Mudança de ciclo no regresso às aulas no “Elvas + Solidária”

Com o regresso às aulas aí à porta, para muitas crianças e jovens, esta altura é sinónimo de mudanças: mudanças de ciclos, de escolas e, no caso daqueles que seguem para o Ensino Superior, em muitos casos, de mudança de cidade.

Sendo este “um grande desafio ao desenvolvimento” de cada um, explica a psicóloga Viviana Matias, na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, estas transições podem significar maiores níveis de ansiedade. “Estas mudanças acompanham também as mudanças que vão ocorrendo a nível físico, emocional e social”, revela.

A mudança, garante a psicóloga, tanto pode ser encarada de uma forma mais negativa, como positiva. Os alunos “podem experienciar elevados níveis de stress, que estão associados à desmotivação e diminuição de rendimento escolar, podendo até conduzir à desistência escolar”, explica. Por outro lado, nem todos os resultados são negativos, uma vez que “alguns alunos permanecem resilientes e são bem sucedidos na mudança”.

Para promover uma boa adaptação e, com isso, diminuir os níveis de ansiedade, a psicóloga revela que “é importante partilhar, junto dos alunos, informações de uma escola típica, por exemplo, de 2º ciclo, explorando-se a carga horária, espaços que vão usufruir e serviços que tem disponíveis”, assim como “desenvolver competências sociais e afetivas, como uma comunicação assertiva”.