Viana do Alentejo e Évora contra demolição da estação de Alcáçovas

Os municípios de Viana do Alentejo e Évora assumem uma posição conjunta contra demolição da estação ferroviária de Alcáçovas, no concelho de vianense.

Os presidentes das Câmaras Municipais de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, e de Évora, Carlos Pinto de Sá, estão “frontalmente contra” a intenção da empresa Infraestruturas de Portugal (IP) de demolir a estação ferroviária de Alcáçovas.

Esta tomada de posição conjunta surge depois de um encontro entre os dois autarcas, no qual foi decidido “solicitar uma reunião com carácter de urgência à IP”, no sentido de “travar o processo e encontrar soluções que permitam manter e requalificar o edifício”.

Integrada na Linha do Alentejo, cujo troço entre Casa Branca e Beja será brevemente modernizado, a estação de Alcáçovas foi inaugurada há mais de 150 anos, em 1864, tendo recebido obras de modernização em finais da década de 30 do século passado. A sua demolição foi justificada pela IP por não ser necessária “para a exploração ferroviária”, a cargo da CP.

“Estamos frontalmente contra esta decisão, pois a estação de Alcáçovas tem um inegável valor patrimonial e histórico e a sua demolição significaria a destruição de uma valiosa memória histórica”, acrescentam os dois autarcas. “Em vez de demolir, a prioridade deveria ser requalificar e valorizar”, sublinham Luís Miguel Duarte e Carlos Pinto de Sá, manifestando a disponibilidade dos dois municípios para encontrar, conjuntamente com a IP e com o Estado português, soluções que permitam “colocar o edifício ao serviço do desenvolvimento local e regional”.