Programa do Natal em Portalegre entre os dias 9 e 12

O Natal em Portalegre, organizado pela Câmara Municipal da capital de distrito, decorre entre 8 de dezembro e 8 de janeiro, através de atividades alusivas, ao sabor dos produtos mais notórios da região, desde os vinhos, aos doces conventuais, elaborados através da arte dos mais diversos criativos portalegrenses. Também as ruas da cidade representam esta época festiva, através de apontamentos musicais e culturais, animação e iluminação, com as forças vivas do concelho, onde as crianças, jovens e adultos elevam e dignificam as nossas canções e tradições, com orgulho, por todo o país.

Nos dias 9 e 11 de dezembro, decorre o Cinema de Natal, com o filme “Velozes e Traquinas: A Grande Corrida da Neve”, no Centro de Artes do Espetáculos; numa versão dobrada, o filme de animação é projetado na quinta-feira, dia 9, nas sessões das 15, 18.30 e 21.30 horas; no dia 11, sábado, pode assistir ao filme nas sessões das 15 e das 17 horas.

No fim-de-semana de dias 10, 11 e 12 de dezembro, pode saborear os vinhos e os doces da região, no Mercado de Vinhos e Doces de Natal, no Mercado Municipal de Portalegre: das 18 às 22 horas, no dia 10, sexta-feira; das 17 às 22 horas, no dia 11, sábado; e das 15 às 20 horas, no dia 12, domingo.

Nesse sábado, dia 11, pode ainda aproveitar a manhã e o início de tarde ao assistir às atuações tradicionais nos diversos espaços da cidade: pelas 10.30 horas, com o Rancho Folclórico dos Fortios (Tocata), no Mercado Municipal; pelas 15 horas, com o Grupo Cantares de Portalegre “O Semeador”, na Rua 5 de Outubro (Largo 28 de Janeiro); e pelas 16 horas, com a Sociedade Musical Euterpe, no Jardim da Avenida da Liberdade.

No domingo, dia 12, pelas 15.30 horas, atua a Associação Cultural Sons do Campo “Os Sopinhas”, no Centro Comercial Fontedeira.

O Município de Portalegre afirma estar “atento, ao longo do evento, à evolução da situação epidemiológica em Portugal, considerando, se necessário, o cancelamento de algumas atividades, de forma a prevenir o agravamento da situação”.

A autarquia entende que vai “ser um Natal de todos e para todos, um Natal que queremos que seja vivido com saúde, amor e responsabilidade, passado com as nossas famílias, com os nossos saberes e sabores, com as nossas tradições e o nosso brio, com o orgulho de ser portalegrense”. Por isso, segundo o Município portalegrense, esta é “uma época recheada com quase tudo o que nos define: arte e artesanato, natureza e gastronomia, história e inovação, gente e poesia”.