Ausência de jovens notada na receção aos Símbolos das JMJ em Campo Maior

Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) seguiram, na manhã desta terça-feira, 11 de janeiro, de Elvas para Campo Maior, tendo sido recebidos no Mosteiro da Imaculada Conceição, mas não pelos jovens, como tem acontecido noutras localidades.

Segundo o padre de Campo Maior, Francisco Bento, a juventude, na vila, está completamente afastada da igreja. “Vemos que, noutros lados, é a juventude que anda e que leva a cruz, mas nós, infelizmente, em Campo Maior, não temos jovens na Igreja”, revela. A comunidade campomaiorense, garante o pároco, está “pobre”, sendo que agora se está a tentar a organizar a catequese e grupos de jovens, que não existe.

“Vieram jovens de fora a trazer a cruz e não há jovens de Campo Maior a recebê-la. Tenho muita pena, mas é a realidade que nós temos”, lamenta o padre. Ainda assim, tem esperança que a passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, por Campo Maior, possa fazer “despertar os jovens para a realidade de Deus”. “Que lhes dê (os símbolos) a consciência de Deus e de Jesus Cristo, não quer dizer que seja imediatamente, mas é um princípio, e esperamos que a juventude deixe a vida que tem, que é o mais importante, porque é uma vida que não torna feliz ninguém. Só Jesus Cristo é que nos torna felizes e sem Cristo a nossa juventude não tem rumo, não tem sentido a dar à vida”, diz ainda.

Depois de recebidos no Mosteiros, os símbolos vão percorrer toda a vila, passando por várias instituições, como a Câmara Municipal, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, a GNR, o lar da Santa Casa da Misericórdia, as escolas e a Delta, terminando com uma celebração na Igreja Matriz. “Vai ser um dia especial, de graça, para a nossa comunidade e marca a preparação da Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em Lisboa, por opção do Santo Padre, o Papa Francisco, de 1 a 6 de agosto de 2023”, garante ainda o padre Francisco Bento.

De Campo Maior, os dois símbolos seguem, amanhã, dia 12 de janeiro, para Fronteira. Vão ficar na Arquidiocese de Évora até final do mês.