CIMAA felicita Campo Maior, Alentejo e Portugal

As Festas do Povo de Campo Maior, num município associado da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), foram reconhecidas, pela UNESCO, como Património Imaterial da Humanidade, no âmbito da 16ª reunião do Comité do Património Mundial, em Paris.

Para a CIMAA, “estas festividades tradicionais são conhecidas pela decoração de dezenas de ruas, sobretudo da zona histórica, com flores de papel feitas pela população durante vários meses e acontecem apenas quando a população assim o deseja”. O texto da comunidade intermunicipal destaca que “as Festas do Povo estavam já, desde 2018, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.

“É com muito orgulho, na promoção do Alentejo e em especial do Alto Alentejo, que congratulamos a vila e a sua população por este reconhecimento Mundial”, refere Hugo Hilário, presidente da CIMAA, que acrescenta: “esta classificação assume um motivo de orgulho nacional, mas também das gentes do Alto Alentejo, dos campomaiorenses, que fazem das festas uma arte sua, com as suas mãos e com os seus saberes. Isto tem um valor incalculável para a promoção do nosso território.”

“Parabéns, Campo Maior, Alentejo e Portugal!”, conclui a CIMAA.