Obras do novo Hospital Central do Alentejo já arrancaram

Já começaram as obras para a construção do novo Hospital Central do Alentejo, que irá localizar-se na periferia da cidade de Évora.

Trata-se de uma intervenção, que envolve um investimento de cerca de 210 milhões de euros. A nova unidade hospital terá uma lotação de cerca de 350 camas, mas que poderá ser expandida até 480.

Este novo hospital contará com um total de 11 blocos operatórios, cinco postos de pré-operatório e 43 de recobro. O edifício ocupará uma área com cerca de dois hectares.

Para já, e ainda antes de se iniciarem as escavações e a decapagem do terreno, segundo explica o presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, começaram por ser retiradas as árvores que se encontravam naquela área.

“Tivemos que fazer o arranque de algumas oliveiras e azinheiras, para as quais pedimos autorização especial para as poder abater, até porque não justificaria o transplante, o resultado seria mau e acabaríamos, de toda a maneira, por aproveitar as árvores”, explica José Robalo.

Por esta altura, também em execução a abertura de uma segunda entrada direta para a zona da obra e, ao mesmo tempo, está-se a fazer uma vedação externa, em metal, para que a zona fique isolada do exterior. “A seguir, vamos progredir, no sentido de começar a decapagem do terreno e as escavações inerentes à construção da unidade”, remata.