O CD Badajoz divulgou as datas e os jogos do Torneio Luis Bermejo que se joga no Nuevo Vivero, em Badajoz.
No dia 24, o Badajoz defronta o Benfica B as 19h (20h em Badajoz) e o Extremadura joga com o FC Porto B, as 21.30h.
Os investigadores do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora deram, recentemente, início ao projeto “ARROJAL: Apoio à Rede Nacional de Arrojamentos” com vista ao estabelecimento de uma rede regional de arrojamentos de cetáceos e tartarugas marinhas ao longo da costa Alentejana desde Tróia a Odeceixe, integrando assim a Rede Nacional de Arrojamentos.
O projeto, agora apresentado, tem como principais objetivos a recolha sistemática de informação sobre as espécies de mamíferos e répteis marinhos arrojados na costa alentejana, a avaliação das respetivas causas de mortalidade e a recolha de amostras biológicas, contribuindo para as coleções do banco nacional de tecidos de animais marinhos.
Para além destas atividades, o projeto pretende ainda realizar atividades de divulgação científica que contribuam para o aumento do conhecimento científico e da literacia dos oceanos. A equipa do projeto já se encontra no terreno tendo recebido o primeiro alerta no início de maio junto à Praia da Lagoa da Sancha em Sines. Os dados recolhidos permitiram identificar o animal como sendo um golfinho-comum (Delphinus delphis), espécie de cetáceo bastante frequente na nossa costa.
A Rede Nacional de Arrojamentos é coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e encontra-se dividida em redes regionais, coordenadas por outras entidades, de modo a dar uma resposta rápida e eficaz à ocorrência de mamíferos e répteis marinhos encalhados na costa portuguesa. O ARROJAL resulta de uma colaboração entre a Universidade de Évora e o ICNF, sendo financiado pelo Fundo Ambiental.
João Fernando Dias Serra (na foto), de 67 anos, operário agrícola, é candidato da CDU à Assembleia Municipal de Fronteira.
João Serra é funcionário do PCP desde 1991, foi dirigente do Sindicato Agrícola, do secretariado das UCPs Cooperativas, membro da Assembleia Municipal de Fronteira, presidente da Junta de Freguesia de São Saturnino e membro do Comité Central do PCP entre 1984 e 2020.
Atualmente, é membro da DORPOR e da Direcção Regional do Alentejo do PCP.
Um homem de 53 anos, trabalhador nas obras de construção da nova ferrovia, foi atropelado ao início da tarde de hoje, quinta-feira, dia 15, por uma máquina niveladora.
A vítima sofreu ferimentos graves e foi transportada para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.
O acidente ocorreu junto a um dos estaleiros da empreitada, na Estrada Nacional (EN) 254, no concelho de Redondo, às 12 horas.
No local, estiveram os Bombeiros Voluntários de Alandroal, a GNR e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), do Hospital de Évora, num total de quatro veículos e dez operacionais.
A Estremadura espanhola notificou esta quinta-feira, dia 15, 482 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar.
Nos hospitais estremenhos estão internados 38 doentes, três em Unidades de Cuidados Intensivos.
Por áreas de saúde: Badajoz, 133; Mérida, 88; Llerena – Zafra, 60; Cáceres, 53; Don Benito, 50; Plasencia, 48; Coria, 9 e Navalmoral de la Mata, 5.
Elvas regista, esta quinta-feira, dia 15 de julho, mais quatro casos de infeção por Covid-19 e a recuperação de 20 doentes.
Há, agora, 71 casos ativos de infeção no concelho.
Num total de 1533 casos registados, desde o início da pandemia, em Elvas, já recuperaram 1434 pessoas.
Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 28 pessoas.
No âmbito da iniciativa Alandroal ConVida, o Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal recebe no próximo sábado, dia 17, a atuação do grupo Trigueirão no Relheiro.
O concerto está marcado para as 21.30horas e conta com transmissão em direto no facebook do Município de Alandroal.
A entrada é gratuita com necessidade de aquisição de bilhete
Assim, o teletrabalho passa a ser obrigatório quando as funções o permitam e restaurantes, cafés e pastelarias só podem funcionar até às 22.30 horas, sendo que, no seu interior, apenas poderão estar um máximo de seis pessoas por grupo. Nas esplanadas, o número máximo de pessoas passa para dez.
Os espetáculos culturais têm os mesmos horários da restauração e o comércio a retalho só pode funcionar até às 21 horas. A circulação na via pública, a partir das 23 horas, passa a ser limitada.
Em caso de risco elevado, para além de Montemor, há mais três concelhos no Alentejo: Arraiolos, Santiago do Cacém e Viana do Alentejo. Em risco muito elevado, na região, há três concelhos: Avis, Elvas e Sines.
Já em situação de alerta, encontram-se Aljustrel, Serpa e Vila Viçosa, num total de 30 concelhos.
O Museu Estremenho e Iberoamericano de Arte Contemporânea (MEIAC), de Badajoz, acolhe, a partir desta quinta-feira, 15 de julho, a exposição “Do Inesgotável”, do artista Pedro Calhau.
A mesma mostra este patente ao público, até ao passado dia 4, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida de Évora.
Esta exposição inclui-se no Projeto Campo Aberto, uma colaboração entre as duas instituições, com o objetivo de promover e dar a conhecer o trabalho de artistas originários da Extremadura e do Alentejo, assim como aprofundar a colaboração transfronteiriça e o diálogo entre territórios.
A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 10 às 14 horas e de 17.30 às 20 horas, aos domingos e feriados das 10 às 14 horas. A entrada é gratuita.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 3641 novos casos de infeção, cinco mortes e 2268 recuperados de Covid-19.
Os óbitos ocorreram quatro em Lisboa e Vale do tejo (LVT) e um no Algarve. Dos 3641 novos casos nas últimas 24 horas, localizaram-se 1509 (41%) em LVT, 1309 (36%) no Norte, 364 (10%) no Algarve e 296 (8%) no Centro.
Esta quinta-feira, dia 15 de julho, a situação hospitalar voltou a ter um agravamento: 774 (mais 40 desde ontem) doentes estão internados, dos quais 174 (mais três) em unidades de cuidados intensivos. Os casos ativos também aumentaram: são hoje 48.476, mais 1368 do que ontem.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.187 mortes, 920.200 casos de infeção e 854.537 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 3269 casos na quinta 8 de julho; 3194 casos na sexta-feira 9 de julho; 3162 casos no sábado 10 de julho; 2323 casos no domingo 11 de julho; 1782 casos na segunda-feira 12 de julho; 2650 casos na terça 13 de julho; 4153 casos na quarta-feira 14 de julho; e 3641 casos na quinta 15 de julho.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
A região Alentejo regista, esta quinta-feira, dia 15, mais 97 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.
Desde o início da pandemia, a região conta com 32.077 infetados e 976 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 109 casos na quinta 8 de julho; 108 casos na sexta-feira 9 de julho; 75 casos no sábado 10 de julho; 64 casos no domingo 11 de julho; 38 casos na segunda-feira 12 de julho; 50 casos na terça 13 de julho; 102 casos na quarta-feira 14 de julho; e 97 casos na quinta 15 de julho.
Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.
No ano em que celebra 25 anos, a Associação Cultural de Arte e Comunicação “Oficinas do Convento”, de Montemor-o-Novo, lança um projeto único de televisão: a TV Pre0cupada.
A emissão desta televisão vai para o ar nos dias 24 e 25 deste mês, numa transmissão contínua, sendo um projeto sociocultural, que conta com a colaboração da comunidade local, mas que devido à falta de orçamento, só agora teve luz verde para avançar.
Tal como explica o presidente da direção das Oficinas do Convento, Tiago Fróis, a TV Pre0cupada “surge de uma vontade já antiga que, por falta de orçamento e inviabilidade, não tinha ainda sido concretizada”. O projeto envolveu uma vasta equipa, que resulta numa transmissão, “não só através da internet, como em vários espaços comerciais da cidade de Montemor”.
“O projeto foi um desafio enorme, que envolveu diversas entidades a nível nacional e internacional, sendo que, em casos específicos foram criadas equipas de recolha de conteúdo para a realização de programas, ao nível da culinária, dos saberes, entre outros programas de autor”, adianta Tiago Fróis.
O presidente da direção das Oficinas do Convento refere que se “constituiu uma equipa profissionalizada, para recolha de conteúdo ao nível do comércio local, recolha e fazer o brainstorming, criação de vinte anúncios de lojas locais aqui de Montemor. É uma atividade muito transversal que irá ser emitida e irá estar também presente na restauração e noutros palcos da cidade, palcos esses que serão cafés, espaços que as pessoas irão também colaborar”.
Tiago Fróis destaca ainda as horas de programação desta TV Pre0cupada: “as cerca de 300 entradas de programas e vídeos, que as Oficinas de Convento conseguiram, resultam numa programação de 39 horas”. Para esta programação televisiva, as Oficinas do Convento usaram o orçamento que tinham disponível para o evento “Cidade Preocupada”, contando ainda com outros apoios.
Para assistir à TV Pre0cupada, que vai estar no ar nos dias 24 e 25, basta aceder ao site tvpreocupada.com ou ao canal 658254, no Meo Kanal.
Já estão abertas, até dia 18 deste mês, as candidaturas para a Escola de Verão, da Comissão Europeia, que vai decorrer na vila de Alcoutim, no Algarve.
Esta é a quarta edição da Escola de Verão, e vai decorrer entre 27 e 30 de agosto, tendo como objetivo “promover o encontro de jovens, para debater, promover a sua participação e torná-los mais ativos nas questões da União Europeia”. Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adianta que esta Escola irá reunir cerca de “30 estudantes, que frequentem um estabelecimento de ensino superior, até aos 30 anos de idade, e que venham das áreas das Relações Internacionais, Ciência Política, estudos europeus e jornalismo”.
A participação na Escola de Verão da Comissão Europeia é gratuita, estando as despesas a cargo da própria comissão, como alojamento e refeições do programa. Quem tiver interesse pode consultar a página do Europe Direct Alto Alentejo, ode podem consultar o regulamento, bem como efetuar a sua candidatura.
Esta escola de verão irá acontecer, se as condições relativas à pandemia o permitirem. A Escola de verão da Comissão Europeia é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”.
A Lav&Sec, localizada na Avenida António Sardinha, em Elvas, comemora amanhã, sexta-feira, dia 16, o seu primeiro aniversário.
Para assinalar a data, e como revela Tânia Cunha, proprietária do espaço, amanhã preparam “algo simples, vamos cantar os parabéns, pelo que haverá bolo de aniversário e café para todos os clientes”. A proprietária adianta que no final do mês existirá uma promoção para todos os clientes, em parceria com uma empresa da Avenida”.
Apesar de, este espaço ter aberto em plena pandemia, Tânia Cunha considera que foi um ano positivo, principalmente nos últimos meses, e que “tem corrido bem, tem havido mais trabalho, e estamos a criar a nossa carteira de clientes”. Inicialmente tinham apenas o serviço de “self service” na lavandaria, depois adicionaram mais serviços, como costura e engomadoria; sendo que recentemente começaram a trabalhar “com as empresas, como hotéis, alojamentos rurais, turismos rurais e restaurantes”.
Tânia Cunha afirma que “felizmente”, tem sido um ano em cheio, para si “é uma novidade constante, todos os dias há aprendizagens e novidades, o que é bom para nós e para os nosso clientes, que confiam em nós, e confiamos neles, que é muito importante”.
Lav&Sec, localizada na Avenida António Sardinha, em Elvas, que comemora amanhã o seu primeiro aniversário.
O espaço ao ar livre das Piscinas Municipais de Elvas vai estar encerrado este sábado, dia 17, para a realização de um torneio de natação.
A competição é organizada pela Associação de Natação do Interior Centro, que envolve clubes dos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Guarda.
Este evento desportivo decorre sob o cumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde.
Já passaram 23 anos desde que Abel Dias abriu, na Rua de Alcamim, em Elvas, o seu salão de cabeleireiro.
Durante um longo período de tempo, devido ao confinamento, o salão, à semelhança de tantos outros estabelecimentos, teve de encerrar portas. Contudo, Abel Dias garante que a retoma dos clientes tem sido “muito melhor” que aquilo que esperava. Até Elvas, para vir até ao seu salão, este profissional recebe clientes oriundos de concelhos como Borba, Estremoz e Vila Viçosa, para além dos clientes da cidade.
O salão funciona por marcação, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 15 às 19 horas, e aos sábados apenas no período da manhã. As marcações podem ser feitas através dos seguintes contactos: 96937529 e 268624947.
Abel Dias é o convidado de hoje no “Retoma da Economia”, um programa da Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Para ouvir, na íntegra, aqui:
Entre os dias 23 de julho e 1 de agosto, vai realizar-se a sétima edição do Festival Internacional de Marvão, depois de ter sido adiado no ano passado, devido à pandemia.
Tem-se assistido ao cancelamento de festivais, mas será possível assistir via streaming e presencial a este Festival. Deste modo, a vila alentejana de Marvão volta a ser palco de diversos concertos de música clássica, com a participação de vários artistas nacionais e internacionais.
O dia 23 de julho, pelas 19.30 horas será marcado pela Gala de Abertura Grupo Ageas Portugal, com uma atuação da Orquestra de Câmara de Colónia, dirigida pelo maestro Christoph Poppen e com a participação de Horácio Ferreira, vencedor da 1ª edição do Prémio Novos Talentos Ageas, entre outros músicos de renome.