Rádio ELVAS recebe livros de Higino Maroto

O escritor elvense Higino Maroto fez chegar à Rádio ELVAS exemplares das suas obras.

“Longos Caminhos”, “Dos Afectos”, “O Tempo”, “Um mês (in)completo”, “Barbacena, Meu amor”, “Rio Revolto”, “Para lá do Amor” (esgotado) e “Maresia ao Luar” são as publicações já lançadas pelo escritor que se dedica, sobretudo à poesia e ao romance.

A Rádio ELVAS agradece a Higino Maroto a entrega das suas obras.

Monforte festeja São Martinho no Mercado Municipal

No passado dia 11, centenas de monfortenses e visitantes deslocaram-se ao Mercado Municipal, em Monforte, para cumprir a tradição dos festejos tradicionais do Dia de São Martinho, para provar vinho, degustar e comprar outros produtos locais, num ambiente onde reinou a boa disposição e a confraternização com muita animação musical à mistura.

Denominado “Mercado de São Martinho”, este evento é organizado pela Câmara Municipal de Monforte e tem contado com a colaboração de vários organismos (públicos e privados), empresários e outros produtores que se associaram, divulgaram as atividades que  desenvolvem ou apresentaram os seus produtos: vinhos, hortaliças e fruta da época, enchidos, queijos, pão, licores, bolos e doces regionais.

Entre os organismos que têm contribuído para que os propósitos do evento sejam mais abrangentes, encontra-se o Agrupamento de Escolas e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte e a Universidade Sénior do de Monforte.

A Santa Casa da Misericórdia local esteve presente para servir sopas de grão à lavrador e de cachola e a autarquia disponibilizou grelhadores e carvão para que cada um pudesse usar e voltou a oferecer o magusto e o porco assado no espeto, promovendo, ainda, um programa paralelo dirigido sobretudo aos utentes dos lares das quatro freguesias do
Município e diversas atividades lúdico-didáticas para as crianças.
O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, o vice-presidente e os vereadores Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata entregaram aos participantes o certificado de presença, agradeceram a disponibilidade dispensada e sortearam o cabaz com produtos oferecidos pelos expositores.

Dia Mundial do enoturismo celebrado pelo município de Campo Maior

O Município de Campo Maior celebrou o Dia Mundial do enoturismo, no passado domingo, 14 de novembro, com uma iniciativa em colaboração com a Adega Mayor.

Durante o dia os visitantes de alguns dos nossos espaços culturais tiveram a oportunidade de provar o vinho da Adega Mayor.

Esta experiência aconteceu no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, no Lagar Museu do Palácio Visconde d´Olivã e no Espaço.Arte/Posto de Turismo.

Viana do Alentejo e Évora contra demolição da estação de Alcáçovas

Os municípios de Viana do Alentejo e Évora assumem uma posição conjunta contra demolição da estação ferroviária de Alcáçovas, no concelho de vianense.

Os presidentes das Câmaras Municipais de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, e de Évora, Carlos Pinto de Sá, estão “frontalmente contra” a intenção da empresa Infraestruturas de Portugal (IP) de demolir a estação ferroviária de Alcáçovas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta tomada de posição conjunta surge depois de um encontro entre os dois autarcas, no qual foi decidido “solicitar uma reunião com carácter de urgência à IP”, no sentido de “travar o processo e encontrar soluções que permitam manter e requalificar o edifício”.

Integrada na Linha do Alentejo, cujo troço entre Casa Branca e Beja será brevemente modernizado, a estação de Alcáçovas foi inaugurada há mais de 150 anos, em 1864, tendo recebido obras de modernização em finais da década de 30 do século passado. A sua demolição foi justificada pela IP por não ser necessária “para a exploração ferroviária”, a cargo da CP.

“Estamos frontalmente contra esta decisão, pois a estação de Alcáçovas tem um inegável valor patrimonial e histórico e a sua demolição significaria a destruição de uma valiosa memória histórica”, acrescentam os dois autarcas. “Em vez de demolir, a prioridade deveria ser requalificar e valorizar”, sublinham Luís Miguel Duarte e Carlos Pinto de Sá, manifestando a disponibilidade dos dois municípios para encontrar, conjuntamente com a IP e com o Estado português, soluções que permitam “colocar o edifício ao serviço do desenvolvimento local e regional”.

[/shc_shortcode]

Caminhada TransAlentejo é dia 27 em Reguengos

O Festival de Caminhadas TransAlentejo – TransAlentejo Walking Festival – é o evento de lançamento e promoção da Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo, que se distribui pelos 47 concelhos da região. Ao longo de todo o mês de novembro, estão a ser divulgados os percursos com a organização de 50 caminhadas ao longo dos dias de fim-de-semana.

Em Reguengos de Monsaraz, o percurso “Escritas de Pedra e Cal” vai realizar-se no sábado dia 27, às 10 horas. O ponto de partida é junto à Capela São João Baptista, o percurso tem uma distância de 12 quilómetros e, no final, é realizada uma visita Guiada a Monsaraz no final da caminhada. A participação nos passeios é gratuita e está aberta a visitantes e a residentes.

Inscrições até dia 25. Os interessados podem realizar a sua inscrição na página do Festival, em www.portugalwalkingfestival.com ou através do email: desporto@cm-reguengos-monsaraz.pt .

Mais nove mortes e 1.693 casos Covid registados em Portugal

Portugal regista esta terça-feira, 16 de novembro, mais 1.693 casos de Covid-19 e nove mortes associadas à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1.770 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 486 doentes internados, mais 16 que ontem, 80 em unidades de cuidados intensivos (mais quatro).

Desde o início da pandemia, morreram 18.274 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.110.155 casos de infeção. Da doença já recuperaram 1.053.609 pessoas.

Alentejo com mais 36 casos de Covid-19

O Alentejo regista esta terça-feira, 16 de novembro, 36 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportados óbitos associados à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 40.851 casos de infeção e 1.056 mortes.

Torneio de Abertura de Atletismo é sábado em Elvas

O Torneio de Abertura da época de pista de 2021/2022, da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), vai decorrer, no próximo sábado, dia 20, às 15 horas, no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.
A organização do Torneio de Abertura é uma iniciativa da AADP, com o apoio do Município de Elvas e juízes do Conselho de Arbitragem da AADP. As inscrições decorrem até dia 17, quarta-feira.

Executivo da Câmara de Borba reúne esta quarta-feira

O executivo da Câmara Municipal de Borba reúne, esta quarta-feira, 17 de novembro, às 10.30 horas, em reunião ordinária pública, nos Paços do concelho.

A reunião tem a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia:

Ponto 1.1 – Assuntos Gerais de Interesse para a autarquia;

Ponto 1.2 – Expediente;

Ponto 1.3 – Atividades da Câmara;

Ponto 2. Ordem do Dia:

Ponto 2.1 – Direito de preferência sobre a aquisição de imóvel localizado em zona de proteção;

Ponto 2.2 – Transmissão em direto das reuniões de câmara nos canais do Município;

Ponto 2.3 – Pedido de prorrogação de prazo para a reabilitação da empreitada do Celeiro da Cultura em Borba;

Ponto 2.4 – Relatório Final – Revogação da decisão de contratar – Execução de empreitada de Reabilitação de Edifício para Museu de Borba e Enoteca.

Recolha de sangue na ESAE

O Serviço de Sangue do Hospital de Santa Luzia realiza amanhã, quarta-feira, dia 17, uma recolha de Sangue na Escola Superior Agrária de Elvas.

Diego Cruz, médico responsável pelo serviço de sangue, refere que “os dadores de sangue devem ter o cuidado de tomar uma refeição leve antes da dádiva”. Por outro lado, e tendo em conta a pandemia, o médico explica que os doentes Covid “devem aguardar um mês após a recuperação. Já as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid, caso não tenham tido sintomas, devem aguardar oito dias para dar sangue”.

A recolha de sangue é aberta a toda a população e decorre entre as 10 e as 12 horas na Escola Superior Agrária de Elvas.

Mais duas recuperações da Covid-19 em Campo Maior

O concelho de Campo Maior regista esta terça-feira, 16 de novembro, mais duas recuperações da Covid-19, pelo que o número de casos de infeção ativos desce para três.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 759 casos positivos, 744 recuperações e 12 óbitos.

 

Villanueva de la Serena e Don Benito votam a sua união

Foto: Hoy.es

Duas localidades da Estremadura espanhola vão votar, no dia 20 de fevereiro, a união entre si, são elas: Villanueva de la Serena e Don Benito. No entanto, esta união só irá avançar se as duas localidades vencerem por uma larga maioria que atinja, pelo menos, os 66%; em nenhum momento seria possível dar-lhe sinal verde se apenas um dos dois aprovasse esta união.

O Conselho de Ministros autorizou na segunda-feira a realização do referendo exigido pelos dois autarcas, que contam com o apoio das restantes forças políticas municipais e da Assembleia.

Este referendo, segundo a Delegada do Governo na Extremadura, Yolanda García Seco, baseia-se na lei que regula as bases do regime local, que a seu ver “não é muito explícita relativamente a alguns detalhes que devem ser tidos em conta, neste tipo de procedimento”, motivo pelo qual decidiram estabelecer “um muito similar ao de uma convocatória eleitoral, a que os cidadãos estão acostumados”.

A fusão destes dois municípios, segundo dados fornecidos pelos dois conselhos, implicaria uma série de vantagens que vão desde a possibilidade de optar por maiores ajudas estatais e europeias, e especificamente, o aumento do número de habitantes (com 63 mil, passaria a ser o terceiro município com mais população na Extremadura) para se tornar um dos mais importantes polos de desenvolvimento económico da comunidade.

Quanto à opinião da população, segundo uma sondagem feita pelo jornal Hoy, através de 1.240 entrevistas realizadas e publicadas no dia 26 de setembro, essa fusão teria o apoio de 76% dos cidadãos das duas localidades, 10 pontos acima do necessário para alcaides realizarem o processo.

Assim, podem votar as pessoas maiores de 18 anos que estejam inscritas ou tenham feito pedido para tal, em alguma das duas localidades, antes da publicação oficial dos decretos de convocatória nos diários oficiais, que estará pronto até ao final deste mês. As mesas de voto funcionarão das 9 às 20 horas nos locais habituais.

Como em outras votações, também se pensou em quem não estará fisicamente em Villanueva ou Don Benito em 20 de fevereiro, dia em que os cidadãos decidirão o futuro dessas duas cidades. Para eles, foi habilitado um período de votação antecipada que vai de 29 de janeiro a 10 de fevereiro, inclusive aos sábados. O horário, neste caso, será pela manhã (das 10 às 13 horas) e o Ayuntamiento pode marcar pontos diferentes, consoante o número de pessoas que optarem por esta opção.

Sensibilização sobre diabetes decorreu em Campo Maior

No passado domingo, 14 de novembro, assinalou-se o Dia Mundial da Diabetes e, para marcar a ocasião, os Internos da Formação Específica da Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde de Campo Maior promoveram uma Ação de Sensibilização aberta à população.

O objetivo desta ação, que decorreu no Centro Comunitário, ontem, segunda-feira, 15 de novembro, passou por informar e desmistificar algumas das crenças mais comuns sobre esta doença, onde a vereadora no município de Campo Maior, São Silveirinha, marcou presença.

A diabetes é, atualmente, a mais comum das doenças não transmissíveis e uma das que apresenta maior prevalência no nosso país.

Maestro Vasco Pereira leva nome de Campo Maior além-fronteiras

O maestro campomaiorense Vasco Pereira, membro do grupo internacional “Três Elementos Essenciais”, composto por nove compositores de oito países diferentes, como França, EUA, Suíça e Rússia, deu a conhecer, no início deste mês, em Berlim, na Alemanha, a sua mais recente obra, “All’Alba”.

A peça foi escrita para a flautista italiana Rita D’Arcangelo, “uma das maiores da atualidade”, revela o maestro. “Já trabalho com ela há cinco ou seis anos”, adianta, explicando que, neste grupo que integra, vão sendo convidados vários ensembles e instrumentistas, para irem tocando as suas obras.

Vasco Pereira adianta que esta nova peça foi apresentada pela flautista a um grupo de alunos de música, sendo que, com estes concertos, o maestro e os restantes membros do grupo pretendem “voltar a encher as salas de espetáculos com música contemporânea e clássica”, música que, como revela, se “quer agradável e mais amiga do público”.

Escrever uma obra para um único instrumento, como foi o caso, é sempre “uma tarefa difícil”. “As pessoas pensam que quanto menos instrumentos tem uma peça, mais fácil se torna. É precisamente o contrário, porque uma obra com um único instrumento solista, que não é polifónico, exige ter melodia e escrever a harmonia, sem ter acompanhamento nenhum”, esclarece. Para escrever este trabalho, confessa Vasco Pereira, levou mais de três meses, iniciado depois de escutar o chilrear dos pássaros.

Quando questionado sobre a forma como consegue inspiração, para produzir as suas peças, o maestro garante ser como o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos: não a tem, escrevendo sempre que necessário.

Antes desta peça para flauta, estreada, no passado dia 5, na Alemanha, Vasco Pereira compôs o tema “Chegando, veio março”, apresentado em julho, em Madrid, por Rita Moldão e Teresa Cos.