Alandroal: nova escola do pré-escolar recebe crianças já em janeiro (c/fotos)

O edifício do ensino pré-escolar da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, em Alandroal, foi inaugurado, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na manhã desta sexta-feira, 22 de dezembro, pelo que as crianças, a partir de janeiro já vão poder frequentar este estabelecimento.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, revela que foi desafiado pela ministra a concluir a obra, ainda este mês, algo que foi conseguido. “Há três semanas tínhamos dúvidas se conseguiríamos por à disposição da comunidade este edifício ou se faríamos em conjunto com o pavilhão gimnodesportivo e o resto da obra, que estarão concluídos em março, mas conseguimos. Por isso, a partir de dia 3 de janeiro, as crianças já vão estar neste edifício”, assegura o presidente.

O autarca revela ainda que este projeto era “essencial”, uma vez que as crianças estavam num local temporário há 17 anos, pelo que se demonstra “muito satisfeito por poder entregar esta obra à população”.

Já a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, adianta que o município de Alandroal está a investir “cerca de três milhões e 400 mil euros, para melhorar as condições de ensino no concelho, através de fundos comunitários”, garantindo que estes são “fundamentais para fixar e atrair população, nestes territórios”.

No que diz respeito ao Portugal 2020, revela ainda a ministra, foi feito um “investimento de 900 milhões de euros, em todo o país, em infraestruturas escolares, que contou um apoio de 600 milhões de fundos europeus”, o que segundo diz, “é uma aposta muito importante”.

Ana Abrunhosa garante ainda que hoje foi cumprida “uma promessa de muitos anos”, que possibilitou “dar uma prenda de Natal aos pais, crianças e comunidade educativa, com a entrega de algo que era um sonho e está aqui para ser vivido”.