Coronel Carlos Belchior enfrenta “a missão mais exigente” da sua carreira

O coronel elvense Carlos Belchior tomou posse, na passada segunda-feira, dia 7 de junho, enquanto novo comandante do Centro de Formação de Portalegre da GNR, numa cerimónia presidida pelo Comandante do Comando de Doutrina e Formação, Major-General João Manuel Ormonde Mendes.

Carlos Belchior, aos microfones da Rádio ELVAS, garante ser “uma honra” ter sido nomeado comandante daquele que foi o centro de formação onde começou a sua carreira profissional. “É uma satisfação muito grande”, confessa, lembrando que “voltar à mesma casa” onde desempenhou funções “tem um sabor especial”.

“Aqui são formados todos os militares da carreira de guardas, que adquirem os conhecimentos técnico-profissionais para as funções futuras que irão desempenhar de agentes da autoridade”, lembra ainda o coronel, assegurando que, por esse motivo, também esta nomeação é especial.

O coronel revela ainda que sempre que assume novas funções, acrescem as responsabilidades, sendo esta a missão “mais exigente” de toda a sua carreira. “A minha missão é ser um comandante dedicado à causa pública, através da formação dos militares da Guarda”, adianta.

Servir a causa pública, lembra ainda o comandante, exige uma “dedicação pessoal e profissional”, a vários os níveis, não tendo dúvidas que a sua experiência será “uma mais-valia” para a formação dos futuros guardas.

Carlos Belchior ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1991, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam: Comandante de Pelotão no Centro de Formação de Portalegre e Comandante dos Destacamentos Territoriais de Elvas e Fronteira.