Alandroal vai ter segunda Equipa de Intervenção Permanente

O Município de Alandroal vai apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alandroal (AHBVA) na criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) e esse compromisso foi formalizado junto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A EIP assegura o socorro e a emergência na área do respetivo concelho, e os bombeiros que as integram são caraterizados por elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas.

À semelhança do que acontece com a primeira EIP, constituída por cinco elementos, as responsabilidades vão ser partilhadas entre o município de Alandroal e a ANEPC. A Câmara Municipal comparticipa a AHBVA nos custos decorrentes da remuneração dos elementos que integram a EIP, atribuindo-lhe uma verba mensal correspondente a 50% dos custos resultantes dos vencimentos, subsídios de férias e de natal e outros encargos do pessoal contratado, cabendo à ANEPC suportar os restantes 50%. Para João Grilo, o presidente da autarquia, o investimento do município numa segunda equipa é “plenamente justificado pelo exemplo de especialização e resposta que a primeira tem dado em diferentes contextos, pela necessidade do aumento do nível de prontidão face às obras do Corredor Internacional Sul, que atravessam o concelho em duas grandes empreitadas, pela necessidade transmitir maior segurança aos visitantes ocasionais e temporários que procuram o concelho e insere-se no esforço global da autarquia de apoiar a AHBVA no contexto especial de pandemia”.

Desde o início da pandemia, o município tem fornecido EPIs e equipamentos de desinfeção e está prestes a entregar uma nova ambulância com capacidade 4X4 para acesso a locais isolados. Além do financiamento da EIP, o município transfere mensalmente três mil euros para a associação e vai lançar o Cartão Social do Bombeiro.

Sede da CIMAA está a ser requalificada

Os trabalhos de reabilitação na sede da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em Portalegre que arrancaram a dia 26 de Julho vão já avançados. Esta obra permitirá à CIMAA dar cada vez melhor resposta na sua missão junto dos municípios do território, na sequência do acréscimo que teve nas suas responsabilidades e competências.

Recorde-se que os trabalhos de reabilitação no edifício terão um custo global de 845 mil euros, garantidos com o apoio dos 15 municípios associados CIMAA: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Câmara de Borba reúne em sessão ordinária

A Câmara Municipal de Borba reúne amanhã, quarta-feira, dia 4, às 10 horas, em reunião ordinária, o Salão Nobre da Câmara Municipal.

A ordem de trabalhos inclui os seguintes pontos:

Ponto 1. Período antes da ordem do dia:

Ponto 1.1 – assuntos gerais de interesse para a autarquia;

Ponto 1.2 – expediente;

Ponto 1.3 – atividades da câmara.

Ponto 2. Ordem do dia:

Pontro 2.1 – aprovação da ata 14/2021.

Elvas regista dois novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista hoje dois novos casos de infeção por Covid-19, estando ativos 39 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1598 casos de infeção, sendo que 1530 já recuperaram e 29 pessoas morreram.

CDU entrega listas a todos os órgãos autárquicos do distrito de Portalegre

A CDU, no distrito de Portalegre, entregou em tribunal listas a todos os órgãos autárquicos: 15 câmaras municipais, 15 assembleias municipais; e 69 assembleias de freguesia.

Em nota de imprensa, o partida saúda ainda “todos aqueles e aquelas que, se revendo no projeto da CDU, assumem o compromisso de honra de – com trabalho, honestidade e competência – lutar por mais e melhor Poder Local e pela resolução dos problemas das populações do distrito de Portalegre”.

Portugal regista 2076 novos casos e 19 mortes por Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 2.076 novos casos, 19 óbitos e 4368 recuperados de Covid-19.

Esta terça-feira, dia 3, 945 (-23) doentes estão internados, 204 (+1) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.397 mortes, 974.203 casos de infeção e 909.330 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mais 121 casos Covid e um óbito no Alentejo

O Alentejo regista esta terça-feira, 3 de agosto, 121 novos casos de Covid-19 e mais um óbito associado à doença.

Desde março do ano passado, na região, foram reportados 34.011 casos de infeção e 983 mortes.

Câmara de Estremoz investe mais de 18 mil euros em novas papeleiras

A Câmara Municipal de Estremoz adquiriu, recentemente, 150 papeleiras e está agora a substituir as antigas, que se encontravam degradadas.

O processo de substituição, faz saber a autarquia, já teve início nalgumas zonas da cidade, sendo que as novas papeleiras “são metálicas e lacadas para fixação no solo, com balde metálico para 50 litros”. O investimento feito nestes novos equipamentos é superior a 18 mil euros.

O município espera que “com este novo mobiliário urbano a cidade fique mais limpa, pelo que apela aos munícipes que não deitem resíduos para o chão, mas sim nos novos equipamentos”.

Mais de 80 bombeiros no combate às chamas em Santa Eulália

Mais de 80 bombeiros, apoiados por 22 viaturas, incluindo três meios aéreos, estão a combater um incêndio agrícola, de grandes dimensões, em Santa Eulália, junto à pedreira da Pragosa.

O alerta para esta ocorrência foi dado pouco depois das 11 horas.

Este incêndio está a consumir, sobretudo, pasto, na estrada de acesso à Barragem do Caia, mais propriamente na zona onde a população de Santa Eulália costuma realizar o tradicional Passar Águas, por altura da Páscoa.

No local estão várias corporações de bombeiros do distrito de Portalegre: entre elas, Elvas, Campo Maior, Arronches, Alter do Chão, Castelo de Vide, Sousel e Fronteira. O vento, que se fazia sentir, dificultou, em algum momento, o combate às chamas. Ainda assim, por volta das 13 horas, e com alguns meios a serem desmobilizados, a situação encontrava-se já sob controlo.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não registou, nas últimas 24 horas, novos casos de infeção por Covid-19, de acordo com as Autoridades de Saúde.

Campo Maior já registou 674 casos de infeção, sendo que 654 já recuperaram, nove estão ativos e 11 pessoas perderam a vida.

CDU: António Pedro Romeiras promete “luta pela regionalização” em Montemor

António Pedro Romeiras é o cabeça de lista pela CDU à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

A equipa que o acompanha nesta candidatura é composta por um “grupo de pessoas pluridisciplinares” que, adianta, irá permitir uma “continuação do trabalho feito”. Àqueles que já levam alguma experiência na gestão política, juntam-se “novas caras e pessoas jovens”, sempre com o objetivo de “uma melhoria do que é possível”.

O desenvolvimento económico, a cultura, o desporto, o movimento associativo, a área social, ambiental e “a luta pela regionalização” são as principais prioridades da CDU, sendo que o programa eleitoral encontre-se ainda em elaboração. Ainda assim, na área económica, António Pedro Romeiras, lembra que a “atração de empresas para o interior tem muito a ver com políticas nacionais, com apoios a nível fiscal, a nível de condições, de logística, de redes”. Esses apoios, garante, terão ser “reivindicarmos junto do Governo Central” essa atração.

O candidato destaca ainda o conjunto de empresas que estão instaladas na Zona Industrial da ADUA e o centro de Startups, onde se “dão condições inicialmente favoráveis para as empresas, com baixos custos”. Este, defende, é um projeto que já existe, mas que deve ser “potenciado e dinamizado”.

António Pedro Romeiras pretende ainda que sejam estabelecidas algumas ligações com universidades, “no sentido de potenciar o meio arquitetónico, ambiental e agrícola” do concelho. Também criar projetos semelhantes ao SMEA (Semear em Montemor Estratégia Alimentar) é outra das intenções do partido, “para criar uma capacidade de integração no meio ambiente, no que diz respeito a agriculturas biológicas, pelos produtores que se encontram em Montemor e procurar que os consumos sejam integrados, através de lojas e redes”.

Na lista à Câmara, depois de António Pedro Romeiras, seguem-se, por esta ordem, António Adriano, Paula Bilro, Gil Porto, Ângela Catarino, Graça Nascimento e Joaquim Batalha. À Assembleia Municipal a candidata é Hortênsia Menino, a atual presidente da Câmara Municipal de Montemor.

À Assembleia de Freguesia de Cabrela, o candidato pela CDU é Francisco Catarro, a Ciborro Nélia Campino, a Foros de Vale Figueira Hélder Linguiça, a Santiago do Escoural Cristina Parreira, a São Cristóvão António Fitas, a Cortiçadas de Lavre e Lavre José Fernandes e a Vila, Bispo e Silveiras António Danado.

António Pedro Romeiras esteve em entrevista na Rádio Nova Antena. Para ouvir, na íntegra, aqui:

Ponto D’Elegância no Retoma da Economia

A loja Ponto D’Elegância surgiu em 2019, primeiro numa vertente online. Em Agosto do ano passado, em plena pandemia, Helena Andrade (na foto) e Ricardo Fernandes decidiram “arriscar” e abrir a loja física, na zona comercial da Fonte Nova, em Elvas.

O espaço dedica-se à venda de roupa e acessórios para homem e mulher, dispondo de “vários estilos e tamanhos, bem como de marca própria e, mais recentemente, serviço de personalização”, de acordo com referiu Helena Andrade (na foto).

A loja Ponto D’Elegância funciona das 10 às 13 horas das 15 às 19 horas, de segunda-feira a sábado. Nos meses de Novembro e Dezembro também funcionam ao domingo. A loja Ponto D’Elegância está em destaque na edição de hoje do programa Retoma da Economia que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Padre Milton Soares dos Santos enfrenta novo desafio em Elvas a partir de setembro

O padre Milton Soares dos Santos, responsável pela paróquia da Boa-Fé, vai assumir, a partir de setembro, as paróquias de Vila Fernando e Terrugem, como já antes avançado pela Rádio ELVAS (ver aqui).

Já nomeado pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho para assumir estas duas paróquias, o padre Milton Soares dos Santos sente que com Vila Fernando e Terrugem enfrentará “um maior cansaço”, adiantando que a sua assistência, em ambas, acontecerá sobretudo ao fim de semana. “Durante a semana, só se houver algum funeral ou algo de especial”, revela.

O padre Milton garante que estas duas paróquias serão um grande desafio, recordando que, na Boa-Fé, conseguiu “ressuscitar” a paróquia, que antes apenas contava com uma missa por semana. “Era uma paróquia que praticamente estava fechada, que só tinha missa à quinta-feira. Agora tem de terça a domingo. Só não tem às segundas, porque o padre tem de descansar um dia”, remata.

As missas, em Vila Fernando, vão realizar-se aos domingos à noite, e na Terrugem, aos sábados, às 17.30 horas, e domingos, pelas 9.30 horas.

De recordar que, até então, era o padre António Carlos o responsável pelas paróquias de Vila Fernando e Terrugem, à semelhança de todas as outras das freguesias rurais de Elvas. A partir de setembro, estas duas ficarão a cargo do padre Milton Soares dos Santos, após tomar posse.

“A viagem a Portugal deixou de ser um passeio”, diz emigrante em França

O mês de Agosto marca o regresso de milhares de emigrantes a Portugal. Para passar férias ou para visitar a família, são muitos os que de avião ou de carro, regressam ao país que os viu nascer.

A verdade é que a pandemia tem condicionado bastante estas viagens e há mesmo quem não tenha conseguido vir a Portugal nos últimos 17 meses.

O caso de Nélia Lagareiro (na foto), emigrante em França, tem sido um exceção, uma vez que “a última vez que esteve em Portugal foi há menos de um ano, em outubro, para os anos do meu pai”. Por outro lado, a viagem, que “antes era em passeio, passou a ser feita com paragem apenas para abastecer o automóvel. Demoramos cerca de 15 a 16 horas. O meu marido vai pagar o combustível e acabamos por beber o café no carro. Temos muito receio de apanhar o vírus e levá-lo para Portugal e para junto da nossa família”.

Nélia Lagareiro disse-nos que já tomou ” as duas doses da vacina mas, mesmo assim, vou fazer um teste antes de sair da qui para poder fazer a viagem mais descansada”.

Nélia Lagareiro reside numa zona com bastantes turistas, na região da Bretanha, e por isso mesmo, nesta altura, “o número de casos de infeção tende a aumentar. As restrições começam agora a ser implementadas, com a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação à entrada dos restaurantes. No meu caso, que vou a Portugal, não me é exigido nem teste negativo nem quarentena no regresso”.

Nélia Lagareiro emigrou para a região francesa da Bretanha há oito anos. Por esta altura já prepara tudo para a viagem a Portugal.

Fun Park poderá ser uma realidade em Elvas

Diversos empresários do setor da diversão de feiras e romarias já se encontram no Parque da Piedade, em Elvas.

Apesar de anteriormente ter sido avançada a informação de que a edição deste ano do Fun Park não se realizaria, a verdade é que, segundo a Rádio ELVAS sabe, estão a ultimar-se os últimos pormenores para que o evento de realize.

“O Elvas” joga com o Rabo de Peixe às 11 da manhã

O jogo entre “O Elvas” e o Rabo de Peixe, que abre a Série E do Campeonato de Portugal, vai ser disputado às 11 horas do próximo dia 29, domingo.

A antecipação da partida foi pedida pelo clube açoriano, para ter possibilidade de voo de regresso aos Açores ainda no domingo e a Federação Portuguesa de Futebol já marcou a hora do encontro e informou o Clube Alentejano de Desportos da alteração.

Este jogo, tal como os restantes de “O Elvas” vai ser acompanhado pela reportagem em direto da Rádio ELVAS.