Villanueva de la Serena e Don Benito votam a sua união

Foto: Hoy.es

Duas localidades da Estremadura espanhola vão votar, no dia 20 de fevereiro, a união entre si, são elas: Villanueva de la Serena e Don Benito. No entanto, esta união só irá avançar se as duas localidades vencerem por uma larga maioria que atinja, pelo menos, os 66%; em nenhum momento seria possível dar-lhe sinal verde se apenas um dos dois aprovasse esta união.

O Conselho de Ministros autorizou na segunda-feira a realização do referendo exigido pelos dois autarcas, que contam com o apoio das restantes forças políticas municipais e da Assembleia.

Este referendo, segundo a Delegada do Governo na Extremadura, Yolanda García Seco, baseia-se na lei que regula as bases do regime local, que a seu ver “não é muito explícita relativamente a alguns detalhes que devem ser tidos em conta, neste tipo de procedimento”, motivo pelo qual decidiram estabelecer “um muito similar ao de uma convocatória eleitoral, a que os cidadãos estão acostumados”.

A fusão destes dois municípios, segundo dados fornecidos pelos dois conselhos, implicaria uma série de vantagens que vão desde a possibilidade de optar por maiores ajudas estatais e europeias, e especificamente, o aumento do número de habitantes (com 63 mil, passaria a ser o terceiro município com mais população na Extremadura) para se tornar um dos mais importantes polos de desenvolvimento económico da comunidade.

Quanto à opinião da população, segundo uma sondagem feita pelo jornal Hoy, através de 1.240 entrevistas realizadas e publicadas no dia 26 de setembro, essa fusão teria o apoio de 76% dos cidadãos das duas localidades, 10 pontos acima do necessário para alcaides realizarem o processo.

Assim, podem votar as pessoas maiores de 18 anos que estejam inscritas ou tenham feito pedido para tal, em alguma das duas localidades, antes da publicação oficial dos decretos de convocatória nos diários oficiais, que estará pronto até ao final deste mês. As mesas de voto funcionarão das 9 às 20 horas nos locais habituais.

Como em outras votações, também se pensou em quem não estará fisicamente em Villanueva ou Don Benito em 20 de fevereiro, dia em que os cidadãos decidirão o futuro dessas duas cidades. Para eles, foi habilitado um período de votação antecipada que vai de 29 de janeiro a 10 de fevereiro, inclusive aos sábados. O horário, neste caso, será pela manhã (das 10 às 13 horas) e o Ayuntamiento pode marcar pontos diferentes, consoante o número de pessoas que optarem por esta opção.