Depois de um período mais complicado, em que os dadores de sangue tinham algum receio em fazer a sua dádiva habitual, devido à Covid-19, o serviço de sangue do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, conseguiu agora estabilizar as unidades disponíveis.
O médico Diego Cruz, responsável pelo serviço de sangue, refere que “seria sempre bom que mais pessoas dessem sangue uma vez que o serviço, em Elvas, é assegurado graças à parceria com o Hospital de Évora”. Antes de fazer a dádiva de sangue, o médico aconselha as pessoas “a fazer uma refeição leve, devendo apostar na ingestão de líquidos”.
No que diz respeito a pessoas que tenham estado infetadas com Covid-19, Diego Cruz diz que “é necessário esperarem um mês após o fim dos sintomas para poderem voltar a dar sangue. Já os vacinados, que tenham desenvolvido sintomas após a toma da vacina, devem esperar oito dias”.
O serviço de sangue do Hospital de Elvas funciona de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 13 horas. A marcação não é obrigatória mas é recomendada para evitar aglomerados de dadores.