Elvense Joaquim Santinhos na lista à Junta de Freguesia de Benfica (Lisboa)

O elvense Joaquim Santinhos (à direita na foto, no cartaz), a residir há vários anos em Lisboa, faz parte da lista PS encabeçada por Ricardo Marques (à esquerda na foto) à Junta de Freguesia de Benfica. A candidatura Mais Lisboa tem como cabeça de lista à Camara de Lisboa o atual presidente Fernando Medina.

À Rádio ELVAS referiu que pretende trabalhar “sempre a representação de ação social, apoiar os que mais precisam. Estarei sempre a defender os seu direitos.”

Finalizando com um agradecimento e mostrando “honra na minha cidade (Elvas), onde estão sempre as minhas raízes”.

Arronches e Benfica com evento solidário a favor dos bombeiros

O Sport Arronches e Benfica organiza, este domingo, dia 1 de agosto, um evento solidário, com o objetivo de angariar águas, sumos e barras energéticas para os Bombeiros Voluntários de Arronches.

Esta é já a terceira edição do evento, e como revela o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, João Crespo, este assume-se como “uma mais valia, principalmente nesta altura de incêndios que se avizinha, e para munir os bombeiros, deste bem essencial”, sendo esta uma forma que “permite a prática de atividade física não só pelos membros do clube, como também por parte de todos aqueles que se queiram juntar”.

A partir das 9 horas e até ao meio dia, quem quiser pode entregar as águas no quartel e fazer a sua corrida, ou vice versa, mantendo as normas sanitárias necessárias, no que à pandemia diz respeito.

Sport Arronches e Benfica que organiza este domingo uma corrida solidária para angariar águas para os bombeiros da vila, ao mesmo tempo que é provida a prática de exercício físico.

Estremadura espanhola com 458 casos Covid

A Estremadura espanhola regista, esta sexta-feira, dia 30 de julho, mais 458 casos de Covid-19 e, não há registo de mais vítimas mortais, associadas à doença.

Destes casos, 129 foram registados na Área de Saúde de Badajoz.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1779 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 405 doentes, num total de 81.163 altas.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 96 pessoas, nove em Unidades de Cuidados Intensivos.

Hugo Hilário e contrato da Barragem do Pisão: “o maior investimento alguma vez realizado no Alto Alentejo”

Teve lugar esta sexta-feira, dia 30, a assinatura do contrato de financiamento entre a Estrutura de Missão “RECUPERAR PORTUGAL”, entidade responsável pela coordenação técnica e pela coordenação de gestão da execução do PRR, e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para a construção do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, com um investimento de 120 milhões de euros do PRR.

Presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, a cerimónia aconteceu no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato, com a presença e intervenções da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, e do Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo.

Na sua intervenção, o Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, destacou e segundo comunicado da CIMMAA, que “assinalamos hoje, com a assinatura deste contrato, um dos dias mais felizes, esperados e importantes para o futuro do Alto Alentejo. Estamos perante o maior investimento alguma vez realizado no Alto Alentejo, que é o maior projeto do PRR sob responsabilidade local, responsabilidade que assumimos através da Comunidade Intermunicipal. O Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (Barragem do Pisão), foi considerado unanimemente, por todos os 15 Municípios do Alto Alentejo, pelas forças vivas do nosso território e pelo Governo da República, como uma âncora de desenvolvimento. Os seus efeitos multiplicadores que irão potenciar várias áreas da nossa atividade económica, com destaque para agricultura, silvicultura e pecuária, agroindústrias, energia, turismo, investigação científica e, acima de tudo, para assegurar reserva estratégica de água, tendo presentes as alterações climáticas e a necessidade de assegurar as necessidades de consumo, dadas as fragilidades da Barragem da Póvoa, que já ultrapassa o seu período útil de vida e tem problemas estruturais, e a capacidade muito limitada da Barragem da Apartadura, não garantindo mais do que 2 a 3 anos de seca continua.”

E evidenciou que “a convergência e a unanimidade entre todos os 15 municípios do distrito de Portalegre foi decisiva e fundamental, independentemente das opções partidárias e para além da localização geográfica das infraestruturas a construir, reconhecendo-se a importância estrutural e o impacto económico, social, ambiental, energético e científico do empreendimento para todo o Alto Alentejo. Neste sentido foi decidido pelos 15 municípios repartir entre si o valor da componente nacional da candidatura aprovada, em partes iguais.”

A Barragem do Pisão era uma aspiração e reivindicação histórica das populações do Alto Alentejo, com mais de meio século. Segundo o cronograma submetido à Comissão Europeia, as obras estarão terminadas em 2025 e os projetos e estudos detalhados devem ser concluídos até ao final deste ano. Está prevista para 2022 a emissão da Declaração de Impacte Ambiental, bem como o estaleiro e os trabalhos preparatórios, incluindo a abertura de acessos.

A CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

13ª Duatlo de Arronches decorre este sábado

A 13ª edição do duatlo de Arronches decorre amanhã, sábado, dia 31, com partida às 9 horas na Zona Desportiva da vila.

Esta é uma prova que vai juntar “cerca de 150 atletas, das melhores equipas da modalidade”, como revela o vice presidente da Câmara de Arronches, adiantando que “o duatlo é uma prova que conta com duas vertentes: ciclismo e corrida”. “A corrida será feita nas ruas de Arronches, e a parte de ciclismo parte do Estádio Municipal com passagem por Esperança”.

Esta é uma prova que o município considera “bastante importante, pelo dinamismo que traz à vila e ao concelho, uma vez que as unidades hoteleiras estão completamente lotadas, pelo que é sempre bom apostar nestes eventos”, explica João Crespo.

A prova de Duatlo que decorre amanhã em Arronches conta com cerca de cinco quilómetros de corrida, 20 de ciclismo e mais dois de corrida.

Quercus Contesta Barragem do Pisão: PRR começa com péssimo exemplo

A Quercus tomou conhecimento, que hoje foi assinado pelo Governo e Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o contrato de financiamento para a construção da barragem do Pisão no concelho do Crato (Portalegre), um projeto do Estado Novo que por falta de viabilidade nunca tinha sido executado.

Em comunicado a Associação Ambientalista explica que “o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, mas conhecido por barragem do Pisão, foi inscrito para investimento no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, apesar da oposição da Quercus e outras entidades na fase de Consulta Pública do PRR, devido aos elevados impactes ambientais sobre o montado e destruição da agricultura tradicional sustentável, pelo que se considera um primeiro tiro da “bazuca” fora do alvo”.

O PRR no contexto da crise económica e social devido à pandemia, “deveria contribuir para o crescimento sustentável integrado no Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) e não para financiar projetos destrutivos e inviáveis sem um grande investimento público e comunitário”.

“Em causa estão 120 milhões de investimento já inscritos só no PRR, para um projeto estimado inicialmente em 171 milhões de euros, que entre os fortes impactes vai levar à sobrecarrega os contribuintes em benefício apenas da construção e envolvidos”.

A Quercus diz ainda que “o Governo já tinha promovido o concurso público para aquisição de serviços de “Avaliação da sustentabilidade e desenvolvimento integrado dos recursos hídricos e energéticos do empreendimento de aproveitamento hidráulico de fins múltiplos do Crato”, no valor de 950 000€ + IVA, isto ainda antes de estar feito o Estudo de Impacte Ambiental e portanto de existir uma Decisão da Avaliação de Impacte Ambiental devidamente fundamentada Detalhe (base.gov.pt)”.

Este empreendimento “tem grandes impactes ambientais negativos não apenas na destruição na área florestal de montado da região, mas os blocos de rega afastados, vão promover o alastramento descontrolado das culturas superintensivas de regadio tem vindo a descaracterizar o Alentejo, situação que deve ser controlada”.

A Quercus “lamenta que a Comissão Europeia tenha permitido o financiamento de projeto destrutivo e apesar da conivência do Governo e dos partidos políticos, vai continuar a acompanhar atentamente e a escrutinar todo o processo”.

CDU de Elvas entregou listas de candidatos

A CDU- Coligação Democrática Unitária de Elvas entregou hoje, sexta-feira, dia 30, as listas de candidatos a todos os órgãos autárquicos do concelho de Elvas.

A entrega decorreu no Tribunal de Elvas.

Millenium BCP de Campo Maior fechou portas

A agência bancária do Millenium BCP, em Campo Maior, fechou portas.

O encerramento faz parte do processo de reestruturação do banco que prevê o despedimento de 800 trabalhadores, segundo Miguel Maya, presidente executivo do BCP.

 

Luís Rosinha: é objetivo nesta candidatura “fazer mais e melhor pelo concelho”

Luís Rosinha, candidato pelo Partido Socialista, à Câmara Municipal de Campo Maior, e atual vereador no município campomaiorense, esteve esta sexta-feira, dia 30, em entrevista na Rádio ELVAS.

O candidato está há oito anos, no executivo do município e afirma que o seu objetivo “é fazer mais e melhor pelo concelho de Campo Maior, também com base no que tem vindo a ser feito nos últimos anos”.

Questionado sobre a novidade, em termos de partidos, no concelho de Campo Maior, como o Chega, Luís Rosinha afirma que “é um partido novo, que se apresenta pela primeira vez às autárquicas, é um partido que terá as suas ideias, mas dá-me ideia que ao nível autárquico terá que demonstrar aquilo que são claramente as ideias a apresentar e discutir, e passará um pouco por aí”.

Luís Rosinha diz ainda “o que vejo em Campo Maior é que Campo Maior é uma terra de esquerda, sempre foi uma terra socialista, e o Chega poderá surgir pela falta de partidos da direita clássica”.

Luís Rosinha, de 38 anos, e há oito no executivo municipal de Campo Maior é o candidato pelo PS, à Câmara de Campo Maior, nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

Podcast de Nuno Markl virado para o futuro, nos 60 anos da Delta

“E Projetos para o Futuro”, é o nome do podcast, conduzido por Nuno Markl, no âmbito dos 60 anos da Delta Cafés, sendo um projeto criado pela Brand Xperience, unidade de branded content e ativação de marca da Initiative.

São seis as entrevistas que tiveram início com o comendador Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro Delta Cafés e o seu neto e agora CEO da Delta, Rui Miguel Nabeiro, contando ainda com um leque de convidados, tais como Bruno Nogueira, Joana Cruz, Eduardo Madeira, Ana Markl, Hugo Van Der Ding e Ricardo Araújo Pereira.

No final de cada episódio, serão doados mil euros para uma instituição à escolha do convidado.

Portugal registou 2595 novos casos e 14 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 2595 novos casos, 14 óbitos e 3331 recuperados de Covid-19.

Estes números fizeram diminuir os casos ativos: são 50.811, menos 750 que ontem. As mortes tiveram a distribuição seguinte: cinco no Norte, quatro em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), dois no Alentejo, dois no Algarve e um no Centro.

Esta sexta-feira, dia 30, a situação nos hospitais tem uma melhoria: 924 doentes estão internados (menos 30 do que ontem), dos quais 199 em unidades de cuidados intensivos (menos nove de quinta para sexta-feira.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.344 mortes, 966.041 casos de infeção e 897.886 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 3232 casos na sexta-feira 23 de julho; 3396 casos no sábado 24 de julho; 2625 casos no domingo 25 de julho; 1610 cados na segunda-feira 26 de julho; 2316 casos na terça 27 de julho; 3452 casos na quarta-feira 28 de julho; 3009 casos na quinta 29 de julho; e 2595 casos na sexta-feira 30 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo regista mais óbitos e 130 casos Covid

A região Alentejo regista, esta sexta-feira, dia 30 de julho, 130 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos, associados à doença.

Desde o início da pandemia, a região conta com 33.673 infetados e 982 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 71 casos na quinta 22 de julho; 132 casos na sexta-feira 23 de julho; 151 casos no sábado 24 de julho; 118 casos no domingo 25 de julho; 51 casos na segunda-feira 26 de julho; 66 casos na terça 27 de julho; 115 casos na quarta-feira 28 de julho; 168 casos na quinta 29 de julho; e 130 casos na sexta-feira 30 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

António Victorino d´Almeida com concerto em Elvas esta sexta-feira

António Victorino d´Almeida estreia-se sexta-feira à noite, em Elvas, com O Ciclo de Canções para a Europa “Gaudeamus”, sob a sua direção.

Este concerto decorrerá no Cine-Teatro Municipal, sexta-feira, às 20.30 horas e conta com transmissão em direto no facebook do município de Elvas.

Victorino d’Almeida  compôs 17 canções, de 15 poetas, que correspondem ao número de países que contava a União Europeia (UE), e foi apresentado em Lisboa, no Centro Cultural de Belém; no Porto, no Mosteiro de S. Bento da Vitória e em Bruxelas e Viena, num projeto que foi iniciado na década de 1980 por si.

Movimento Cívico apresenta listas candidatas às autárquicas

O Movimento Cívico Por Elvas entregou hoje as listas dos candidatos aos diversos órgãos autárquicos, mas eleições de Setembro.

Rondão Almeida, candidato do Movimento à Câmara Municipal de Elvas, refere que “as listas entregues contam com elementos de diversas ideologias políticas mas que apenas têm objetivo de lutar por Elvas. É a segunda vez que fazemos esta entrega mas desta vez muito mais reforçados e sempre imbuídos com o espírito de trabalhar por Elvas. Penso que é por aí que a política, não só em Elvas mas em todo o país, tem que começar a trabalhar. Os partidos no poder estão com um desgaste muito grande e, por isso mesmo, os movimentos cívicos são a grande alternativa para fazer politica”.

Para os próximos quatro anos, ao Movimento Cívico tem um programa assente em quatro pilares, entre os quais a questão do emprego: “queremos levar por diante um grande parque empresarial para complementar a Plataforma Logística que deixámos fugir. Por outro lado, é necessário preparar uma rede de mobilidade com autocarros para transportar os trabalhadores da Eurocidade”. O Movimento Cívico mostra-se ainda preocupado com “a questão da habitação, sendo que a nossa grande aposta passar por criar um conjunto de apartamentos com renda acessível. Para a área dos jovens, queremos crias as condições para que eles possam continuar a trabalhar e a viver dentro da Eurocidade”.

Rondão Almeida é candidato do Movimento Cívico Por Elvas à Câmara Municipal de Elvas, Graça Luna Pais à Assembleia Municipal, Joaquim Amante a Assunção, Ajuda, Salvador E Santo Ildefonso; José Galguinho, a Caia, São Pedro e Alcáçova; José Belchior a São Brás e São Lourenço; Ana Sofia Alves a Santa Eulália; Luís Grilo a São Vicente e Ventosa; Jorge Madeira à União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando e Manuel Bandarra à União de Freguesias de Terrugem de Vila Boim.

DECO alerta para risco de fraude no Multibanco

O uso de cartões multibanco, de débito e crédito, terá ganho ainda maior expressão com o surgimento da pandemia, com muitos portugueses a fazerem compras, pagamentos e carregamentos, por exemplo, através do chamado “dinheiro de plástico”. Mas há que ter cuidado ao utilizar estes cartões.

Na edição desta semana da rubrica da DECO, a jurista na delegação de Évora da Associação para a Defesa do Consumidor, Maria Inês Alvarenga, apresenta alguns conselhos para que se evitem situações de fraude, revelando que têm sido muitas as pessoas que têm caído em diversos tipos de esquemas de burla, que “visam sacar dinheiro, através da apropriação indevida de dados pessoais associados a cartões para, posteriormente, os utilizarem, por exemplo, para levantar dinheiro ou fazer compras”.

Para prevenir situações destas, apresenta algumas dicas: “não forneça os seus dados pessoais e senhas dos seus cartões bancários a ninguém; num terminal de pagamento automático seja discreto; nas compras, confira sempre o valor cobrado; e atenção aos sites pouco fidedignos, que pedem os seus dados pessoais, em troca de cupões de desconto ou prémios”.

“Queremos afirmar Campo Maior pela questão turística”, diz Luís Rosinha

O Partido Socialista (PS) de Campo Maior entregou hoje, sexta-feira, dia 30, as listas dos candidatos às eleições autárquicas deste ano no Tribunal de Elvas.

Luís Rosinha é candidato à Câmara Municipal de Campo Maior e refere que “as listas apresentadas contam com pessoas jovens, mas também com alguns nomes que se mantém do atual mandato. Temos uma paridade de quase 50 por cento com homens e mulheres campomaiorenses que se quiseram associar a este projeto”.

Luís Rosinha espera que em Setembro a situação da pandemia “esteja mais controlada para que se possam fazer algumas ações de campanha. No entanto, temos já um plano B realizado para o caso de não podermos fazer as típicas arruadas a que o Partido Socialista já habituou os campomaiorenses”.

Quanto aos próximos quatro anos, “vamos fazer uma aposta forte naquilo que é o posicionamento turístico de Campo Maior, tendo em conta todos os projetos que se vão concluindo, os que estão em execução e os que ainda queremos fazer. Por outro lado, vamos continuar o trabalho que tem vindo  ser feito ao nível do centro histórico, mantendo o apoio na área social aos campomaiorenses”.

Luís Rosinha é candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo concorre à Assembleia Municipal, João Manuel Cirilo a Nossa Senhora da Graça dos Degolados e Vera Grilo Moura a Nossa Senhora da Expectação e Miguel Tavares a São João Baptista. Amália Centeno é a mandatária da candidatura.

Ultramaratonista em Arronches corre pelos direitos das crianças

O atleta João Paulo Félix, cuja vida profissional está ligada à área das crianças e jovens em risco e à área do desporto e aventura, praticando atletismo de estrada e trail, montanhismo e ciclismo de estrada, BTT e viagens, encontra-se, desde o passado dia 15 de julho, a percorrer o país numa iniciativa denominada ‘Volta a Portugal a Correr 2021’.

Com o apoio da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, esta prova com partida e chegada no concelho de Lourinhã tem como principal objetivo a sensibilização da comunidade e relembrar como é importante a ação de promoção dos direitos das crianças e jovens.

O percurso, dividido por 40 etapas a cumprir em 40 dias, terá passagem por Arronches durante os dias 30 e 31 de julho. No penúltimo dia do mês, data da 16.ª etapa, o atleta partirá de Estremoz percorrendo 56 quilómetros até chegar a Arronches, ao passo que, no dia seguinte, os 57 quilómetros da 17.ª etapa ligarão Arronches a Marvão.

Para o vice presidente do município de Arronches, João Crespo, é “com muito agrado que o vamos receber e acolher da melhor forma possível, e com todas as condições que necessita para pernoitar na vila”. “Estas causas são sempre boas”, revela João Crespo, para “relembrar que os direitos das crianças são fundamentais e indiscutivelmente de garantir, e nunca é demais relembrar estes direitos”.

Ultramaratonista João Paulo Félix que passa amanhã por Arronches, naquela que é a sua corrida pelos direitos das crianças.

Campo Maior tem mais um caso Covid e três altas

O concelho de Campo Maior regista esta sexta-feira, dia 30, mais um caso de infeção por Covid-19, e três recuperações, pelo que tem agora dez casos ativos.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram registados 672 casos de infeção, dos quais 651 já recuperaram e 11 perderam a vida.

Montemor com mais cinco casos Covid e uma recuperação

Montemor-o-Novo regista cinco novos casos de Covid-19, bem como a recuperação de um doente. Há agora, no concelho, 27 casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, Montemor registou um total de 1168 casos de infeção, dos quais 1078 já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 63 pessoas.

A informação, disponibilizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, é transmitida pelo departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo e referente à passada quarta-feira, dia 26 de julho.

Galinha Gorda no “Retoma da Economia”

Há praticamente 17 anos que Francisco Capote tem, na Rua da Feira, em Elvas, a sua loja da Galinha Gorda, onde vende de tudo um pouco: desde produtos alimentares, passando pela higiene, artigos de decoração e para animais.

De portas fechadas, neste período de pandemia, durante 24 dias, devido ao facto de ter estado infetado com Covid-19, este empresário sente que, acima de tudo, faltam apoios, assim como estacionamento, no centro da cidade, para que negócios como o seu não saiam ainda mais prejudicados.

Francisco Capote é o convidado de hoje no “Retoma da Economia”, um programa da Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Para ouvir, na íntegra, aqui:

Ponte Vasco da Gama encerra na madrugada de domingo

A Ponte Vasco da Gama, entre Lisboa e o Montijo, vai estar encerrada ao tráfego rodoviário, entre as zero horas e as seis da manhã de domingo, dia 1 de Agosto (noite de sábado para domingo), para verificação da geometria da Ponte.

Como alternativa, os automobilistas têm a Ponte 25 de Abril, sendo que os transportes de matérias perigosas não podem ali circular entre as duas e as cinco da manhã.

Elvense Maurício Raleiras é o novo Inspetor da Guarda

O elvense Maurício Raleiras é o novo Inspetor da Guarda. A tomada de posse do Major-general decorreu ontem, dia 28 de julho, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações do Comando Geral.

O Major-general Maurício Raleiras é natural de Elvas, e nasceu no dia 12 de setembro de 1961. No seu currículo, para além da Licenciatura e Mestrado em Ciências Militares da Academia Militar, possui o Curso de Promoção a Oficial Superior, o Curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General. Frequentou ainda, nos Estados Unidos da América, os cursos “Field Artillery Officer Advanced Course” em Fort Sill, Oklahoma e o “Command and General Staff Officers Course” em Fort Leavenworth, Kansas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ingressou na Guarda Nacional Republicana em 2018, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam: Comandante de Pelotão, Instrutor; Comandante de Bateria; Comandante de Grupo, Diretor de Estudos e Instrução e Comandante da Escola Prática de Artilharia; professor Adjunto na Academia Militar; professor de Logística na Seção de Ensino de Administração no Instituto de Altos Estudos Militares; chefe da seção de Artilharia da Repartição de Apoios Táticos da Divisão de Operações no Estado-Maior da Força Europeia Operacional Rápida (EUROFOR); assessor militar do Comandante da Força Europeia (EUFOR) no âmbito da Operação “Concordia”; chefe do Departamento de Ciências e Tecnologias Militares na Academia Militar; coordenador da Área de Ensino de Administração no Instituto de Estudos Superiores Militares; coordenador da Área de Ensino de Estratégia no Instituto de Estudos Superiores Militares; chefe da Divisão de Recursos no Estado-Maior-General das Forças Armadas; diretor de Administração de Recursos Humanos no Comando Pessoal do Exército e Comandante do Comando da Administração dos Recursos Internos da GNR.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.

A Inspeção da Guarda (IG) é o órgão responsável pelo desenvolvimento de ações inspetivas e de auditoria ao nível superior da Guarda, competindo-lhe apoiar o Comandante-Geral no exercício das suas funções de controlo e avaliação da atividade operacional, da formação, da administração dos meios humanos, materiais e financeiros e do cumprimento das disposições legais aplicáveis e dos regulamentos e instruções internos, bem como no estudo e implementação de normas de qualidade

[/shc_shortcode]