Dia de Nossa Senhora da Conceição assinalado com a presença de fiéis

Vila Viçosa assume-se hoje como o centro das celebrações do dia 8 de dezembro, uma vez que é onde se encontra instalado o solar da padroeira de Portugal, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

O padre Francisco Couto, pároco de Nossa Senhora da Conceição, apresenta o programa para hoje que começa “bem cedo. Às 8 da manhã temos a receção dos peregrinos e fiéis, seguindo-se a recitação do terço, às 9.30 horas. A eucaristia, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está marcada para as 11 horas e a procissão em Honra de Nossa Senhora da Conceição sai à rua às três da tarde. A eucaristia da tarde tem lugar às 17 horas e o ato de consagração e encerramento das solenidades acontece às 18.30 horas”.

De acordo com o pároco, em anos anteriores, chegaram a estar cerca de “8 mil pessoas em Vila Viçosa neste 8 de Dezembro, tem também muito a ver com o dia da semana em que calha. Este ano é uma quarta-feira, vamos ver como corre”.

Fernando Pinto, o juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, deixa um apelo aos fiéis para que se sintam “em segurança ao participar nestas celebrações porque nós vamos fazer tudo para que corra bem”.

A reportagem completa sobre as comemorações do Dia de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, para ouvir esta quarta-feira, dia 8, depois das notícias do meio dia.