Câmara de Borba procede à limpeza e desinfeção de contentores

A Câmara Municipal de Borba concluiu mais uma operação de limpeza e desinfeção dos contentores de resíduos sólidos urbanos do concelho, de forma a garantir a salubridade e higiene do serviço.

Apela-se ao bom uso dos contentores, nomeadamente a colocação do lixo em sacos bem fechados e a não colocação de cinzas quentes.

É fundamental proceder à separação dos resíduos recicláveis e à sua correta colocação nos respetivos ecopontos.

Um novo caso Covid identificado em Elvas

Elvas regista, este domingo, dia 17 de julho, um novo caso de infeção por Covid-19.

Há, agora, 78 casos ativos de infeção no concelho.

Num total de 1556 casos registados, desde o início da pandemia, em Elvas, já recuperaram 1450 pessoas.

Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.

Alentejo regista mais 117 casos Covid este domingo

O Alentejo regista, este domingo, 18 de julho, 117 novos casos de Covid-19, mas nenhum óbito associado à doença, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde março do ano passado, na região, foram identificados 32.403 casos de infeção e registadas 976 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 64 casos no domingo 11 de julho; 38 casos na segunda-feira 12 de julho; 50 casos na terça 13 de julho; 102 casos na quarta-feira 14 de julho; 97 casos na quinta 15 de julho; 105 casos na sexta-feira 16 de julho; 104 casos no sábado 17 de julho; e 117 casos no domingo 18 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais oito óbitos e 3261 casos Covid em Portugal

Portugal regista, este domingo, 18 de julho, mais oito mortes e 3261 novos casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram reportados 1258 casos de recuperação da doença.

Os oito óbitos tiveram lugar cinco em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), dois no Norte e um no Algarve. O destaque nos 3261 novos casos é que o Norte ultrapassou LVT: 1307 (40%) no Norte, 1279 (39%) em LVT, 259 (8%) no Algarve e 247 (8%) no Centro.

O número de doentes internados voltou a subir, havendo um total de 805 pacientes hospitalizados em enfermaria (mais 25 que ontem), dos quais 176 estão em unidades de cuidados intensivos (mais três nas últimas 24 horas).

Desde o início da pandemia, Portugal registou 930.685 casos de infeção, 17.207 óbitos e 861.707 recuperações. Há, ao dia de hoje, 51.771 casos ativos de infeção no país, mais 1995 que ontem.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 2323 casos no domingo 11 de julho; 1782 casos na segunda-feira 12 de julho; 2650 casos na terça 13 de julho; 4153 casos na quarta-feira 14 de julho; 3641 casos na quinta 15 de julho; 3547 casos na sexta-feira 16 de julho; 3677 casos no sábado 17 de julho; e 3261 casos no domingo 18 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Câmara de Vila Viçosa reforça benefícios do Cartão Municipal Jovem

A Câmara Municipal de Vila Viçosa assegurou o aumento das contribuições e dos benefícios aos titulares do Cartão Municipal Jovem, sendo a prestação de apoios sociais aos jovens considerada como área particularmente premente no quadro das preocupações das políticas sociais no concelho.

Com esta intervenção social, a Câmara Municipal de Vila Viçosa quer, também, criar condições estimulantes para reforçar os níveis de fixação dos jovens ao concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para isso, a edilidade calipolense promoveu uma alteração ao Regulamento do Cartão Municipal Jovem, relacionada com a prestação de novas formas de apoio aos seus titulares, com particular incidência na catalisação do setor de investimento social no município. A medida vai reforçar financeiramente o apoio e a capacidade de resposta aos jovens, passando a ter mais uma forma de apoio.

A iniciativa está focada na introdução de uma alínea no respetivo Regulamento, que permita aos titulares do Cartão Municipal Jovem beneficiar de um desconto de 25% sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis, em prédios registados em seu nome. O mencionado Regulamento entrará em vigor após a sua publicação no Diário da República.

[/shc_shortcode]

Campo Maior sem novos casos Covid este domingo

O concelho de Campo Maior não regista, este domingo, dia 18 de julho, novos casos de infeção por Covid-19, mantendo-se com três casos ativos.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram registados 658 casos de infeção, dos quais 644 já recuperaram e 11 perderam a vida.

Câmara de Arraiolos faz aposta forte na promoção do concelho

Não faltam motivos de interesse em Arraiolos, para além dos famosos tapetes e do Centro Interpretativo deste grande ex-líbris do concelho.

Para divulgar, da melhor maneira possível, o que de melhor o concelho tem para oferecer aos seus visitantes, toda a informação turística está disponível, quer em Arraiolos, quer no Vimieiro, através de mupis digitais. “Tem informação desde o alojamento, à restauração, um conjunto de informação que o turista procura”” revela a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto.

Na Praça do Município, adianta a autarca, há ainda um mupi que retrata a evolução dessa mesma praça, desde o século XIII até aos dias de hoje. “Há um estudo que foi feito e há uma conceção em 3D, do que terá sido a evolução da nossa praça, que é muitíssimo interessante”, acrescenta Sílvia Pinto, convidando os visitantes a conhecer esse equipamento interativo.

Arraiolos, lembra ainda a autarca, para além do tapete de Arraiolos e do seu Centro Interpretativo, tem outros pontos de interesse, como é o caso da Igreja da Misericórdia, com os seus painéis de azulejos, o castelo, o templo romano de Santana e a freguesia de Vimieiro. No verão passado, garante Sílvia Pinto, foram muitos os visitantes que quiseram conhecer o concelho, esperando que o mesmo possa acontecer este ano.

No Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, não havendo necessidade de marcação, o espaço tem agora lotação. “Se for possível, as pessoas entram logo, se não aguardam um bocadinho, até ser possível entrar”, garante.

Desde 25 de abril, que Arraiolos tem também um mural dedicado à luta pela liberdade, com uma pintura de Zé Gandaia. O espaço em causa, garante a autarca, ganhou “um outro valor”. O mural, com mais de 50 metros, tem identificadas todas as localidades do concelho.

Campo Maior: fogo de artifício e arte na inauguração da Fortificação

Durante a noite de ontem, 17 de julho, a renovada Fortificação Abaluartada de Campo Maior, foi palco para cinco espetáculos culturais e ainda um momento de fogo de artifício.

Em vários locais da muralha, atuaram os Trupikallish, a companhia de arte circense XPTO, o Grupo de Cantares “Despertar Alentejano”, a Fanfarra Káustica e Live Statues DJS.

O espetáculo piromusical contou com transmissão, em direto, através da página de Facebook do Município de Campo Maior.

As imagens da inauguração da obra da Fortificação de Campo Maior

As obras do Projeto de Requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior foram inauguradas ontem, 17 de julho (ver aqui).

A cerimónia teve início no Baluarte de S. Sebastião, onde foi descerrada a placa comemorativa da ocasião, pelo presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o comendador Rui Nabeiro, o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, e a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

Na Praça Velha, foi feita uma visita ao novo Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior que, pode ser visitado a partir deste domingo, 18 de julho. Seguiu-se a cerimónia protocolar no Castelejo do Castelo de Campo Maior.

As imagens da cerimónia e da visita para ver na galeria abaixo:

Clubes de verão de Campo Maior arrancam segunda-feira

Os Clubes de Verão são um projeto do Município de Campo Maior que contam já com alguns anos de existência e que têm vindo a ganhar cada vez mais seguidores entre as crianças campomaiorenses e as suas famílias, uma vez que permitem que passem a pausa letiva do verão de forma mais divertida, ao mesmo tempo que permitem que as famílias disponham de um local onde as suas crianças possam passar o seu tempo livre.

Este ano, os Clubes do Verão do Município, vão decorrer entre 19 de julho e 27 de agosto, sendo que, devido à situação de pandemia que atravessamos, o número de inscrições será reduzido para 40.

Sportinguistas elvenses cumprem promessa e vão a pé até Badajoz

Porque as promessas são para cumprir, um grupo de quatro amigos de Elvas, adeptos fervorosos do Sporting, partiram esta madrugada, a pé, em direção a Badajoz, e equipados a rigor: isto porque o clube de Alvalade foi, este ano, campeão nacional.

Manuel Carvalho, um dos quatro elvenses do grupo, assegura que estão “só a pagar” e a  cumprir com o que prometeram. “Nós os quatro, numa conversa ali na loja do Juanito, combinámos que íamos a Badajoz a pé, se o Sporting fosse campeão nacional. O Sporting foi campeão nacional e vamos a Badajoz”, revela.

Nesta aventura, juntam-se, a Manuel Carvalho, Roberto Dores, Miguel Mendes e Juanito Cruz.

O grupo partiu, por volta das seis horas da manhã, da Praça da República, no centro histórico de Elvas, em direção à vizinha cidade espanhola.

Os quatro amigos chegaram a Badajoz, às Puertas de Palma, pouco depois das 9.30 horas, após 18 quilómetros de caminhada.

Necessário “declarar guerra à precariedade”, diz António Cachola

Não é novidade para ninguém que o setor da cultura sofreu um grande impacto com a Covid-19.

Com o encerramento dos espaços culturais, os trabalhadores desta área ficaram com os seus rendimentos praticamente reduzidos a zero, devido à precariedade em que vivem.

De acordo com o colecionador António Cachola (na foto), o efeito da Covid na cultura “foi devastador. Os equipamentos culturais tiveram que encerrar, os espetáculos deixaram de existir e todas as pessoas envolvidas no projetos culturais ficaram afetadas. Eu diria que foi dos setores que mais negativamente foi impactado pela questão da pandemia”.

Para António Cachola a palavra de ordem é “guerra à precariedade do mundo cultural do nosso país. É necessário encontrar soluções para os agentes culturais. Não podemos estar sujeitos e dependentes de uma anulação de atividade, que implica anulação de rendimentos. Temos que ter respostas. No entanto, essas respostas têm que ser criadas em momentos e que tudo está bem para que as coisas possam ser naturalmente resolvidas quando tudo está mal”.

Setor da cultura começa agora a retomar a atividade normal com a reabertura dos espaços culturais, como cinemas, museus e auditórios.