Rondão Almeida “conto trabalhar com todos” na Câmara de Elvas

Rondão Almeida eleito presidente pelo Movimento Cívico

No passado dia 26 de Setembro, o Movimento Cívico por Elvas liderado por Rondão Almeida venceu as eleições autárquicas, tendo sido Rondão Almeida eleito presidente da Câmara de Elvas, juntamente com mais dois vereadores. O Partido Socialista (PS) foi a segunda força política com três vereadores eleitos e a coligação PSD/CDS elegeu a cabeça de lista como vereadora. Na noite da eleição Rondão Almeida disse aos nossos microfones em direto “conto trabalhar com todos”

 

Pairam no ar muitas dúvidas sobre o futuro da Câmara

Em Elvas, existem muitas dúvidas sobre a forma de funcionamento da futura Câmara, dado que Rondão Almeida não tem maioria; que Nuno Mocinha, o presidente derrotado, não estaria disponível para aceitar o mandato; que o PS decidiu em reunião de ontem da sua concelhia que pretende ser oposição e que Paula Calado, eleita pelo PSD/CDS exerceria a posição de desempate.

Tomada de posse sexta feira às 18h

A Rádio ELVAS sabe que a tomada de posse do executivo será sexta-feira, dia 8 de Outubro e que a partir dessa data, Rondão Almeida conta “trabalhar com todos os eleitos”. Acrescenta mesmo que embora não tenha ainda falado com Paula Calado, acredita que “poderá ser uma boa vereadora”.

Rondão conta no elenco com Anabela Cartas e Hermenegildo Rodrigues que ocupará uma cadeira na vereação, dado que Marco Matroca, grande apoiante do Movimento Cívico, continuará com a sua vida profissional fora de Elvas.

PS tentou entendimento com Rondão

Ontem, realizou-se uma reunião com representantes do PS e Rondão Almeida no sentido de poder haver um entendimento. Rondão disse-nos que “não fiz nenhum acordo com o PS. Mas também nunca vou tratar mal o Partido Socialista”. O presidente eleito não deverá querer ficar refém do seu antigo partido, embora os mandatos sejam individuais e entendimentos pessoais não sejam de descartar.

O PS elegeu Nuno Mocinha, Cláudio Monteiro e Vitória Branco, tendo Mocinha confirmado à Rádio ELVAS que “iremos tomar posse, para fazer oposição de forma construtiva no interesse do concelho”.

Paula Calado “não fecho as portas a nada”

Paula Calado foi eleita pela coligação PSD/CDS e disse à Rádio Elvas que “está preocupada com o concelho. Não quero que fique ingovernável, pelo que não fecho as portas a algum entendimento”. Negando que já tenha sido feita qualquer negociação, com o Rondão Almeida, tendo Calado afirmado ainda que “depende da possibilidade das nossas propostas virem a ser posta em pratica pela Câmara”.

A decisão da aceitação de pelouros por parte de Paula Calado está assim nas mão da vereadora eleita que diz ter do “PSD total apoio para a decisão que tomar, a bem do concelho de Elvas”.

À data de hoje, este é o futuro da Câmara de Elvas.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS