Roncas de Elvas de Luís Pedras na Casa da Cultura

Uma coleção de roncas de Elvas, produzidas por Luís Pedras, está até a 6 de janeiro, Dia de Reis, em exposição, na Casa da Cultura, na Praça da República.

Trata-se de uma exposição que o artista elvense garante ser uma retrospetiva da sua obra, relativamente ao trabalho de reabilitação e restauro deste instrumento musical “tão identitário” da cultura de Elvas, com trabalhos de coleções particulares, como é o caso, entre outros, da Câmara Municipal e de Gaspar Magarreiro, e alguns apontamentos fotográficos, com imagens de fotógrafos como José Silva, Jorge Grenho e Jacinto César.

Este, garante o oleiro, é o momento “de virar a página” do seu projeto, depois dos milhares e milhares de roncas que já produziu, que se encontram espalhados por países de quase todos os continentes, algumas delas agora em exposição: umas mais tradicionais, outras mais contemporâneas e outras que são “inspiradas na reinterpretação do instrumento, que é africano”.

A ronca, um instrumento que remonta aos tempos do Neolítico, adianta Luís Pedras, tem muitos outros nomes. Há quem lhe chame zabumba, zurra-burros, zamburra e até roncadeira. “Mas o que mais prezo é respeitar a alma e a essência do instrumento, que de facto é muito arcaico. Estamos a falar de há dez mil anos. São os primeiros membranofones de fricção, que foram descobertos após a descoberta dos foles”, revela o oleiro elvense.

Na Casa da Cultura, Luís Pedras apresenta, para além das roncas, uma intervenção artística, com recurso a materiais de construção, como barro e tijolos.

“25 anos de Roncas D’Elvas” pode ser visitada, com entrada livre, de segunda e sexta-feira das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

 

Ex-autarca do Alandroal detido e conduzido ao Estabelecimento Prisional de Beja

João Nabais, ex-presidente da Câmara de Alandroal, entrou esta tarde no Estabelecimento Prisional de Beja, onde irá cumprir a pena de cinco anos e seis meses de prisão efetiva, a que foi condenado pelo Tribunal de Évora.

A GNR de Alandroal, pelas 15 horas desta terça-feira, na sequência do mandado de detenção do tribunal, conduziu João Nabais de sua casa à prisão de Beja.

O ex-autarca foi condenado ainda ao pagamento de mais de 22 mil euros, ficando impedido de exercer cargos autárquicos durante cinco anos.

Nabais foi condenado pelo crime de prevaricação, tendo sido apenas condenado por uma das seis acusações de que foi alvo.

Datas e horários para vacinação Casa Aberta até 2 de janeiro

A modalidade “Casa Aberta” encontra-se disponível para a vacinação contra a Covid-19 ou contra a Gripe de utentes com idade igual ou superior a 60 anos.

No distrito de Portalegre, segundo informa a ULSNA, esta modalidade funcionará nos horários e locais habituais de vacinação, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro. Nos restantes dias os Centros de Vacinação Covid estão encerrados.

Na semana de 27 a 2 de janeiro, a vacinação nos concelhos será nos dias, horários e locais habituais de vacinação.

No dia 30 de dezembro a vacinação tem lugar nos concelhos de Avis, Castelo de Vide, Crato e Sousel das 9 às 13 horas, já em Campo Maior, Elvas, Nisa, Ponte de Sor e Portalegre decorre das 9 às 13 e das 14 às 17 horas.

Nos dias 31 de dezembro, 1 e 2 de Janeiro os Centros de Vacinação Covid estão encerrados.

A população com idade igual ou superior a 60 anos, residente nos restantes Concelhos, poderá deslocar-se a qualquer um dos concelhos onde haverá vacinação sem necessidade de marcação prévia.

São elegíveis para a dose de reforço no regime de “Casa Aberta” os utentes que não tiveram COVID-19 e já completaram o esquema vacinal há pelo menos cinco meses.

Sabores do Porco até dia 26 em Viana do Alentejo

Decorre até dia 26 deste mês, nos restaurantes aderentes, do concelho de Viana do Alentejo,  a iniciativa “Sabores do Porco”.
Este é o quarto e último evento do ciclo gastronómico, promovido pelo Município ao longo do ano, agora dedicado aos sabores do porco. O pratos de carne de porco, com destaque para as receitas da gastronomia alentejana, vão estar em destaque nas ementas dos 12 restaurantes aderentes do concelho.
Em Aguiar aderiram o Café-Restaurante A Romeirinha, Café-Restaurante Petiscos D’ Agar e Bar do Grupo Desportivo de Aguiar; já em Alcáçovas, Café-Restaurante “O Barrela”, Restaurante “Sabores da Vila”, Café-Restaurante “Esperança”, Café-Restaurante “O Gaiato”, Café – Restaurante “As Piscinas” e Restaurante “O Chocalho”; e em Viana do Alentejo, Churrasqueira “Escadinhas”, “A Taberna da Maria” e Churrasqueira “Três Bicas”.

Governo anuncia novas medidas para Natal e Ano Novo

António Costa anunciou, esta terça-feira, que Portugal deve “prevenir para mais tarde não ter de remediar” no que toca à Covid-19, pelo que o Governo decidiu avançar com um novo pacote de medidas.

Os testes gratuitos passam de quatro para seis por pessoa por mês. Para além disso, o Governo decidiu antecipar para as 0 horas de 25 de dezembro, o teletrabalho obrigatório, o encerramento de creches e ATL (com apoio às famílias) e encerramento de discotecas e bares (com apoio às empresas).

Passa também a ser obrigatório apresentar teste negativo à Covid-19 para entrar nos estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos, batizados e eventos empresariais. A lotação nos estabelecimentos comerciais passa a ser de uma pessoa por cada cinco metros quadrados. O teste negativo passa a ser obrigatório também para acesso a espetáculos culturais e recintos desportivos (salvo decisão da DGS).

Nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, é obrigatório também apresentar teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. Estão proibidos ajuntamentos na via pública de mais de dez pessoas na passagem de ano, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.

No final do ano, alertou o primeiro-ministro, a Ómicron já deve ser a variante dominante, com cerca de 90% dos novos casos. Ainda assim, face ao ano passado, há agora três vezes menos de internamentos relacionados com a Covid-19; os internamentos em Cuidados Intensivos têm registado “uma queda substancial” e, apesar da existência de óbitos, o número de mortes também se encontra abaixo do ano passado, pelo que, a “estratégia de vacinação vale a pena”.

Desde do último reforço do controlo das fronteiras, com a exigência de testes negativos para entrar em Portugal, foram fiscalizadas mais de 600 mil pessoas e 6.000 voos. Foram aplicadas multas a 1.400 passageiros e 38 companhias aéreas por falta de teste.

Jogo sobre Invasões Francesas distribuído por escolas de Elvas

O jogo “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim” foi apresentado publicamente, esta tarde de terça-feira, 21 de dezembro, na Capela do Forte da Graça, em Elvas.

O jogo é uma das componentes financiadas pelo Programa Valorizar, do Turismo de Portugal e resulta de uma parceria com a empresa Science 4 you, no âmbito do projeto “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal“, que une a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra aos municípios de Elvas, Almeida, Bombarral, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a Rota Histórica das Linhas de Torres (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

Este é um jogo de tabuleiro “lúdico educativo, sendo muito interessante, porque retrata uma parte da nossa história, ou seja, as invasões francesas e a resistência às mesmas e acaba também por ser um produto turístico”, refere a vereadora no município de Elvas, Paula Calado, adiantando que esta temática está presente desde o 4º ao 12º ano de escolaridade, tendo muitas questões sobre factos e monumentos de Elvas”.

O município vai distribuir “142 jogos pelos agrupamentos de Escolas do concelho, bibliotecas, serviços educativos, Universidade sénior, lares de idosos, e outros 108 estarão disponíveis para venda nos espaços culturais da cidade, como Posto de Turismo, Fortes e museus”.

No âmbito projeto “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal“ está ainda prevista a realização de umas olimpíadas subordinadas a este jogo, que contam com fases regionais e posteriormente nacional, tendo início em março e a final será em junho. A vereadora Paula Calado ambiciona que uma das semifinais ou final possa ser realizada em Elvas, porque “seria assim mais um evento que decorre na cidade e trará cá gente”.

Associação de Futebol de Portalegre bate recorde de atletas inscritos

A Associação de Futebol de Portalegre acaba de bater o recorde do número de atletas inscritos. Os dados são da Federação Portuguesa de Futebol e comprovam que, em 110 anos de história, nunca a Associação de Futebol de Portalegre igualou os números desta época desportiva.

Neste momento, estão inscritos 2187 atletas, mais 10,5 por cento do que no período homologo de 2019/20, podendo haver ainda mais inscrições até ao final de maio, quando termina a época desportiva.

“Nesta quadra natalícia, esta é sem dúvida a melhor prenda que podemos receber e a melhor notícia que podemos dar aos nossos clubes e a todos os que partilham da nossa vontade de ver as nossas modalidades crescerem”, refere o presidente da AFP, Daniel Pina.

“Trabalhamos muito para continuar a melhorar e a somar conquistas como esta, mas o mérito é dos nossos clubes e de todos os agentes desportivos que vivem o nosso futebol e o nosso futsal de forma positiva e construtiva”, diz ainda Daniel Pina, numa nota de imprensa enviada à nossa redação.

Elvas regista sete novos casos Covid e 18 altas

Elvas regista hoje sete novos casos de Covid-19 e 18 altas.

No concelho, há agora 85 casos ativos de infeção, menos 11 que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.943 casos positivos, 32 óbitos e 1.826 recuperações.

Mais 5.754 casos de Covid-19 e 16 óbitos em Portugal

Portugal regista esta terça-feira, 21 de dezembro, mais 5.754 casos de Covid-19 e 16 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 6.551 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 904 doentes internados, menos 39 que ontem, 153 em unidades de cuidados intensivos, mais um do que no dia anterior.

Grupo Nabeiro Delta Cafés oferece três empregos em Campo Maior

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés encontra-se a recrutar para várias áreas e em todo o país, havendo três ofertas de emprego em Campo Maior.

Uma das ofertas é para chefe de cozinha na KIDOCE, também um gestor de enoturismo para a Adega Mayor, e ainda um professor de matemática para a Delta Cafés, em Campo Maior.

Pode consultar e candidatar-se às ofertas disponíveis, aqui.

Câmara de Elvas reúne esta quarta-feira em sessão com público

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, amanhã, quarta-feira, dia 22 de dezembro, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1– Período Antes da Ordem do Dia

2–Aprovação das Atas de 24/11/2021 e 03/12/2021

3– Expediente Geral

3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Análises de águas

– Férias dos Eleitos

– Despacho

– Alienação do lote de terreno n.º 53 do loteamento Municipal de Terras da Aldeia, em Santa Eulália

– Alienação do lote de terreno n.º 1 e 2 do loteamento Courela da Azinheira, em Vila Fernando

– Vistoria ao espaço n.º 1 – Restauração e bebidas do Centro Comercial dos 102 fogos da Boa Fé

– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Processo de propriedade horizontal nº 9/21

– Processo de obras nº 19/19 e nº 2/20

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada de Stª. Rita, nº 14 – 2º Frente, fração “H”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada de Stª. Rita, nº 14 – 3º Dtº, fração “M”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada de Stª. Rita, nº 14 – 4º Frente, fração “O”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Estrada de Stª. Rita, nº 14 – 4º Frente Dtº, fração “P”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Terreiro João Domingues, nº 5 – 1º/2º, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua do Forno, nº 16, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua do Botafogo, nº 13 – 2º Dtº., fração “E”, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua dos Arcos, nºs 15 e 15-A, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Largo de S. Martinho, nº 2-A, em Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Praça da República, nºs 15 e 15-A, em Elvas

– Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processo de obras nº 66/20; nº 9/21; nº 57/21; nº 90/21; nº 92/21; nº 95/21; nº 96/21; nº 107/21;  nº 109/21; nº 118/21; nº 130/21.; e nº 131/21

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 21 de dezembro de 2021

– Alteração orçamental

– Aprovação da Reprogramação física da operação ALT20-04-2316-FEDER-000066 – Requalificação do Espaço entre o Baluarte do Trem e o Baluarte do Príncipe

– Decisão de aprovação da reprogramação da operação n.º ALT20-04-2316-FEDER-000084 – Requalificação da Faceira da Cisterna

– Notificação da Decisão Final de aprovação da reprogramação da Operação nº ALT20-01-0853-FEDER-000058 – Qualificação das Zonas Industriais das Fontainhas e Gil Vaz

– Cibersegurança – Nomeação de Responsável de Segurança Municipal e Ponto de Contacto Permanente Municipal

– Aprovação da 5ª e 6ª Reprogramação AG da Operação Construção de Emissário e Estação Elevatória da Calçadinha

– Acordo Quadro – Fornecimento de Energia elétrica em Média Tensão, Baixa Tensão Especial e Iluminação Pública

– Parecer sobre a proposta de tarifário RSU – Ano 2022

– Parecer sobre a proposta de tarifário – Aquaelvas 2022

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

– Empreitada de Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira – 1ª fase, 1ª revisão de preços provisória

– Empreitada de CVTT – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, prorrogação de prazo

– Empreitada de Qualificação da Zona Industrial – Lote 2, 1ª revisão de preços provisória

4-Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1. – Constituição de fundos permanentes – DFD – DOMSU,

4.2. – Constituição de fundo permanente – Divisão Socioeducativa,

4.3. – Constituição do fundo permanente da CPCJ,

4.4. – Apoio a Alimentação – Protocolo com Lar Alcântara Botelho,

4.5. – Associação PAR – Projeto DARE – Proposta de Parceria,

4.6. – Feira Literária – Bookkey – Elvas Chave do Reino,

4.7. – Doação de espólio documental relativo à Companhia Elvense de Moagens a Vapor,

4.8. – Proposta de programa de animação cultural comemorativa do 363.º Aniversário da Batalha das Linhas de Elvas,

4.9. – Cedência do Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas à Federação Portuguesa de Futebol,

4.10. – Cedência do Cineteatro Municipal para realização de espetáculo de stand up comedy,

4.11. – Cedência de instalações do Centro de Negócios Transfronteiriço pela ISEKAIS – Associação de Desportos Gímnicos,

4.12. – Cedência do Auditório São Mateus para reunião dos associados do InnovPlantProtect CoLAB,

4.13. – Centro de Acolhimento d’ Os Cucos Pedido de apoio para assistir às sessões de cinema,

4.14. – Apoios:

a) MTA – Movimento Teresiano de Apostolado,

b) Sociedade de Recreio S. Brás de Várzea,

c) Associação Empresarial de Elvas.

Vila Viçosa com programa de Natal adequado à situação de pandemia

A pandemia tem vindo a condicionar bastante as atividades de Natal, promovidas um pouco por todo o país, quer por parte dos municípios quer por parte das associações.

Em Vila Viçosa, o programa inicial era bastante diversificado mas, atualmente, mantém-se apenas “a iluminação de Natal, o presépio e o lume de chão”, como nos referiu o presidente da câmara Inácio Esperança (na foto).

Os concertos de passagem de ano foram cancelados, assim como a tenda e o mercado de Natal, uma vez que podiam promover aglomerados de pessoas. Há outras atividades a decorrer mas são organizadas pelas coletividades pelo que a elas compete decidirem a sua realização ou não”.

Durante este mês há ainda diversões, sobretudo para os mais novos, no Largo D. João IV, como carrinhos de choque e um insuflável. Nos eventos que se mantêm, a câmara municipal de Vila Viçosa apela a todos o cumprimento das normas emitidas pela DGS.

Campo Maior com mais três casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista esta terça-feira, 21 de dezembro, mais três casos de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos sobe para 14.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 881 casos positivos, 853 recuperações e 14 óbitos.

Atletas do CEN com cinco vitórias em torneio em Portalegre

O Clube Elvense de Natação (CEN) participou, no passado sábado, dia 18 de dezembro, com 17 atletas, em Portalegre, no Torneio de Corridas “Todos Temos Amor para Dar”, iniciativa que teve uma componente solidária de angariação de bens para apoio a crianças daquele concelho.

Ao todo, o CEN alcançou 14 lugares no pódio, distribuídos pelas diversas distâncias, tendo os seus atletas vencido cinco provas: Mateus Serrano foi primeiro nos 60 e nos 150 metros, em Infantis Masculinos; João Monteiro venceu nos 100 metros e Leandro Miranda nos 800, em Juvenis Masculinos; e Carolina Pingueiro conquistou o ouro nos 800 metros em Juvenis Femininos.

Todos os resultados do CEN:

Benjamins Masculinos (50 m)

3.º Diego Tavares

4.º Martim Rosário

Infantis Masculinos (60 m)

1.º Mateus Serrano

Infantis Masculinos (150 m)

1.º Mateus Serrano

Iniciados Masculinos (250 m)

2.º João Coutinho

3.º Santiago Carvalho

Iniciados Femininos (80 m)

5.ª Madalena Dias

Iniciados Femininos (250 m)

3.ª Joana Cardoso

Juvenis Masculinos (100 m)

1.º João Monteiro

3.º Bernardo Sequeira

4.º Afonso Sequeira

Juvenis Masculinos (800 m)

1.º Leandro Miranda

2.º Afonso Sequeira

3.º Bernardo Correia

4.º Bernardo Sequeira

Juvenis Femininos (100 m)

2.ª Sara Liu

3.ª Joana Fino

4.ª Jéssica Alcântara

Juvenis Femininos (800 m)

1.ª Carolina Pingueiro

Iniciativa Liberal formaliza candidatura às legislativas pelo círculo eleitoral de Portalegre

A Iniciativa Liberal formalizou ontem, 20 de dezembro, a sua candidatura às eleições legislativas de 30 de janeiro, pelo círculo eleitoral de Portalegre.

O mandatário é Carlos Roquette, candidato membro da Iniciativa Liberal, de 61 anos e empresário em Portalegre. A segunda da lista é a candidata independente Helena Nabais, de 61 anos, docente e empresária em Portalegre. O terceiro, João Leal da Costa, de 29 anos, é candidato independente e gestor em Marvão. A última da lista é Irene Gonçalves, de 45 anos, também candidata independente e empresária e Contabilista Certificada em Ponte de Sor.

Hoje, 21 de dezembro, o presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, visita Portalegre, em apoio ao compromisso assumido por esta lista de candidatos e reúne, às 16 horas, com o presidente da direção do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Jorge Pais, e às 18 horas com a presidente da Associação dos Movimentos Autárquicos Independentes (AMAI), Adelaide Teixeira.

Exposição de Roncas patente na Casa da Cultura de Elvas

A exposição do ceramista elvense Luís Pedras, “25 anos Roncas D’Elvas” vai estar patente na Casa da Cultura a partir de hoje, dia 21 de dezembro, até 6 de janeiro.

A mostra apresenta dezenas de roncas, de diversos feitios, materiais e tamanhos, produzidas artesanalmente pelas mãos do ceramista.

A ronca é o instrumento tradicional dos cantares do Natal de Elvas, em forma cilíndrica, com um dos topos tapado por uma pele bem esticada e atravessada por uma cana fina.

A Casa da Cultura está aberta ao público, com entrada livre, de segunda e sexta-feira das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Depois da remodelação interior, CCC está mais moderno e apelativo

O Centro de Ciência do Café (CCC), aberto há sete anos, foi recentemente, alvo de algumas remodelações, no seu interior.

Estas alterações tiveram como objetivo tornar o espaço mais “moderno e remodelado”, para que quem já visitou o Centro de Ciência do Café, possa voltar, para conhecer os novos conteúdos e as novidades. No entanto, e como explica Cecília Oliveira, diretora do espaço as remodelações vão continuar. “Estivemos a repensar o espaço e fazer algumas alterações e mais do que uma manutenção, foi uma remodelação, não só para quem já nos visitou, poder encontrar espaços renovados, assim como para os novos visitantes, contando com conteúdos atualizados, desde a receção, cafetaria, academia barista, e isto é só o início”, garante, porque segundo nos explica “vamos ter espaços novos como exposição, biblioteca, e espaços para crianças, de forma a torná-lo mais bonito, apelativo e com partilha de conhecimento, que é o que se pretende, neste espaço”.

Um painel interativo, com a planta do Centro de Ciência com todas as áreas e o que pode ser visto em cada uma delas, está também à entrada deste local, contando ainda com uma mensagem de boas-vindas do Comendador Rui Nabeiro, que “ajuda os visitantes que fazem a visita de forma autónoma”.

Cecília Oliveira revela ainda que irão ter “mais espaços renovados”, e, a seu ver “é quase como ter um centro novo, mais moderno e atualizado”, acreditando que “as pessoas vão gostar”.

Centro de Ciência de Café que foi remodelado, contando agora com um toque mais moderno e apelativo, para quem o visita.

Homem detido em Fronteira por posse de munições proibidas

Um homem, de 45 anos, foi detido este domingo, 19 de dezembro, por posse de munições proibidas, no concelho de Fronteira.

A detenção foi feita pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Portalegre, e surge na sequência de uma fiscalização ao exercício da caça. Os elementos do NPA abordaram um indivíduo que estava a caçar, tendo constatado que este tinha introduzido, na câmara da sua arma de caça, cinco munições, uma das quais denominadas zagalote, tendo ainda na sua posse outra munição idêntica, pelo que foi detido.

No decorrer das diligências policiais foi apreendida uma carta de caçador; uma arma de caça de calibre 12; 21 cartuchos carregados com bala (munição proibida); e dois zagalotes (munição proibida).

O detido foi presente ontem, dia 20 dezembro, ao Tribunal Judicial de Fronteira, para aplicação das medidas de coação.

Duas enfermeiras realizam testes à Covid ao domicílio em Elvas

Com o aproximar da noite de natal, bem como da passagem de ano, duas enfermeiras elvenses – Ana Leonardo e Inês Barrocas – decidiram criar o projeto “Nurses at Home”, com o objetivo de realizar testes à Covid-19 ao domicílio.

O projeto surge de uma “lacuna” verificada na cidade, com o objetivo de permitir que os elvenses possam celebrar esta quadra festiva em família e em segurança, revela Ana Leonardo. “Como trabalhamos na Saúde, percebemos que várias pessoas, que gostariam de visitar os seus familiares, nos lares, que estejam doentes, não conseguiam fazer os seus testes e surgiu-nos esta ideia, para podermos contribuir também para a própria população”, explica.

Tratadas todas as burocracias associadas ao processo de testagem, estas duas enfermeiras começaram a meter mãos à obra. “É um projeto que, por agora, irá ser simplesmente de testagem ao domicílio, para que as pessoas possam ter os seus certificados e, assim, poderem deslocar-se a lares, a estarem em maior segurança nas festas de famílias e ir a eventos”, acrescenta Ana Leonardo.

Este serviço de testagem está a ser realizado em Elvas, sendo que poderá também chegar às freguesias rurais. O preço do serviço é de 15 euros, por pessoa, na cidade. A ser realizado numa das freguesias do concelho, acresce ao valor da testagem o da deslocação.

Até ao momento, adianta Ana Leonardo, o serviço tem tido “bastante procura”: “as pessoas contactam-nos para saber como é que funciona o serviço, temos várias marcações e já realizámos alguns testes”. “Temos também agendados alguns testes para os próximos dias, porque se está a aproximar noite e o dia de natal”, acrescenta.  Ainda assim, há ainda disponibilidade para a realização de testes nos dias 23 e 24, como para a passagem de ano.

Os interessados podem solicitar este serviço de testagem ao domicílio, através da página de Facebook “Nurses at Home” ou dos contactos 967 928 529 e 969 376 902.

Testar por segurança

Até à data, não há restrições para as reuniões familiares destas duas semanas, Natal e passagem de ano.

Em Elvas, estamos ao nível do País, com uma taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes, ou seja, no nível de risco muito elevado.

Nem o Município, nem as farmácias do concelho realizam testes gratuitos, o que seria de todo aconselhável, pelo que resta a cada um de nós de forma individual recorrer aos auto testes. Há ainda a pressão, nos supermercados e farmácias, dos nossos vizinhos que esgotam em minutos os testes disponíveis.

Para evitar males maiores é muito importante fazer o auto teste, antes das reuniões de Natal e fim de ano. Faça-o, para sua segurança e para segurança dos seus entes queridos.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

Ministra da Agricultura visitou a APORMOR

A Apormor – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo recebeu ontem Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, numa visita para conhecer as instalações e o trabalho feito nesta Associação

A Ministra da Agricultura realça a importância destas “associações que congregam a vontade das pessoas, dos agricultores, dos produtores e, se começa por congregar a vontade dos produtores pecuários da produção extensiva, hoje congrega a vontade não só dos produtores pecuários, junta o vinho, o chocolate, os apicultores e no fundo congrega todo aqueles que, no sector primário, mas também na transformação, acrescentam o valor à atividade económica, deste território”, tendo a Apormor um papel e contributo muito importante para este sector.

No que toca à importância de existir uma ligação entre os meios rurais e os grandes centros económicos do país, a Ministra acredita que, “faz todo o sentido que nós possamos estar próximos, que possamos criar oportunidades de coesão territorial ajudando a distribuir de forma justa os apoios, os incentivos, para que os territórios rurais possam ser alavanca”, enquanto desenvolvimento e ligação ao mundo mais urbano, “sendo que o desenvolvimento se faz com todos, em igualdade de oportunidades”, acrescenta Maria do Céu Antunes.

Também neste sector foram sentidas as consequências da pandemia de Covid-19 e, por esse motivo, a Ministra da Agricultura revela que existe “um pacote financeiro de quase dez mil, milhões de euros, que vamos distribuir de forma justa, nomeadamente nos territórios mais vulneráveis”, chegando a todos os produtores, de forma a que todos possam receber apoios. É também objetivo deste programa de apoios “chegar aos territórios mais competitivos, para ajudar a uma transição mais ecológica e digital, onde ninguém fique para trás”, explica a Ministra da Agricultura, até porque “contámos com a agricultura durante a pandemia, enquanto que todos os sectores da atividade económica pararam, a agricultura não parou, continuou a alimentar o país, continuou a exportar a um ritmo semelhante àquele que já vinha fazendo antes da pandemia, e neste momento contamos com os agricultores para recuperarmos o país”.

Joaquim Capoulas, presidente da Apormor explica que este encontro “resulta de um convite que fizemos já há mais de um ano para a senhora Ministra vir aqui a Montemor”, de forma a que pudesse conhecer a forma como os produtores locais trabalham e o porquê da sua existência. Desta forma, a Associação pretendeu “demonstrar a quem estava no poder que não somos inimigos, nem dos animais, nem da natureza, pelo contrário, somos o garante de que o mundo animal sobrevive e de que a natureza permanece como ela é “, confessa Joaquim Capoulas.

O presidente da associação lamenta a demora da realização deste convite, admitindo que os produtores têm “algumas reservas com as pessoas que não nos conhecem e que dirigem este país porque não nos ouvem. Ouvem organizações da agricultura mas algumas delas têm mais capacidade para influenciar o poder e nós que andamos aqui no terreno, todos os dias, a cuidar do território e a produzir alimento e a cuidar dos animais, não somos ouvidos”. Fica ainda o desejo para que, futuramente, “se não a Ministra a continuar no cargo, o próximo que venha a seguir, seja de que partido ou cor política for, venha ter connosco e que, não receba só informações vinculadas em Lisboa mas também que conheça o território, o nosso modo de vida e como fazemos”.

“A distância que se tem cavado entre o mundo urbano e o mundo rural”, tal como afirma Joaquim Capoulas, tem sido cada vez maior, consequência da “pouca influência que temos”. Durante esta visita, o presidente aproveitou para expor algumas ideias, no âmbito das “medidas da PAC, fizemos ver à senhora Ministra que havia medidas importantes para apoiar mas que não são vinculadas e eles nem sabem porque a nossa mensagem não chega lá acima”, expõe o presidente.

Maria do Céu Salgueiro, Presidente do Conselho Nacional das Mulheres Agricultoras, aproveitando a visita da Ministra entregou algumas propostas, no âmbito da consulta pública do PEPAC Plano Estratégico da Politica Agrícola Comum 2023-2027, “em virtude de, na mesma perspetiva que há ajudas para os jovens agricultores para ser incentivada e sensibilizar as pessoas, a virem para a agricultura, achámos pertinente também construir umas propostas e medidas”, quer sejam para “mulheres que têm agricultura familiar, ou que por herança tenham as suas explorações a necessitar de uma gestão acompanhada”.

Para além destas propostas apresentadas, Maria do Céu Salgueiro revela que estão a decorrer outras de forma a incentivar a agricultura tais como, “nós temos umas candidaturas agora a decorrer, no âmbito “Corteva”, que o ano passado foi a primeira iniciativa e tivemos cinco explorações muito interessantes, nos pequenos produtos vermelhos, que foram aprovadas e que as candidaturas que ganharam, tiveram um incentivo e é com eles que há retorno e vontade de continuar”.

Relativamente à Covid-19, Maria do Céu Salgueiro revela que este “foi um período complicado para todos, todas as atividades tiveram de retomar o que era o dia-a-dia”, sendo que na Apormor, “no parque de leilões tivemos, entre o Ministério da Agricultura, a Direção Regional, a Direção Regional de Saúde, perceber quais eram as medidas”, de forma a entender como poderiam continuar estas atividades, até porque, esta associação “tem um papel fundamental na economia regional que é desenvolver leilões, todas as semanas”, acrescenta Maria do Céu Salgueiro.

A Ministra da Agricultura que esteve em visita à Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, Apormor.