Museus de Vila Viçosa com visitas virtuais

Os núcleos museológicos da Câmara Municipal de Vila Viçosa apresentam um novo sistema de visitas virtuais, através de tecnologia de referência, recorrendo a imagem, áudio, vídeo e informação adicional junto do material expositivo. Através destas visitas, a todo o espaço dos núcleos museológicos municipais, sem sistema de cobrança, é possível navegar de forma interativa através dos espaços e aceder a informações sobre exposições presentes nos museus sob tutela municipal.

Este projeto gira em torno dos quatro espaços: Museu do Mármore Raquel de Castro; Museu Agrícola e Etnográfico; Museu do Estanho Apeles Coelho; e Casa Museu Bento de Jesus Caraça.

Sustentado em soluções que permitem visitas de realidade virtual em 3D, de alta qualidade, este projeto apresenta-se compatível com o telemóvel e a tablet, a par de outras plataformas, como é o caso do computador.

Para além disso, a visita virtual propõe a construção de um território criativo e interativo muito singular, através de ferramentas construídas para esse diálogo, e toda a experiência permite ao visitante explorar e conhecer melhor as coleções exibidas nas estruturas museológicas da Vila-Museu, assim como a sua história, convidando, deste modo, novos públicos à visita presencial.