Revista à Portuguesa em Campo Maior: reserva de bilhetes a partir de terça-feira

Um grupo de dez jovens artistas de Campo Maior, perante a falta de eventos culturais, neste período de pandemia, decidiu juntar-se, tendo em conta a sua paixão pelo teatro, a música e a dança, e criar uma revista à portuguesa, que será apresentada na vila, já no próximo fim de semana.

“Passados tantos meses, o artista renasceu, e agora com uma maior vontade de mostrar que a cultura é segura e precisa. Queremos levar até todos a nossa forma de sentir a arte, porque mesmo sendo nosso, este espetáculo é também de todos vós. Prometemos um espetáculo grandioso, onde você, que está na plateia a olhar para nós, vai sentir todas as nossas emoções. Da gargalhada à lágrima”, revela a organização do espetáculo.

O espetáculo, “Agora é que é!”, será apresentado no Centro Cultural de Campo Maior, no próximo fim de semana, dias 2 e 3 de outubro: no primeiro dia, sábado, às 21.30 horas, e no segundo, no domingo, pelas 16 horas.

Os bilhetes podem ser reservados, a partir da próxima terça-feira, dia 28 de setembro no Centro Cultural de Campo Maior.

Sub-15 de “O Elvas” ganham primeiro ponto

A equipa de sub-15 (juniores C, iniciados) de “O Elvas” CAD, ao empatar 2-2, em casa com o Torreense, conquistou o primeiro ponto, na Série E do campeonato nacional. O encontro estava em atraso da primeira jornada e foi disputado no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal, na tarde deste sábado, dia 25.

Martim Canhão (na fotografia ao lado) foi o autor dos dois golos elvenses. Ao intervalo havia 1-1, depois dos azuis-e-ouro terem estado em vantagem. Na segunda parte, a história inverteu-se: o conjunto de Torres Vedras adiantou-se, numa jogada de estratégia na sequência de um livre, para os alentejanos empatarem, numa execução perfeita, de pé esquerdo, do número 11 visitado.

“O Elvas” está em 11º lugar, agora com um ponto, deixando a última posição para o Borbense, ainda sem pontuar. A 3 de outubro, domingo, a equipa de Elvas joga em Alcochete com o Sporting.

Moto Clube de Vila Viçosa assinala 20 anos

O Moto Clube de Vila Viçosa assinala amanhã, domingo, dia 26, os seus 20 anos.

O programa tem início às 9 da manhã, com a receção aos convidados, seguindo-se um passeio pelo concelho de Vila Viçosa. Para as 10.30 horas está marcado um petisco e o almoço acontece às 13 horas. O programa conta ainda com entrega de lembranças e música ao vivo.

As atividades são abertas a toda a população, seguindo todas as normas da DGS, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.

Elvas regista mais quatro casos Covid e duas altas

Elvas regista este sábado, 25 de setembro, mais quatro casos de infeção por Covid-19.

Nas últimas 24 horas, mais duas pessoas recuperaram da doença, pelo que se encontram agora, no concelho, sete casos de infeção ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.715 casos positivos, 1.679 altas e 29 mortes.

Extremadura com mais 38 casos Covid e um óbito

A Extremadura regista este sábado, 25 de setembro, 38 novos casos de Covid-19, assim como uma morte associada à doença.

Nas últimas 24 horas, 138 doentes foram dados como recuperados, num total de 98.428 altas.

Nos hospitais da região encontram-se, atualmente, 44 doentes, dez dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, na Extremadura, já morreram 1.931 pessoas, vítimas de Covid-19.

Ameixa e pêssegos de Elvas distinguidos pela Great Taste Awards

As ameixas e os pêssegos de Elvas, da Fábrica-Museu da Ameixa de Elvas, foram recentemente distinguidos, pela sua qualidade, pela entidade inglesa Great Taste Awards.

Os prémios, uma estrela para cada um dos produtos, foram obtidos em Inglaterra, que são divulgados, nesse país, através da empresa The Gold Rush, que faz a divulgação dos dois frutos de Elvas naquele mercado internacional.

Feliz com a “o reconhecimento da qualidade dos produtos”, os proprietários da Fábrica-Museu da Ameixa de Elvas agradecem ainda aos artesãos que continuam a dedicar-se à sua produção.

Mais 63 casos positivos de Covid-19 no Alentejo

O Alentejo regista este sábado, 25 de setembro, 63 novos casos de Covid-19.

Por outro lado, nas últimas 24 horas, não foram registadas vítimas mortais associadas à doença, na região.

Desde o início da pandemia, no Alentejo, foram identificados 38.682 casos de infeção e registadas 1.022 mortes.

Portugal com mais 713 casos Covid e cinco óbitos

Portugal regista este sábado, 25 de setembro, 713 novos casos de Covid-19 e mais cinco óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, foram reportados, pela Direção-Geral da Saúde, 986 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há agora 408 doentes internados, menos dois que ontem, encontrando-se 83 nos Cuidados Intensivos (mais sete).

Desde março do ano passado, em Portugal, foram registados 1.066.346 casos positivos, 17.952 mortes e 1.016.913 recuperações.

Ano escutista tem início este sábado

O ano escutista tem início este sábado, 25 de setembro, sendo que o Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), de Elvas, já tem as inscrições abertas para acolher novas crianças e jovens.

Segundo João Favita, o chefe do Agrupamento de Elvas, refere que “o Corpo Nacional de Escutas assume-se como um movimento de educação informal de jovens que transmite valores que os acompanham pela vida fora. A teoria do desenrasca e de tratarem deles próprios, bem como o espírito de equipa, fazem tudo parte da vida escutista”.

O chefe do Agrupamento 158 explica ainda que as secções dos escuteiros são quatro: “o CNE conta com quatro secções que são os lobitos, dos seis aos dez anos, os exploradores, dos dez aos 14, os pioneiros, dos 14 aos 18 e os caminheiros dos 18 aos 22 anos de idade”. As atividades e realizar são de acordo com a faixa etária de cada secção

As inscrições para os escuteiros destinam-se a crianças e jovens dos 6 aos 22 anos e podem ser feitas na sede do Agrupamento 158 dos Escuteiros de Elvas.

“O Elvas” bate Crato por 7-2 em jogo-treino

“O Elvas” CAD bateu o FC do Crato por 7-2, em jogo-treino disputado ao fim da manhã deste sábado, dia 25, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

João Carlos Lopes (na foto) destacou-se ao marcar cinco dos sete golos dos azuis-e-ouro. Kiko Miranda e António Conceição, ambos de “O Elvas”, Didi e Gonçalo , do FC do Crato, assinaram os restantes quatro golos.

O conjunto da casa marcou primeiro, os forasteiros empataram, ao intervalo havia 4-1, o Clube Alentejo de Desportos chegou a 7-1 e os visitantes encerraram a contagem.

No próximo fim-de-semana, no domingo, dia 3, “O Elvas” recebe o Sacavenense, para o Campeonato de Portugal, enquanto o FC do Crato inicia as competições distritais.

Politécnico de Portalegre participou na academia OMNI-BEAST em Atenas

Professores do Instituto Politécnico de Portalegre participaram, conjuntamente com a Universidade de Bologna (Itália), Militos Symvouleutiki A.E. (Grécia), Universidade de Sevilha (Espanha) e a Universidade de Informação Tecnologia e Gestão de Rzeszow (Polónia), numa Academia de Formação de Formadores em Atenas, Grécia, entre 13 e 17 de setembro, envolvendo professores dos cinco países e inserida no projecto OMNI – BE Aware Student [OMNI-BEAST], coordenado institucionalmente pela professora Maria José Varadinov.

O projeto selecionado pela União Europeia no âmbito do projeto Erasmus+, Ação KA2 – Parcerias Estratégicas no setor do Ensino Superior, na área da inovação, transferência de conhecimento, colaboração com as empresas e empreendedorismo, tem várias vertentes mas pretende, essencialmente, desenvolver o espírito empreendedor na formação das instituições participantes, bem como disponibilizar ferramentas aos alunos para o desenvolvimento pessoal da carreira, recorrendo às metodologias Canvas e Design thinking.

Campo Maior mantém-se sem casos ativos de Covid-19

Campo Maior volta este sábado, 25 de setembro, a não registar novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se, assim, sem casos ativos.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram reportados 742 casos positivos, dos quais 731 já recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Feira de São Miguel em Cáceres com recinto cheio

Foto: DR El Periódico Extremadura

A cidade de Cáceres, como a maior parte das cidades, estava ansiosa pela realização das suas festas e ontem, no segundo dia da celebrações em honra de São Miguel, a população encheu o recinto de feiras.

A inauguração tinha sido na noite anterior, com alguma chuva, tendo os cacerenhos saído em massa depois de dois anos sem festas devido à pandemia do coronavírus.

A feira conta no recinto com 73 atrações e mais de 100 locais de comida e bebida, tômbolas e horário com restrição até às duas da madrugada.

Cercimor no “bom caminho” para integrar pessoas no mercado de trabalho

Instituições como a Cercimor, em Montemor-o-Novo, têm procurado, ao longo dos anos, e depois de formar pessoas com incapacidades ou deficiências, em diversas áreas, ajudá-las a ingressar no mercado de trabalho.

A presidente da Cercimor, Ana Cristina Saloio, revela que, a este nível, tem sido feito um trabalho de sensibilização, para que a comunidade esteja mais recetiva a dar oportunidades a estas pessoas, embora não esconda que há ainda “um percurso grande que deve continuar a ser feito”.

“Eu acho que nos 45 anos de existência desta casa, temos feito um trabalho de sensibilização. De alguma forma, fomos mostrando as capacidades e o que é possível fazer, mas eu acho também que a própria comunidade foi recebendo esse tipo de informação e foi consolidando essas mesmas possibilidades e dando oportunidades”, assegura.

Atualmente, a Cercimor trabalha com mais de 60 empresas, no concelho de Montemor, que também beneficiam com a integração de pessoas com deficiência, através de programas a que se candidatem. “Trabalhamos diariamente na integração, no momento em que o formando tem de estar no exterior, mas depois, e na relação com o Centro de Emprego, as próprias integrações em programas que existem”, adianta, assegurando que esse trabalho conjunto “tem dado frutos”.

Ana Cristina Saloio defende ainda que é necessária uma maior sensibilidade por parte da comunidade, num processo que se deve iniciar em tenra idade, nas escolas, para que, desde criança, se olhe para os portadores de deficiência de uma outra forma. “Queremos mais, queremos que haja ainda uma maior sensibilidade relativamente a algumas minorias e há um trabalho que deve ser feito e que se inicia num processo educativo”, explica.

Num trabalho que já está a ser feito, a presidente da direção da Cercimor, não tem dúvidas que é a partir do infantário, que as crianças com dois ou três anos devem ser ensinadas a olhar para um colega, que tenha dificuldades, e perceber como o podem ajudar. “É um processo longo, mas estamos no bom caminho”, remata.

Entretanto, e desde maio, todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência podem procurar emprego através da Valor T, uma agência que junta empresas e setor social, na procura de um trabalho estável e digno. Trata-se de um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, desenvolvido em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto Nacional para a Reabilitação.

Ciclistas de Mérida vêm a Elvas

Um grupo de ciclistas de Mérida, na província de Badajoz, veio esta manhã em passeio até à cidade de Elvas.

No total, pretendem percorrer 190 km, e como não podia deixar de ser o pórtico Love Elvas serviu de moldura.

Segundo prémio do Euromilhões sai a dois apostadores em Portugal

Dois segundos prémios do sorteio de ontem, 24 de setembro, do Euromilhões, no valor de 259 mil euros cada um, saíram a jogadores com apostas registadas em Portugal, bem como a outros cinco no estrangeiro.

No sorteio de ontem não houve totalistas, pelo que o jackpot, em jogo, na próxima terça-feira será de 143 milhões de euros.

O terceiro prémio, de 23 mil euros, contemplou um total de 13 apostadores, três deles em Portugal, enquanto o quarto, de 1.850 euros, saiu a 51 jogadores, três com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem do Euromilhões é composta pelos números 2, 12, 20, 27 e 41 e as estrelas 10 e 12.

Clínica de hemodiálise de Elvas praticamente pronta

A nova clínica de hemodiálise de Elvas, já montada nas instalações da Cruz Vermelha, está praticamente pronta para começar a dar resposta aos insuficientes renais crónicos, quer do concelho de Elvas, quer dos concelhos limítrofes.

Para que a infraestrutura possa acolher esta clínica, explica a diretora da Cruz Vermelha de Elvas, Isabel Mascarenhas, falta apenas assegurar as condições sanitárias, sendo esta uma intervenção levada a cabo pela Fundação Renal Portuguesa. “Estamos nos últimos arranjos desta resposta necessária, que já era assegurada em Portalegre, mas que evitará estes trajetos e viagens que são mais um fator de cansaço para estes utentes”, adianta.

Isabel Mascarenhas revela ainda que a Cruz Vermelha está muito satisfeita e anseia, o quanto antes, que estejam reunidas todas as condições para que se possa iniciar esta valência. “É um orgulho muito grande para a Cruz Vermelha contribuir para mais esta resposta à população”, remata.

O investimento feito nesta clínica de hemodiálise, garante o presidente da Fundação Real Portuguesa, José Manuel Guillade, resulta, acima de tudo, da necessidade de permitir uma maior proximidade de cuidados de saúde aos doentes. “Essa é a razão porque estamos aqui, não é uma razão económica, até porque significa um custo significativo para a fundação”, explica.

José Manuel Guillade garante ainda que, nesta nova clínica, serão “replicados” os serviços que já são prestados no Centro da Fundação Renal Portuguesa de Portalegre.

A obra desta nova clínica de hemodiálise de Elvas arrancou no final de 2019. Até abrir portas, os doentes, quer de Elvas, quer de outros concelhos do distrito, têm de se continuar a deslocar, na sua maioria, três vezes por semana, a Portalegre, para fazer os seus tratamentos.