Badajoz vai juntar-se ao Caminho de Santiago unindo Mérida e Elvas

O vereador do Turismo do Ayuntamiento de Badajoz anunciou, nas redes sociais, que entre as conquistas que espera que a cidade pacense alcance em 2022: este será o ano “em que Badajoz fará parte do Caminho de Santiago”.

Badajoz vai juntar-se às rotas jacobinas que ligam a Extremadura, da Vía de la Plata ao Caminho da fronteira com o Alentejo, como ligação entre ambos os itinerários. Mejías destaca o “incentivo” turístico que a cidade terá para se tornar uma passagem de peregrinos. Conforme explicou o vereador, o percurso que faz parte de Mérida continuaria por Puebla de la Calzada e Lobón para chegar a Badajoz e fazer a ligação com Portugal, onde se juntará ao Caminho de Santiago, mais próximo da fronteira.

Esta oportunidade surge no âmbito do projeto transfronteiriço europeu do programa Interreg Red dos Caminhos Jacobinos do Oeste Peninsular, liderado pela Diputación de Badajoz, que tem como objetivo valorizar as rotas até Santiago de Compostela que percorrem oito províncias espanholas e três regiões portuguesas. Foi a consultora a quem o projeto foi adjudicado que pediu ao Ayuntamiento de Badajoz que desenhasse o itinerário que os peregrinos seguirão no centro histórico para que, uma vez delimitado, se coloque a sinalização com a Catedral de San Juan seja colocada como ponto central.

A rota que passa por Badajoz entra pela avenida Ricardo Carapeto, atravessa San Roque, a ponte Rivillas e chega à praça San Andrés pela Calle Trinidad. Continua pela López Prudencio até a Plaza de España, com a catedral como epicentro da peregrinação religiosa. O itinerário urbano continua pela Calle Obispo San Juan de Ribera, Calle Juan Carlos I, Calle Prim, atravessa o rio pela ponte de Palmas, Adolfo Díaz Ambrona e Avenida de Elvas até chegar a Portugal. Desta forma, com este percurso, os peregrinos entrarão e percorrerão Badajoz e terão a oportunidade de conhecer a cidade, bem como a cidade dar-se a conhecer.

Para marcar este itinerário, serão colocados azulejos no chão e placas verticais, como púlpitos ou monólitos com os símbolos do Caminho de Santiago. A consejalía de Turismo terá agora que decidir onde ficam localizados os marcadores da rota. “A prioridade é que atravesse a cidade pelo coração de Badajoz”, defende o vereador. Na verdade, poderia ter sido escolhido que os peregrinos acedessem pela Ronda Norte e Circunvalação para atravessar o rio, mas o Ayuntamiento optou pela Avenida Ricardo Carapeto, ter “muita vida e muitos serviços”, que continua pelo centro histórico e atravesse o Guadiana pela ponte das Palmas, que é pedonal e mais adequada para os peregrinos.

Mejías está confiante de que esta iniciativa se tornará realidade no primeiro trimestre do ano. O autarca considera ainda que devem ser envolvidos a hotelaria e restauração e os sectores que poderão beneficiar deste novo elemento de atração turística. A ideia é contratar um guia de serviços para o peregrino e complementá-lo com percursos pedestres. Quanto à oferta de alojamento, o chefe do Departamento de Turismo defende que seja reaberto o albergue El Revellín, que está fechado desde outubro de 2017, embora tenha sido temporariamente a sede da Polícia Local de Badajoz durante a crise sanitária, para evitar contatos entre grupos operacionais. Este vereador está convencido de que 2022 será também “o ano de Revellín”, cuja gestão será novamente licitada.