Governo anuncia novas medidas para Natal e Ano Novo

António Costa anunciou, esta terça-feira, que Portugal deve “prevenir para mais tarde não ter de remediar” no que toca à Covid-19, pelo que o Governo decidiu avançar com um novo pacote de medidas.

Os testes gratuitos passam de quatro para seis por pessoa por mês. Para além disso, o Governo decidiu antecipar para as 0 horas de 25 de dezembro, o teletrabalho obrigatório, o encerramento de creches e ATL (com apoio às famílias) e encerramento de discotecas e bares (com apoio às empresas).

Passa também a ser obrigatório apresentar teste negativo à Covid-19 para entrar nos estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos, batizados e eventos empresariais. A lotação nos estabelecimentos comerciais passa a ser de uma pessoa por cada cinco metros quadrados. O teste negativo passa a ser obrigatório também para acesso a espetáculos culturais e recintos desportivos (salvo decisão da DGS).

Nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, é obrigatório também apresentar teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. Estão proibidos ajuntamentos na via pública de mais de dez pessoas na passagem de ano, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.

No final do ano, alertou o primeiro-ministro, a Ómicron já deve ser a variante dominante, com cerca de 90% dos novos casos. Ainda assim, face ao ano passado, há agora três vezes menos de internamentos relacionados com a Covid-19; os internamentos em Cuidados Intensivos têm registado “uma queda substancial” e, apesar da existência de óbitos, o número de mortes também se encontra abaixo do ano passado, pelo que, a “estratégia de vacinação vale a pena”.

Desde do último reforço do controlo das fronteiras, com a exigência de testes negativos para entrar em Portugal, foram fiscalizadas mais de 600 mil pessoas e 6.000 voos. Foram aplicadas multas a 1.400 passageiros e 38 companhias aéreas por falta de teste.