Anjos atuam no Castelo de Alandroal

Pelo segundo ano consecutivo sem a possibilidade de realizar, nos moldes habituais, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, assim como o Festival da Juventude, o município de Alandroal vai assinalar as datas com um programa limitado a alguns momentos culturais e com um programa religioso, também ele condicionado.

Assim, no dia 4 de setembro, haverá concerto dos Anjos no castelo, cumprindo-se as regras da DGS com lugares sentados e limitados. A entrada será gratuita, mas a exigir o levantamento prévio do bilhete. Oportunamente, o município divulgará o local e momento para esse fim. Este espetáculo é financiado em 85% por fundos comunitários do programa “Fora de Cena”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Do programa cultural, para domingo, dia 5, fazem parte ainda concertos do Tuna da Escola Popular Túlio Espanca de Alandroal e do grupo local de música tradicional Trigueirão no Relheiro, ambos à tarde, e da Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, à noite. Todos no mesmo espaço do castelo e também limitados aos lugares disponíveis e com necessidade de levantamento de bilhete. A entrada para os espetáculos no castelo (dia 4 e dia 5) deve ser feita apenas uma 1 hora antes do horário previsto para o início de cada concerto.

O programa religioso, desenvolvido pela Unidade Pastoral de Alandroal com o apoio da autarquia mantem a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Conceição, mas com percurso reduzido e esperando-se que os fiéis aguardem a passagem da imagem no percurso, cumprindo as regras de distanciamento social e uso de máscara.

[/shc_shortcode]

Queima das Fitas em Portalegre a 2 e 3 de outubro

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) decidiu agendar para os dias 2 e 3 de outubro a realização da tradicional Queima das Fitas, tendo em conta o “aligeirar das condições” da pandemia. Ainda assim, alerta a AAIPP, a cerimónia decorrerá de acordo com as medidas de segurança impostas por essa altura.

Os interessados em participar, ente os finalistas dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, devem inscrever-se até dia 31 de agosto, aqui.

Depois do término das inscrições, a AAIPP irá revela o “número exato de familiares permitidos” para acompanhar os estudantes neste momento, em que as capas negras vão voltar a erguer-se.

PSP detém quatro homens e regista cinco acidentes de viação

Entre 16 e 22 de agosto, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou 11 operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 1965 veículos e levantados 70 autos de notícia por contraordenação, dos quais se destacam 60 por excesso de velocidade, três por falta de inspeção periódica obrigatória de veículo automóvel, dois por não utilização de cinto de segurança durante a condução, quatro por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool e um por utilização de telemóvel durante a condução).

Os agentes da PSP desenvolveram ainda quatro ações de fiscalização das medidas de prevenção a adotar para evitar incêndios rurais; duas ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e duas ações de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo.

No mesmo período foram detidos quatro homens com idades compreendidas entre os 20 e os 51 anos, sendo um por ameaças, resistência e coação a agente da autoridade; dois por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 1,28g/l e 1,61g/l) e um por violência doméstica. Foi ainda identificado um homem, de 34 anos de idade, por ter na sua posse 0,20 g de liamba.

Registaram-se cinco acidentes de viação, dos quais resultou um ferido ligeiro e danos materiais nas viaturas intervenientes.

CoLAB de Elvas já tem duas embaixadoras do My Green Lab

Cláudia Almeida Silva (na foto), investigadora do InnovPlantProtect (InPP), é a nova Embaixadora do My Green Lab no laboratório colaborativo (CoLAB) com sede em Elvas. Mestre em Engenharia Biomédica, junta-se assim a Cátia Patrício, também investigadora do InPP e Embaixadora do My Green Lab, uma organização sem fins lucrativos que fomenta a sustentabilidade na ciência.

Esta certificação em práticas laboratoriais mais sustentáveis foi atribuída no final de uma formação específica através da qual a investigadora aprendeu “atitudes que contribuem para reduzir resíduos e custos, e tornar o laboratório cada vez mais ecológico”, explica Cláudia Almeida Silva.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Preocupada com os impactos devastadores das alterações climáticas, a investigadora de 24 anos acrescenta: “Precisamos de ser mais sustentáveis, precisamos de ter noção de que o que fazemos no laboratório contribui para essas mesmas alterações. Precisamos de ter noção de que há certas atitudes que podemos mudar, que diminuem a nossa pegada ecológica.”

Enquanto Embaixadora, Cláudia não só representa o My Green Lab, como recolhe e partilha informação que promova o conhecimento dos colegas no InPP sobre sustentabilidade e ações concretas que possam tornar o CoLAB mais sustentável. “Para mim, é um passo na direção correta; é um passo na direção de proteger a vida do nosso planeta e significa que, aos poucos e poucos, vamos, em conjunto, melhorar as nossas condições de vida”, sublinha a investigadora.

As unidades de Investigação & Desenvolvimento são, em qualquer indústria, das que mais recursos e energia consomem. Ser sustentável faz parte da missão do InPP e Cláudia Almeida Silva vê-se como “mais uma alavanca no sentido de tornar o CoLAB mais verde, mais eficiente, mais consciente e mais amigo do ambiente”. A certificação do My Green Lab representa também a aposta do InPP na formação contínua dos seus recursos humanos e na melhoria dos processos de trabalho.

Um laboratório sustentável minimiza a quantidade de resíduos produzida (como plástico e papel de embalagens) e o uso excessivo de reagentes, otimiza processos químicos para evitar a produção de produtos secundários, separa solventes orgânicos por classe para reciclagem e procura poupar nos custos fixos da organização (como eletricidade e água).

[/shc_shortcode]

ARKUS dinamiza projeto “Por Caminhos e Sabores de Elvas”

A Associação juvenil ARKUS iniciou, no passado fim-de-semana, e seguindo todas as regras da DGS, o projeto “Por Caminhos e Sabores de Elvas”. Muito idêntico ao projeto das visitas teatralizadas já implementado desde 2016, permite conhecer a cidade com uma visita teatralizada e conhecer também um pouco da sua gastronomia.

Participou um grupo de 20 pessoas de nacionalidade espanhola que se deslocou do interior da Estremadura até Elvas.

As visitas teatralizadas vão continuar e os horários são os seguintes: de segunda-feira a sábado às 10 e 18 horas e aos domingos por marcação. As visitas são gratuitas e os turistas podem aproveitar para conhecer a diversidade de monumentos, museus, igrejas e toda a história da cidade de Elvas de uma forma dinâmica e divertida.

Estremadura espanhola regista 224 novos casos de infeção

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 224 novos casos de Covid-19, um número inferior ao registado no domingo. No entanto, a pressão hospitalar aumentou com mais 18 internamentos, num total de 158 pessoas hospitalizadas, 16 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

De ontem para hoje, cinco pessoas faleceram, vítimas de Covid-19 e 212 pessoas foram dadas como recuperadas.

A área de saúde de Don Benito é a que regista mais casos novos de infeção, 58 no total, e Navalmoral de la Mata ocupa o lado oposto da tabela com apenas oito novos casos.

Elvas regista um recuperado de Covid-19

O concelho de Elvas não regista esta segunda-feira, dia 23, novos casos de infeção por Covid-19. Por outro lado, há mais um recuperado.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1656 casos, sendo que 1589 já recuperaram, 38 estão ativos e 29 pessoas morreram.

Festival A Salto volta a invadir Elvas

O festival A Salto – Tomada Artística da Cidade de Elvas decorre entre sexta-feira e domingo, numa organização da associação Um Coletivo.

“Esta é já a quinta edição do festival mas é um sexto ano que estamos em Elvas, uma vez que organizámos a edição zero, e, devido à situação de pandemia, foi preparada com todos os cuidados e seguindo todas as normas da DGS”, de acordo com Cátia Terrinca (na foto), da organização.

O Festival vai ter a sua sessão de abertura no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas contando com a inauguração de uma exposição, intitulada “Representar O Invisível, que resulta do trabalho continuado que fazemos na EB 1,2,3 de Vila Boim enquanto artistas residentes, no âmbito do Plano Nacional das Artes e com o apoio da Organização dos Estados Iberoamericanos”.

A dança vai ser uma das artes em destaque nesta edição, com um espetáculo marcado para sexta-feira às 22 horas, no Castelo de Elvas.

O festival A Salto – Tomada Artística da Cidade de Elvas é organizado pela Associação Um Coletivo e conta com a presença de artistas de diversos países. Além dos espetáculos programados, vão realizar-se performances espontâneas a acontecer em locais surpresa do centro histórico de Elvas.

Portugal regista 1126 novos casos Covid e seis óbitos

Portugal regista, hoje segunda-feira, mais 1126 casos de Covid-19 e seis óbitos associados à doença.

Os novos casos localizam-se 462 casos no Norte, 321 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 169 no Algarve e 108 no Centro. As mortes aconteceram duas no Norte, duas em LVT, uma no centro e uma no Algarve.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1043 casos de recuperação. Hoje, o número de casos ativos é de 45.542, mais 77 que ontem.

Em todo o território nacional, há 733 doentes internados, mais 25 que ontem, 151 em unidades de cuidados intensivos, menos um desde ontem.

Alentejo com mais 18 casos de Covid

O Alentejo regista, esta segunda-feira, 23 de agosto, mais 18 casos de Covid-19, segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde.

Desde março do ano passado, na região, foram identificados 36.171 casos de infeção e registadas 1.004 mortes.

Número de acidentes rodoviários diminuiu entre janeiro e maio

Foto arquivo

O número de acidentes rodoviários diminui entre Janeiro e Maio deste ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Registaram-se “menos 319 acidentes, nos primeiros cinco meses deste ano, menos 23 mortes e menos 586 feridos leves. O aumento verificou-se apenas nos feridos graves, onde se registaram mais oito”, de acordo com Carlos Lopes, diretor da Unidade de Prevenção e Segurança Rodoviária da ANSR.

“A velocidade é, de uma forma indesmentível e universal, considerada a principal causa dos acidentes. Quanto maior velocidade maior é a probabilidade de uma pessoa perder o controle do veículo, a distancia de paragem aumenta e em caso de atropelamento, a probabilidade da vítima sobreviver diminui quanto mais for a velocidade”, referiu o responsável.

A ANSR avança que nos primeiros cinco meses deste ano registaram-se 9.105 acidentes com vítimas no continente, dos quais resultaram 108 vítimas mortais (ocorridas no local do acidente ou durante o transporte até à unidade de saúde), 633 feridos graves e 10.404 feridos leves.

Neste período, verificou-se uma redução na maioria dos principais indicadores de sinistralidade, com diminuições de 319 acidentes (menos 3,4%), 23 vítimas mortais (-17,65) e 568 feridos leves (-5,2%), sendo a exceção os feridos graves, mais oito face a iguais meses de 2020 (1,3%), precisa o relatório, realçando que o índice de gravidade dos acidentes até maio foi inferior ao registado nos anos anteriores.

Campo Maior com mais um caso de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista esta segunda-feira, dia 23 de agosto, um novo caso de infeção por Covid-19, pelo que se tem agora 13 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 691 casos positivos, dos quais 667 já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 11 pessoas.

 

Taberna Xico Maroto no “Retoma da Economia”

A Taberna “Xico Maroto” nasceu no coração da cidade de Elvas, na Praça da República há quatro anos, sendo que Francisco Maroto é o proprietário.

O estabelecimento conta com duas esplanadas no exterior, num total de 15 mesas. Neste momento apenas a mulher e filha trabalham consigo, sendo que no fim de semana, quando há mais movimento, por vezes há necessidade de chamar mais um familiar, para ajudar.

No “Xico Maroto” há alguns petiscos, mas a maioria são pratos típicos, como secretos, bitoques, lombinhos, bacalhau dourado, omeletes, bacalhau assado, saladas, entre outros. O proprietário afirma que tem agora os menus hambúrguer e bifana, que também “saem muito bem”.

A taberna “Xico Maroto” está em destaque no “Retoma da Economia”. Pode ouvir a entrevista completa, a Francisco Maroto, aqui:

Praça Multimodal em Campo Maior com 63 lugares para estacionar

Já começou a ser construída, em Campo Maior, a Praça Multimodal, na zona da antiga Escola da Avenida, junto ao Espaço.arte.

Tal como o nome indica, este espaço “terá vários modos de mobilidade num só espaço, ou seja, praça de táxis, paragem de autocarros, carregamento de viaturas elétricas, bem como mais espaço de estacionamento”. E, no piso superior, que ficará ao nível do Espaço.arte, “poderão ser feitos alguns eventos culturais, principalmente no verão”, explica João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior.

A obra conta com “um investimento de um milhão e oitocentos mil euros, comparticipado pela União Europeia em 85%, estando enquadrado no PEDU de Campo Maior, e decorre de um concurso público com visto do tribunal de contas”, adianta João Muacho, considerando ser “uma mais-valia para o concelho, uma vez que terá 63 lugares de estacionamento cobertos para os campomaiorenses e para quem nos visita”.

Aquando do início das escavações descobriu-se um troço de muralha entre 25 a 30 metros. “Sabíamos que nesta zona se encontrava a muralha primitiva de Campo Maior, e que não vai interferir na construção da praça”, garante o presidente da Câmara de Campo Maior, adiantando que “foi apresentado junto da Direção Regional de Cultura do Alentejo, a possibilidade de que este pano de muralha seja parte integrante, daquilo que será o estacionamento e esteja visível, para que todos reconheçam aquilo que foi a fortificação, em Campo Maior”.

Praça Multimodal que começou já a ser construída em Campo Maior, sendo que se prevê que, em junho ou julho do próximo ano, possa já estar concluída.