João Charruadas empossado presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa

João Charruadas tomou posse, esta segunda-feira, 18 de outubro, como presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, depois de ter sido reeleito, no passado dia 26, com 64,67% dos votos, pelo que o pelo Partido Socialista, elegeu seis mandatos e o Movimento Cívico por Elvas elegeu um.

Na votação da única lista proposta, juntam-se a João Charruadas, no executivo da junta, Edgar Eufémia e Rui Malhado como vogais, tendo sido eleitos com seis votos a favor e um em branco.

Quanto à votação para a mesa da Assembleia de Freguesia, a única lista proposta foi aprovada por unanimidade, com sete votos a favor, tendo sido reeleito presidente da mesa, Luís Miranda, com Andreia Passareiro como 1ª secretária e Elsa Guerra como 2º secretária.

O presidente de junta reeleito, João Charruadas, em declarações à Rádio ELVAS, afirma que tendo em conta o bom trabalho feito, nos últimos quatro anos, a equipa mantém-se. “A equipa é praticamente a mesma, mudam duas caras novas na Assembleia, o executivo e o presidente da mesa da assembleia são os mesmos, por isso, a equipa que ganha não se mexe, como fizemos um bom trabalho continuamos com a mesma equipa”. Quanto ao facto de ter maioria refere que “é o reconhecimento do trabalho durante quatro anos, nos momentos em que a população precisava, estivemos sempre lá, e até mesmo das pessoas de freguesias limítrofes, por isso, no dia 26, a população  deu-nos a resposta com maioria larga”.

Para os próximos quatro anos, o presidente empossado, João Charruadas tem como objetivo dar continuidade ao trabalho, desenvolvido até aqui, e terminar alguns projetos que estão ainda pendentes. “Projetos que tenho pendentes e onde já estão adquiridos os terrenos, para habitação e para a estação Elevatória, e são os projetos que gostaria de concluir o mais rapidamente possível, para dar qualidade de vida a São Vicente para se instalarem pessoas novas e criarem famílias e, o último projeto grande, mas que se pode notar pequeno, é o Espaço Cidadão, que foi aberto no passado dia 15, na freguesia, por isso, acredito que tenhamos mais quatro anos para construir novos projetos, em conjunto com o presidente da Câmara, Comendador Rondão Almeida, que é meu amigo e gosta da minha terra, como eu gosto”.

“Temos quatro anos para voltar a trabalhar”, revela ainda João Charruadas, na esperança que a pandemia termine, recordando o último ano e meio atípico, e afirma que “só conseguimos trabalhar a 100%, durante pouco mais de um ano e meio e, muitas vezes com pouco recursos financeiros, e não se podem fazer maravilhas, mas é necessário ter os pés bem assentes na terra, e olhar para o futuro, tendo em vista novas ideias, que com certeza irão aparecer”, remata o presidente.

A tomada do executivo da Junta e Mesa da Assembleia de freguesia decorreram no edifício sede da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Rondão Almeida faz atendimento presencial aos munícipes esta terça-feira

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida vai amanhã, terça-feira, dia 19, fazer atendimento presencial, aos munícipes, por ordem de chegada.

Os munícipes podem agora dirigir-se presencialmente aos serviços da autarquia, para serem atendidos pelo presidente da Câmara. O atendimento tem inicio ás 10 horas e é feito durante todo o dia, no entanto, os munícipes devem proceder a marcação, que podem fazer à chegada.

GNR desviou trânsito na A6 e deteta mais de 260 infrações

Foto da GNR

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através de várias valências, realizou uma operação especial de prevenção criminal que permitiu detetar 261 infrações, na Autoestrada n.º 6 (A6), onde desviou o transito nas duas áreas de serviço de Vendas Novas na tarde e noite de sábado passado e na Estrada Nacional n.º 4 (EN4).

A operação especial de prevenção criminal, que contou com um total de 100 militares dos Destacamentos Territoriais do Comando Territorial de Évora, do Destacamento de Trânsito (DT), do Destacamento de Intervenção (DI), do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Évora e com a colaboração da Brisa, visou a prevenção e o combate à criminalidade violenta, bem como a fiscalização rodoviária, registando-se  um detido por taxa-crime de álcool no sangue; 90 autos de contraordenação ao Código da Estrada;18 autos à legislação regulamentar; 47 autos à legislação complementar; Dois autos ao imposto sobre veículos (ISV); Dois autos ao regime de bens e circulação (RBC); Quatro autos de contraordenação ambientais; Seis autos de consumo de estupefacientes; Quatro infrações por excesso de peso; e 88 infrações por excesso de velocidade;

No decorrer da ação, foram ainda identificados dois homens por suspeitas de furto, tendo sido apreendidos, como medida cautelar, três macacos hidráulicos para elevação de viaturas, uma máquina de corte de serra e duas baterias, sem comprovativo da proveniência de origem.

Prisão preventiva para um dos detidos nas buscas da PSP

Um dos três detidos ontem pela Polícia de Segurança Pública (PSP) no âmbito das buscas fica em prisão preventiva, encontrando-se ainda outro detido em interrogatório no Tribunal de Elvas e o terceiro saiu em liberdade.

A PSP desenvolveu uma operação durante todo o dia de ontem , domingo, tendo realizado duas buscas domiciliárias e três não domiciliárias, numa ação contra o tráfico de estupefacientes, tendo sido detidos três indivíduos, dois dos quais recolheram às celas de deteção.

Wi-Fi gratuito em vários pontos do concelho do Crato

O centro da vila do Crato e as zonas históricas de Flor da Rosa e de Gáfete já têm acesso gratuito à internet, segundo divulgou o município. Adicionalmente está disponível um painel interativo eletrónico com informação e atualidades.
O Estádio Municipal, o Parque Aquático, o Pavilhão Municipal e ainda no Polidesportivo e zona envolvente do edifício do Ecoflu têm também internet de acesso livre.
O Wi-Fi nos centros históricos resulta de uma candidatura conjunta entre vários Municípios e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em colaboração com o Turismo de Portugal e contempla a cobertura de internet gratuita e um quadro interativo (mupi) no centro da vila. São dois projetos de telecomunicações da autarquia e da CIMAA, que permitem que o centro histórico bem como diversos equipamentos municipais disponibilizem acesso livre à internet.
Todos os locais abrangidos por Wi-Fi gratuito estão devidamente identificados através de autocolantes ou cartazes com o logótipo da “WiFi4EU”, que contém o símbolo da União Europeia.

Estremadura tem mais 16 casos Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 16 novos casos de Covid-19 e 105 recuperados.

Nas unidades hospitalares estão 23 pessoas internadas, mais quatro em relação à passada sexta-feira, dois em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Membros da Câmara e Assembleia Municipal de Avis já tomaram posse

A cerimónia de instalação dos membros da Câmara e Assembleia Municipal de Avis, para os próximos quatro anos, decorreu no passado sábado, dia 16, no Auditório Municipal “Ary dos Santos”.Câmara

Nesta sessão de instalação tomaram posse os cinco eleitos para a Câmara Municipal de Avis, bem como catorze dos quinze elementos da Assembleia Municipal de Avis e, por inerência de funções, os seis Presidentes de Juntas/Uniões de Freguesias do Concelho.

O executivo camarário, presidido por Nuno Paulo Augusto da Silva, será composto por três membros da CDU, contando também com Inês Filipe Pereira da Fonseca e Salomé Nobre Marques Guilhermino, por Rui Miguel Delicado Nunes, eleito pelo PS, e Maria Margarida de Abreu Narciso Pacheco Quental, eleita pelo Grupo de Cidadãos por Avis.

Na sequência da instalação dos novos órgãos autárquicos, realizou-se a primeira sessão da Assembleia Municipal, na qual foram eleitos para a mesa deste órgão Manuel Maria Libério Coelho, na qualidade de Presidente, José António Pereira Grilo, 1.º Secretário, e Carina Isabel Nobre Tobias, 2.º Secretário.

A iniciativa terminou com um beberete servido a todos os presentes.

Trânsito condicionado na EN 4 entre Borba e Elvas

A Infraestruturas de Portugal vai realizar trabalhos de conservação do pavimento na EN 4 entre o nó da A6 (em Varche) e a Albufeira de Borba, no limite do concelho de Elvas.

Para execução destes trabalhos, que consistem na selagem de fissuras em zonas pontuais do pavimento, será necessário proceder ao condicionamento do trânsito, recorrendo a circulação alternada regulada por sistema semafórico.

Os trabalhos realizam-se entre os dias 20 e 29 de outubro, entre as 8.30 e as 18 horas, e estarão devidamente sinalizados.

Elvas regista 20 recuperações da Covid-19

Elvas não regista, nesta segunda-feira, 18 de outubro, novos casos de Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, mais 20 pessoas recuperaram da doença, estando agora 19 casos de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 1764 casos positivos, 29 óbitos e 1716 recuperações.

“Desmarca-te” dedica sessão aos relacionamentos

“Como Melhorar os Relacionamentos com Amor” é o tema da sessão desta quarta-feira, dia 20 de outubro, organizada pela Fábrica do Empreendedor.

A sessão, realizada via Zoom, decorre entre as 18 e 19.30 horas.

Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo capacitar os participantes e promover o desenvolvimento das suas competências pessoais, no que respeita à construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto profissional.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Portugal regista mais 291 casos Covid e três óbitos

Portugal regista hoje, segunda-feira dia 18 de outubro, mais 291 casos de Covid-19 e três óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 392 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 312 doentes internados, mais 17, 62 em unidades de cuidados intensivos.

Galardão Eco-Escolas 2021 para escolas de Marvão

O Agrupamento de Escolas de Marvão recebeu, pelo segundo ano consecutivo em que participa neste projeto, a bandeira verde do Galardão Eco-Escolas, relativa ao ano letivo 2020-2021, numa cerimónia realizada no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
O Município de Marvão felicita os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Marvão envolvidos neste projeto, “pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo transato e consequente conquista da bandeira verde Eco-Escolas”.
A autarquia, segundo ela própria divulga, “tem apoiado e acompanhado a implementação deste programa, que visa, sobretudo, encorajar ações e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas escolas do concelho, no âmbito da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável”.

Junta da Estremadura quer manter voos de serviço público

A Junta da Estremadura pretende prolongar o estatuto de Obrigação de Serviço Público (OSP) para os voos Badajoz – Madrid e Badajoz – Barcelona, com o intuito de manter uma oferta permanente de ligações no aeroporto de Badajoz, o único da comunidade autónoma.

O transporte aéreo está assegurado pela companhia Air Nostrum, que recebeu, entre 2018 e 2021, mais de 10 milhões de euros. O acordo contratual pode ser prolongado mais um ano, mediante o pagamento, por parte da Junta da Estremadura, de 3,5 milhões de euros.

Com a entrada em vigor da Obrigação de Serviço Público, a oferta de rotas no aeroporto de Badajoz duplicou, com 11 voos semanais entre a cidade pacense e Madrid e quatro para Barcelona.

Campo Maior mantém sete casos ativos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se verificaram novos casos de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Sendo assim, 733 dos 752 casos confirmados já estão curados, existindo hoje sete casos ativos no concelho.

Centro Comunitário de Campo Maior reabre espaços de convívio

O Centro Comunitário de Campo Maior vai reabrir os seus ateliers e espaços de tempos livres, frequentados sobretudo pelos seniores da vila.

De recordar que é no centro comunitário que tem estado a decorrer a vacinação contra a Covid-19. No entanto, de acordo com o presidente da câmara, Luís Rosinha, aguardam-se indicações das autoridades de saúde sobre o funcionamento deste centro: “Parece-me que é possível continuarmos a fazer a vacinação, se assim entenderem as entidades de saúde, e garantirmos a abertura dos nossos espaços de informática, costura e culinária, entre outros”.

Para o autarca, “chega a uma hora em que temos de tomar este tipo de decisões. A questão da pandemia continua a ser um fator importante, mas não pode ser o mais importante da nossa vida”.

Caso a vacinação contra a gripe e a administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19 passem para os Centros de Saúde, o Centro Comunitário de Campo Maior poderá, dentro em breve, assumir as funções que sempre desempenhou: de convívio e entretenimento para os campomaiorenses.

CPCJ procura “Agir para Incluir” na comunidade escolar de Campo Maior

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Campo Maior promove, durante toda esta semana, um conjunto de iniciativas, junto da comunidade escolar do concelho, com o objetivo de combater a desigualdade, informando e sensibilizando para a mudança de comportamentos.

“Agir para incluir” é o principal mote para estas atividades, que têm início hoje, dia 18 de outubro, explica a presidente da CPCJ de Campo Maior, Francisca Russo, que adianta que, na organização do evento, a comissão conta com a colaboração de diferentes parceiros: o Município de Campo Maior, o CLDS 4G “Campo Maior, Vila Solidária da Europa”, a Delta Cafés e a Cooperativa de Habitação Económica e Popular de Campo Maior.

“Vamos fazer, ao longo de toda a semana, atividades para todas as crianças, para promover a inclusão, a igualdade, o direito à educação, à segurança, à saúde e tudo aquilo que está na génese da própria comissão, que é salvaguardar o superior interesse das crianças e dos jovens”, adianta Francisca Russo.

Todas as crianças do concelho, seja do ensino público, seja do privado, vão participar nas atividades, até sexta-feira, sendo que, na manhã de hoje, tem lugar uma iniciativa com a equipa cinotécnica da GNR, no Centro Escolar Rui Nabeiro (CERN), destinada ao ensino pré-escolar.

Segue-se, amanhã, também no CERN, a atividade “Viver o Desporto, Abraçar o Futuro”, para as crianças do primeiro ciclo. Já na quarta-feira, dia 20, no auditório do centro escolar, a partir das 9h25, é apresentado, aos alunos do segundo ciclo, o livro “No País das Gravatas”, de João Sena Janeiro. Ainda na quarta-feira, e numa iniciativa destinada a professores, técnicos  e auxiliares de educação educativa, a partir das 15 horas, decorre uma palestra com Carlos Pajuelo.

Um dos pontos altos do evento está marcado para quinta-feira, com a apresentação do projeto de sensibilização “Livres e Iguais”, que contará com uma atuação de Carlão, no Centro Cultural da vila, a partir das 11h15, para os alunos do ensino secundário. Francisco Russo garante que este é um projeto pedagógico muito interessante, sobre a importância da não discriminação.

A semana de atividades termina, na sexta-feira, com a apresentação do livro “Eu Sara me Confesso”, pela autora, Sara Norte, a partir das 10h30.

Zelar pela segurança

Novamente a PSP de Elvas a combater o crime, foi essa a notícia do dia ontem domingo.
A investigação durou cerca de nove meses e se o trabalho de ontem foi bem feito, deverá ter consequências para os suspeitos.
Uma cidade de pequena dimensão na fronteira com Espanha tem infelizmente demasiadas ocorrências e poucos polícias.  Felizmente que a UEP chega rápido a Elvas e que o comissário Massaneiro e todos os agentes zelam pela nossa segurança. Mais uma vez obrigado.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS