Dois mortos em colisão frontal à saída de Montemor

Foto: João Comenda

Uma aparatosa colisão entre uma carrinha e um ligeiro de passageiros à saída de Montemor-o-Novo, na direção de Vendas Novas, provocou dois mortos e dois feridos leves.

O alerta foi dado às 16.53 horas, segundo o CDOS de Évora, para um choque frontal entre as duas viaturas ao km 80.125, à saída de Montemor, provocando o encarceramento das vítimas, tendo falecido um casal na casa dos 75 anos. Os feridos leves, com idades próximas dos 45 anos, foram transportados para o Hospital de Évora.

Os Bombeiros de Montemor, o INEM, a GNR e as infraestruturas de Portugal foram chamados ao local, tal como um helicóptero do INEM, que não veio a ser utilizado, num total de 13 veículos e 30 operacionais.

A estrada nacional 4 esteve cortada até às 18.30h e depois o trânsito fez-se de forma alternada.

IPDJ promove concurso “Jovens pela Igualdade”

“Jovens pela Igualdade” é o nome do concurso promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que está a decorrer até dia 23 deste mês.

O concurso destina-se “a associações de jovens e de caráter juvenil e que trabalham e promovem as temáticas da igualdade de género, de cidadania e não descriminação, promovendo o debate entre jovens, sobre as mesmas”, como revela Miguel Rasquinho, diretor regional do Alentejo do IPDJ.

O objetivo é que “sejam os próprios jovens a fomentar o debate, dentro das próprias associações com os jovens, pelo que este concurso pretende reconhecer o trabalho e atividades realizadas em 2021 pelas mesmas, sendo que qualquer associação deste âmbito pode concorrer e candidatar-se a um prémio monetário, no valor de 1.500 euros”, adianta ainda Miguel Rasquinho.

O diretor regional do Alentejo do IPDJ considera que “mais do que o prémio monetário, o mais importante é promover o debate, a cidadania e o papel dos jovens no debate sobre as questões da igualdade “.

Este concurso é promovido pelo IPDJ, em articulação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação -Portugal + Igual (ENIND) 2018-2030 e do Plano Nacional de Juventude.

As candidaturas ao Concurso “Jovens pela Igualdade podem ser feitas aqui.

Unidade de Recolha de Resíduos Perigosos em Reguengos

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos vai estar instalada nos dias 22 a 27 (segunda a sábado) e no dia 29 (segunda-feira), no Campo 25 de Abril, nas traseiras do Tribunal, em Reguengos de Monsaraz.

Esta unidade serve para os munícipes colocarem resíduos perigosos e com risco de contaminação que tenham em casa e que não devem ser depositados no lixo comum.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos é uma solução de deposição itinerante e em regime de proximidade que funciona durante os dias de semana das 11 às 14.30 horas e entre as 15.30 e as 18.30 horas e aos sábados das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 18 horas, com um técnico a prestar apoio e a esclarecer as dúvidas dos utilizadores.

Este serviço é gratuito e pode ser usado pelos munícipes para depositarem cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas e baterias, que são objetos de uso quotidiano que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos ou contaminantes.

Esta unidade pioneira no país vai estar instalada em regime de itinerância nos 12 concelhos do distrito de Évora da área de intervenção da Gesamb para recolher em segurança objetos que existem em quase todas as habitações e que são considerados perigosos quando descartados indevidamente, podendo mesmo poluir os recursos hídricos locais ou afetar a fauna e a flora. A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos esteve instalada no início do mês em Évora, seguiu-se Mourão e, a partir de 22 de novembro, está em Reguengos de Monsaraz.

[/shc_shortcode]

CPCJ de Elvas debate violência doméstica e exposição das crianças

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas vai promover no próximo dia 26 de novembro (sexta-feira), entre as 10 e as 12 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, a ação de sensibilização intitulada “Sem Direito a Violência” – O Impacto da Exposição de Situações de Violência nas Crianças, dirigida as entidades com competência em matéria de infância e juventude e população geral.

O ação assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Mulheres, tendo como objetivo promover, a reflexão, debate, e sensibilizar a opinião pública para um dos mais graves problemas da sociedade, violência doméstica. Sob esse mote irá ser abordada especificamente, a consequência e os danos irreparáveis na vida das crianças expostas a situações de violência doméstica.

A iniciativa conta com a participação de diversas entidades com competência na área da violência doméstica.

Infantis, sub-12: “O Elvas” perde e “Os Elvenses” ganham

A quarta jornada do campeonato distrital de infantis Sub-12 disputou-se ontem, sábado, dia 20.

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu por duas bolas, frente ao Portalegrense A e o Clube de Futebol “Os Elvenses” venceu por 2-1 o Sport Nisa e Benfica. Ainda na mesma jornada, o Portalegrense B venceu o Gavionenses por 5-3 e o Arronches venceu o Estrela por 4-0.

Redondo recebe Primeira Pedra de acesso a habitação condigna

O Núcleo Distrital de Évora da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, representado pela presidente da Mesa do Conselho Geral, Cidália Barriga, e pela técnica Maria José Guerreiro, entregou à Câmara Municipal de Redondo a “Primeira Pedra”, como símbolo de apelo à construção e implementação de respostas eficazes no acesso a uma habitação condigna.

Esta Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação pretende sensibilizar o Poder Local e a população para a necessidade imediata de uma política de habitabilidade, capaz de promover a igualdade de oportunidades, a inclusão social e o desenvolvimento urbano.

A iniciativa em Redondo decorreu na sala de sessões dos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara Municipal destacou a importância deste apelo, até porque estão contempladas medidas urgentes nesta matéria no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma “oportunidade que não podemos desperdiçar”, uma vez que está em fase de preparação a Estratégia Local de Habitação. Consciente de que “ainda há muitos passos a dar para minimizar o impacto negativo da pobreza no concelho”, David Galego garantiu que a área social é uma das suas maiores “prioridades”.

Referindo a intervenção da autarquia de Redondo “numa lógica de proximidade com as pessoas”, Maria José Guerreiro considerou que a pobreza transporta consigo “um efeito multiplicador, e nós temos de atacá-lo de vez”.

Já Cidália Barriga demonstrou a sua total disponibilidade para dar seguimento a este trabalho conjunto, sublinhando que “estamos cá todos para fazer o que for possível”.

Portugal com mais 11 óbitos e 2.499 casos

Portugal regista hoje, domingo, dia 21 de novembro, mais 2499 casos de Covid-19 e 11 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 541 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 597 doentes internados, mais 53, 89 (+um) em unidades de cuidados intensivos.

Programa Revive para seis estações ferroviárias do Alentejo

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Turismo Fundos e IP Património promovem uma sessão de esclarecimento sobre programa Revive Natureza, que vai ter lugar na próxima terça-feira, dia 23.

A Turismo Fundos, em colaboração com a IP Património e a Entidade Regional
de Turismo do Alentejo e Ribatejo, vai realizar uma sessão de esclarecimento
sobre o programa Revive Natureza, destinado a seis estações ferroviárias do
território alentejano. O programa Revive Natureza, dirigido a investidores, abrange as estações de Vale de Paio, Vimieiro (ambas no concelho de Arraiolos), Sousel, Montoito (Redondo), Represas (Beja) e Vale de Peso (Crato).

Dar a conhecer as condições de acesso ao concurso – que visa facilitar os
processos de requalificação e dinamização das estações, assim como fazer um
enquadramento sobre o acordo entre a Turismo Fundos e a IP Património – são
os objetivos da iniciativa a ter lugar na próxima terça-feira, a partir das 15 horas, no
Évora Hotel, em Évora.

Alandroal entrega cabaz em vez de fazer festas de Natal

A Câmara Municipal de Alandroal tem em marcha o Especial Natal 2021, com a entrega de cabazes de Natal, aos seniores, pensionistas e reformados do concelho.

O Município alandroalense justifica esta medida da forma seguinte: “devido à situação de pandemia, está afastada a possibilidade dos habituais convívios de Natal, para os seniores, pensionistas e reformados do concelho; para quebrar o isolamento e não deixar de assinalar a quadra festiva, o Município fará a distribuição individual, porta a porta, de uma lembrança, composta por produtos locais, para cada pessoa que reúna condições”.

Para receber esta lembrança natalícia, os interessados devem fazer a sua inscrição nos balcões únicos de Alandroal, Terena e Santiago Maior ou pelo telefone 961 374 195, até 7 de dezembro.

PSP e ASAE apreedem 114,6 mil euros em Portalegre

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveu este domingo, dia 21, no mercado mensal, no Parque de Feiras e Exposições da cidade de Portalegre, uma operação conjunta com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Unidade Operacional XI – Évora.

A operação em questão contou com um forte dispositivo composto por polícias do Comando Distrital de Portalegre e Inspetores da ASAE, apoiados por recursos da Unidade Especial de Polícia (UEP) e do Comando Distrital de Castelo Branco. A ação tem como objetivo principal o combate a ilícitos criminais previstos no Código de Propriedade Industrial, nomeadamente “contrafação, imitação e uso ilegal de marca”.

Foram apreendidos cerca de 114.600 euros de 4944 artigos contrafeitos, foram levantados 17 processos crime contra 15 indivíduos.

Acidente nas Portas de Olivença danifica viaturas

A colisão entre dois veículos ligeiros, junto à Portas de Olivença, em Elvas, provocou danos materiais nas viaturas.

O acidente ocorreu ao final da manhã deste domingo, dia 21 de novembro, e no local esteve a Polícia de Segurança Pública que tomou conta da ocorrência.

Albuera (Badajoz) recorda batalha com Feira Napoleónica

A I Feria Napoleónica, o primeiro evento deste género realizado em Espanha, está a decorrer este fim-de-semana, dias 20 e 21 de novembro, em Albuera, na província de Badajoz.

O evento pretende dar a conhecer a história da batalha de Albuera, travada a 16 de Maio de 1811, durante a Guerra da Independência, e que colocou no campo de batalha, por um lado, as tropas portuguesas, britânicas e espanholas, e por outro, os franceses.

A I Feria Napoleónica conta com a presença de cerca de 150 figurantes e 30 expositores e desenvolve-se em vários locais de Albuera.

A Rádio ELVAS marcou presença e falou com alguns dos expositores presentes.

Rui Pormezinha é natural de Borba, apesar de residir e trabalhar há vários anos em Espanha, e marca presença em representação dos produtos portugueses, como os queijos ou os doces. O português tem por hábito participar neste tipo de eventos e “grande parte dos produtos que aqui temos são de origem portuguesa. Temos alguns espanhóis mas algo mínimo”.

Macarena é natural de Albuera e lamenta a falta de visitantes ao evento: “as pessoas ainda estão com medo com a questão da Covid. É uma boa iniciativa e que trás movimento mas que não contou com a participação da população local”.

A I Feria Napoleónica é complementada com pequenas demonstrações históricas do que foram as lutas de 1811.

Quase 48 mil estremenhos não estão vacinados contra a Covid

Na Estremadura espanhola, 7648 pessoas (0,6% da população) rejeitaram qualquer toma da vacina contra a Covid-19. Se a taxa de imunização na região ronda os 95 %, quer dizer que 4,4% da população ainda não se manifestou nem contra nem a favor do assunto.

Nesse sentido, de acordo com as autoridades de saúde, há quase 48 mil pessoas que não compareceram à marcação nem demonstraram qualquer intenção, ou não, de o fazer.

Junta da Estremadura estuda novas regras para aplicar restrições

O Ministério da Saúde e as comunidades autónomas da Estremadura estão a estudar novos parâmetros para se guiarem na aplicação das restrições relacionadas com a Covid-19.

Tendo em conta a evolução do vírus nas últimas semanas, as autoridades de saúde consideram que, graças à vacinação, tem-se conseguido reduzir os contágios e, sobretudo, a gravidades dos sintomas. Nesse sentido, é objetivo das entidades responsáveis suavizar os níveis de risco de contágio em função da taxa de incidência acumulada, focando-se agora na pressão hospitalar.

A proposta do Ministério da Saúde é que o risco baixo de transmissão se fixe nos 100 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, contrariando os 50 atuais que a Estremadura aplica. O risco elevado começaria a partir dos 300 casos, em vez dos 150 e o muito elevado seria a partir de 500 casos por 100 mil habitantes, ao contrários dos 250 de agora.

Estremoz quer ter a melhor passagem de ano do Alentejo

Estremoz promete ter uma das melhores passagens de ano do Alentejo. A garantia é dada pelo presidente da Câmara Municipal, José Sádio.

Com o aproximar da quadra festiva de natal, o autarca, mesmo sem adiantar grandes pormenores, revela que, na noite de 31 de dezembro, no parque de feiras da cidade, haverá uma comemoração, com espetáculos “de grande qualidade”, pelo que, apela, desde já, para que a população celebre a entrada em 2022 em Estremoz.

“Vamos ter um grande réveillon em Estremoz e o apela que faço é que todos os alentejanos se preparem para que venham ao parque de feiras Estremoz, no dia 31 à noite, e celebrar a passagem de ano. Fica o convite. Posso garantir que vai ser uma grande surpresa e aquilo que queremos é que Estremoz tenha o réveillon do Alentejo”, assegura.

O próximo mês, na cidade, revela ainda o autarca, será de “muita animação cultural”, com muitas atividades próprias e dedicadas ao natal, para as crianças e famílias.

Peça “Vai Vem” apresentada em Campo Maior

O Centro Cultural foi palco na noite de 20 de novembro do espetáculo “Vai Vem”, uma peça de teatro físico da responsabilidade da Ajagato.

A peça conta as histórias de quatro personagens que eventualmente acabam por se encontrar, numa viagem visual onde o corpo e o silêncio foram protagonistas, numa narrativa que não deixou ninguém indiferente.

Este foi mais um espetáculo inserido nas comemorações do 18.º Aniversário do Centro Cultural de Campo Maior.

Câmara de Elvas quer reabrir creche na Terrugem

A intenção de reabrir uma creche na Terrugem levou na tarde de ontem, sábado, dia 20, o presidente da Câmara de Elvas, comendador José Rondão Almeida, a reunir, naquela freguesia, com o presidente da Junta, Manuel Bandarra, e da Assembleia de Freguesia, Júlia Brinquete.

Nesta fase, o município aguardará que a Associação de Beneficência Amigos da Terrugem (ABAT) realize as eleições para os seus órgãos sociais e estes decidam depois se pretendem ou não reativar a creche da instituição. Se tal não se verificar, a Câmara e a Junta manifestam-se disponíveis para apoiar a abertura de uma nova creche nas instalações da antiga Escola Primária, ficando a valência a cargo de uma associação a ser criada na freguesia.

O presidente Rondão Almeida aproveitou ainda a passagem pela Terrugem para tomar contacto no terreno com um conjunto de artérias e espaços, que poderão vir a ser objeto de diversas requalificações. Segundo o autarca, ”é nossa intenção avançar com a requalificação de prédios degradados, para incluir na estratégia de habitação do concelho de Elvas, cujo acordo já existe com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, o IHRU”.

Professora Maria José Cid promoveu workshop

O curso de Ballet Clássico do Projeto de Formação do Município promoveu ontem, dia 20 de Novembro, um workshop no sentido de promover esta dança e de mostrar o trabalho desenvolvido durante o ano nas aulas da professora Maria José Cid.

“Imaginando Contos” foi o mote para o primeiro grupo, dos 4 aos 10 anos, que permitiu aos pequenos dar largas à imaginação e criar histórias partindo dos personagens que encarnaram.

Já o segundo grupo, para maiores de 10 anos, realizou o workshop sob o tema “Hoje Começo a Dançar”.