Farmácias de Reguengos administram gratuitamente a vacina contra a gripe

As farmácias do concelho de Reguengos de Monsaraz vão administrar gratuitamente a partir do dia 13 de dezembro a vacina contra a gripe aos munícipes que sejam utentes do Serviço Nacional de Saúde e que estejam incluídos nos grupos prioritários definidos pela Direção Geral da Saúde. O programa “Vacinação SNS Local” inclui também a vacinação das pessoas nas localidades onde residem. Todos os munícipes que pretendam ser vacinados no âmbito deste programa terão de efetuar as inscrições nas farmácias ou nas juntas de freguesia do concelho até ao dia 9 de dezembro.

Para a implementação do programa “Vacinação SNS Local”, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo de cooperação com a Associação Nacional das Farmácias e com a Farminveste – Investimentos, Participações e Gestão S.A. No âmbito do acordo, a autarquia vai pagar às farmácias 2,50 euros por cada vacina inoculada, num total estimado de 500 beneficiários.

Os munícipes podem ser igualmente vacinados contra a gripe sazonal no Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, sendo esta uma ação complementar da câmara municipal para ampliar os meios e os recursos disponíveis para a proteção de todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários.

Tarifas da EDP Comercial sobem em 90 cêntimos fatura em 2022

As tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir, em média, 2,4 por cento, já em 2022, sendo que fatura da luz, para as famílias, deverá subir cerca de 90 cêntimos por mês.

O aumento, a partir de 1 de janeiro, segundo a presidente da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, acontece “num contexto de subida relevante dos preços de energia no mercado grossista”.

Ao longo de todo o ano, a EDP Comercial tenciona manter as tarifas, dando “continuidade à estratégia de estabilidade de preços que permitiu manter inalterados os preços dos clientes também em 2021, quando o mercado de energia atingiu valores recorde”.

A atualização da tarifa, segundo a EDP Comercial, deve-se à “subida continuada do custo de aquisição da energia elétrica e da atual previsão de variação das tarifas de acesso às redes a definir pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022”.

A ERSE divulga até 15 de dezembro os preços da eletricidade no mercado regulado para o próximo ano, sendo que a proposta é de uma subida de 0,2 por cento para as famílias (baixa tensão normal), com a redução das tarifas de acesso à rede (de 52,2 por cento) a atenuar a subida dos preços, devido ao custo da componente energia.

Três nadadores do CEN em destaque no Torneio Nadador Completo

O Clube Elvense de Natação (CEN), representado por um total de 25 atletas, participou no passado sábado, 4 de dezembro, no Torneio Nadador Completo, em Campo Maior, onde estiveram em competição um total de 131 nadadores, de sete clubes.

Em destaque, pelo CEN, estiveram três atletas: Diogo Munhão, que venceu a prova na categoria de Infantil; Bárbara Branco e Ana Sofia Caldes, que foram, respetivamente, segunda e terceira classificadas, em Seniores.

Para além de Diogo Munhão, Bárbara Branco e Ana Sofia Caldes, estiveram em prova, em representação do CEN, os seguintes atletas: Gabriela Pinto, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Filipa Gervásio, Benedita Carapinha, Inês Trindade, Gabriela Rodrigues, João Caldeirinha, Luís Franco, Miguel Rangém, Luís Velez, Miguel Caldes, Tiago Costa, Vasco Pereira, João Sanguinho, Manuel Sanguinho, Christian Calestreu, Miguel Pereira, Gonçalo Costa, Salvador Simões, Vítor Calestreu e Martim Piçarra.

Presépio e Roncas d’Elvas em exposição no Forte de Santa Luzia

A Capela do Forte de Santa Luzia tem disponível, para visita, a partir de hoje, 8 de dezembro, um presépio organizado pela equipa daquele monumento histórico, com a colaboração de António Brinquete, que cedeu parte das suas roncas para esta mostra.

Algumas das roncas são mesmo a representação figurativa do presépio, numa mostra que fica patente até dia 6 de janeiro.

A assinalar o início desta exposição, esta quarta-feira, esteve o Grupo de Roncas d’Elvas, que acabou por animou a manhã no Forte, com os tradicionais cantares de Natal de Elvas.

Elvas regista seis novos casos de Covid-19

Elvas regista esta quarta-feira, 8 de dezembro, seis novos casos de infeção por Covid-19.

No concelho, encontram-se agora 29 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.828 casos positivos, 29 óbitos e 1.770 altas.

Sócios e amigos da AASHE celebram 11 anos da coletividade

Cerca de meia centena de sócios e amigos da Associação de Ação Social Humanitária de Elvas (AASHE) quiseram hoje, 8 de dezembro, celebrar o seu 11º aniversário, num almoço que decorreu num restaurante do concelho.

Presente neste convívio esteve o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que não deixou de agradecer à direção da associação o esforço que tem feito para conseguir manter abertas as portas de sua casa, à comunidade, após este período tão difícil de pandemia. “A Câmara de Elvas está sempre disposta a ajudar, tal como fez há 11 anos, quando criou aquela sala de convívio, na zona de São Roque, para que mantenha sempre a porta aberta”, acrescenta o autarca.

Rondão Almeida perspetiva ainda um futuro risonho para a AASHE, que garante estar “muito bem instalada”, lembrando as obras da residência de estudantes da Agrária, que decorrem junto à sede da coletividade. “Os alunos, possivelmente, vão passar a frequentar aquele espaço”, diz. Depois, alega ainda, será precisamente nessa área de Elvas que a autarquia tenciona começar o processo de recuperação das habitações, o que, no futuro, se traduzirá em mais famílias a habitar a zona de São Roque.

Já o presidente da AASHE, Marcelino Vinagre, diz-se feliz por se manter à frente da direção da associação, garantindo que vai sempre continuar “a batalhar para fazer o melhor”, sempre com o objetivo de manter aquela casa “viva”.

Antes deste almoço convívio, decorreu, na Igreja do Salvador, uma missa por alma dos sócios já falecidos.

Diogo Serra é mandatário da CDU em Portalegre nas Legislativas

A Coligação Democrática Unitária (CDU), que envolve o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes”, divulga que Diogo Serra é o mandatário distrital em Portalegre, com vista às Eleições Legislativas de 30 de janeiro.

Diogo Júlio Cleto Serra tem 68 anos, é natural de Arronches e residente em Portalegre. É consultor/gestor de Projetos Sociais; técnico de Formação Profissional; e formador com especialidade em Igualdade de Género.

Diogo Serra, em termos de formação académica, tem pós-graduação em Turismo e Animação pela Universidade de Évora; pós-licenciatura em Metodologias de Planeamento e Gestão de Projetos Sociais pela Universidade de Coimbra; pós-licenciatura em Sociologia da Intervenção Social pela Universidade de Coimbra; e licenciatura em Animação Educativa e Sociocultural pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

Em termos de intervenção social, Diogo Serra é membro do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2020; membro do Conselho Regional do IEFP – Alentejo; membro (suplente) da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; membro da Comissão Promotora do AMALENTEJO; membro do Conselho Nacional da CGTP-IN até Fevereiro de 2016; coordenador da União dos Sindicatos do Norte Alentejano até Maio de 2015; foi membro do Executivo e Presidente do Conselho Sindical Inter-Regional Alentejo/Extremadura, entre 1995 e 2015; é presidente do Conselho Fiscal do Centro Bom Jesus de Esperança; é vice-presidente da Cooperativa Operária Portalegrense; é presidente do Grémio Transtagano; é membro do Executivo da DORPOR do PCP; e é membro da Direção Regional do Alentejo do PCP.

Alentejo regista mais 122 casos Covid e um óbito

No Alentejo, são identificados, esta quarta-feira, 8 de dezembro, 122 novos casos de Covid-19 e reportada uma morte associada à doença.

Desde março do ano passado, na região foram reportados 43.205 casos de infeção e 1.067 óbitos.

Covid-19: Portugal com mais 15 mortos e 5.286 infetados

Portugal regista esta quarta-feira, 8 de dezembro, 5.286 novos casos de Covid-19. É o segundo dia com o maior número de novas infeções, desde 5 de fevereiro.

Segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados 15 óbitos e reportadas 3.021 recuperações, nas últimas 24 horas.

No que diz respeito aos internamentos, há menos 19 hospitalizações em enfermaria, face ao dia de ontem, num total de 917, mas mais cinco em cuidados intensivos (138 ao todo).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.177.706 casos de infeção, 18.587 óbitos e 1.096.285 altas.

Terço de balões sobe em Vila Viçosa

No âmbito das comemorações do Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa vai largar um terço construído com balões 100% biodegradáveis, do pátio da referida instituição.

O lançamento vai ser efetuado às 15 horas, altura da procissão, no exato momento que o andor transponha as portas do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, de Vila Viçosa. Esta atividade só será realizada, se as condições climatéricas o permitirem.

A organização entende que “esta atividade, filmada com drone, seria uma mais valia, para se conseguir acompanhar o percurso do lançamento, em conjunto com a imagem de nossa senhora a sair do Santuário”.

Campo Maior ilumina-se para viver o Natal

O espírito natalício já chegou a Campo Maior, com a iluminação própria da época espalhada um pouco por todo o concelho.

O Município decidiu iluminar as principais artérias da vila, bem como espaços como o Jardim Público, onde também se encontra o presépio, a própria Câmara Municipal, o Centro Comunitário e o Centro Cultural.

Por estes dias, também a música de Natal já se faz ouvir no Centro Histórico de Campo Maior.

Imagens do Município de Campo Maior:

Elvenses visitam Nossa Senhora em Dia da Imaculada Conceição

Em Dia da Imaculada Conceição, que se assinala esta quarta-feira, 8 de dezembro, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, nas Portas da Esquina em Elvas, está de portas abertas até às 20 horas.

Na cidade, lembra Sebastião Sequeira, membro da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, há muitos devotos, sendo uma tradição esta romagem até àquele espaço religioso, atualmente, só aberto, em ocasiões e dias como este, convidando todos a visitar a “padroeira de Portugal e mãe de todos”.

Nesta visita à capela, os fiéis, adianta Sebastião Sequeira, procuram rezar, acabando, em alguns casos, em dar “uma esmolinha”, à Confraria, em troca de uma estampa. “Antes, abríamos a capela das 9 às 17 horas, mas destruíram tudo, partiram azulejos, e decidimos fechar, porque não temos pessoal para estar aqui a guardar”, acrescenta.

Dentro do possível, apesar da falta de verbas, a Confraria, com a ajuda da Câmara de Elvas, tem procurado sempre manter, nas melhores condições, a capela.

Apesar da capela estar encerrada, no dia a dia, Sebastião Sequeira garante que basta os interessados em visitá-la, para cumprir alguma promessa, entrarem em contacto com algum elemento da confraria.

Ao meio-dia e meia, e no âmbito das celebrações deste feriado religioso, há missa na Igreja da Sé. Desde o passado dia 29, que a Confraria tem realizado a tradicional novena, diariamente, pelas 19 horas.

Tiago Carlos não se arrepende da decisão de ser padre

A cerimónia de ordenação de Tiago Carlos como presbítero (padre) vai acontecer hoje, Dia da Imaculada Conceição, numa cerimónia presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e que vai decorrer na Catedral de Évora, pelas 17 horas.

Numa entrevista anteriormente realizada na Rádio ELVAS, Tiago Carlos referiu-nos que a sua decisão de ser padre foi sempre “muito bem aceite, quer pelos amigos, quer pela família porque percebem que me sinto feliz e realizado”.

Optar por uma vida religiosa leva a muitas mudanças na vida de um jovem. Tiago Carlos refere que quando tomou esta decisão teve que perceber que “a paróquia em que estiver vai ser sempre uma prioridade”.

Questionado sobre arrependimento, Tiago Carlos garante que “até ao momento, não se arrepende da decisão que tomou. É claro que às vezes penso que podia estar a fazer outras coisas, mas como me sinto tão realizado e feliz com o que faço nem se coloca essa questão”.

Euromilhões: 143 milhões para um único apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, do sorteio de ontem, 7 de dezembro, no valor de 143 milhões de euros, saiu a um único apostador no estrangeiro.

Já o segundo prémio, de 418 mil euros, saiu a dois jogadores, também no estrangeiro, e o terceiro, de 24 mil euros, a oito, um deles, com aposta registada em Portugal.

Os 1.600 euros do quarto prémio saíram a 38 jogadores, três em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 22, 31, 38, 46 e 47 e as estrelas 7 e 11. Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

AASHE comemora esta quarta-feira 11 anos

A Associação De Ação Social Humanitária De Elvas (AASHE) comemora, esta quarta-feira, 8 deste mês, 11 anos de existência.

Para assinalar este aniversário, e como explica Marcelino Vinagre, presidente da coletividade, “haverá uma missa por alma dos sócios já falecidos, às 11 horas, na Igreja do Salvador, assim como um almoço convívio, às 13.30 horas, no Restaurante São José”.

Neste momento a coletividade conta com cerca de 90 sócios, tendo perdido cerca 25%, devido à pandemia, pelo que a direção tem lutado “para que a associação continue viva”.

CRP da Boa-Fé comemora 63º aniversário

O CRP da Boa-Fé comemora esta quarta-feira, 8 de dezembro, o seu 63º aniversário, com um torneio de snooker.

Pelo meio-dia realiza-se uma alma por alma dos sócios falecidos e às 18 horas cantam-se os parabéns à coletividade. Por essa hora serão também entregues os prémios aos vencedores do torneio de snooker.

O habitual beberete, desta feita, e tendo em conta a pandemia, não se realiza. Ainda assim, a coletividade informa que terá, para todos os sócios que a visitem, neste dia, uma fatia de bolo para lhes oferecer.

Dia de Nossa Senhora da Conceição assinalado com a presença de fiéis

Vila Viçosa assume-se hoje como o centro das celebrações do dia 8 de dezembro, uma vez que é onde se encontra instalado o solar da padroeira de Portugal, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

O padre Francisco Couto, pároco de Nossa Senhora da Conceição, apresenta o programa para hoje que começa “bem cedo. Às 8 da manhã temos a receção dos peregrinos e fiéis, seguindo-se a recitação do terço, às 9.30 horas. A eucaristia, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está marcada para as 11 horas e a procissão em Honra de Nossa Senhora da Conceição sai à rua às três da tarde. A eucaristia da tarde tem lugar às 17 horas e o ato de consagração e encerramento das solenidades acontece às 18.30 horas”.

De acordo com o pároco, em anos anteriores, chegaram a estar cerca de “8 mil pessoas em Vila Viçosa neste 8 de Dezembro, tem também muito a ver com o dia da semana em que calha. Este ano é uma quarta-feira, vamos ver como corre”.

Fernando Pinto, o juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, deixa um apelo aos fiéis para que se sintam “em segurança ao participar nestas celebrações porque nós vamos fazer tudo para que corra bem”.

A reportagem completa sobre as comemorações do Dia de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, para ouvir esta quarta-feira, dia 8, depois das notícias do meio dia.