Cinco milhões para requalificar muralhas de Juromenha (Alandroal)

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, vai ser requalificada, num investimento de cerca de cinco milhões de euros. O auto de consignação foi assinado na manhã de hoje, quarta-feira, dia 1 de setembro, na Igreja Matriz da Fortificação, e o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, mostrou-se “muito satisfeito” destacando que “foi um trabalho e todos, desde a CCDR à Direção Regional de Cultura do Alentejo, bem como de todos os que trabalham comigo na autarquia”.

João Grilo garante que com esta requalificação é necessário “apostar ainda mais na envolvente à fortificação para que consigam dar resposta ao projeto. Já temos um projeto para o Centro Náutico, teremos que pensar na animação turística e melhorar as condições de acesso a quem nos visita e a quem vive em Juromenha. Cada vez se torna mais importante a questão da ligação a Espanha, temos falado muito na navegabilidade do Guadiana, daqui a Badajoz e cada vez é mais importante ter boas ligações ao lado espanhol”.

Ao autarca refere que o Alentejo “tem várias joias patrimoniais mas Juromenha tem uma entidade própria. Acredito que temos tudo para fazer o mesmo percurso de outros pontos do Alentejo, alguns deles já classificados Património Mundial”.

“Património é decisivo no Alentejo”, diz Ceia da Silva

De acordo com António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, o património “é um dos aspetos decisivos na conjuntura global do Alentejo. Pela primeira vez, na Estratégia de Especialização Inteligente, que aprovámos há pouco tempo, o património é uma área especifica. É lógico que Juromenha tem um simbolismo especial, por estar encostada à Fronteira. Como sempre disse, Juromenha é tão importante como Barrancos. O facto de estar afastada dos grandes centros poderia fazer com que não recebesse a devida importância”.

Mais do que recuperar o património, para Ceia da Silva o que dá validade a este projeto “é atribuir-lhe utilização. O programa Revive poderá ser decisivo para a requalificação da fortificação porque com uma unidade hoteleira há circulação, há pessoas e há manutenção. Temos vários exemplos no Alentejo, como o caso de Elvas, em que o Revive foi aplicado com sucesso”.

“Esta assinatura é muito importante”, diz Ana Paula Amendoeira

Ana Paula Amendoeira (na foto), diretora Regional de Cultura do Alentejo, considera que a assinatura deste auto de consignação “é um momento muito importante para a cultura e património da região. Juromenha é um caso de tentativas de solução mas só agora conseguimos esta maturidade. Este processo está dividido em duas fases: a primeira a de requalificação da parte exterior e a próxima, a segunda fase, vai consistir na requalificação do interior”.

Auto de consignação da Consolidação e Restauro dos Paramentos do Perímetro Abaluartado Exterior e Cerca Islâmica e Medieval Interior da Fortaleza de Juromenha foi assinado hoje.

Em causa está um investimento de cerca de 5 milhões de euros: 3 milhões e 500 mil euros do FEDER. À Câmara Municipal de Alandroal cabe um investimento de 600 mil euros, divididos por dois anos.