A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esteve ontem na empresa Qampo, do Grupo Nabeiro, no âmbito da sua visita ao distrito de Portalegre.
A empresa Qampo dedica-se “à fermentação da azeitona que é entregue pelos produtores, à base de métodos naturais e sem a utilização de químicos”, de acordo com Carlos Madeira, gestor da unidade de negócio da Qampo. “Esta azeitona destina-se quer ao mercado nacional, quer à exportação, sendo que 30 por cento da produção é destinada à exportação, sobretudo na Europa”.
Para Carlos Madeira “é muito importante a região receber estas visitas para que se consiga atrair investimento e desenvolvimento, quer da agricultura, quer da industria ligada à agricultura”.
No final da visita, a ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes, referiu que Portalegre “é um distrito que tem um conjunto de oportunidades, a começar pelo grande investimento que vai ser feito na Barragem do Crato e com o circuito hidroagrícola que lhe está adjacente”.
De acordo com a ministra, uma das principais preocupações apresentadas pelos agricultores prende-se com a questão da rega e de “assegurar a disponibilidade de água, que se assume como um recurso escasso. Nesse sentido, o projeto da Barragem do Pisão vem dar resposta a essas necessidades”.
Também Ricardo Pinheiro, secretário de estado do Planeamento, destacou a construção da Barragem do Pisão como uma infraestrutura “fundamental para a competitividade agrícola do Alto Alentejo”.
José Godinho Calado, diretor regional de agricultura do Alentejo, faz um balanço positivo desta visita que permitiu “conhecer as reais preocupações das pessoas, que se prendem com a necessidade de criar condições para a região crescer e por outro lado dar a conhecer os produtos tradicionais que são produzidos”.
Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, considera que “esta é uma visita importante para o concelho, uma vez que mostra a preocupação de quem governa com a região do Alto Alentejo”. Relativamente à campanha da azeitona do concelho, o autarca refere que “está a correr bem mas a questão da mão-de-obra tem sido a principal preocupação manifestada pelos agricultores”.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou duas queijarias no concelho de Nisa, reuniu com os beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão, no Crato, e terminou o dia em Campo Maior, com visita à empresa Qampo, do Grupo Nabeiro.
								

As listas de deputados do Partido Socialista às eleições de dia 30 de Janeiro, pelo distrito de Portalegre, já foram entregues.
A Feira Taurina de Olivença está de regresso, no próximo ano, entre os dias 3 e 6 de Março, depois de uma paragem devido à pandemia.
Está a decorrer este sábado, dia 18 de Dezembro, a vacinação anti-COVID-19 às crianças entre os 10 e os 11 anos. O processo decorre na Estrutura Concelhia de Vacinação de Campo Maior, instalada no Centro Comunitário.
O concelho de Elvas regista este sábado, dia 18, mais nove casos de infeção por Covid-19.
O executivo da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, entregou, no Jardim de Infância do Revoltilho e na Escola de Santa Luzia, chocolates de Natal para todas as crianças.
A vacinação de crianças entre os 10 e os 11 anos está a decorrer este fim-de-semana, dias 18 e 19 de Dezembro, nos diversos concelhos do Alto Alentejo, de acordo com a ULSNA, EPE.
Os dias 18 e 19 de Dezembro destinam-se exclusivamente à vacinação de crianças entre os 10 e os 11 anos reforçando-se a necessidade do consentimento informado do encarregado de educação/tutor.
O documentário “Voyage of Time”, de 2016, escrito e dirigido por Terrence Malick, é apresentado, este sábado, 18 de dezembro, pelas 21 horas, no Auditório São Mateus, numa iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR).
Os dados do INE sobre os censos já tinham dado o alerta vermelho sobre o concelho de Elvas que entre 2011 e 2021 perdeu 10.2% da população 2.345, repito dois mil trezentos e quarenta e cinco habitantes.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 133 novos casos de Covid-19 não havendo óbitos associados à doença.
Portugal regista hoje, sábado, dia 18 de dezembro, mais 5062 casos de Covid-19 e 12 óbitos associados à doença.
O grupo Roncas de Elvas, da ARKUS, associação juvenil, vai atuar este sábado, dia 18, no lar da Fundação Gonçalves e no lar de Santa Eulália.
Os seniores de “O Elvas” saíram do Estádio Municipal ao meio-dia, neste sábado, dia 18, a caminho dos Açores, onde defrontam o Rabo de Peixe, no domingo ao meio-dia (hora do continente).
O MotorKlub Alandroal organiza amanhã, dia 19 de dezembro, um passeio de Pais Natal motards, pelas localidades do concelho.
O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, a recuperação de 13 doentes Covid.
A app “Your Travel Avis – Os caminhos do Mestre”, já disponível na Play Store e na App Store, convida os utilizadores a descobrir este concelho, através de um guia turístico virtual que acompanha todo o percurso. Com as opções de Percurso Automóvel pelo Concelho ou Percurso Pedestre no Centro Histórico de Avis, esta ferramenta, que funciona por geolocalização, conduz os visitantes à descoberta da riqueza natural, histórica e cultural do concelho, tendo como elemento de apoio complementar as placas informativas instaladas em vários pontos de interesse.
No âmbito do programa “Campo Maior Onde Tudo Se Faz Natal”, o Município de Campo Maior vai desenvolver a iniciativa “Ciclo de Concertos de Natal”, que tem início já este fim de semana.
A vacinação de crianças entre os 10 e os 11 anos arranca este fim-de-semana, dias 18 e 19 de Dezembro, nos diversos concelhos do Alto Alentejo, de acordo com a ULSNA, EPE.