Marcos Bastinhas domingo em Moura

O cavaleiro elvense Marcos Bastinhas regressa às praças de touros este domingo, dia 18, às 21 horas, em Moura, numa corrida onde haverá seis toiros de Murteira Grave,

A arena de Moura terá ainda Luís Rouxinol e Andrés Romero. Pegam os Forcados Amadores de Moura e Beja.

CDU apresenta candidatos às autárquicas em Borba este sábado

A apresentação dos candidates da CDU às autárquicas de setembro a Borba é feita este sábado, 17 de julho, pelas 18 horas, no jardim municipal da cidade.

Na sessão, estará presente Diamantino Dias, membro do Comité Central do PCP. Haverá ainda animação musical.

De recordar que o candidato à presidência da Câmara Municipal de Borba, pela CDU, é António Lobo, de 49 anos, engenheiro agrónomo-paisagista e gerente de uma empresa.

Estremadura espanhola tem mais 440 casos de Covid-19

A Estremadura espanhola notificou esta sexta-feira, dia 16, 440 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar. De ontem para hoje, 194 pessoas foram dadas como recuperadas.

Nos hospitais estremenhos estão internados 43 doentes, três em Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 94; Mérida, 91; Don Benito, 89; Llerena – Zafra, 61; Cáceres, 50; Plasencia, 42; Coria, 7 e Navalmoral de la Mata, 6.

“Cultura em Rede”: Gavião recebe concerto de Jazz este sábado

O município do Gavião recebe este sábado, dia 17, a atuação da banda de jazz, Xaral’s Dixie Band, às 18 horas, integrado no programa “Cultura em Rede”.

De entrada gratuita, todas as atividades são planeadas de acordo com as normas impostas pela DGS e contam com o responsável comportamento do público no cumprimento das regras vigentes.

A Xaral’s Dixie Band é uma reconhecida banda de jazz que junta nove amigos oriundos de estilos musicais distintos, este grupo assenta no improviso e na capacidade que os seus membros têm de se complementarem de forma única para criarem um jazz ao estilo DIXIE, que tem a capacidade de animar qualquer festa, concerto ou espetáculo em que atuem.

O Programa Cultural em Rede, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), tem como objetivo a valorização, promoção, dinamização e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios. Este programa, cofinanciado pelo Alentejo 2020, pelo FEDER e pelo Portugal 2020, pretende contribuir para que a região do Alto Alentejo seja mais atrativa ao turismo interno e externo, bem como, alavancar as atividades económicas que decorrem da dinamização cultural e artística, tão fragilizadas pelo atual contexto pandémico.

Central do Campo Patalino do Estádio Municipal tem novas cadeiras

A bancada central do Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas já tem novas cadeiras, numa obra levada a cabo pelo município elvense.

Os novos assentos são azuis ou amarelos, em referência a “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, que, preferencialmente, utiliza esta estrutura desportiva da cidade.

Trata-se de um investimento total da Câmara Municipal de Elvas de 63 mil euros, numa obra que inclui ainda a cobertura das bancadas dos Campos Pedro Barrena e António Semedo.

Elvas com mais 11 casos Covid e 9 altas

Elvas regista, esta sexta-feira, dia 16 de julho, mais 11 casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de nove doentes.

Há, agora, 73 casos ativos de infeção no concelho.

Num total de 1544 casos registados, desde o início da pandemia, em Elvas, já recuperaram 1443 pessoas.

Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.

Monfortense apresenta Alípio Matos como treinador no sábado

Alípio Matos é o novo treinador do Futebol Clube Monfortense, e vai comandar a equipa sénior de futsal na época 2021/2022. Para tal o novo treinador vai ser apresentado amanhã, de forma oficial, às 11 horas, na sede do clube

Um treinador com um vasto currículo no futsal, com passagens pelo Sport Lisboa e Benfica e Os Belenenses e, na temporada passada, esteve à frente do Club Sport Marítimo.

Para o presidente da direção do Futebol Clube Monfortense, David Marrucho, “mais do que a apresentação em si, que será feita em termos de organização, à imagens de outras anteriores, a diferença reside na mediatização feita à volta de Alípio Matos que trará uma maior visibilidade ao clube”. Esta contratação vem abrir “portas a outros atletas, que dificilmente conseguiríamos chegar, se ele não fosse o treinador”, adianta David Marrucho, por outro lado “será também aliciante os jogadores poderem trabalhar com Alípio Matos”.

O presidente da direção do Futebol Clube Monfortense afirma que “depois de tanto trabalho para trazer o treinador para o clube, e fazer face ao que ele pretende em termos de plantel”, acredita e tem expetativas que Alípio Matos irá “continuar o trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos anos, agora novo patamar”.

A época passada o Futebol Clube Monfortense perdeu “apenas em três jogos, o que não é normal, para equipas do interior”, refere, e estas derrotas aconteceram com as oito melhores equipas do país”.

Neste momento, e como adianta David Marrucho, para este nova época pensam “fazer o melhor possível”.

Quanto ao investimento feito para esta contratação, David Marrucho, sem revelar valores, adianta que “foi de acordo com a qualidade do treinador, que já no ano passado esteve para ir para o clube, tendo rumado, posteriormente para o Marítimo”. Este ano, “o acordo tornou-se mais fácil, e os valores da contratação são valores que nunca se praticaram em Monforte, nem no distrito de Portalegre, com um treinador destes”.

Alípio Matos que vai ser apresentado amanhã, como treinador do Futebol Clube Monfortense, disputará o Campeonato Nacional da 3ª Divisão.

Doente elvense com Covid em coma induzido

Um dos doentes Covid de Elvas está internado nos cuidados intensivos, em coma induzido, no Hospital José Maria Grande, em Portalegre.

Encontrava-se a receber assistência médica na sua residência, tendo sido internado no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, na semana passada. Perante o agravamento das condições de saúde, foi transferido para Portalegre, onde foi induzido em coma.

A Rádio ELVAS endereça votos de rápidas melhoras ao doente em causa.

Igreja de Vila Fernando iluminada este fim-de-semana

Tendo em consideração a situação pandémica do concelho de Elvas, a Câmara Municipal de Elvas decidiu cancelar a animação de verão nas freguesias do concelho, mantendo apenas a calendarização da iluminação das Igrejas em cada freguesia.

O vereador no município elvense, Tiago Afonso (na foto), refere que “a autarquia tinha programado para este verão um concerto e a iluminação  das igrejas das freguesias rurais. Tendo em conta que a situação pandémica do concelho não está a evoluir de forma positiva, decidimos cancelar os concertos mas manter a iluminação das igrejas com o objetivo de marcar de forma simbólica a data das festas de verão de cada freguesia”.

Hoje, será iluminada a igreja da freguesia de Vila Fernando, mantendo-se iluminada durante as noites do fim-de-semana (sexta-feira, sábado e domingo).

CEAN recebeu ação de formação em suporte básico de vida

Os alunos e colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) receberam na última quarta-feira uma ação de formação em suporte básico de vida, no âmbito do projeto Capacitar para Salvar, da Universidade Católica Portuguesa.

Tal como a Rádio Campo Maior noticiou anteriormente (ver aqui), Dionísia Gomes, coordenadora do CEAN, explica que “a iniciativa é realizada em parceria com a Escola de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, sob coordenação da Prof. Doutora Isabel Rabiais que com a sua equipa se deslocou até ao CEAN para realizar esta formação”.

Estas formações “serão adequadas às idades das crianças, uma vez que as equipas, que as vão ministrar, já têm experiência desde 2012 e dimensionaram as ações tendo em conta as diversas idades”. Importa, no entanto, reforçar que a Equipa do Projeto Capacitar para Salvar escolheu o Centro Educativo Alice Nabeiro para realizar workshops sobre Suporte Básico de Vida no Centro com o objetivo de capacitar para a atuação perante situações de emergência como é o caso da paragem cardíaca, desde as idades mais precoces entre os 3 e os 12 anos.

O objetivo desta ação passa por “dotar a comunidade do Centro Educativo Alice Nabeiro de ferramentas necessárias e suficientes para atuar da melhor forma em situações de emergência relacionadas com a saúde dos colaboradores e crianças, bem como das respetivas famílias”, revela Dionísia Gomes, adiantando que esta iniciativa “é uma novidade, mas que será bastante interessante para todos”.

Foram cerca de 170 crianças e 20 colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro que receberam, ao longo do dia, a ação de formação em suporte básico de Vida.

Esta formação visa aumentar a Literacia em Saúde dos jovens de hoje, futuro do
amanhã.

Cerca de cem testes rápidos na Farmácia Central em Campo Maior

Cerca de uma centena de testes rápidos de antigénio estão hoje a ser realizados na Farmácia Central, em Campo Maior.

Esta é uma de duas farmácias existentes, no distrito, que realiza este tipo de testes, de forma gratuita.  Ana Neto, diretora técnica da Farmácia Central, em Campo Maior, adianta que “hoje há um maior volume de pessoas a fazer o teste, uma vez que querem passar o fim de semana fora ou têm eventos, e necessitam de apresentar o certificado de testagem, e daí a maior afluência”.

Até agora este foi o dia que houve mais testes agendados, sendo que são “os mais jovens a procurar estes testes”, mas hoje há pessoas de outras faixas etárias, “uma minoria”, revela Ana Neto.

A diretora técnica da Farmácia Central explica quais os procedimentos necessários para a realização destes testes. Inicialmente, “é necessário estabelecer um contacto com a farmácia, para que seja agendada uma hora, para a realização do teste, existe um local do outro lado da rua para as pessoas aguardarem, de forma distanciada e para evitar aglomerados, no interior do estabelecimento”. Quando as pessoas são chamadas “preenchem os formulários necessários, e quando entram devem calçar umas luvas e é feita a desinfeção dos sapatos, seguindo depois para um gabinete no primeiro andar, onde é feita a realização do teste”, por um enfermeiro. Depois da realização do teste a pessoa aguarda no exterior, durante 10 ou 15 minutos, pelo resultado, e “é emitida uma declaração e a comunicação é feita ao SINAV, sendo que a pessoa pode tirar o certificado de testagem, no portal do SNS”.

Relativamente ao formulário que é necessário preencher, Ana Neto adianta que há determinados requisitos a cumprir, caso a pessoa não os reúna é necessário pagar o valor integral do teste. “Este é um formulário é obrigatório e é uma declaração de honra em que a pessoa dá a veracidade dos seus dados, é ainda questionado se a pessoa não possui a vacinação completa, se não tem certificado de recuperação da doença, tem mais de 12 anos de idade, e se não realizou mais de quatro testes, no corrente mês, sendo estas as premissas de para o teste ser gratuito”. Quem não cumpre estes parâmetros “terá de pagar o teste, na íntegra, que tem um valor de 17,50 euros”.

A nossa reportagem falou com algumas pessoas que se deslocaram a esta farmácia, em Campo Maior, para realizar hoje o teste. João Ensinas foi uma dessas pessoas e adianta que é uma mais valia, “a nível económico”, esta farmácia em Campo Maior ser uma das que disponibilizam os testes gratuitos, já em relação ao teste é contra uma vez que põe em causa a vacina. Afirma ainda que realizou o teste devido às exigências feitas para o casamento do seu filho, no hotel, este fim de semana em Lisboa.

Já Margarida Pereira vai de férias e, esse foi o motivo pelo qual realizou hoje o teste antigénio, considerando que “deveriam haver mais farmácias a realizar estes testes”.

Farmácia Central, em Campo Maior, que hoje realiza perto de cem testes rápidos antigénio, de forma gratuita, sendo uma das duas farmácias no distrito que o podem fazer.

Alentejo regista mais 105 casos de Covid-19

O Alentejo regista, esta sexta-feira, 16 de julho, 105 novos casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, por outro lado, não foram reportados, na região, óbitos associados à doença.

Desde o início da pandemia, foram identificados, no Alentejo, 32.182 casos de infeção e reportadas 976 mortes.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 108 casos na sexta-feira 9 de julho; 75 casos no sábado 10 de julho; 64 casos no domingo 11 de julho; 38 casos na segunda-feira 12 de julho; 50 casos na terça 13 de julho; 102 casos na quarta-feira 14 de julho; 97 casos na quinta 15 de julho; e 105 casos na sexta-feira 16 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 3547 casos Covid e sete óbitos em Portugal

Portugal regista, esta sexta-feira, 16 de julho, mais 3547 casos de Covid-19 e sete óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2571 casos de recuperação.

As sete mortes foram verificadas três em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), duas no Norte e duas no Algarve. Nos 3547 novos casos desde ontem, LVT e Norte aproximam-se: 1460 (41%) em LVT, 1305 (37%) no Norte, 304 (9%) no Centro e 302 (9%) no Algarve.

Em todo o território nacional, há 778 doentes internados, mais quatro que ontem, dos quais 171 em unidades de cuidados intensivos (menos três). De acordo com o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS), existem 49.445 casos ativos da infeção em Portugal, mais 969 que ontem, e 79.625 pessoas em vigilância pelas autoridades (mais 944).

Desde o início da pandemia, foram identificados, em Portugal, 923.747 casos de Covid-19 e foram reportados 17.194 óbitos associados à doença. Ao todo, há 857.108 doentes desde março de 2020.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 3194 casos na sexta-feira 9 de julho; 3162 casos no sábado 10 de julho; 2323 casos no domingo 11 de julho; 1782 casos na segunda-feira 12 de julho; 2650 casos na terça 13 de julho; 4153 casos na quarta-feira 14 de julho; 3641 casos na quinta 15 de julho; e 3547 casos na sexta-feira 16 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

DECO e os perigos de pedidos de dinheiro emprestado

São muitos os perigos associados ao facto de se pedir dinheiro emprestado a desconhecidos, sendo que a DECO alerta que, mesmo quando uma pessoa está “aflita”, não tendo ninguém de confiança a quem recorrer ou o banco não estiver a facilitar, deve-se evitar contactar os anúncios que prometem dinheiro na hora.

Estes anúncios, garante a jurista na delegação de Évora da DECO, Maria Inês Alvarenga, na rubrica desta semana da Associação para a Defesa do Consumidor, podem envolver a entrega de grandes garantias e a cobrança de juros muito elevados.

“Garantia do imóvel ou mesmo a sua venda, cheques que não são pré-datados, de modo a poderem ser levantados a qualquer momento são alguns dos requisitos exigidos. Num acordo apenas formalizado com a emissão de uma declaração de dívida como ‘comprovativo do negócio’ são artimanhas utilizadas com má-fé e que visam a obtenção do lucro fácil”, adianta a jurista.

“Como tal, recomendamos que se afaste destas situações e que em caso de problemas financeiros, recorra a entidades devidamente autorizadas junto do Banco de Portugal, tais como os bancos e instituições financeiras, pois poderão conceder crédito adequado á sua condição e estrutura socioeconómica”, remata Maria Inês Alvarenga.

Comércio não alimentar “prejudicado” com regras em vigor

Tal como noticiámos anteriormente, o comércio não alimentar do concelho de Elvas passa a ter que fechar às 15.30 horas nos fins-de-semana, uma vez que Elvas passou a fazer parte da lista de concelhos de risco muito elevado de transmissão de Covid-19.

Carlos Coelho, da loja Deolinda Coelho, na Rua da Carreira, considera que “é mau o concelho ter entrado para este nível e as medidas não são muito corretas uma vez que neste tipo de comércio não entra muita gente. Por outro lado, temos os restaurantes e os bares, onde há muita gente, a fecharam às 22.30 horas. Não compreendo mas temos que aceitar as ordens deles”.

Também Abel Cortes, proprietário das Lojas Novex, considera estas medidas penalizadoras: “não acho correto. No caso concreto do comércio na área dos têxteis, onde entram duas ou três pessoas, acontecer isto é uma agravante muito penalizadora para o comércio tradicional. Concordo plenamente com a situação dos restaurantes mas no caso dos supermercados, que mete muito mais gente, não concordo que possam estar abertos até mais tarde”.

Eurico Santana, proprietário Casa Guadiana, na Rua de Olivença, não entende esta medida: “a situação já não está muito boa. Com o encerramento às 15.30 horas fica ainda mais complicado. Não percebo porque temos que encerrar quando os grandes espaços podem estar abertos até mais tarde. Eu não quero que eles fechem. Quero é que nós possamos estar abertos”.

A nova avaliação dos concelhos de risco é feita no dia 27 deste mês.

GNR detém homem em Campo Maior ao furtar metais não preciosos

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Campo Maior, deteve em flagrante, ontem, dia 15 de julho, um homem de 24 anos por furto de metais não preciosos, em Campo Maior.

No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada à prevenção de furtos em área rurais, os militares da Guarda detetaram um veículo referenciado na utilização para furtos de cabos de telecomunicações. No local, os militares surpreenderam o suspeito quando este se encontrava a carregar cabos de telecomunicações já cortados para dentro do veículo, tendo sido detido no momento. No decorrer das diligências policiais, foram apreendidos 250 metros de cabos de telecomunicações, um veículo e várias ferramentas utilizadas no ilícito.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Elvas. O material resultante do furto é, habitualmente, derretido e o cobre é, posteriormente, vendido sem identificação da sua proveniência em operadores de gestão de resíduos.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista, esta sexta-feira, dia 16, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com três casos ativos.

Desde o início da pandemia foram registados 658 casos de infeção, dos quais 644 já recuperaram e 11 perderam a vida.

Mocinha pede cuidados aos elvenses para sair do risco muito elevado

Elvas está na lista dos concelhos de risco muito elevado, no que diz respeito à propagação da Covid-19. Como tal, há novas medidas a ser aplicadas no concelho.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, em conferência de Imprensa, na manhã desta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, lançou um apelo à população, para que respeite este conjunto de regras, lembrando que, agora, os restaurantes são obrigados a encerrar às 22.30 horas e que, ao fim de semana, só entra nestes estabelecimentos quem apresentar certificado de vacinação ou teste negativo à Covid-19. “Se não tiver, pode fazer o teste à porta do restaurante, dentro das regras que forem estipuladas, pelos proprietários”, acrescenta. Ao nível da hotelaria, esta medida também se aplica, mas a nível de todo o território nacional.

O comércio alimentar e não alimentar, em Elvas, tem agora também novos horários: ao fim de semana, o comércio não alimentar tem de fechar até às 15.30 horas e o alimentar às 19 horas. O dever de recolhimento, a partir das 23 horas, que Mocinha considera ser “a medida mais restritiva”, obriga a que toda a população se mantenha em casa, até às cinco horas da madrugada. Há, contudo, algumas exceções, como em caso de necessidade de sair para ir trabalhar ou para regressar a casa, para prestar assistência a algum familiar ou para receber assistência hospitalar.

“Estas são medidas muito restritivas”, assegura Mocinha, pelo que apela para que a população seja proativa na manutenção de todos os cuidados, para que se saia, o quanto antes, desta situação. “Continuem a usar a máscara, que não se encontrem com muita gente ao mesmo tempo, respeitem o distanciamento, higienizem frequentemente as mãos, e que, acima de tudo, evitem comportamentos de risco”, alerta o autarca.

Para além de afetar o cidadão comum, garante o presidente da Câmara de Elvas, esta condição em que o concelho se encontra, é “muito má para a economia” do concelho. “As pessoas que, eventualmente, gostariam de vir a Elvas, acabam por evitar, pelo que temos de sair rapidamente desta situação”, acrescenta.

Para sair da lista dos concelhos de risco muito elevado, assegura ainda Nuno Mocinha, “só há uma forma”: “ter menos casos que aqueles que temos tido nos últimos 15 dias”. Para isso, alerta, é necessária a contribuição de todos.

Mocinha apela ainda, sobretudo aos jovens, para que sejam vacinados e que respeitem todas as regras nos habituais encontros entre amigos.

José Luís Zuna no “Retoma da Economia”

A empresa José Luís Zuna nasceu em Elvas, há 35 anos, no centro da cidade, pelas mãos do avô de José Luís Zuna, atual proprietário da empresa, sendo que agora, está localizada na Zona Industrial.

Esta empresa conta com seis funcionários. Dos serviços prestados destaque para a venda de gás, assistência técnica afeta ao negócio do gás, desde fogões, esquentadores, eletrodomésticos, conta também como piquete de segurança 24 horas, juntamente com piquete de assistência técnica, que funciona fora do horário normal de funcionamento da empresa.

A José Luís Zuna está em destaque esta semana no “Retoma da Economia”, um programa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Pode ouvir a entrevista completa, aqui:

Festa dos beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado em Elvas

A Fraternidade Leiga de São Domingos de Elvas vai realizar, hoje e amanhã, a Festa dos beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado, naturais de Elvas e Mártires no Brasil, na igreja de São Domingos.

António Carlos, presidente da Fraternidade, lamenta que os elvenses não tenham consciência da importância destes dois jovens elvenses: “acima de tudo, o nosso objetivo é dar a conhecer dois jovens elvenses que entregaram a vida por Cristo e pela Igreja”.

O programa da Festa dos beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado consiste hoje numa vigília de oração, pelas 21:00 horas, na Igreja de São Domingos.

Amanhã, ao meio dia, haverá o toque solene dos sinos das igrejas da cidade em memórias dos nossos Mártires. Pelas 17:30h, desse mesmo dia, decorrerá uma eucaristia solene da Festa Dos Mártires.