“A viagem a Portugal deixou de ser um passeio”, diz emigrante em França

O mês de Agosto marca o regresso de milhares de emigrantes a Portugal. Para passar férias ou para visitar a família, são muitos os que de avião ou de carro, regressam ao país que os viu nascer.

A verdade é que a pandemia tem condicionado bastante estas viagens e há mesmo quem não tenha conseguido vir a Portugal nos últimos 17 meses.

O caso de Nélia Lagareiro (na foto), emigrante em França, tem sido um exceção, uma vez que “a última vez que esteve em Portugal foi há menos de um ano, em outubro, para os anos do meu pai”. Por outro lado, a viagem, que “antes era em passeio, passou a ser feita com paragem apenas para abastecer o automóvel. Demoramos cerca de 15 a 16 horas. O meu marido vai pagar o combustível e acabamos por beber o café no carro. Temos muito receio de apanhar o vírus e levá-lo para Portugal e para junto da nossa família”.

Nélia Lagareiro disse-nos que já tomou ” as duas doses da vacina mas, mesmo assim, vou fazer um teste antes de sair da qui para poder fazer a viagem mais descansada”.

Nélia Lagareiro reside numa zona com bastantes turistas, na região da Bretanha, e por isso mesmo, nesta altura, “o número de casos de infeção tende a aumentar. As restrições começam agora a ser implementadas, com a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação à entrada dos restaurantes. No meu caso, que vou a Portugal, não me é exigido nem teste negativo nem quarentena no regresso”.

Nélia Lagareiro emigrou para a região francesa da Bretanha há oito anos. Por esta altura já prepara tudo para a viagem a Portugal.