Arcebispo de Évora abre festa do Senhor Jesus da Piedade

A cerimónia evocativa da chegada dos pendões da cidade ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade marca esta segunda-feira, 20 de janeiro, o início das comemorações das festividades da cidade, num ano em que, pela segunda vez consecutiva, Elvas e os elvenses são privados da tradicional romaria de São Mateus.

Esta cerimónia é presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que quis deixar uma mensagem a todos os elvenses, através dos microfones da Rádio ELVAS, lembrando “o colo e o amor do Senhor Jesus da Piedade por todos”.

O juiz da confraria do Senhor Jesus da Piedade, Carlos Damião, lembra, contudo, que, mesmo sem receitas, tendo em conta a não realização do São Mateus, foi possível manter todos os postos de trabalho. “É com grande sacrifício que nos temos mantido aqui, porque só nos permitiram fazer as cerimónias religiosas”, acrescenta.

Carlos Damião explica ainda que a Confraria viu negada a possibilidade de organizar a procissão dos pendões, nos moldes habituais. “Fomos informados que não era possível. Tínhamos uma ideia de fazer só na Avenida da Piedade, mas tudo isso ficou por terra”, acrescenta.

Já o presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, lamenta que o São Mateus não se volte a realizar, este ano, mas lembra que as cerimónias religiosas se mantêm. “Não é por nenhuma decisão local que o São Mateus não se realiza, é porque estão proibidas as feiras e os arraias”, recorda o autarca. Mocinha revela ainda que a procissão não estava proibida, foi uma decisão tomada, que tem de ser respeitada, mas que é “completamente alheio”.

A Banda 14 de Janeiro, que saiu já hoje à rua por duas vezes, em arruadas, no centro histórico de Elvas, volta a marcar presença nesta missa campal. Segundo o maestro, Jorge Grenho, os elementos da coletividade já tinham saudades destes momentos e do encontro com a população. A esperança, adianta, é que, no próximo ano, o São Mateus já possa decorrer dentro da normalidade.

CDU reuniu com representantes da comunidade cigana

A CDU realizou esta tarde de segunda-feira, dia 20, uma reunião com representantes da comunidade cigana, na Casa Tangente.

Cátia Terrinca, candidata à Assembleia Municipal pela CDU afirma que o objetivo desta ação “é auscultar a comunidade cigana, através de alguns representantes, que se voluntariaram para estar connosco”, havendo consciência que é “uma questão que toda a gente vê, mas que nem sempre se põe em cima da mesa”.

A candidata menciona políticas de outros países, em relação a comunidades, exemplificando o povo Sami, no norte da Europa. Cátia Terrinca diz que “há outras políticas de convivência entre comunidades, que têm origens e práticas diárias, muito distintas, e que têm facilitado, porque isso começa por conhecer o outro, em vez de vermos uma fonte de problema, ou um ataque, mas sim alguém que tem mais-valias para conhecermos, trata-se de enriquecer a comunidade elvense através desta pluricultura que temos aqui”.

“Sabemos pouco sobre esta cultura, não temos informação a circular nas escolas, sabendo que é uma minoria que traz dificuldades de convivência, pelos preconceitos que nos são seculares e é isso que queremos começar a pensar e resolver com humildade de quem reconhece que em Portugal tem sido feita pouca coisa a médio e longo prazo, nesse sentido”, revela a candidata pela CDU à Assembleia Municipal de Elvas.

A candidata afirma que, em Elvas, “poucos projetos com continuidade, têm sido feitos, relembrando o programa do IRHU, no Bairro do São Pedro, que segundo a própria, “ficou mais curto com a pandemia, e não se sabe se continuará ou não”. Cátia Terrinca adianta ainda que reúnem hoje, na Casa Tangente, porque “se este programa tivesse sido levado a bom porto teríamos uma sede no bairro de São Pedro, que chegou a ser aberta, mas neste momento está numa situação que ninguém sabe explicar qual é, pelo que estas pessoas não têm um espaço onde se encontrar e debater problemas, que são específicos e inerentes ao próprio bairro, para os poder resolver”.

“Reunimos para procurar saber formas de resolução destes conflitos, que nos vão acompanhamento há muito tempo, e muitas vezes sem o olhar atento que lhes devíamos dar”, revela ainda Cátia Terrinca.

Badajoz: obras da nova faculdade de Medicina arrancam esta semana

As obras de construção da nova faculdade de Medicina, junto ao Hospital Universitário de Badajoz, arrancam na próxima quinta-feira, dia 23 de setembro, com a vedação da área onde irá nascer esta nova infraestrutura.

Por esse motivo, o estacionamento das Consultas Externas do hospital irá sofrer algumas alterações, sendo criado um novo, ainda que temporário.

Com um prazo de execução de vinte meses, a primeira fase da obra deverá estar concluída em maio de 2023, resultando num investimento de quase dez milhões de euros.

Nesta nova faculdade serão lecionados os cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem.

Secções de voto em Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso

As eleições Autárquicas estão marcadas para o dia 26 de setembro de 2021.

Os eleitores que votam na Assembleia de voto da freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso podem fazê-lo em 12 secções: da secção nº1 à nº9, o direito de voto é exercido na Escola Básica de Santa Luzia, na Avenida D. Sancho Manuel; os eleitores das secções 10 e 11 votam na Câmara Municipal de Elvas, na Rua Isabel Maria Picão; e os da secção nº12 votam no Auditório do Museu de Fotografia, no Largo Luís de Camões.

Extremadura regista mais cinco óbitos e 26 novos casos Covid

A Extremadura regista esta segunda-feira, 20 de setembro, 26 novos casos de Covid-19, assim como cinco mortes associadas à doença.

Nas últimas 24 horas, 153 doentes foram dados como recuperados, num total de 97.176 altas.

Nos hospitais da região encontram-se, atualmente, 64 doentes, nove dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, na Extremadura, já morreram 1.924 pessoas, vítimas de Covid-19.

CHEGA: José Lérias Trindade quer formação para beneficiários do RSI

André Ventura, líder do CHEGA, esteve ontem, 19 de setembro, em Elvas, para um comício e a apresentação dos candidatos, no concelho, às autárquicas de domingo, dia 26.

O candidato à Câmara de Elvas pelo CHEGA, José Lérias Trindade considera que este “é um dia histórico, e Elvas tem sido o bastião, no Alentejo, ao nível de votação”, pelo que este dia “ficará marcado pela viragem de um novo rumo”.

O candidato refere ainda que, depois desta visita de André Ventura, se sente mais motivado para a continuação da campanha eleitoral. “Quando temos o nosso líder e a pessoa em quem acreditamos, é evidente que nos dá uma força muito maior para continuar a campanha, até sexta-feira”, adianta. José Lérias Trindade garante que a campanha “está a correr muito bem” e tem tido um “bom acolhimento por parte das pessoas”.

O candidato pelo CHEGA à Câmara de Elvas revela ainda quais as apostas do partido para o concelho: “não há fiscalização no RSI (Rendimento Social de Inserção) e sabemos que não há trabalho, por enquanto, mas por exemplo, há pessoas, da Índia e Nepal que estão a chegar a Vila Boim, que vêm trabalhar na azeitona e amendoal. Então, se temos pessoas a beneficiar do RSI, vamos dar formação e colocá-las já no mercado de trabalho, acabam por ganhar mais dinheiro e por se sentir responsáveis de uma sociedade que só é viável assim, todos a descontarmos para que seja mais justo”.

CDU dedica campanha ao bem-estar animal esta terça-feira

A campanha eleitoral, da CDU, em Elvas prossegue esta terça-feira, com duas ações. A primeira é dedicada ao bem-estar animal, e decorre às 10.30 horas, junto ao canil municipal.

À tarde, a partir das 16.30 horas, a campanha prossegue com ações de contacto com a população nos bairros da União de Freguesia de Assunção Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso (Santo Onofre, Revoltilho, entre outros).

Mais sete doentes Covid recuperados em Elvas

O concelho de Elvas não regista hoje novos casos de infeção por Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, sete doentes foram dados como recuperados da doença.

Esta segunda-feira, dia 20 de setembro, o concelho tem ativos nove casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.709 casos de infeção. Da doença, no concelho, já recuperaram 1.671 pessoas e morreram 29.

Brigada de Reação Rápida faz exercício em Estremoz

Entre hoje, segunda-feira, dia 20 e sexta-feira, dia 24, cerca de 200 centenas de militares da Brigada de Reação Rápida irão participar, na zona de Estremoz, no exercício “Bangui 212″.

O Exercício “Bangui 212″ tem como objetivo treinar, avaliar e validar a 10ª Força Nacional Destacada Conjunta para o desempenho das tarefas que lhe irão ser confiadas durante a sua missão no Teatro de Operações da República Centro-Africana.

A 10.ª Força Nacional Destacada Conjunta, constituída maioritariamente por militares do Regimento de Comandos, será empregue a partir de outubro como Força de Reação Rápida (QRF) da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).

PS com ação de campanha na Terrugem esta terça-feira

A campanha do Partido Socialista (PS) prossegue amanhã, terça-feira, dia 21 de setembro, com uma ação na Terrugem, às 18 horas.

Esta iniciativa decorre no Centro Cultural e prevê uma reunião com os candidatos, do partido, à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, seguida de contacto com os residentes na aldeia.

Trabalhos de pavimentação deviam ter terminado no início do mês

As rotundas de Elvas têm estado a ser alvo de repavimentação. São obras que têm decorrido um pouco por todo o concelho e que resultam de um investimento de cerca de um milhão de euros.

Quando questionado sobre o facto destas obras estarem a decorrer em altura de campanha eleitoral, Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal de Elvas, refere que “o concurso foi lançado em Março, adjudicado no inicio de junho e a obra começou no final de junho. Tiveram o mês de julho e agosto e a obra deveria estar terminada, em termos contratuais, no início de setembro. Nesta altura já não deveriam estar decorrer pavimentações. Há pavimentações que ficaram mais para o fim pela programação que a própria empresa fez”.

O autarca, em nome da câmara municipal, pede “desculpa pelos transtornos causados a quem circula pela cidade mas com certeza que no final da pavimentação vão sentir algumas melhorias”.

Esta intervenção tem sido feita um pouco por todo o concelho e resulta de um investimento de cerca de um milhão de euros.

Bombeiros de Elvas têm nova ambulância de socorro

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas tem uma nova ambulância de socorro, tipo B.

Trata-se de uma viatura que serve “para prestação de socorro e transporte intra-hospitalar”. A ambulância está dotada de “um monitor de sinais vitais, para fazer eletrocardiogramas e de um desfibrilhador automático externo”, de acordo com o comandante da corporação elvense, Tiago Bugio.

Tiago Bugio agradece ao município de Elvas por este apoio. “Quero agradecer aqui, na pessoa do presidente Nuno Mocinha, a preocupação que tem com os cidadãos do seu concelho, com a aquisição desta ambulância assim como o material de que está dotada”. O comandante enaltece ainda que “o município de Elvas e o seu executivo está sempre preocupado com a operacionalidade dos bombeiros Voluntários de Elvas, não só com a aquisição deste veículo, mas também com o apoio para a execução de obras no quartel, mais uma verba fundamental, tanto para os operacionais como para permanência da operacionalidade deste corpo de Bombeiros”.

A ambulância resulta de um investimento de 62 mil euros por parte da câmara municipal de Elvas. A viatura esteve em exposição, no passado fim de semana, na Praça da república de Elvas.

Campo Maior vai ter delegação de associação empresarial

Campo Maior vai contar com uma delegação da Associação Empresarial de Elvas para apoiar os empresários do concelho.

O gabinete resulta “de um protocolo entre o Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo e a Câmara Municipal de Campo Maior”, de acordo com João Pires (na foto), presidente da Associação Empresarial de Elvas. Os empresários de Campo Maior, e de todos os concelhos do distrito, vão ter acesso a informações e benefícios â semelhanças dos empresários dos outros territórios. Nós fizemos uma divisão na qual a Associação Empresarial de Elvas vai dar apoio aos empresários das zona mais sul do distrito e a Associação de Ponte de Sor fica com os da região norte”.

“Por exemplo, a associação empresarial que já existiu em Campo Maior, neste momento não está ativa. Nós acabamos por ter associados de Campo maior que vêm ter connosco porque precisam de formações nas empresas. E nós, como entidade certificada para tal, acabamos por dar essa resposta”, sublinhou João Pires.

O Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo resulta de uma colaboração entre a Associação Empresarial de Elvas (AEE) e a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor. João Pires garante que “esta união entre as duas associações tem sido muito positiva e muito enriquecedora para as duas associações porque vão-se complementando uma à outra”.

Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo permite o apoio aos empresários dos concelhos onde não há associações empresariais. O primeiro concelho a ser abrangido por este projeto é o de Campo Maior.

Rondão Almeida dedica campanha à zona de Santo Onofre

O Movimento Cívico por Elvas realiza esta segunda-feira, dia 20, uma arruada pelo centro histórico de Elvas, às 10 horas.

No período da tarde, os candidatos vão estar pelo Bairro de Santo Onofre, seguindo-se, às 20 horas, um comício na Praceta dos Descobrimentos.

PSD/CDS-PP em ação de campanha em Vila Boim

Foto arquivo

A campanha eleitoral da coligação “Elvas Somos Nós”, do PSD e CDS-PP prossegue esta segunda-feira, dia 20, com a sua campanha política.

A equipa candidata vai realizar uma ação de rua, em Vila Boim, pelas 9 horas e às 18.30 horas na Quinta dos Arcos, em Elvas.