Um morto em despiste de moto 4

Um homem, de 24 anos, faleceu na sequência do despiste da moto 4 em que seguia, ao início a noite deste domingo, dia 24.

O acidente ocorreu numa estrada de terra batida, na Fonte Soeiro, no concelho de Vila Viçosa.

O óbito foi declarado no local, sendo que o alerta foi dado pouco depois das 19.30 horas.

Estiveram envolvidos, nesta ocorrência, um total de 11 elementos, entre bombeiros de Vila Viçosa e GNR, apoiados por cinco viaturas.

Município de Alandroal promove curso de pintura

O Município de Alandroal tem inscrições abertas para um curso de pintura.

As inscrições, para os interessados, podem ser feitas no Balcão Único de Alandroal, Teresa e Santiago Maior.

A hora e o local para a realização do curso serão divulgados posteriormente, dado que dependem do número de inscrições.

Viana do Alentejo vai atribuir 38 hortas comunitárias

Até ao próximo dia 29, sexta-feira, estão abertas as candidaturas para atribuição de lotes nas Hortas Comunitárias no concelho de Viana do Alentejo, na Rua do Poço, em Viana.

São 38 hortas com uma área aproximada de 71 metros quadrados que, para além de destinadas à prática da horticultura, pretendem criar um complemento ao rendimento familiar, proporcionar um estilo de vida saudável e promover relações de convívio entre gerações. O espaço dispõe de uma área de compostagem, uma área comum de lazer e uma zona para sanitários e arrumos.

Os munícipes residentes no concelho, na candidatura, devem ter idade igual ou superior a 16 anos e não serem proprietários ou arrendatários de prédio rústico no qual exerçam a prática agrícola. 

As candidaturas devem ser feitas com a entrega de um conjunto de documentos e o preenchimento de um formulário próprio disponível no site do Município, na área do ambiente (munícipe/ambiente/hortas comunitárias) em https://www.cm-vianadoalentejo.pt/municipe/areas-de-acao/ambiente/hortas-comunitarias/ onde poderá também consultar o regulamento. Mais informações através do email ambiente@cm-vianadoalentejo.pt ou pelo telefone 266 930 010.

Avis recupera cobertura do Paço dos Mestres

Os trabalhos de recuperação da cobertura do Paço dos Mestres, em Avis, continuam a decorrer numa obra do Município avisense, num investimento de 132 mil euros.

Este edifício está situado em pleno centro histórico da vila, junto ao Convento de São Bento de Avis e outrora foi residência dos Mestres da Ordem de Avis.

O prédio está agora ser alvo de uma operação de remoção e substituição da atual cobertura, assim como do revestimento de paredes e tetos, após picagem e limpeza, para lá de repintura interior e exterior de fachadas. A obra foi adjudicada à Argilândia – Construções Unipessoal Lda.

Colisão entre ligeiro e motociclo faz um ferido

Foto arquivo

A colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo provocou, ao início da tarde deste domingo, dia 24, um ferido leve, o condutor do motociclo com 55 anos, disse à Rádio ELVAS fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.

O acidente ocorreu na Avenida de Badajoz, junto ao Destacamento Territorial de Elvas da GNR, por volta das 14.59 horas.

No local estão os Bombeiros Voluntários de Elvas, com três viaturas, e a Polícia de Segurança Pública de Elvas.

Portugal regista mais quatro óbitos e 604 casos confirmados

Portugal regista hoje, domingo dia 24 de outubro, mais 604 casos de Covid-19 e quatro óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 243 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 269 doentes internados, menos cinco, 52 em unidades de cuidados intensivos.

O Elvas empata 2-2 nos Açores

“O Elvas” empatou 2-2 frente ao Ideal, em jogo da quarta jornada da Série E do Campeonato de Portugal, disputado nos Açores.

No final da partida, Luís Dias, capitão da equipa elvense e autor dos dois golos dos azuis e ouro, lamenta que a equipa tenha sofrido o segundo golo mas considera quer acaba por ser “um resultado justo”.

Pedro Canário, técnico da equipa elvense, refere que o empate “sabe bem mas sabe a pouco. Tivemos uma primeira parte com algumas oportunidades, mas não foi como queríamos. Este é um adversário muito forte e atlético e fizeram o primeiro golo fruto de uma distração nossa. Na segunda parte, chegámos naturalmente à vantagem, sendo que o empate surgiu numa altura em que tudo apontava para o 3-1 e não para o 2-2. Mas o futebol é isto. Gostava salvaguardar a prestação dos nosso jogadores, o apoio que temos tido da nossa claque e também da Rádio ELVAS”.

Luís Dias marcou os dois golos da equipa elvense, aos 51 e 64 minutos de jogo, o segundo golo através de grande penalidade. Para a equipa da casa, marcou Fatadjó, aos 42 e 72 minutos. O Elvas soma assim cinco pontos no Campeonato de Portugal, na Série E, e volta a entrar em campo, em casa, no feriado de 1 de Novembro (segunda-feira), com a receção ao Belenenses.

Resultados da jornada 4: Ideal, 2 – “O Elvas”, 2; Belenenses, 2 – Loures, 0; Sacavenense, 0 – Lagoa, 1; Coruchense, 1 – Sintrense, 1; e Rabo de Peixe, 2 – Pêro Pinheiro, 3. Classificação: 1º Pêro Pinheiro 10 pontos; 2º Lagoa 8; 3ºs Belenenses e Loures 6; 5ºs Coruchense e “O Elvas 5; 7ºs Sintrense, Ideal e Sacavenense4; e 10º Rabo de Peixe um ponto.

O Elvas perde 1-0 ao intervalo

O Elvas CAD está a perder por uma bola a zero, frente ao Sporting Ideal, em jogo da quarta jornada da Série E do Campeonato de Portugal.

Marcou para a equipa açoriana Ismael Fatadjó, aos 42 minutos de jogo.

Salão Central Eborense foi recuperado mas mantém imagem

O novo Salão Central Eborense, completamente remodelado a partir do estado de ruína, está prestes a dar lugar a um moderno equipamento multiusos. Este novo equipamento vai assumir um papel central no panorama cultural eborense, constituindo-se como infraestrutura de suporte aos grupos e associações que dedicam a sua atividade às artes e ao espetáculo.

A recuperação deste edifício “veio cumprir uma aspiração antiga dos eborenses”, segundo a câmara municipal. Importante “não só pelo significado cultural e pela eliminação da marca negativa da ruína no coração do centro histórico, mas também pela forte marca emocional que subsiste no imaginário dos eborenses”.

O edifício do antigo Salão Central Eborense recebeu, no passado dia 18, a visita do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá. No local, eleitos e técnicos do Município puderam inteirar-se sobre a evolução dos trabalhos, receber informações sobre a execução e avaliar a necessidade de eventuais acertos para os acabamentos.

O antigo Salão Central Eborense beneficiou de uma remodelação, com a preocupação de preservar a imagem exterior e a estrutura original. A empreitada de recuperação deste espaço de cultura obteve financiamento através pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, inserindo-se na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do centro histórico.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se verificaram novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 738 dos 752 casos confirmados já estão curados, existindo hoje dois casos ativos no concelho.

Seleção Distrital Sub-14 Feminina no Torneio Interassociações em janeiro

Portalegre vai participar, entre os dias 7 e 9 de janeiro, no Torneio Interassociações Sub-14 de Futebol Feminino, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Manuel Rodrigues, Luís Silva e Rui Charruadas, os técnicos que acompanharam o nascimento e os primeiros passos da Selecção Distrital Sub-11 de Futebol Feminino, integrada no Projecto #SouJogadora, vão agora comandar a Selecção Sub-14, que vai participar na fase zonal do Torneio Interassociações da categoria.

Catequese para adultos a partir da próxima semana na Igreja de Santa Luzia

A partir da próxima semana, estão de regresso, à igreja de Santa Luzia, em Elvas, as sessões de catequese para adultos.

De acordo com o padre Ricardo Lameira, estas sessões serão conduzidas pelo diácono Frederico Zagalo, às terças-feiras, durante um ano, a partir das 21.15 horas, sendo destinadas a adultos que não sejam crismados ou nem sequer tenham a primeira comunhão.

“Há pessoas que não são crismadas, não têm a primeira comunhão, que se inquietam na sua fé e, por isso, estamos a abrir a possibilidade de fazerem uma caminhada de conhecimento da fé, de proximidade à oração e receção dos Sacramentos”, revela o pároco.

Ricardo Lameiro apela para que os interessados aproveitem a oportunidade, assegurando que só se permite ser padrinho de batismo, sem crisma, quando não são dadas estas hipóteses. “Só aceito isso, quando se não dá possibilidade de se preparem para o crisma, que não é o que está a acontecer”, remata.