extremadura, da Vía de la Plata ao Caminho da fronteira com o Alentejo, como ligação entre ambos os itinerários. Mejías destaca o “incentivo” turístico que a cidade terá para se tornar uma passagem de peregrinos. Conforme explicou o vereador, o percurso que faz parte de Mérida continuaria por Puebla de la Calzada e Lobón para chegar a Badajoz e fazer a ligação com Portugal, onde se juntará ao Caminho de Santiago, mais próximo da fronteira.

Esta oportunidade surge no âmbito do projeto transfronteiriço europeu do programa Interreg Red dos Caminhos Jacobinos do Oeste Peninsular, liderado pela Diputación de Badajoz, que tem como objetivo valorizar as rotas até Santiago de Compostela que percorrem oito províncias espanholas e três regiões portuguesas. Foi a consultora a quem o projeto foi adjudicado que pediu ao Ayuntamiento de Badajoz que desenhasse o itinerário que os peregrinos seguirão no centro histórico para que, uma vez delimitado, se coloque a sinalização com a Catedral de San Juan seja colocada como ponto central.

A rota que passa por Badajoz entra pela avenida Ricardo Carapeto, atravessa San Roque, a ponte Rivillas e chega à praça San Andrés pela Calle Trinidad. Continua pela López Prudencio até a Plaza de España, com a catedral como epicentro da peregrinação religiosa. O itinerário urbano continua pela Calle Obispo San Juan de Ribera, Calle Juan Carlos I, Calle Prim, atravessa o rio pela ponte de Palmas, Adolfo Díaz Ambrona e Avenida de Elvas até chegar a Portugal. Desta forma, com este percurso, os peregrinos entrarão e percorrerão Badajoz e terão a oportunidade de conhecer a cidade, bem como a cidade dar-se a conhecer.

Para marcar este itinerário, serão colocados azulejos no chão e placas verticais, como púlpitos ou monólitos com os símbolos do Caminho de Santiago. A consejalía de Turismo terá agora que decidir onde ficam localizados os marcadores da rota. “A prioridade é que atravesse a cidade pelo coração de Badajoz”, defende o vereador. Na verdade, poderia ter sido escolhido que os peregrinos acedessem pela Ronda Norte e Circunvalação para atravessar o rio, mas o Ayuntamiento optou pela Avenida Ricardo Carapeto, ter “muita vida e muitos serviços”, que continua pelo centro histórico e atravesse o Guadiana pela ponte das Palmas, que é pedonal e mais adequada para os peregrinos.

Mejías está confiante de que esta iniciativa se tornará realidade no primeiro trimestre do ano. O autarca considera ainda que devem ser envolvidos a hotelaria e restauração e os sectores que poderão beneficiar deste novo elemento de atração turística. A ideia é contratar um guia de serviços para o peregrino e complementá-lo com percursos pedestres. Quanto à oferta de alojamento, o chefe do Departamento de Turismo defende que seja reaberto o albergue El Revellín, que está fechado desde outubro de 2017, embora tenha sido temporariamente a sede da Polícia Local de Badajoz durante a crise sanitária, para evitar contatos entre grupos operacionais. Este vereador está convencido de que 2022 será também “o ano de Revellín”, cuja gestão será novamente licitada.

DiscoverEU: 1400 jovens portugueses vão viajar pela Europa

A Comissão Europeia já atribuiu os passes do DiscoverEU aos jovens que se candidataram para o interrail que vai decorrer entre Março deste ano e Fevereiro de 2023.

“Cerca de 1400 jovens portugueses foram selecionados para participar, sendo que em toda a Europa são cerca de 60 mil os jovens que poderão usufruir desta oportunidade”, de acordo com Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

A viagem pode ter a duração máxima de 30 dias, sendo que o período para descobrir a Europa é entre Março deste ano e Fevereiro de 2023.

Os resultados do programa DiscoverEU estão em destaque na edição desta semana do programa Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

Elvas vai ter Centro Local de Apoio à integração de Migrantes

A cidade de Elvas vai ter um Centro Local de Apoio à integração de Migrantes, tendo sido aprovada a minuta do protocolo a celebrar entre o Município de Elvas e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

A exposição “Caminhos Cruzados – José Pedro Croft”, do artista plástico José Pedro Croft, vai estar patente no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, de 6 de fevereiro a 12 de junho de 2022.

A realização da nova exposição temporária no MACE foi aprovada esta quarta-feira, dia 12, em reunião do executivo municipal.

Nesta sessão de trabalhos todos os pontos foram aprovados por unanimidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os eleitos aprovaram a proposta de abertura de processo para classificação de Monumentos de Interesse Municipal da Estação Ferroviária de Elvas, Atalaia dos Sapateiros, Atalaia de Vila Boim, Atalaia de Segóvia, Atalaia da Fonte Branca, Atalaia do Mexia, Atalaia de Almeida, Torre do Reguengo, Torre da Sé, Torre de Sequeira, Fonte do Gorgulhão, Fonte do Barbalagão, Fonte das Donas, Fonte de Gil Vaz e Fonte Santa.

Aprovado o protocolo a celebrar com a Direção-Geral da Administração da Justiça, assim como a declaração de intenção de parceria com a Associação Cultural UmColetivo, referente ao apoio ao trabalho desenvolvido pela mesma, e o acordo de parceria com a Associação Gota D’Arte.

Os eleitos aprovaram o protocolo e contrato de comodato, a celebrar entre o Município de Elvas, Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, APPACDM, Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas, Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade de São Vicente, Fundação Nossa Senhora do Passo, Lar Júlio Alcântara Botelho, Associação de Assistência de Vila Boim, Associação dos Amigos de Vila Fernando e Fundação António Gonçalves, no âmbito das Medidas de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde – MAREESS.

Autorizada a cedência do espaço da cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas para realização do Encontro do 20º aniversário do projeto “Portugal Faz Bem”, esta sexta-feira, dia 14 de janeiro, pelas 14 horas.

Nesta sessão foi aprovada a realização da exposição “Jerónimo” do artista Rui Serra – Obras da Coleção António Cachola, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, que será inaugurada esta sexta-feira, dia 14.

[/shc_shortcode]

Campo Maior com mais 15 casos Covid e 13 altas

Campo Maior regista esta quinta-feira, 13 de janeiro, 15 novos casos de Covid-19, assim como 13 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 71 casos de infeção, mais dois do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1.291 casos de infeção, 14 óbitos e 1.206 altas.

Corta-Mato Escolar regressa esta quinta-feira ao Parque da Piedade em Elvas

O Corta-Mato Escolar regressou, esta manhã de quinta-feira, 13 de janeiro, ao Parque da Piedade, em Elvas, contando com cerca de 50 alunos, da Escola Secundária D. Sancho II, de Elvas, sendo que a iniciativa decorre em simultâneo também em Vila Boim.

Para o professor Alexandre Henriques, de Educação Física do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, esta é uma iniciativa que decorria todos os anos, “uma fase inicial que dará o apuramento para a fase seguinte e que não tem decorrido nos últimos anos, devido à pandemia”, e para si, é uma atividade importante da qual os alunos muito gostam, e na qual as escolas participam de forma bastante ativa. O professor explica ainda que existem duas corridas, uma de 2500 metros para o sexo feminino e outra de 3500 metros para o masculino, havendo também escalões de juniores e juvenis.

Na área do desporto, houve muitas limitações, assim como cuidados, no que à Covid-19 diz respeito, pelo que o retomar a atividade física é muito importante, e para o professor algo do qual os alunos muito carecem. “Nos últimos dois anos, na nossa área de educação física, foi muito castradora, tivemos muitas limitações, porque os alunos fazem atividade física sem máscara e temos que ter muitos cuidados, com as regras e orientações do Ministério da Educação e, finalmente, este ano, estamos a retomar esta atividade e é algo de que eles carecem, porque precisam deste tipo de atividade e sentimos ,nas aulas, que eles têm algumas limitações que não tinham antes, pelo que este tipo de iniciativa é importante não só pelo convívio, mas também pelo desenvolvimento físico e emocional, é um ambiente escolar que é muito importante para eles e que faz muito bem à saúde”, revela.

Um dos alunos que participam neste corta-mato é Leandro Miranda, do 10ª ano. Aos nossos microfones explica que, como pertence ao Clube Elvense de Natação, não se preparou propriamente para esta iniciativa, uma vez que treina diariamente, pelo que está com “boas expectativas” para este corta mato. Já Bruno Machado, também do 10º ano, não vai correr, mas faz parte de toda a organização do evento e adianta que para si, “é muito bom poder voltar” a realizar iniciativas deste género, porque “é sinal de regresso”.

A nossa reportagem falou também com duas alunas que correram este corta-mato: Maria Boné afirma que como faz parte de um grupo de atletismo da cidade, ao nível da preparação física “ajuda um bocado”, estando “com boas expectativas e revela ainda que se sente preparada; já Carolina Pingueiro também faz parte de um clube de atletismo e explica que apesar de uma lesão que sofreu recentemente, correu tudo bem e consegue participar nesta iniciativa sentindo-se, igualmente, preparada. Carolina revela ainda que, desde que se lembra, foi sempre apurada para as fases seguintes deste corta-mato, adiantando que este “dá motivação extra porque o objetivo é, sempre, chegar mais longe”.

A próxima fase do corta-mato será a nível distrital e posteriormente segue-se a fase nacional.

Abastecimento de água condicionado esta sexta-feira em algumas zonas de Elvas

Devido à construção de um novo depósito de abastecimento de água que a Empresa Portuguesa das Águas (EPAL) está a levar a cabo, junto à escola primária da Boa-Fé, em Elvas, a Aquaelvas irá proceder ao desvio da conduta de abastecimento de água nesse local.

Desta forma, amanhã, dia 14 de janeiro, entre as 10 e as 13 horas, a Aquaelvas procederá à interrupção do abastecimento de água, situação que afetará o consumo no Bairro da Boa-Fé, nas Fontainhas, na Zona Industrial, na Estrada de Gil Vaz e no Olival do Moreno.

“Lamentamos qualquer inconveniente que esta situação possa vir a causar junto da população, precisamente no dia da celebração do feriado municipal mas, desta forma, o normal funcionamento, tanto das escolas, como da Zona Industrial, não estará em causa, pelo que pedimos a melhor compreensão de todos”, diz ainda a Aquaelvas em nota de imprensa enviada à redação da Rádio ELVAS.

Barragem do Pisão pode ser a salvação num dos distritos “menos agricultados”

Eduardo Sousa e Oliveira. Foto: CAP

O território alentejano encontrava-se, no mês de dezembro, a enfrentar um período de seca fraca e moderada. Dezembro de 2021 foi o quarto dezembro mais quente desde 1931, tendo o valor médio da quantidade de precipitação sido inferior ao valor normal.

Se relativamente à falta de chuva, não há muito a fazer, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, lembra que, com as alterações climáticas, “somos confrontados com este ciclo de secas que, infelizmente, nos assolam com mais frequência que aquilo que gostaríamos”.

No entanto, a construção da Barragem do Pisão, no Crato, diz o dirigente, poderá a promover “alguma intensificação da agricultura num dos distritos mais desertificados e menos intensamente agricultados, sob uma perspetiva empresarial, por falta de uma reserva de água consistente na região”.

A verdade é que a falta de água é “muito preocupante”, sobretudo devido à falta de reservas, sendo que as pastagens “estão razoáveis”, porque tem “chovido qualquer coisa para essas necessidades”. “Manifestamente, há falta de reservas no solo e, principalmente, há falta de reservas nas barragens e nas charcas”, adianta Oliveira e Sousa.

Ainda assim, o presidente da CAP diz ter “uma certa esperança” na chuva que ainda possa cair, durante o inverno, para colocar as “barragens com o mínimo, que permita desenvolver, depois, uma campanha de primavera/verão, com rega das culturas que são abrangidas pelas barragens que têm capacidade de irrigar”.

Caso essa chuva não seja suficiente, Oliveira e Sousa assegura que o assunto terá de vir a ser discutido com o novo Governo, com vista a serem criadas algumas ajudas “para minimizar os efeitos de uma seca que venha a intensificar-se que, quando acontece, transporta para os produtores de pecuária, no campo, problemas acrescidos, quer seja para abeberamento, quer seja para alimentação”.

A situação, até ao momento, ainda “não é dramática”, mas Eduardo Oliveira e Sousa diz ser necessário criar-se um programa que minimize os impactos sofridos pelos agricultores com estas alterações climáticas. Para que isso aconteça, tem esperança num que o próximo Ministério da Agricultura que tenha “um diálogo mais fácil, com as estruturas dos agricultores, e que entenda melhor os problemas da lavoura”.