Salão Central Eborense foi recuperado mas mantém imagem

O novo Salão Central Eborense, completamente remodelado a partir do estado de ruína, está prestes a dar lugar a um moderno equipamento multiusos. Este novo equipamento vai assumir um papel central no panorama cultural eborense, constituindo-se como infraestrutura de suporte aos grupos e associações que dedicam a sua atividade às artes e ao espetáculo.

A recuperação deste edifício “veio cumprir uma aspiração antiga dos eborenses”, segundo a câmara municipal. Importante “não só pelo significado cultural e pela eliminação da marca negativa da ruína no coração do centro histórico, mas também pela forte marca emocional que subsiste no imaginário dos eborenses”.

O edifício do antigo Salão Central Eborense recebeu, no passado dia 18, a visita do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá. No local, eleitos e técnicos do Município puderam inteirar-se sobre a evolução dos trabalhos, receber informações sobre a execução e avaliar a necessidade de eventuais acertos para os acabamentos.

O antigo Salão Central Eborense beneficiou de uma remodelação, com a preocupação de preservar a imagem exterior e a estrutura original. A empreitada de recuperação deste espaço de cultura obteve financiamento através pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, inserindo-se na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do centro histórico.