Livro “Poemas e Declarações” apresentado em São Romão

Isabel Figueira apresenta, este sábado, dia 10 de julho, o livro de sua autoria intitulado “Poemas e Declarações”.

A cerimónia decorre no Pavilhão Multiusos em São Romão, no concelho de Vila Viçosa, e conta com a apresentação do livro, uma declamação, um momento musical e um pequeno beberete.

Isabel Figueira é natural de São Romão, mas há cerca de 30 anos reside no concelho de Elvas.

Força Aérea recruta para Mestrado em Aeronáutica Militar

A Força Aérea tem aberto concurso para admissão ao Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar, para ingresso nos Quadros Permanentes da Força Aérea nas especialidades de Piloto-Aviador, Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Aeródromos, Engenharia Eletrotécnica e Administração Aeronáutica.

O Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar destina-se a jovens até aos 21 anos, com o 12º ano ou equivalente e que satisfaçam os requisitos de acesso ao Ensino Superior (tendo realizado os exames nacionais definidos para cada uma das especialidades).

As candidaturas deverão ser efetuadas, obrigatoriamente, até ao dia 9 de agosto, de uma das seguintes formas: online, no site do Centro de Recrutamento da Força Aérea: www.crfa.emfa.pt; ou por correio, com aviso de receção; ou presencialmente, no CRFA, em Lisboa ou no Porto.

Elvas regista mais 12 casos de Covid

O concelho de Elvas regista, hoje sexta-feira 9 de julho, 12 novos casos de Covid-19 e a recuperação de 11 doentes, tendo esta quinta-feira 102 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1512 casos, sendo que 1382 pessoas já recuperaram e 28 perderam a vida.

Elvas sobe a incidência para 576 casos por 100 mil

Com os 12 novos casos identificados no concelho de Elvas, a incidência a 14 dias sobe, esta sexta-feira dia 9, para 576 casos por 100 mil habitantes.

Esta incidência resulta dos 120 casos no últimos 14 dias, no concelho de Elvas.

 

Portugal com mais 3194 casos Covid e sete óbitos

Portugal regista, esta sexta-feira, 9 de julho, mais 3194 casos de Covid-19 e sete óbitos associados à doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, registaram-se ainda mais 1727 casos de recuperação.

As mortes foram verificadas quatro em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e três no Norte. A maior parte dos 3194 novos casos das últimas 24 horas ocorreu 1482 (46%) em LVT, 891 (28%) no Norte, 323 (10%) no Algarve e 319 (10%) no Centro.

Em todo o território nacional, a situação hospitalar agravou-se: há 617 doentes internados (mais 18 que ontem), dos quais 141 em unidades de cuidados intensivos (mais cinco). O número de casos ativos aumentou: são 43.323, mais 1460 do que ontem.

Desde o início da pandemia, morreram 17.142 pessoas com Covid-19 em território nacional e foram identificados 902.489 casos de infeção. Ao todo há 842.024 doentes recuperados da doença em Portugal.

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 2436 casos na sexta-feira 2 de julho; 2605 casos no sábado 3 de julho; 2041 casos no domingo 4 de julho; 1483 na segunda-feira 5 de julho; 2170 na terça 6 de julho; 3285 na quarta-feira 7 de julho; 3269 na quinta 8 de julho; e 3194 casos na sexta-feira 9 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Mais 108 casos Covid identificados no Alentejo

O Alentejo regista, esta sexta-feira, 9 de julho, 108 novos casos de Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, não foram reportadas mais mortes associadas à doença.

Na região, desde março do ano passado, foram registados, 31.651 casos de infeção e 973 óbitos. Desde o início da pandemia, na região, foram reportados 31.543 casos positivos e 973 óbitos.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 92 casos na sexta-feira 2 de julho; 78 casos no sábado 3 de julho; 63 casos no domingo 4 de julho; 24 casos na segunda-feira 5 de julho; 52 casos na terça 6 de julho; 75 casos na quarta-feira 7 de julho; 109 casos na quinta 8 de julho; e 108 casos na sexta-feira 9 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

André Vidigal é o melhor jogador jovem da II Liga

O jovem elvense André Vidigal foi eleito o melhor jogador jovem da segunda liga, na época 2020/2021.

O extremo alinhou pelo Estoril-Praia na época passada, clube onde marcou seis golos em 39 jogos, tendo tido um papel fundamental na conquista da segunda liga.

André Vidigal vai estrear-se na primeira liga com as cores do Marítimo, com quem assinou contrato até 2024.

DECO e os cuidados a ter na contratação de um crédito

O digital e as novas tecnologias vieram facilitar a vida dos consumidores e atualmente é possível contratar um crédito à distância, através de uma chamada telefónica ou da internet.

Antes de se vincular, o consumidor “tem direito a ser informado, em tempo útil, através de papel ou outro suporte duradouro, da identificação da instituição de crédito, de quais os serviços a contratar e dos termos do contrato”, começa por explica a jurista na delegação de Évora da DECO, Maria Inês Alvarenga.

Tratando-se de um contrato à distância, “o consumidor beneficia ainda de um período de reflexão, tendo o direito de livre resolução, ou seja, ao arrependimento, até 14 dias após a celebração do contrato”, acrescenta Maria Inês Alvarenga.

O consumidor não precisa de apresentar justificação nem terá qualquer penalização, “exceto se já tiver recebido o empréstimo”. Nesta situação, terá 30 dias para devolver o crédito, incorrendo em juros até ao seu reembolso e eventualmente a pagar o imposto de selo, se já liquidado pela instituição.

Para exercer este direito, o consumidor deve enviar à instituição de crédito carta registada com aviso de receção e guardar comprovativo.

Os cuidados a ter na contratação de um crédito é o tema desta semana da rubrica da DECO.

Festas em Honra de São Tiago adaptam-se à pandemia

As Festas em Honra de São Tiago decorrem entre hoje e domingo, dias 9 e 11 de Julho, na freguesia de Rio de Moinhos (Borba), numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago.

O programa deste primeiro dia conta com a inauguração da ilustre iluminação da igreja da freguesia, às 21 horas, e Livestream Facebook com o Dj Alan Braits, na página GFCFESTASDERIODEMOINHOS.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Amanhã, sábado, dia 10, às 9 horas há alvorada com morteiros; às 10 horas chega a charanga Zuluband que vai animar a freguesia durante este fim-de-semana; pelas 10.30 horas realiza-se a condução do pendão de São Tiago até Às igreja paroquial e, às 12 horas, missa em honra de Nossa Senhora do Socorro. A inauguração da biblioteca livre realiza-se às 15 horas, junto à Casa do Povo e às 17 horas, “Os Garridos” e os “Cantadores de Saias da Orada”. Miguel Bravo anima as ruas da freguesia num palco móvel, a partir das 20 horas.

No domingo, às 9 horas, há alvorada com morteiros seguindo-se a missa em honra do padroeiro São Tiago. Pelas 18 horas realiza-se a solene procissão em honra de São Tiago, acompanhada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, sendo que às 19.15 horas acontece a arrematação do pendão de São Tiago.

[/shc_shortcode]

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior não registou novos casos de Covid-19, pelo que mantém um caso ativo.

Campo Maior já registou 656 casos de infeção, sendo que 644 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

Elvas atinge 1500 casos Covid desde março de 2020

O concelho de Elvas, com os 17 casos reportados ontem pelo Município, chegou aos 1500 casos Covid, desde março de 2020 quando foi declarada a pandemia.

Nos últimos 14 dias, houve 112 novos casos, o que coloca o concelho com 538 casos por 100 mil habitantes, mantendo-se 101 casos ativos, à data de ontem. Entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, falecerem 28 pessoas no concelho.

Mais uma vez a discrepância de números

Entretanto, no primeiro semestre de 2021, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) que gere os dois hospitais e os centros de saúde do distrito de Portalegre, começou a apresentar um relatório onde indica os casos positivos e os falecido registados no distrito.
A ULSNA informou no seu último relatório 1104 casos positivos, 90 ativos (o município reporta 101) e mais um morto, num total de 29 óbitos, em Elvas. Se no caso dos infetados, estão consideradas as pessoas testadas no laboratório da ULSNA e pode entender-se a discrepância, já no caso do óbito de diferença não se encontra explicação.
 
Se juntarmos a este facto algumas diferenças com o relatório semanal da DGS, verificam-se por vezes três números diferentes para a mesma realidade, onde a comunicação não tem sido fácil.

Apontar o dedo

Os surtos identificados em Elvas e o crescimento de casos no concelho tem causado enorme apreensão na população, mas também o apontar de dedo “ao outro”. Que os responsáveis são os membro de uma família ou os participantes numa festa ou num casamento, ou … Ninguém está livre do vírus, a todos nós pode calhar, ninguém se infeta por que quer, pelo que me parece pouco adequado “atirar pedras” a quem quer que seja.
 
O surgimento de um surto leva a realização de testes. A percentagem de testes positivos pode variar de 4 até perto de 20% (em Portugal, por exemplo, nos primeiros meses do ano rondava os 17%) e em Elvas foram realizadas centenas de testes. Quando se testa uma cadeia de contatos, admitindo uma taxa de positivos de 10 a 15% quer dizer que em 1000 testes há a possibilidade de encontrar 100 a 150 positivos.
 
Neste momento nos concelhos onde se testa são encontrados casos positivos, na maior parte felizmente, casos assintomáticos.

Boas noticias para a restauração

Com o acelerar da vacinação, esta semana já se chegou à aplicação de 154 mil doses num só dia, o Governo avançou com uma medida de bastante agrado sobretudo para a restauração e hotelaria, a presentação do certificado digital ou teste negativo.
 
Vai ser obrigatório para “acesso aos estabelecimentos turísticos e de Alojamento Local em todo o país” e nos concelhos de risco elevado e de muito risco, também no “no acesso a restaurantes a partir de sexta-feira das 19h e todo o fim de semana”. A obrigatoriedade do certificado é ainda exigida nos feriados, nos concelhos de risco elevado e de risco muito elevado.

Como funciona?

– Certificado Digital de vacinação (obtido no SNS);                                                           – Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
– Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;
– Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;
– Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

Obras da Coleção António Cachola expostas em Sines

A exposição “Linha do Tempo”, com peças da Coleção António cachola, vai ser inaugurada amanhã, dia 10 de Julho, no Centro de Artes de Sines (na foto).

A mostra conta “com curadoria do arquiteto Ricardo Pereira que escolheu obras de diversos artistas que integram a coleção, como é o caso de José Pedro Croft, Luís Campos, Ana Rito, Edgar Martins, Ana Vidigal e do Augusto Alves da Silva”, de acordo com o colecionador António Cachola.

As obras da Colecção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, vão integrar exposições nacionais e internacionais.

A exposição “Linha do Tempo (obras da Coleção António Cachola)”, curadoria do Arquiteto Ricardo Pereira, está patente entre patente de 10 de julho e 10 de outubro de 2021, no Centro de Artes de Sines.

Imobiliária Duplex no “Retoma da Economia”

A imobiliária Duplex, de Sónia Branco e Fátima Ouro, abriu há três anos, na Rua de Alcamim, em Elvas. Este é um negócio que nasce pela vontade das duas sócias-gerentes da empresa em ter um negócio em nome próprio, depois de vários anos de experiência na área.

Devido à pandemia, Sónia Branco e Fátima Ouro viram-se  obrigadas a trabalhar de uma outra forma. Para além da realização de visitas virtuais aos imóveis, assim que foi possível retomar as visitas presenciais, todos os cuidados tiveram de ser tidos em conta. Como explica Sónia Branco, têm sido necessários “cuidados redobrados”, com o uso de máscara, a desinfeção de mãos e o uso de cobre sapatos, uma vez que ao entrar na casa de um cliente, quando este ainda lá vive, é preciso zelar pela saúde e pela segurança de todos.

O negócio, apesar da pandemia, garante Fátima Ouro, não registou uma quebra, sendo que, por esta altura, o maior problema diz respeito, não à falta de compradores, mas sim à falta de imóveis disponíveis no mercado. Sónia Branco e Fátima Ouro são as convidadas de hoje no “Retoma da Economia”, um programa da Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Para ouvir, na íntegra, aqui:

Novas experiências de enoturismo disponíveis na Adega Mayor

A Adega Mayor reabriu recentemente, com novas experiências de enoturismo, para todos aqueles que queiram visitar este espaço.

Para além das atividades de enoturismo, já existentes, a Adega Mayor complementou o programa com mais duas experiências de enoturismo: “enólogo por um dia” e uma “prova comentada de vinhos e azeites”.

Rita Nabeiro, diretora-geral da Adega Mayor, adianta que “é objetivo continuar a dar motivos, para que as pessoas continuem a querer visitar o espaço, e estas são atividades que já vinham sendo pedidas há algum tempo”.

A experiência “Enólogo por um dia”, explica Rita Nabeiro, “oferece a possibilidade ao visitante de criar o seu próprio blend de vinho com um rótulo personalizado”, sendo esta “uma prova divertida e muito interessante”.

Já a prova de vinhos e azeites, inclui a “degustação de três vinhos e dois azeites, da Adega Mayor”, uma forma de “aprender sobre os vinhos e azeites”.

Também as crianças terão atividades didáticas, para que os programas na Adega Mayor agradem não só aos adultos, mas também para os mais novos. Rita Nabeiro afirma que “tendo em conta que as crianças, obviamente, não podem beber bebidas alcoólicas, pensámos encontrar um tipo de atividade que mantivesse os mais pequenos entretidos, enquanto que os adultos podem usufruir das experiências de enoturismo”.

Para a diretora-geral da Adega Mayor, este leque de experiências pretende também “proporcionar a quem nos visita um dia bem passado, divertido e que construa boas memórias, e que possam levar boas recordações da Adega Mayor e do nosso Alentejo,” adiantando que “estamos à espera de todos.”

Todas estas experiências carecem de marcação prévia, que pode ser feita através do site www.adegamayor.pt, ou enoturismo@adegamayor.pt., tendo em conta que, tal como refere Rita Nabeiro, “ainda estamos em pandemia e todos os cuidados são poucos, pretendemos por isso, ter um número reduzido de pessoas, de cada vez, e esta é uma forma de garantir que os visitantes tenham a sua experiência na Adega Mayor”, porque segundo a própria, “não queremos deixar ninguém para trás, daí a necessidade deste agendamento prévio”.

Adega Mayor que reforçou o leque de experiências, ao nível do enoturismo, para todos aqueles que queiram visitar o espaço e usufruir das mesmas. A Adega Mayor encontra-se aberta, diariamente, exceto feriados.