Portalegre “é um distrito que tem um conjunto de oportunidades”, defende a ministra da agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esteve ontem na empresa Qampo, do Grupo Nabeiro, no âmbito da sua visita ao distrito de Portalegre.

A empresa Qampo dedica-se “à fermentação da azeitona que é entregue pelos produtores, à base de métodos naturais e sem a utilização de químicos”, de acordo com Carlos Madeira, gestor da unidade de negócio da Qampo. “Esta azeitona destina-se quer ao mercado nacional, quer à exportação, sendo que 30 por cento da produção é destinada à exportação, sobretudo na Europa”.

Para Carlos Madeira “é muito importante a região receber estas visitas para que se consiga atrair investimento e desenvolvimento, quer da agricultura, quer da industria ligada à agricultura”.

No final da visita, a ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes, referiu que Portalegre “é um distrito que tem um conjunto de oportunidades, a começar pelo grande investimento que vai ser feito na Barragem do Crato e com o circuito hidroagrícola que lhe está adjacente”.

De acordo com a ministra, uma das principais preocupações apresentadas pelos agricultores prende-se com a questão da rega e de “assegurar a disponibilidade de água, que se assume como um recurso escasso. Nesse sentido, o projeto da Barragem do Pisão vem dar resposta a essas necessidades”.

Também Ricardo Pinheiro, secretário de estado do Planeamento, destacou a construção da Barragem do Pisão como uma infraestrutura “fundamental para a competitividade agrícola do Alto Alentejo”.

José Godinho Calado, diretor regional de agricultura do Alentejo, faz um balanço positivo desta visita que permitiu “conhecer as reais preocupações das pessoas, que se prendem com a necessidade de criar condições para a região crescer e por outro lado dar a conhecer os produtos tradicionais que são produzidos”.

Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, considera que “esta é uma visita importante para o concelho, uma vez que mostra a preocupação de quem governa com a região do Alto Alentejo”. Relativamente à campanha da azeitona do concelho, o autarca refere que “está a correr bem mas a questão da mão-de-obra tem sido a principal preocupação manifestada pelos agricultores”.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou duas queijarias no concelho de Nisa, reuniu com os beneficiários do Perímetro de Rega do Pisão, no Crato, e terminou o dia em Campo Maior, com visita à empresa Qampo, do Grupo Nabeiro.