Hugo Hilário e contrato da Barragem do Pisão: “o maior investimento alguma vez realizado no Alto Alentejo”

Teve lugar esta sexta-feira, dia 30, a assinatura do contrato de financiamento entre a Estrutura de Missão “RECUPERAR PORTUGAL”, entidade responsável pela coordenação técnica e pela coordenação de gestão da execução do PRR, e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para a construção do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, com um investimento de 120 milhões de euros do PRR.

Presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, a cerimónia aconteceu no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato, com a presença e intervenções da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, e do Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo.

Na sua intervenção, o Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, destacou e segundo comunicado da CIMMAA, que “assinalamos hoje, com a assinatura deste contrato, um dos dias mais felizes, esperados e importantes para o futuro do Alto Alentejo. Estamos perante o maior investimento alguma vez realizado no Alto Alentejo, que é o maior projeto do PRR sob responsabilidade local, responsabilidade que assumimos através da Comunidade Intermunicipal. O Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (Barragem do Pisão), foi considerado unanimemente, por todos os 15 Municípios do Alto Alentejo, pelas forças vivas do nosso território e pelo Governo da República, como uma âncora de desenvolvimento. Os seus efeitos multiplicadores que irão potenciar várias áreas da nossa atividade económica, com destaque para agricultura, silvicultura e pecuária, agroindústrias, energia, turismo, investigação científica e, acima de tudo, para assegurar reserva estratégica de água, tendo presentes as alterações climáticas e a necessidade de assegurar as necessidades de consumo, dadas as fragilidades da Barragem da Póvoa, que já ultrapassa o seu período útil de vida e tem problemas estruturais, e a capacidade muito limitada da Barragem da Apartadura, não garantindo mais do que 2 a 3 anos de seca continua.”

E evidenciou que “a convergência e a unanimidade entre todos os 15 municípios do distrito de Portalegre foi decisiva e fundamental, independentemente das opções partidárias e para além da localização geográfica das infraestruturas a construir, reconhecendo-se a importância estrutural e o impacto económico, social, ambiental, energético e científico do empreendimento para todo o Alto Alentejo. Neste sentido foi decidido pelos 15 municípios repartir entre si o valor da componente nacional da candidatura aprovada, em partes iguais.”

A Barragem do Pisão era uma aspiração e reivindicação histórica das populações do Alto Alentejo, com mais de meio século. Segundo o cronograma submetido à Comissão Europeia, as obras estarão terminadas em 2025 e os projetos e estudos detalhados devem ser concluídos até ao final deste ano. Está prevista para 2022 a emissão da Declaração de Impacte Ambiental, bem como o estaleiro e os trabalhos preparatórios, incluindo a abertura de acessos.

A CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.