Pacto Ecológico Europeu abre inscrições de webinar

O Europe Direct Alto Alentejo, em parceria com o Mestrado em Agricultura Sustentável da Escola Superior Agrária de Elvas, promove no dia 26 de junho, sábado, às 10 horas, o webinar “Pacto Ecológico Europeu – perspetivas para o setor agrícola”, com João Onofre, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia.

Este webinar está aberto a todos os interessados na temática. As inscrições podem ser feitas até dia 25 de junho para emissão de certificado: https://forms.gle/3QeWm4HJK8JTzUBG6

Link zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82297450434

Máscara ao ar livre deixa de ser obrigatório em Espanha

O uso de máscara deixa de ser obrigatório na rua, em Espanha, a partir do dia 26 deste mês, desde que se mantenha a distância de segurança de um metro e meio.

A decisão surge depois de várias semanas com a diminuição do número de novos casos e numa altura em que a vacinação tem estado a decorrer a bom ritmo.

Mais dois doentes Covid recuperados em Elvas

Elvas não regista esta terça-feira, 22 de junho, novos casos de Covid-19. No concelho, por outro lado, foram hoje reportadas duas recuperações da doença.

Há agora quatro casos ativos no concelho de Elvas, onde, desde o início da pandemia, foram registados 1387 casos de infeção.

Da doença, em Elvas, já recuperaram 1355 pessoas e morreram 28.

Volta ao Alentejo em Bicicleta é de quarta a domingo

A Volta ao Alentejo em Bicicleta, cuja edição de 2020 foi cancelada, regressa este ano, de 23 a 27 deste mês, de quarta-feira a domingo.

“A prova conta com seis etapas, incluindo um contrarrelógio, num total de 819,4 quilómetros”, de acordo com o jornalista Teixeira Correia.

A primeira etapa da prova vai ligar, na próximo dia 23 (quarta-feira) , Reguengos de Monsaraz a Beja, num total de 194,5 quilómetros de extensão.

Já a segunda etapa, na quinta-feira, vai ter 195,5 quilómetros, começa em Almodôvar e tem a meta em Sines, enquanto a terceira tirada será entre Alcácer do Sal e Mora, num total de 173,1 quilómetros.

Para a manhã de sexta-feira dia 26, está prevista a quarta etapa, que vai ligar Monforte a Castelo de Vide, numa distância de 85 quilómetros, localidade que recebe, na tarde desse mesmo dia, um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros.

A sexta e derradeira etapa é no domingo, tem 162,9 quilómetros e vai ligar Portalegre a Évora.

A 38.ª edição da “Alentejana é organizada pela Podium Events e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Alentejo com 32 novos casos Covid

A região Alentejo regista, esta terça-feira, dia 22, mais 32 casos de infeção por Covid-19, não havendo, nas últimas 24 horas, mortes associadas à doença, a lamentar.

Desde a chegada do novo coronavírus à região, foram notificados 30.685 casos positivos e 972 vítimas mortais.

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 32 casos na terça 15 de junho; 30 casos na quarta-feira 16 de junho; 47 casos na quinta 17 de junho; 39 casos na sexta-feira 18 de junho; 36 casos no sábado 19 de junho; oito casos no domingo 20 de junho; 23 casos na segunda-feira 21 de junho; e 32 casos na terça 22 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Adelaide Teixeira recandidata à Câmara de Portalegre pela CLIP

Adelaide Teixeira, atual presidente da Câmara Municipal de Portalegre, vai apresentar a sua recandidatura esta sexta-feira, dia 25, às 19 horas, no jardim da Rua 1º de Maio, junto ao Museu de Tapeçarias.

A atual presidente do Município volta a candidatar-se como independente pela CLIP – Candidatura Livre Independente por Portalegre.

Em comunicado é referido que “nos últimos anos, dedicámo-nos, de alma e coração, ao nosso concelho. Numa conjuntura política de enorme dificuldade, tentámos todos os consensos e não desistimos de ninguém nem de nenhum projeto. Portalegre foi sempre e só o que nos moveu”.

“Prosseguindo o trabalho dos anteriores mandatos e com um esforço coletivo, a autarquia tem agora o equilíbrio de que precisa. Várias intervenções estratégicas estão a ser implementadas, os investimentos existem e já se refletem na nossa economia e comunidade. Para que tenhamos orgulho em ser e viver Portalegre”.

Estação Náutica de Avis apresenta website e imagem gráfica

A Estação Náutica de Avis (ENA) apresenta, numa sessão que vai decorrer esta quinta-feira, dia 24, a partir das 19 horas, na Herdade da Cortesia Hotel, o seu novo website e a imagem gráfica.

Esta cerimónia contará com a presença dos parceiros que integram a ENA, entre os quais Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo, ERT, e António José Correia, da Fórum Oceano, mas também do canoísta Fernando Pimenta, um dos embaixadores deste projeto de promoção turística, e da convidada Joana Vasconcelos, também ela canoísta de renome internacional.

Além do portal web da ENA serão também apresentados o logotipo, elemento basilar da identidade gráfica do projeto, bem como o guia que servirá de cartão de visita nas ações de comunicação à escala nacional e internacional.

Este evento marca mais um passo na consolidação desta rede de oferta turística e na implementação da estratégia de comunicação que visa a captação de visitantes no mercado turístico português e além-fronteiras.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

Campo Maior não regista, esta terça-feira, 22 de junho, novos casos de Covid-19.

No concelho, há, ao dia de hoje, um único caso ativo de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 655 casos de Covid-19, dos quais 643 já estão curados. Da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

Taça Feminina dias 25 a 27 em Campo Maior e Badajoz

A 10ª edição da Taça Feminina tem lugar este fim de semana, entre os dias 25 e 27, em Campo Maior e Badajoz, numa organização do Civitas Santa Teresa.

Trata-se de um torneio de referência do futebol feminino na Estremadura espanhola, que historicamente contou com a participação de equipas como Atlético de Madrid, Real Betis, Sporting Huelva, Rayo Vallecano ou Boavista.

Nesta edição participam CF Benfica, Sporting Club Huelva, Clube Atlético Ouriense e o Civitas Santa Teresa, num torneio eliminatório com semifinais, terceiro e quarto lugar e final.

As semifinais são disputadas em Campo Maior, no Campo de Futebol do Sporting Clube Campomaiorense, no sábado, dia 26, às 9 e às 11 horas, e no domingo, dia 27, disputa-se o terceiro lugar e a final no Estádio El Vivero de Badajoz às 8.30 e às 10.30 horas.

O torneio conta com o patrocínio do Santander e do Civitas Pacensis, a Direção Geral de Desporto e FJYD da Junta da Extremadura, Diputación de Badajoz e a Fundação Municipal de Desporto do Ayuntamiento de Badajoz.

Esta sexta-feira, dia 25, tem lugar a apresentação do torneio, a partir das 13 horas, no Salão do PCTEX do Campus Universitário de Badajoz.

Saiba quem são os adversários de “O Elvas” no Campeonato de Portugal

“O Elvas” vai disputar o próximo Campeonato de Portugal, na época 2021/22, contando com os nove adversários seguintes: Condeixa, Idanhense, Oleiros, Benfica Castelo Branco, Vitória de Cernache, Sertanense, Marinhense, Peniche e Coruche.

O Campeonato de Portugal é disputado por 60 equipas, em seis séries de dez equipas. A primeira jornada está marcada para 29 de agosto.

Entretanto, no próximo dia 30 (quarta-feira), vai realizar-se a Assembleia Geral do clube, no Cineteatro Municipal, pelas 21.30 horas.

 

Atelier do elvense Miguel Barbas fez projeto de clínica em Cascais

O Atelier de Arquitetura e Engenharia Sabrab, que tem como CEO o elvense Miguel Barbas, foi a empresa responsável pelo projeto de arquitetura na Clínica Santa Madalena, em Cascais.

O projeto desenvolve-se num edifício com três pisos com cerca de 1250 metros quadrados de área de construção e ainda estacionamento em cave.

O enquadramento para a Serra de Sintra foi um dos pressupostos na distribuição do layout, permitindo que as áreas de espera se tornassem também em espaços de contemplação visual.

O layout dos espaços interiores da Clínica partiu do máximo aproveitamento de luz natural para as áreas de trabalho, reduzindo assim a pegada ambiental no edifício.

A clínica apresenta um conjunto de especialidades dentárias, separadas por alas específicas, num total de 18 gabinetes, incluído uma sala de recobro com um enquadramento particular para a serra de Sintra em área reservada do espaço no piso 1 do edifício.

O edifício apresenta uma área central que permite a separação em diferentes alas quer no piso 0, quer no piso 1.

Assim, na ala esquerda do piso 0 estão concentradas as áreas de receção, atendimento e sala de espera, gabinetes de gestores de pacientes, assim como instalações sanitárias de apoio.

A ala direita do piso 0 foi reservada para a sala de espera infantil com acesso a jardim exterior, área de Odontopediatria e urgências com um total de seis gabinetes, dos quais quatro apresentam as fachadas interiores em vidro permitindo que a luz natural possa dotar áreas interiores do espaço com a mesma qualidade espacial de outras que se apresentam em contacto direto com o exterior.

No piso 1, mais duas alas, estando a ala esquerda afeta a especialidades cirúrgicas de maior complexidade com cinco gabinetes e ala direita com mais sete gabinetes.

Na ligação das duas alas, centralmente no espaço e com vista para a Serra de Sintra, a sala de espera principal da Clínica e ainda instalações sanitárias.

A Clínica para além dos dezoito gabinetes está ainda dotada de laboratório de próteses de apoio à atividade e ainda sala de formação ocupando esta todo o piso 2 do edifício, disfrutando também de uma vista ampla para a serra.

No que diz respeito à materialidade do espaço, o conceito passou pela colocação de painéis de vidro em áreas específicas do espaço, nomeadamente áreas de atendimento e área de Odontopediatria que permitem a passagem de luz natural para a quase totalidade da área destas alas da Clínica.

Pretendeu-se um equilíbrio visual no que diz respeito aos materiais e cores, razão pala qual o branco e o cinzento marcam todo espaço. Optou-se pela existência de apenas duas soluções de pavimentos, nas áreas clínicas vinil cinzento que carateriza a imagem da Clínica nos últimos a anos e um pavimento branco com marmoreado em tons de cinzento nas restantes áreas.

Nos tetos, para além das áreas brancas que preenchem o espaço, surgem outras com betão aparente pintado de cinzento, nos três corredores clínicos e nas salas de espera.

Nos corredores, toda a iluminação é efetuada com linhas LED verticais nas paredes, que confere a estes corredores uma escala distinta do resto da clínica e as salas de espera pontuadas nos tetos de betão com iluminação suspensa.

Os 7 melhores festivais de Verão a não perder em Portugal

Foto direitos reservadosApós um ano de paragem por causa da pandemia que afetou o mundo, os melhores festivais de Verão em Portugal regressam em 2021.

Os festivais que já estão por aqui há algum tempo , ou seja, os mais emblemáticos decidiram trazer a melhor música este Verão com um aposta não em Bettilt mas muito forte em grandes artistas. Depois de tanto tempo sem grandes concertos e com atuações limitadas ao formato acústico, com pouco ou nenhum público, este está ansioso por desfrutar da melhor música ao vivo.

Do NOS Alive ao SUPER BOCK SUPER ROCK, há várias opções a escolher para este ano que promete. Naturalmente, os concertos terão de manter certas medidas de segurança, a máscara será obrigatória e haverá uma redução da capacidade em comparação com outras edições. Ainda não conseguimos recuperar a normalidade absoluta então há que ir com segurança e cumprir com todas as regras apara que todos possam desfrutar deste prazer que é ir festivais e ver os teus artistas favoritos ao vivo.

Felizmente, há outros que decidiram correr um risco e oferecer um programa adaptado à época, talvez mais simples e sem nomes tão espetaculares como outros anos mas muito interessantes, concentrando-se no talento da casa como também com várias apostas internacionais de grande calibre.

Estes são os melhores festivais de Verão 2021 em Portugal, confirmados até agora.

1-NOS Alive

No número um como não podia deixar de ser o NOS ALIVE.

Um dos melhores festivais que existe em Portugal e como sempre com um cartaz que dá inveja a qualquer outro. Ao lado do rio Tejo vais passar as tuas melhores noites de verao com os melhores artistas da actualidade.

Cartaz: The Strokes, Red Hot Chili Peppers, alt-J, HAIM, Da Weasel, The War on Drugs, Two Door Cinema Club, Angel Olsen, Fontaines D.C., Faith No More

Onde é: Lisboa

Quando é: 7-10 de Julho de 2021 (adiado)

2- Super Bock Super Rock

Em segundo lugar um festival da velha guarda que todos os anos surpreende com os seus artistas. Este ano volta a sua sede anterior a praia do Meco , no sul de Lisboa. Este festival é considerado como um dos melhores festivais da Europa Multi-Género e nunca desilude.

Cartaz: A$AP Rocky, Foals, BROCKHAMPTON, DaBaby, Hot Chip, Kali Uchis, GoldLink, Slow J, Boy Pablo

Onde é: Praia do Meco (Sul de Lisboa)

Quando é: 15-17 de Julho de 2021 (adiado)

3- Afro Nation

Em terceiro lugar um festival que para muitos é desconhecido mas que em Portugal e cada vez mais em todo o mundo é um dos melhores festivais a que se pode ir.

Desde afrobeats, a hip hop, de R&B a bashment. Afro Nation Portugal é conhecido internacionalmente e é uma das Insignias dos festivais Afro.

Cartaz: Burna Boy, DaVido, Megan Thee Stallion, Wizkid, Beenie Man, French Montana, Popcaan, Chronixx, Skepta, Rick Ross

Onde é: Portimão

Quando é: 1-3 de Julho de 2021

4-Meo Sudoeste

Mais um festival de praia que dura 5 dias onde se poderá desfrutar das melhor musica latina e actual. Entre artista e artista vias te sentir tentado em dar um mergulho no mar.

Cartaz: Bad Bunny, Major Lazer, Ozuna, Migos, blackbear, Profjam, MEDUZA, Melim

Onde é: Zambujeira

Quando é: 3-7 de Agosto

5 – NOS Primavera Sound

Um dos festivais mais importantes a nível internacional, em Portugal deixa-se levar por um estilo mais minimalista e intimo. Passa-se no parque mais grande de Portugal, onde podes deitar-te na relva e ouvir os teus artistas favoritos. Sem duvida um dos festivais a nao perder este verão.

Cartaz: Tyler, the Creator, Tame Impala, Pavement, Beck, Gorillaz, Bad Bunny,  FKA twigs, Mura Masa, Chromatics, King Krule, Doja Cat

Onde é: Porto

Quando é: 10-12 de Junho de 2021 (adiado)

6 – RFM Somnii

O festival da Radio FM, como não podia deixar de ser, mais um festival de praia o RFM Somnii é uma festa que dura 3 dias com os melhores dos diferentes estilos de EDM, House, DnB, rap, ect. Um festival alternativo ao POP mas que não fica nada atrás dos outros que já dissemos.

Cartaz: Dimitri Vegas & Like Mike, Alan Walker, Alok, Vini Vici, Sean Paul, Brennan Heart, Miss K8, Dany Ávila

Onde é: Figueira da Foz

Quando é: 9-11 de Julho de 2021 (adiado)

7 – Neopop Festival

Antes tinha como nome AntiPop, porque o seu estilo centra-se maioritariamente em Tecno e House underground. Este é sem duvida o festival para os amantes de House e Tecno, um dos melhores de Portugal que sempre trás os melhores DJs:

Cartaz:

Onde é ? Em Viana do Castelo

Quando é: 11-14 de Agosto de 2021

As datas podem vir a ser aletradas pela organização

Hugo Mimoso no “Retoma da Economia”

Hugo Mimoso (na foto) está ligado ao ramo da beleza desde 2007 e optou pela Urbanização do Revoltilho para instalar o seu salão de cabeleireiro masculino, uma vez que há 14 anos não havia nada do género na zona.

Após todo este tempo, o cabeleireiro garante que teve sempre “uma boa aceitação, quer por parte dos moradores do Revoltilho quer de outras zonas da cidade, que aqui se deslocam para usufruir dos serviços e atualmente não se ficam apenas pelo corte de cabelo. Dispomos também de um gabinete de massagens e um espaço para realização de tatuagens”.

Hugo Mimoso refere que o impacto “foi muito grande, devido à pandemia. Foram momentos complicados mas desde o dia em que reabri voltei logo ao trabalho normal e consegui retomar o andamento que tinha antes”.

O salão de cabeleireiro masculino Hugo Mimoso, no Revoltilho, funciona de terça-feira a sábado, das 9 às 13 horas e das 14 às 19.30 horas, sendo que, na segunda-feira, funciona apenas no período da tarde. Hugo Mimoso é o convidado na edição de hoje do programa “Retoma da Economia”, na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Adega Mayor abre portas e tem novas formas de enoturismo

A Adega Mayor reabre portas e inaugura novas experiências de enoturismo no Dia Mayor. Para tal, a par das provas, visitas e workshops, a Adega Mayor convida a experimentar duas inesquecíveis atividades: ser enólogo por um dia e descobrir os melhores vinhos e azeites numa só prova

Em plena estação da explosão de cores, aromas e vida, onde as tonalidades e os sabores se fundem num convite a abrir os sentidos a novas experiências, a Adega Mayor reabre portas num convite a viver os seus programas únicos de enoturismo.

Para além da disponibilização das atividades de Enoturismo habituais, a Adega Mayor lança agora no Dia Mayor três novidades: a atividade “Enólogo por um Dia”, que oferece a possibilidade do visitante criar o seu próprio blend de vinho com um rótulo personalizado; uma Prova Comentada de Vinhos e Azeites e ainda, novas atividades didáticas e divertidas a pensar nos mais pequenos, para que os programas na Adega Mayor agradem a todos, miúdos e graúdos.

Neste retomar de experiências e brindes Mayores, reabrem também as portas da Loja da Adega, local de encontro da família Mayor num convite à descoberta de um mundo de possibilidades.

Dois indivíduos detidos pela GNR por conduzirem alcoolizados

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 14 a 20 de junho, deteve dois indivíduos em flagrante por condução sob influência do álcool.

No mesmo período de tempo, foram detetadas, no trânsito, 154 infrações, das quais a GNR destaca dez por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, nove por falta de inspeção periódica obrigatória, seis por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, quatro por deficiência nos pneumáticos e quatro relativas a iluminação e sinalização.

Ao nível da sinistralidade, os militares da GNR registaram, no distrito, 11 acidentes, dos quais resultaram quatro feridos leves.

Em termos de fiscalização geral, foram levantados sete autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Durante a semana passada, a GNR promoveu ainda 138 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 478 idosos; 99 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 434 pessoas da comunidade escolar; e 40 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 194 comerciantes.

Cátia Terrinca e o ACTO: “Não há razão para não ir ao teatro”

O ACTO, a Festa do Teatro em Elvas, que termina este fim de semana, com a apresentação de três peças, no Cineteatro Municipal, tem permitido, ao público, assim como aos artistas, que o desconfinamento, ao nível da cultura, seja uma realidade também no concelho.

Ainda assim, face a outras edições deste mesmo evento, promovido pela UmColetivo, as pessoas têm aparecido, segundo Cátia Terrinca, da associação cultural, “de forma mais tímida que o habitual”. “Estávamos com médias de público de 40, 50 pessoas e neste momento estamos abaixo dessa média”, adianta.

O importante, garante Cátia Terrinca, é conquistar a confiança das pessoas. “Não é pelo facto dos amigos terem ido ao teatro, que aconteceu alguma coisa de mal às suas famílias, mas vivemos, de facto, a pressão do ‘fique em casa’, como se o mundo não continuasse a pular e a avançar, como dizia António Gedeão”, assegura.

“Nós temos de aprender a viver com as limitações que temos e perceber que, no teatro, entramos de máscara e estamos com uma cadeira de distância. Se as pessoas vão ao supermercado, não há razão nenhuma para não ir ao teatro”, comenta ainda Cátia Terrinca.

O ACTO, que termina este fim de semana, em Elvas, conta com “Espetáculo de Amor”, na sexta-feira, “Segundo Sacrifício, um exemplo para João Vário”, no sábado e “A Grande Viagem do Pequeno Mi”, no domingo.

Como pequenas iniciativas podem ser a ajuda que cidades do interior precisam para se recuperar da pandemia

A pandemia de COVID-19 certamente teve um impacto negativo ainda maior nas pequenas cidades. Esses locais já passam por dificuldades e momentos de normalidade, agora que vivemos uma das maiores crises sanitárias da história, as coisas não poderiam ir piores.

Por exemplo, as escolas municipais, na maior parte do País, interromperam suas atividades presenciais e começaram com as aulas online. Mas há uma parte da população que não tem acesso à internet ou a computadores, este grupo está sendo esquecido pelos grandes políticos. Pensando nisso, temos aqui algumas ideias que realmente podem fazer a diferença para esses municípios e para seus moradores.

O problema com ideias bastante elaboradas

É bem verdade que algumas pessoas até tentam encontrar soluções para o momento difícil que estamos passando. Mas, em muitos casos, elas tentam algo elaborado demais. Por exemplo, algumas pessoas veem os projetos de lei em andamento no congresso que buscam legalizar os jogos de azar no Brasil como o começo de uma mudança histórica para as pequenas cidades. Realmente, antes da proibição dos jogos de azar, os casinos eram uma das principais fontes de renda de algumas cidades pequenas. Se a legalização ocorre, é possível que a situação financeira de um município mude radicalmente para melhor. Mas estamos bem longe disso. O grupo de evangélicos tem uma grande influência na política brasileira e eles são contra os jogos de azar.

Não adianta sonhar com os lucros e outros benefícios que algo como isso podem trazer se existem vários obstáculos no caminho. Neste link casino 888 bonus com os melhores casinos da internet, você pode entender um pouco sobre o tamanho desse mercado.

A lógica é a mesma para a maioria das iniciativas bastante elaboradas. Seriam ótimas se saíssem do papel, mas na prática, estão longe de funcionar.

Alguns exemplos de pequenos incentivos

Para quem não sabe, o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Pagamos tanto imposto que alguns carros fabricados no Brasil saem mais baratos se vendidos em outros países. Durante a pandemia, alguns prefeitos e governadores tiveram o mínimo de sensibilidade e isentaram impostos como IPVA e IPTU. Esse é o tipo de incentivo que pode fazer toda a diferença sem ser muito fora da realidade.

Como algumas cidades estão indo na contramão

Algumas cidades, como Salvador, decidiram proibir a venda de bebida alcoólica nos fins de semana. A ideia é coibir as pessoas de fazerem festa. O problema é que isso ajuda a destruir os pequenos comerciantes que trabalham com a venda de bebidas. É possível impedir aglomerações de outras formas.

Considerações finais

Parece bastante óbvio que pequenas iniciativas podem fazer total diferença para as cidades mais pobres. Cabe a população exigir isso de seus líderes políticos.