FanCineGay 2021 decorre entre 11 e 20 de novembro

FanCineGay 2021, o Festival Internacional de cinema LGBT de Estremadura, chega à sua 24ª edição, reforçando e seu compromisso com a região e promovendo a diversidade e os direitos humanos LGBT, através do cinema.

O evento conta com mais de 100 atividades que incluem, além do cinema, a fotografia, teatro, música e literatura.

A inauguração oficial do festival está marcada para quinta-feira, dia 11, pelas 19.30 horas (hora portuguesa), na sede da Filmoteca da Estremadura, em Cáceres, com uma gala conduzida pela atriz Nuqui Fernández.

Por outro lado, a tradicional Gala de Clausura decorre sábado, 20 de Novembro, a partir das 21 horas (hora portuguesa) no Palácio de Congressos “Manuel Rojas” de Badajoz, onde vai decorrer a entrega dos Prémios FanCineGay 2021. A gala, dirigida por Javier Herrera, será apresentada pelo ator Alberto Velasco.

Voar com a música na Biblioteca de Reguengos de Monsaraz

A Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber no próximo sábado, dia 13 de Novembro, três concertos para pais e filhos na iniciativa Voar com a Música. A primeira sessão tem início às 10 horas e será para bebés até aos 18 meses, a segunda começa às 11horas e destina-se à faixa etária dos 19 aos 36 meses e a terceira será às 12 horas e tem como destinatárias as crianças dos 3 aos 5 anos de idade.

A iniciativa Voar com a Música é organizada pela associação cultural Bolsa D’Originais com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e do Município de Reguengos de Monsaraz. As sessões são dinamizadas por Daniela Pinhel e Joana Godinho e têm uma vertente cultural, artística e educativa.

Este projeto tem um caráter dinâmico com vivências musicais participativas, integrando canções, cantos rítmicos, rimas, lengalengas e interações vocais e corporais, que poderão recorrer a objetos sonoros e adereços escolhidos em função das caraterísticas de cada atividade e da faixa etária. A iniciativa segue os princípios da teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon, que apesar de não se apresentar como um método de ensino, é usada como base para a criação de métodos e modelos de ensino por vários pedagogos, tendo como principal objetivo ajudar as crianças a desenvolver a audição tonal e rítmica para aumentar a compreensão sobre a música.

O projeto Voar com a Música desperta a criatividade e a improvisação de todos os participantes, proporcionando vivências musicais ricas aos bebés e crianças, a estimulação dos seus sentidos, o enriquecimento do vocabulário de escuta e o desenvolvimento da audição dos mais pequenos. A participação nesta iniciativa é gratuita e cada criança deve ser acompanhada por um adulto. As inscrições são limitadas devido à lotação da sala e deverão ser efetuadas para o e-mail: associacaobolsadoriginais@gmail.com.

Bombeiros combatem incêndio em prédio na Avenida António Sardinha

Os Bombeiros Voluntários de Elvas foram mobilizados esta tarde, perto das 15.45 horas, para um incêndio urbano, que deflagrou no 5º andar de um prédio, na Avenida António Sardinha, em Elvas.

O incêndio deflagrou na cozinha, revela José David, Bombeiro de 1ª, adiantando que à chegada da corporação elvense ao local “encontrou a cozinha a arder, mas alguns moradores já tinham, com recurso a extintores, tentado controlar o incêndio”, pelo que os bombeiros “acabaram a extinção e procederam à retirada de fumos”.

Deste incêndio não há vítimas a registar, no entanto “mãe e filha, habitantes da casa, foram assistidas devido ao stress”. José David explica que “o recheio da cozinha ardeu por completo e as outras casas ficaram danificadas devido ao fumo”, não havendo, “em princípio, condições de habitabilidade”.

A Polícia de Segurança Pública (PSP), por precaução e para facilitar o trabalho dos operacionais, cortou a circulação automóvel num troço desta avenida entre a Cidade-Jardim e a Estrada de Santa Rita. Para o local foram mobilizados sete operacionais dos bombeiros de Elvas, apoiados por três viaturas, para além de viaturas e agentes da PSP.

Dado tratar-se de uma artéria muito movimentada da cidade, quer por veículos quer por peões, o incidente motivou a curiosidade de muitas pessoas, algumas delas moradores nos prédios da zona.

Vítima do acidente na EN 373 acabou por morrer no Hospital de Elvas

Acabou por morrer, no bloco operatório do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, o homem de 38 anos que, na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, sofreu um violento acidente de viação, na Estrada Nacional 373, que liga Elvas a Campo Maior (ver notícia aqui),

O óbito foi confirmado à Rádio ELVAS por um familiar.

De recordar que, no local do sinistro, que resultou de um despiste da viatura em que o homem seguia, seguido de um embate numa árvore, o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Nuno Santana, confirmava, à Rádio ELVAS, tratar-se de um ferido grave que, depois de estabilizado, foi transportado ao hospital da cidade. Acabou por não resistir aos ferimentos, falecendo no bloco operatório.

À família enlutada, a Rádio ELVAS endereça as mais sentidas condolências.

Elvas regista um novo caso Covid e três altas

Elvas regista hoje, 10 de novembro, um novo caso de Covid-19 e três recuperações.

O número de casos ativos no concelho é agora de oito.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.783 casos positivos, 1.746 altas e 29 óbitos.

Jardim Municipal de Elvas com nova cara

O Jardim Municipal de Elvas já se encontra com novo aspeto, limpo, com novas papeleiras e bancos novos.

Uma equipa de funcionários limpa com frequência o recinto, que durante algum tempo recebeu críticas de elvenses e visitantes, quanto ao seu estado.

Veja aqui as fotos:

Os 5 melhores locais para visitar em Elvas

Elvas: Um roteiro para um fim-de-semana

A Importância de Elvas

Cidade raiana do Alto Alentejo, conhecida como a Rainha da Fronteira, Elvas foi sempre um local de grande importância para os Portugueses. Primeira linha de embate e de defesa contra as invasões vindas de Espanha, mas não só de espanhóis, resistiu heroicamente a todas elas e ganhou uma importância simbólica, de resistência perante as vicissitudes da nossa condição, própria da génese daquilo que é ser português, no nosso imaginário imaginário.

O Património

A riqueza histórica e cultural que ostenta reflete-se na beleza e vetustez do seu património. Na opinião de Tony Sloterman, os locais históricos são sempre interessantes para os visitantes em diferentes áreas. Com património militar, estratégico e de defesa, mas também arquitetónico, religioso e cultural, a cidade tem uma oferta turística de luxo para qualquer turista nacional ou estrangeiro. Ideal para uma escapadinha de fim-de-semana, os seus visitantes não podem perder 5 locais em Elvas que são absolutamente magníficos.

Ideias para Visitar a Cidade

Nesta cidade, os visitantes encontrarão muitos marcos históricos para visitar – tantos e tão interessantes quanto as propostas de bónus de casino da Free Spins in Portugal.

1. O Aqueduto da Amoreira.

Inaugurado no século XVI, o Aqueduto foi construído por Francisco de Arruda, o arquiteto da Torre de Belém, com o intuito de garantir o abastecimento de água à cidade, que então crescia demograficamente a um ritmo assinalável. Com 7km de comprimento, 31 metros de altura e um total de 843 arcos, é o maior aqueduto da Península Ibérica e a maior estrutura abaluartada do mundo. A mestria dos antigos num monumento de capital importância para o desenvolvimento de Elvas.

2. Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Datada do mesmo século e desenhada pelo mesmo arquiteto, serviu como Sé de Elvas até a cidade ter perdido o estatuto episcopal, no final do século XIX. Foi construída em estilo manuelino, mas sofreu diversas atualizações ao longo dos séculos, ganhando novos elementos arquiteturais, sobretudo no seu interior, com a introdução do mármore de Estremoz. A Igreja foi um ponto central na vida da vila, sendo, durante a Guerra de Restauração, um importante centro de oração pelo são regresso dos soldados portugueses e pela vitória no conflito. Um local de capital importância para os elvenses e para a resistência portuguesa.

3. Castelo de Elvas.

Testemunho maior da história da cidade, é fruto do contributo de vários povos que habitaram a cidade e que o foram robustecendo e aumentado. Os primeiros sedimentos do Castelos apontam para a existência de um castro galo-celta, que foi urbanizado pelos romanos no século II a.C., habitado pelos visigodos, pelos muçulmanos em 714, que construíram as duas primeiras cinturas de muralhas. Já no século XIII, o Castelo cai definitivamente em mãos portuguesas e é fortificado e aumentado até chegar à forma final de hoje em dia. Um verdadeiro passeio pela história.

4. Museu Militar de Elvas.

Nenhuma lista deste género poderia ficar completa sem um museu. Em Elvas, a escolha é óbvia. A localização do Museu Militar de Elvas foi escolhida pela importância estratégia da cidade na defesa do território nacional, sobretudo pelo corte dos acessos a Lisboa de quem por Espanha nos invadia. O vasto espólio do museu inclui as coleções de diversas áreas do exército desde o século XIX. Absolutamente a não perder.

5. Forte de Nossa Senhora da Graça.

Finalizado na última década do século XVIII, a necessidade de construir este Forte octogonal no local onde foi erigido nasceu perante as constantes invasões e cercos a que os elvenses foram sujeitos. Nessas alturas em que o exército português defendia a cidade, a zona onde foi construído o forte era a zona onde a defesa da cidade era mais favorável e a que mais cortava o acesso aos invasores. A imponência sob a forma de um forte.

Alentejo regista 106 novos casos Covid

O Alentejo regista esta quarta-feira, 10 de novembro, 106 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportados óbitos associados à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 40.511 casos de infeção e 1.056 mortes.

Delta Cafés integra três utentes da APPACDM de Elvas na empresa

A APPACDM de Elvas e a Delta Cafés assinaram esta quarta-feira, 10 de novembro, a oficialização do protocolo que tem como objetivo a criação de uma parceria, para integração de utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, desta instituição, em atividades pré profissionais.

Neste momento serão três os utentes que irão desempenhar funções na Delta Cafés, e para o Comendador Rui Nabeiro “este é um trabalho lindo e encantador e é um princípio que pode pegar e que pode caminhar, porque estas pessoas são dóceis e vêm preparados e a sorrir, por isso só merecem o nosso carinho, portanto estou feliz e satisfeito e, oxalá que este passo dado possa seguir em frente e traga muito mais e comodidade aos pais”, destas pessoas.

O comendador Rui Nabeiro acredita que estas pessoas irão ter uma boa integração, no que de si depender. “Não tenho dúvidas nenhumas que se vão integrar, porque se sente”.

Já Luís Mendes, presidente da direção da APPACDM de Elvas considera que este é um “marco histórico” na vida da instituição, “tendo em conta a resposta social que temos, que está em fase de mudança do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) para Centro e Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que advêm de uma portaria 70/2021 onde estão implícitos este tipo de protocolos de parceria”. O presidente recorda que este é um trabalho que a instituição tem vindo a fazer, no que toca à “capacitação e valorização pessoal dos seus utentes com vista à sua integração e inclusão no mercado e esta nova portaria vem acentuar mais este tipo de ações”, enaltecendo o facto deste ser o primeiro protocolo de parceria com uma empresa “de referência a nível nacional, que sempre teve o caráter e atitude social e solidário”.

Para Luís Mendes esta parceria reveste-se de enorme importância principalmente para os utentes, na esperança que venham a ser realizados, com outras entidades. “É ainda mais importante para os utentes, para a sua autoestima a autorrealização e para as suas família, e esperemos que possamos vir a fazer mais com outras empresas e outras entidades.”

O presidente da APPACDM de Elvas revela ainda que estes utentes vão desempenhar funções na parte da embalagem, selecionar produtos, selar as caixas, transportá-los, com orientação de pessoas da empresa que os irão acompanhar”.

A assinatura do protocolo, que tem a duração de um ano, teve lugar no Centro de Ciência do Café.

Mais 1.654 casos Covid e cinco mortes em Portugal

Portugal regista esta quarta-feira, 10 de novembro, mais 1.654 casos de Covid-19 e cinco óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 864 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 380 doentes internados, mais 19 que ontem, 62 em unidades de cuidados intensivos (mais dois).

Desde o início da pandemia, morreram 18.222 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.100.961 casos de infeção. Da doença já recuperaram 1.048.211 pessoas.

Festa da Vinha e do Vinho regressa a Borba diferente do habitual

Já decorre, em Borba, a edição 2021 da tradicional Festa da Vinha e do Vinho, depois de um ano de interregno e, desta feita, com algumas novidades.

Para além de um menor número de dias de certame, a festa, inaugurada na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, estende-se para além do pavilhão de eventos da cidade, chegando ao centro de Borba. São essas diferenças que o presidente da Câmara, António Anselmo, começa por destacar, assegurando que, o mais importante, é continuar promover Borba e todos os produtos da região. Para além de promover o vinho e a vinha, dos “setores mais importantes” no concelho, o evento procura promover também “a gastronomia, os enchidos e os azeites”.

“Queremos que as pessoas venham a Borba, se sintam bem e aproveitem o que Borba tem de bom e, acima de tudo, as pessoas, que são uma maravilha e sabem receber muito bem”, assegura o autarca.

Apesar dos inconvenientes que daí possam resultar, António Anselmo explica que o Município convidou, a participar no certame, todos os expositores do concelho, sem exceção. “Poderá ter, em termos futuros, alguns inconvenientes, mas cá estaremos para tentar compensar e resolver”, garante.

Com o objetivo de ser justo para todos, António Anselmo assegura ainda que se pretende que os empresários e expositores, estejam eles dentro ou fora do pavilhão, possam sair beneficiados desta edição do evento.  Se estes novos moldes do certame não resultarem, no final, será feito o balanço e, se necessário, “tudo repensado de novo”, garante o autarca.

Presente na inauguração do certame esteve, entre outros, o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, que garante ser importante que estes eventos, aos poucos, sejam retomados. “É natural que os municípios, gradualmente, comecem a retomar a sua atividade e vejo este certame com grande apreço”, comenta, assegurando que, à semelhança da Cozinha dos Ganhões, em Estremoz, esta Festa da Vinha e do Vinho, têm em vista promover a cultura e as gentes de Borba.

O cartaz musical, com entrada livre e lotação limitada, integra as atuações de Luís Trigacheiro hoje e José da Câmara amanhã, ambas às 21.30 horas. Matay atua na sexta-feira e Bárbara Bandeira no sábado, com os dois espetáculos marcados para as 22.30 horas. Zé Amaro atua no domingo, às 17 horas.

Mercado de São Martinho em Monforte no dia 11

O Mercado de São Martinho vai ser organizado pelo Município de Monforte, no próximo dia 11 (quinta-feira), no Mercado Municipal, entre as 9 e as 16 horas.

De acordo com publicação da Câmara Municipal, vai haver castanha assada, produtos locais e regionais, produtos hortícolas, bolos, sopas, porco assado, acolhimento às IPSS no “Cantinho do Chá”, ateliês e sorteio do “Cabaz de São Martinho”, recheado de produtos oferecidos pelos produtores presentes no mercado.

A Câmara Municipal assegura transporte de ida e volta para os residentes em Assumar, Vaiamonte, Prazeres e Santo Aleixo, com partidas cerca das 11 horas e regresso às 15.

Oito atletas do CEN no Corta-Mato de Amora (Seixal)

O 31º Corta-Mato Cidade de Amora, no concelho do Seixal, decorreu no passado domingo, dia 7.

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente com oito atletas, que disputaram as suas provas com atletas de elevada qualidade, “proporcionado uma honrosa participação”, segundo refere o clube. Os resultados dos oito atletas do CEN foram:

Iniciados Femininos (2000 metros), 6ª Carolina Pingueiro e 24ª Joana Cardoso; 

Iniciados Masculinos (2000 metros), 15º Afonso Sequeira e 28º Santiago Carvalho; 

e Juvenis Masculinos (4000 metros), 26º Leandro Miranda, 27º Kevin Caroti, 36º Bernardo Correia e 40º Bernardo Sequeira.

Este corta-mato é uma das mais prestigiadas provas do género do atletismo nacional, contando com a participação de mais de 1500 atletas, estando representados os maiores clubes da modalidade. Esta é, igualmente, uma competição aproveitada pela Federação Portuguesa de Atletismo, para observação de atletas, com vista a convocatórias para as Seleções Nacionais.

Rute Santos é a nova diretora da Escola Superior Agrária de Elvas

Rute Santos é a nova diretora da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), sucedendo no cargo a José Manuel Rato Nunes.

Médica veterinária de formação, é professora nesta escola do Politécnico de Portalegre há 21 anos e coordenadora do curso de Equinicultura. Já foi subdiretora desta instituição de ensino superior, assim como presidente do conselho técnico-científico. Assim sendo, garante que, e conhecendo bem a ESAE, reúne as competências necessárias para assumir esta nova função. “Nós queremos estar abertos à comunidade envolvente. Elvas tem nos sabido acolher e nós também queremos dar a nossa parte e contribuir, na medida do possível, para a cidade no seu todo e a atividade em Elvas”, começa por dizer.

Este é o ano letivo com o maior número de sempre de novos alunos nos cursos lecionados na ESAE, algo que, na verdade, se traduz “em novos desafios”. “É o ano em que tivemos o maior número de alunos, de sempre, e também em que temos mais ofertas formativas a funcionar, em simultâneo, fruto do trabalho que tem vindo a ser feito, ao longo dos anos, que nos deixa felizes”, comenta a nova diretora. A capacidade das instalações da ESAE, contudo, começa a “ser curta e limitada” para acolher tantas formações e alunos. Ainda assim, Rute Santos garante que este é um “bom desafio, um bom problema”, até porque é “melhor ter procura e ter que resolver como acomodar as atividade, do que o inverso”.

Apesar de um período complicado de pandemia, a nova diretora lembra que houve sempre capacidade de dar continuidade às atividades letivas, ora online, ora presencial, apesar do impacto que esta fase teve na formação. Agora, e dentro do possível, Rute Santos quer ver essas lacunas colmatadas. Durante os últimos dois anos, os alunos não tiveram a experiência daquilo “que é viver o Ensino Superior”, pelo que, neste regresso às aulas, há pretensão de dinamizar outras atividades extracurriculares, levando-os, acima de tudo, a quer vestir a camisola da Agrária. “Isso é muito importante: sentirem que fazem parte da escola”, diz ainda, depois de um período que considera que foi “castrador” para todos.

Outro dos problemas identificados diz respeito à falta de oferta de alojamento, em Elvas, para os alunos. “A maioria dos alunos são de fora da cidade. É verdade que está prevista e já adjudicada a construção de uma nova residência, que vai colmatar muitas das lacunas, porque acresce à oferta que já dispomos, na nossa residência, e à oferta local, que também importante, com os locais, que disponibilizam acomodação para os nossos alunos”, assegura Rute Santos. Este problema tem tentado sido resolvido, estabelecendo parcerias com unidades hoteleiras locais. “Tem havido aqui uma boa colaboração com estas entidades e tem sido possível, mas não vou mentir: não há cem por cento de alunos cem por cento satisfeitos com a sua acomodação, mas isso também não há lado nenhum”, remata.

Rute Santos tomou posse no passado dia 2 de novembro em Portalegre, tendo, no dia seguinte, nomeado Márcia Oliveira como subdiretora da Escola Agrária de Elvas.

Docente na Agrária há 18 anos, na área das Ciências Económicas e Empresariais, Márcia Oliveira entre 2013 e este ano, desempenhou funções de vereadora e vice-presidente da Câmara de Estremoz.

De regresso à escola, a docente garante que aceitou o desafio que lhe foi lançado, sobretudo, pela “confiança, respeito e admiração” que tem pelo trabalho, quer do novo presidente do Politécnico de Portalegre, o professor Luís Loures, bem como de Rute Santos. “Aqui estamos, para nos próximos anos, continuar a trabalhar para que a escola e o instituto continuem a crescer”, começa por dizer. “É nosso entender que a escola é um dos polos mais importantes de desenvolvimento da cidade de Elvas”, adianta.

Aqueles que são encarados como um problema, na atualidade, Márcia Oliveira encara-os como “uma oportunidade”: no que diz respeito à falta de alojamento, a Agrária dá aqui uma hipótese àqueles que têm habitações na cidade de as recuperar, para, posteriormente, as alugar aos estudantes. “Ao nível do transporte, com a Câmara Municipal, acredito que também possa ser feito um trabalho para que se possam suprir essas falhas”, assegura.

Relativamente à eleição de Luís Loures, docente na Agrária, enquanto presidente do Politécnico, Márcia Oliveira garante que é “um orgulho enorme” para esta instituição de ensino, assegurando que acredita que o mesmo terá uma postura imparcial nas suas decisões, sempre em prol das várias escolas.

Valnor com Linha de Reciclagem em 25 concelhos

A Valnor iniciou um novo serviço de contacto e apoio aos cidadãos da sua região, a Linha da Reciclagem. Esta inovação consiste num serviço de atendimento público, gratuito e nacional, que foi criado para dar respostas eficazes ao cidadão, nomeadamente para responder a dúvidas, pedidos de informação, sugestões, reclamações, elogios e pedidos de serviço, relacionados com a recolha e tratamento de resíduos urbanos.
Este novo serviço do Grupo EGF, do qual a Valnor faz parte, vem dar resposta a muitos pedidos de esclarecimento relativos à gestão dos resíduos urbanos de 25 municípios: Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.
A Linha da Reciclagem tem os seguintes contactos: telefone gratuito, 800 911 400;
website: www.linhadareciclagem.pt (com informações úteis e de contacto mais fácil e direto, que permitem resolver com eficácia as questões colocadas); email, atendimento@linhadareciclagem.pt . A linha de atendimento funciona das 9 às 20 horas.

Dez nadadores do CEN destacados em Castelo Branco

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente, nos passados dias 6 e 7, no Campeonato Regional da Anicentro (Associação de Natação do Interior Centro) e torneio de infantis em piscina curta (25 metros) em Castelo Branco, provas com a participação de sete clubes, num total de 113 nadadores (55 masculinos e 58 femininos).

O CEN fez-se representar por 19 atletas (nove femininos e dez masculinos), nos escalões de absolutos e infantis: Bárbara Franco, Sara Ventura, Ana Sofia Caldes, Gabriela Pinto, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Filipa Gervásio, Benedita Carapinha, Inês Trindade, João Caldeirinha, Luís Franco, Miguel Rangem, Luís Velez, Miguel Caldes, Tiago Costa, Vasco Pereira, Diogo Munhão, João Sanguinho e Manuel Sanguinho.

O clube considera que “teve uma excelente participação, pois venceu a prova em termos coletivo, no escalão de absoluto, arrecadando 30 medalhas” (12 medalhas de ouro, dez medalhas de prata e oito de bronze); destaque ainda para os atletas infantis, que tiveram também “excelente performance, onde se destacam três tempos de acesso aos campeonatos zonais infantis, por parte do atleta infantil B, Diogo Munhão. Os resultados “não poderiam ser melhores, pois foram vários os atletas que se sagraram Campeões Regionais e Vice Campeões de categorias com os 30 pódios alcançados”, refere o CEN.

Na presença do clube em Castelo Branco, destacam-se os resultados individuais dos dez nadadores seguintes:

– Bárbara Franco, campeã regional aos 100m estilos, 100m bruços e 200m bruços, 4x50m livres e 4x50m estilos e vice-campeã a 50m mariposa e 100 e 200m costas em escalão absoluto;

– Sara Ventura, campeã regional a 50m e 100m costas, 4x50m livres e 4x50m estilos e ainda terceiro lugar a 50m livres e 200m costas em escalão absoluto;

– Ana Sofia Caldes, campeã regional aos 200m mariposa e 4x50m livres e 4x50m estilos, vice-campeã aos 100m bruços, 100m estilos e 100m mariposa e ainda 3º lugar a 100m livres e 50m mariposa no escalão absoluto;

– Gabriela Pinto, campeã regional a 400m estilos e ainda terceiro lugar nos 200m estilos no escalão absoluto;

– Inês Escarduça, campeã regional a 4x50m livres e 4x50m estilos, vice-campeã regional 400m estilos no escalão absoluto;

– Stefania Chitic, terceiro lugar nos 400m estilos no escalão absoluto;

– João Caldeirinha, campeão regional a 4x50m estilos, vice-campeão regional aos 200m mariposa e terceiro lugar a 100m estilos e 4×50 m livres no escalão absoluto;

– Luís Franco, campeão regional aos 400m estilos e 4x50m estilos, vice-campeã regional 800m livres e terceiro lugar a 4x50m livres no escalão absoluto;

– Miguel Rangem, campeão regional aos 800m livres e 4x50m estilos e obteve o terceiro lugar a 4x50m livres no escalão absoluto;

– e Luís Velez campeão regional aos 4x50m estilos, vice-campeão aos 400m estilos e terceiro lugar nos 4×50 m livres no escalão absoluto.

Campo Maior regista um novo caso de Covid-19

Campo Maior regista esta quarta-feira, 10 de novembro, um novo caso de Covid-19, o que faz subir para cinco o número de casos ativos de infeção no concelho.

Em Campo Maior, desde o início da pandemia, foram registados 757 casos positivos, 740 recuperações e 12 óbitos.

Seleção nacional de futsal sub-19 visita Forte da Graça

A seleção nacional masculina sub-19 de futsal está, nesta manhã de quarta-feira, 10 de novembro, de visita ao Forte da Graça.

A visita insere-se no âmbito do estágio desta equipa, em Elvas, para treinos de preparação para o Europeu do próximo ano.

De recordar que a seleção masculina teve um jogo de preparação ontem, tendo vencido por 7-2 a seleção ucraniana. Já hoje está marcado outro jogo frente à Ucrânia, às 17 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal, na Fonte Nova.

As seleção nacional masculina de sub-19 encontra-se em Elvas desde o passado domingo e a seleção nacional feminina da mesma faixa etária está esta semana em Elvas e Campo Maior.

Ferido grave em despiste na estrada entre Elvas e Campo Maior

Um ferido grave é o resultado de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, que ocorreu esta manhã de quarta-feira, 10 de novembro, na EN 373, numa reta da estrada que liga Elvas a Campo Maior.

O automóvel seguia no sentido Elvas – Campo Maior, quando saiu da estrada e embateu, com violência, numa árvore na berma do lado direito da faixa de rodagem.

A vítima é um homem de 38 anos, revela o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Nuno Santana, adiantando que “à chegada da equipa pré-hospitalar, a vítima não se encontrava encarcerada, foi mobilizada, estabilizada e, por sua vez, foi feito o pedido de apoio diferenciado, derivado a alguns traumatismos que apresentava”. Nuno Santana diz ainda que “a SIV de Elvas esteve no local, pelo que a vítima foi assim transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas”.

No local, estiveram os Bombeiros de Elvas com cinco elementos, apoiados por por uma viatura de desencarceramento e uma ambulância, assim como a SIV de Elvas e a Guarda Nacional Republicana.

 

Livro “A História do Ciganinho Chico” apresentado esta quinta-feira em Elvas

A apresentação do livro “A História do Ciganinho Chico”, de Bruno Gomes, está marcada para a Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, no próximo dia 11 (quinta-feira), às 17 horas.
A iniciativa é organizada pela associação UmColetivo, com os presentes a poder partilhar castanhas, filhós e café. Há também muitas estórias, que não fazem parte da narrativa do livro, para ouvir. A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Escola de Condução Aqueduto no Retoma da Economia

O setor do ensino da condução passou momentos muito complicados com dois encerramentos, devido à pandemia. Sandra Pedras (à esquerda na foto), uma das proprietárias da Escola de Condução Aqueduto, localizada nas Vilas Aqueduto, em Elvas, refere que, no total, estiveram encerrados cerca de cinco meses e meio.

“Tivemos custos acrescidos e apoios mínimos. Reforçámos o cuidado com a desinfeção e higienização e, acima de tudo, temos que agradecer a confiança dos nossos clientes que, depois de abrirmos a porta, continuaram a procurar-nos”, garante.

Após a retoma da atividade, a Escola de Condução Aqueduto preparou algumas novidades, entre elas a possibilidade das pessoas terem a carta de condução da categoria A sem limite de cilindrada, devido à “elevada procura por parte dos clientes”. Sandra Pedras é a convidada na edição de hoje do programa Retoma da Economia que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Boutigest promove feira digital multimarcas até dia 20

A Boutigest, concessionário de Elvas, Évora e Beja, está a promover, até dia 20 deste mês, uma feira digital multimarcas.

A iniciativa pretende dar a conhecer ofertas especiais de viaturas de várias marcas de automóveis, bem como a oferta de um seguro de 12 meses para quem comprar uma viatura no âmbito desta feira.

Pode ver aqui online feira digital multimarcas

Extremadura: Covid interrompe tratamentos em 70% das pessoas com doença rara

Na Extremadura, a Covid-19 já matou quase duas mil pessoas, sendo que, praticamente, uma em cada dez pessoas, nesta região do país vizinho, esteve infetava. Mas para além das consequências trazidas, pela pandemia, a estas pessoas, muitas daquelas que precisam de tratamentos específicos viram-se impedidas de o fazer.

Cerca de 70 por cento das pessoas que vivem com uma doença rara, por exemplo, não puderam receber tratamentos. Com a necessidade destas pessoas serem protegidas da Covid-19, os centros de reabilitação acabaram por ser mesmo encerrados. 30 por cento enfrentou ainda atrasos em exames, intervenções cirúrgicas ou até no próprio diagnóstico da doença.

Estes dados foram divulgados ontem, pelo conselheiro da Saúde e dos Serviços Sociais da Extremadura, José María Vergeles (na imagem), que esteve no Hospital Universitário de Badajoz, na inauguração de um fórum dedicado a doenças raras. Apesar de toda a atividade, a este nível, suspensa, durante a primeira vaga da pandemia, José María Vergeles garante que está agora a ser recuperada. Ainda assim, não esconde que este período conturbado contribuiu para o aumento de casos de deficiência em pessoas que têm doenças raras.

Professores de Campo Maior na República Checa com Projeto Erasmus+ CLIL

Um grupo de professores do Agrupamento de Escolas de Campo de Maior vai esta semana deslocar-se até à República Checa, no âmbito do Projeto Erasmus+ CLIL.

Este é um projeto, que foi aprovado no ano passado, tendo já decorrido, no ano passado, em Portugal, e que prevê o desenvolvimento de competências da língua inglesa, nas diversas áreas do conhecimento. Vanessa Algarvio, da equipa de projetos do Agrupamento refere que “o objetivo é encontrar os parceiros do projeto para que sejam delineadas as próximas mobilidades e, de certa forma reativar o projeto, junto dos parceiros que são Espanha, Itália, República Checa e Portugal”.

O grupo é composto por dois coordenadores do projeto assim como o diretor do agrupamento de escolas, que como revela Vanessa Algarvio, “é o responsável máximo pelos projetos e, faz sentido estar presente uma vez que será delineado a estratégia de todo o projeto”.

Grupo de professore do Agrupamento de Escolas de Campo Maior que se desloca esta , entre os dia 8 e 12, até à República Checa, no âmbito do projeto Erasmus+ CLIL.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 104 milhões

Nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem, 9 de novembro, do Euromilhões, pelo que, no sorteio de sexta-feira, dia 12, estará em jogo um jackpot de 104 milhões de euros.

O segundo prémio, de 651 mil euros, saiu a um jogador, no estrangeiro, enquanto o terceiro, no valor de 19 mil euros, contemplou oito apostadores, também fora de Portugal.

Já o quarto prémio, de dois mil euros, saiu a um total de 23 apostadores, um deles em território nacional.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 17, 25, 26, 33 e 36 e pelas estrelas 1 e 8.

Festa da Vinha e do Vinho promove o concelho de Borba

A Festa da Vinha e do Vinho está de regresso a Borba, depois de um ano de interregno, devido à pandemia.

“Num formato mais pequeno mas com o intuito de promover, além da vinha e do vinho, todos os produtos regionais, o evento apresenta um cartaz musical que inclui artistas para todas as idades e que permite às pessoas ver, ao vivo, os artistas que gostam”, de acordo com o presidente da câmara, António Anselmo.

“Esperamos que este evento seja um sucesso, sendo que, este ano, diminuímos o número de dias de festa e queremos levar o evento para o centro de Borba. É complicado recomeçar mas estamos preparados para corrigir o que houver a corrigir depois da Festa passar”, sublinhou o autarca.

A Festa da Vinha e do Vinho decorre entre hoje e domingo, no pavilhão de eventos, em Borba e conta com entrada gratuita.

O programa deste primeiro dia conta com a inauguração, marcada para as 10 horas, animação de rua, às 11.30 horas, atuação da Tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba, pelas 19.30 horas e espetáculo com Luís Trigacheiro, às 21.30 horas.

Obras na EN4 entre Borba e Elvas até 17 de dezembro

Na sequência dos trabalhos de conservação do pavimento na Estrada Nacional 4 (EN4), entre o nó da A6 (em Varche) e a Albufeira de Borba, no concelho de Elvas, será necessário proceder a novo condicionamento de trânsito, informa a Infraestruturas de Portugal.

“Concluídos os trabalhos de selagem de fissuras do pavimento da EN4, serão agora realizados trabalhos de pavimentação neste troço, sendo novamente necessário condicionar o tráfego rodoviário, recorrendo a circulação alternada regulada por sistema semafórico”, revela a Infraestruturas de Portugal.

Os trabalhos realizam-se entre hoje, dia 10 de novembro, e 17 de dezembro, entre as 8.30 e as 18 horas, e estarão devidamente sinalizados.

“Agradecemos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação possa provocar, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança dos utilizadores da EN4”, diz ainda a Infraestruturas de Portugal.