Portalegre “é um distrito que tem um conjunto de oportunidades”, defende a ministra da agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esteve ontem na empresa Qampo, do Grupo Nabeiro, no âmbito da sua visita ao distrito de Portalegre.

A empresa Qampo dedica-se “à fermentação da azeitona que é entregue pelos produtores, à base de métodos naturais e sem a utilização de químicos”, de acordo com Carlos Madeira, gestor da unidade de negócio da Qampo. “Esta azeitona destina-se quer ao mercado nacional, quer à exportação, sendo que 30 por cento da produção é destinada à exportação, sobretudo na Europa”.

Para Carlos Madeira “é muito importante a região receber estas visitas para que se consiga atrair investimento e desenvolvimento, quer da agricultura, quer da industria ligada à agricultura”.

No final da visita, a ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes, referiu que Portalegre “é um distrito que tem um conjunto de oportunidades, a começar pelo grande investimento que vai ser feito na Barragem do Crato e com o circuito hidroagrícola que lhe está adjacente”.

De acordo com a ministra, uma das principais preocupações apresentadas pelos agricultores prende-se com a questão da rega e de “assegurar a disponibilidade de água, que se assume como um recurso escasso. Nesse sentido, o projeto da Barragem do Pisão vem dar resposta a essas necessidades”.

Também Ricardo Pinheiro, secretário de estado do Planeamento, destacou a construção da Barragem do Pisão como uma infraestrutura “fundamental para a competitividade agrícola do Alto Alentejo”.

José Godinho Calado, diretor regional de agricultura do Alentejo, faz um balanço positivo desta visita que permitiu “conhecer as reais preocupações das pessoas, que se prendem com a necessidade de criar condições para a região crescer e por outro lado dar a conhecer os produtos tradicionais que são produzidos”.

Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, considera que “esta é uma visita importante para o concelho, uma vez que mostra a preocupação de quem governa com a região do Alto Alentejo”. Relativamente à campanha da azeitona do concelho, o autarca refere que “está a correr bem mas a questão da mão-de-obra tem sido a principal preocupação manifestada pelos agricultores”.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou duas queijarias no concelho de Nisa, reuniu com os beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão, no Crato, e terminou o dia em Campo Maior, com visita à empresa Qampo, do Grupo Nabeiro.

Feira Taurina de Olivença decorre de 3 a 6 de março

A Feira Taurina de Olivença está de regresso, no próximo ano, entre os dias 3 e 6 de Março, depois de uma paragem devido à pandemia.

O evento conta com três corridas de touros e duas novilhadas, contando com a presença de Morante de la Puebla e Antonio Ferrera, que assinalam 25 anos de alternativa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O programa da feira é o seguinte:

3 de Março – novilhada com a participação de Carlos Domínguez, Manuel Perera e Eric Olivera e disputa com os picadores. Os novilhos pertencem às ganadarias de Herdeiros de José Luis Marca, Luis Albarrán González, Vistalegre, Herdeiros de Bernardino Píriz, Juan Albarrán e La Cercada;

4 de Março – Novilhos de “El Freixo” para os novilheiros Alejandro Adame (México) e Raquel Martín (España) em disputa com os picadores e Lalo de María (Francia) que disputa com picadores;

5 de Março – Touros de Zalduendo para Morante de la Puebla, El Juli y Emilio de Justo.

6 de Março – (manhã) Seis Toros de Victorino Martín para Antonio Ferrera em solitário.

6 de Março – (tarde) Touros de Núñez del Cuvillo para Morante de la Puebla, José María Manzanares e Roca Rey.

A apresentação do evento decorreu ontem, sexta-feira, dia 17.

[/shc_shortcode]

Crianças de Campo Maior vacinadas contra a Covid-19

Está a decorrer este sábado, dia 18 de Dezembro, a vacinação anti-COVID-19 às crianças entre os 10 e os 11 anos. O processo decorre na Estrutura Concelhia de Vacinação de Campo Maior, instalada no Centro Comunitário.

O presidente do município, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha passaram pelo espaço e tiveram oportunidade de agradecer a todos os envolvidos neste dia tão importante no combate à pandemia.

As doutoras palhaças também estiveram presentes, arrancando muitos sorrisos não só às crianças, mas também aos adultos que as acompanhavam.

Cerca de 80 crianças vacinadas em Elvas durante a manhã

A vacinação de crianças entre os 10 e os 11 anos está a decorrer este fim-de-semana, dias 18 e 19 de Dezembro, nos diversos concelhos do Alto Alentejo, de acordo com a ULSNA, EPE.

No concelho de Elvas, a vacinação decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço, hoje e amanhã, entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 17 horas.

Maria João Costa, médica de família na Unidade de Saúde Familiar da Amoreira e responsável na vacinação das crianças do CNT, refere que “o período da manhã correu muito bem. Não tivemos grande aglomerados, não tivemos confusões nem filas e conseguimos administrar cerca de 80 doses”.

Além dos agendamentos, “está também disponível o regime casa aberta para crianças dos 9 aos 11 anos, sendo que a previsão, se tudo correr bem, é que consigamos administrar mais de 200 doses no decorrer do fim-de-semana”.

Guilherme Conceição tomou a vacina contra a Covid-19 acompanhado pelo seu pai, Nuno Conceição, e referiu-nos que sentiu “apenas um beliscão”. Com apenas 11 anos, Guilherme garante que sempre teve intenção de “tomar a vacina”. O seu pai considera que a vacinação deve ser “para todos”.

Os dias 18 e 19 de Dezembro destinam-se exclusivamente à vacinação de crianças entre os 10 e os 11 anos reforçando-se a necessidade do consentimento informado do encarregado de educação/tutor.

Esta população poderá deslocar-se a qualquer um dos concelhos onde há vacinação.

AIAR apresenta “Voyage of Time” no Auditório São Mateus

O documentário “Voyage of Time”, de 2016, escrito e dirigido por Terrence Malick, é apresentado, este sábado, 18 de dezembro, pelas 21 horas, no Auditório São Mateus, numa iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR).

O filme, o último de três apresentado neste ciclo de documentários pela AIAR, é considerado como um exame do nascimento e da morte do universo conhecido.

Malick trabalhou no filme mais de quarenta anos e foi descrito pelo próprio como “um de seus maiores sonhos”.

O maior desafio da próxima década

Os dados do INE sobre os censos já tinham dado o alerta vermelho sobre o concelho de Elvas que entre 2011 e 2021 perdeu 10.2% da população 2.345, repito dois mil trezentos e quarenta e cinco habitantes.

No segmento com mais de 65 anos, Elvas teve apenas uma redução de 45 pessoas, enquanto no segmento dos 15 aos 64 anos perdeu 1621 habitantes. E continua a perder, pois os jovens emigram para estudar e trabalhar e já não regressam.

Se o problema é nacional, já que Portugal é o terceiro País do Mundo mais envelhecido com 23.4% da população com mais de 65 anos, atrás do Japão (28.4%) e Itália (muito perto com 23.5%), a nível local, Elvas precisa de
menos betão e focar-se em criar condições para haver emprego (privado) e dar condições aos casais jovens com habitação a preços acessíveis (há demasiadas habitações devolutas e degradadas no centro histórico), creches e infantários a preços reduzidos para incentivar a fixação dos jovens e deixar de se concentrar nos apoios “tipo rendimento mínimo e portarias” que devem ser pontuais e cirúrgicos.

Com o aumento previsível do segmento acima dos 65 anos, as estruturas de apoio vão escassear, obrigando a criar novas e com modelos mais inclusivos e criativos, para além dos lares de idosos do modelo clássico, pensando em residências seniores onde o convívio e as atividades cognitivas são estimuladas.

A agenda para os próximos 10 anos é diferente, sob pena de Elvas ficar cada vez com menos habitantes.
António Ferreira Góis
Diretor da Rádio ELVAS

Portugal regista mais 5062 casos Covid e 12 óbitos

Portugal regista hoje, sábado, dia 18 de dezembro, mais 5062 casos de Covid-19 e 12 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 5016 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 905 doentes internados, menos 38, 147 em unidades de cuidados intensivos.

Roncas de Elvas animam lares de idosos, cumprindo normas da DGS

O grupo Roncas de Elvas, da ARKUS, associação juvenil, vai atuar este sábado, dia 18, no lar da Fundação Gonçalves e no lar de Santa Eulália.

As referidas atuações serão no exterior, de modo a cumprir as regras da DGS.

Desta forma, pretende-se levar a tradição, o espírito natalício e as memórias desta zona aos utentes destas instituições.

“O Elvas” viaja este sábado para os Açores

Os seniores de “O Elvas” saíram do Estádio Municipal ao meio-dia, neste sábado, dia 18, a caminho dos Açores, onde defrontam o Rabo de Peixe, no domingo ao meio-dia (hora do continente).

Na comitiva alentejana, Alex, Diogo (ambos castigados) e Kiko Miranda (seguiu outro rumo) são ausências em relação aos titulares de domingo passado em Sintra.

A equipa técnica de Pedro Canário convocou 15 jogadores: dois guarda-redes (David e Pedro Vítor), seis defesas (Canoa, Emerson, Oleg, João Ferreira, Leo e Zeca Sereno), três médios (Carapinha, Matheus e António Conceição) e quatro avançados (João Borges, Luís Dias, Charlisson e Luís Pereira).

A equipa deve chegar ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, cerca das 15 horas, o voo para os Açores é duas horas depois, chegada ao Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, depois das 19 horas, e jantar no hotel às 20 horas.

Para estes sábado e domingo, há previsão de dois dias de chuva na ilha de São Miguel.

Motoklub Alandroal organiza passeio para entregar prendas às crianças

O MotorKlub Alandroal organiza amanhã, dia 19 de dezembro, um passeio de Pais Natal motards, pelas localidades do concelho.

No decorrer do passeio, “vai ser feita a entrega de prendas às crianças do concelho. É uma iniciativa do motoclube de Alandroal, que a câmara municipal e as juntas de freguesia apoiam, e que geralmente corre muito bem sendo um momento de alegria para as crianças”, de acordo com o presidente da câmara de Alandroal, João Grilo

O passeio tem início às 9 da manhã, com saída do jardim público de Terena, parando dez minutos em todas as localidades do concelho, e termina às 13.40 horas, na Praça da República de Alandroal.

Município de Avis lança guia turístico virtual

A app “Your Travel Avis – Os caminhos do Mestre”, já disponível na Play Store e na App Store, convida os utilizadores a descobrir este concelho, através de um guia turístico virtual que acompanha todo o percurso. Com as opções de Percurso Automóvel pelo Concelho ou Percurso Pedestre no Centro Histórico de Avis, esta ferramenta, que funciona por geolocalização, conduz os visitantes à descoberta da riqueza natural, histórica e cultural do concelho, tendo como elemento de apoio complementar as placas informativas instaladas em vários pontos de interesse.

Tratando-se de uma ferramenta inclusiva, ao longo do trajeto, o utilizador é conduzido por um audioguia que complementa a visita com informação sobre história, património, cultura e gastronomia locais, dispondo também da versão escrita. Os conteúdos disponibilizados encontram-se em português e em inglês. A app disponibiliza também informação útil sobre a agenda de eventos, alojamentos, restaurantes, pontos de interesse e produtos locais, entre outros.

Concertos de Natal neste fim de semana em Campo Maior e Degolados

No âmbito do programa “Campo Maior Onde Tudo Se Faz Natal”, o Município de Campo Maior vai desenvolver a iniciativa “Ciclo de Concertos de Natal”, que tem início já este fim de semana.

Hoje, sábado, 18 de dezembro o concerto decorre na Igreja Matriz de Degolados às 16 horas e é promovido pela Banda 1º de Dezembro. Já amanhã, domingo, 19 de dezembro, há dois concertos, às 15.30 horas, no Mosteiro da Imaculada Conceição, promovido pelo Coro Polifónico “Eborae Música”, e às 17 horas atua o Coro da Câmara da Universidade de Lisboa, na Igreja Matriz.

São Silveirinha, vereadora no município de Campo Maior, explica que os reportórios destes concertos “são direcionados para a época Natalícia”, em que o objetivo foi “descentralizar os concertos”, daí atuarem em diversos locais do concelho.

A vereadora adianta ainda que o valor angariado com a venda dos bilhetes reverte para “as monjas concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição”, convidando a população para assistir aos mesmos, porque considera serem “muito interessantes”.

Crianças de 10 e 11 anos podem vacinar-se este fim-de-semana

A vacinação de crianças entre os 10 e os 11 anos arranca este fim-de-semana, dias 18 e 19 de Dezembro, nos diversos concelhos do Alto Alentejo, de acordo com a ULSNA, EPE.

No concelho de Elvas, a vacinação decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço, hoje e amanhã, entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 17 horas.

Em Campo Maior, a vacinação decorre apenas hoje, das 9 às 13 horas e das 14 às 16 horas, no Centro de Saúde da vila.

No concelho de Portalegre, os jovens podem deslocar-se à vacinação no sábado, entre as 9 e as 13 e das 14 às 17 horas, e no domingo, das 9 às 13 horas. Em Ponte de Sor, a vacinação decorre no mesmo período, sendo que termina às 17 horas.

Nos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Fronteira, Marvão, Monforte, Avis, Crato, Castelo de Vide, Gavião, Nisa e Sousel a vacinação decorre apenas no sábado, dia 18, entre as 9 e as 13 horas.

Os dias 18 e 19 de Dezembro destinam-se exclusivamente à vacinação de crianças entre os 10 e os 11 anos reforçando-se a necessidade do consentimento informado do encarregado de educação/tutor.

Esta população poderá deslocar-se a qualquer um dos concelhos onde há vacinação.