Jornadas da Comunicação terminam com sessão presencial

As Jornadas da Comunicação, evento organizado pelos estudantes da licenciatura de Jornalismo e Comunicação do Instituto Politécnico de Portalegre, vão contar, no dia 31 de Maio, com uma cerimónia presencial no largo da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, às 18 horas.

Trata-se de um evento com a finalidade de marcar o encerramento da XXV edição das Jornadas, recorrendo à entrega de lembranças alusivas aos 25 anos e será encerrado com a atuação do Grupo Académico de Serenatas de Portalegre.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]João Morais, atual presidente das XXV Jornadas da Comunicação, afirma que “passado duas edições em formato online, a atual direção decidiu encerrar estas XXV Jornadas da Comunicação regressando ao presencial. Por ser uma data comemorativa não podíamos deixar passar em branco e, como o país se encontra mais calmo, no que à Covid-19 diz respeito, houve a decisão de arriscar. No entanto, tudo foi programado em conjunto com a Escola Superior de Educação e Ciências e serão cumpridas todas as normas da DGS. No fim, fechando com chave de ouro, teremos a atuação do Grupo Académico Serenatas de Portalegre, algo que marca o regresso a uma tradição académica interrompida pela pandemia”.[/shc_shortcode]

Peixe do Rio ainda este fim-de-semana em Alandroal

A Mostra Gastronómica do Peixe do Rio está a decorrer até amanhã, dia 30, no concelho de Alandroal.

A iniciativa conta com a vertente da restauração, em que o cliente pode encontrar nos restaurantes as mesmas condições de qualidade e segurança que poderia encontrar noutro dia, com a vantagem de ter um programa de gastronomia associado ao peixe do rio”, garantiu-nos João Grilo, presidente da câmara municipal.

Paralelamente, vamos realizar iniciativas online para que, entre aquilo que se passa nos restaurantes e o que transmitimos nas nossas redes sociais, se possa criar uma mostra capaz de interagir com todos os visitantes”, sublinhou o autarca.

Divulgar um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho é um dos objetivos desta Mostra Gastronómica do Peixe do Rio.

Estremadura espanhola regista 51 novos casos de Covid-19

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 51 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar, pelo quarto dia seguido.

As autoridades de saúde registam este sábado, dia 29, 22 pessoas internadas, 10 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 17; Llerena – Zafra, 8; Navalmoral de la Mata, 7; Cáceres, 7; Plasencia, 4; Don Benito, 4; Mérida, 3 e Coria, 1.

Prazo de limpeza de terrenos termina dia 31

O Governo prolongou até dia 31 de Maio, próxima segunda-feira, o prazo de limpeza de terrenos, no âmbito da operação Floresta Segura.

Esta é uma fase em que “a ação da GNR incide, sobretudo, na sensibilização e chamada de atenção para a questão dos trabalhos de gestão de combustível, queimas e queimadas e adoção de medidas de auto proteção, entre outras”, de acordo com o Major David Pires, chefe da secção SEPNA do Comando Territorial de Portalegre da GNR.

Quem, a partir de 31 de Maio, não tiver feito a limpeza de terrenos fica sujeito a uma coima que pode ir dos 280 aos 10 mil euros, para pessoas singulares, e doa 1600 aos 120 mil euros para pessoas coletivas. A fase de fiscalização tem início logo no dia 1.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Major David Pires explica que “os proprietários dos terrenos, em volta de casas, de armazéns, de oficinas, que estão em espaços rurais, têm obrigação de manter limpa uma faixa de terreno de, pelo menos, 50 metros; cortar os ramos das árvores até quatro metros acima do solo; cortar as +arvores e os arbustos a menos de cinco metros das casas e evitar que os ramos estejam em cima dos telhados, entre outras”.

A GNR registou, em 2020, no distrito de Portalegre, “mais de 120 autos de contra ordenação relacionados com a defesa da floresta contra incêndios. Relativamente a ocorrências de incêndios rurais, estão registadas 192, no ano passado, quer na área da GNR quer da PSP, tendo sido realizados 97 inquéritos por parte da GNR”.

No caso dos municípios têm agora até 30 de junho para se substituírem aos responsáveis na limpeza das matas e terrenos, garantindo a realização dos trabalhos necessários e podendo cobrar aos proprietários a limpeza em falta.

[/shc_shortcode]

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista novos casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1377 casos de infeção, sendo que cinco estão ativos, 1344 recuperaram e 28 pessoas morreram.

Alentejo teve mais 12 casos da doença

No Alentejo, nas últimas 24 horas, foram registados mais 12 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região teve 30.165 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 37 casos no sábado 22 de maio; 19 casos no domingo 23 de maio; oito casos na segunda-feira 24 de maio; 20 casos na terça 25 de maio; 13 casos na quarta-feira 26 de maio; 22 casos na quinta 27 de maio; 15 casos na sexta-feira 28 de maio; e 12 casos no sábado 29 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Motor Social celebra Dia da Criança em Vila Viçosa

No próximo dia 1 de junho, comemora-se o Dia Mundial da Criança. Com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Vila Viçosa, de todas as juntas de freguesias do concelho e do Agrupamento de Escolas, o Motor Social organiza um programa de atividades para as crianças e pais de todo o concelho.

O programa tem a duração de três dias, 31 de maio, 1 e 2 de junho e passa pela realização de atividades em todas as localidades do concelho.

Na segunda-feira, dia 31, pelas 17 horas, realiza-se uma aula de zumba para crianças, no Centro Multiusos de São Romão.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, pelas 10 horas, há sessão de contos infantis, no Jardim de Infância de Vila Viçosa. A sessão repete às 15 horas, na Escola Básica do 1º ciclo de Bencatel. O atelier de expressão plástica “Os direitos das crianças” decorre na sede do Motor Social, na Rua Gomes Jardim, em Vila Viçosa, às 17 horas e uma hora depois, no mesmo local, realiza-se uma sessão de contos infantis.

No dia seguinte, dia 2 de Junho, pelas 10 horas, realiza-se o workshop para pais sobre comportamentos desafiantes das crianças, na Rua Gomes Jardim, em Vila Viçosa. Pardais recebe uma sessão de jogos e dinâmicas, às 17 horas, no largo da igreja.

As inscrições podem ser feitas na Rua Gomes jardim, nº 13, em Vila Viçosa, através do telefone 913572842 ou nas Juntas de Freguesia de Pardais ou Ciladas.

[/shc_shortcode]

Escola Básica dá lugar a turismo rural em Vila Fernando

Escola do Fado é uma nova unidade de turismo rural que vai ser inaugurada no próximo domingo, dia 30, na antiga escola básica do primeiro ciclo de Vila Fernando, no concelho de Elvas.

O projeto surgiu de “uma permuta com a Câmara Municipal de Elvas e tem o fado como inspiração. No total, estão disponíveis quatro quartos e três apartamentos, além da zona de lazer com piscina e espaço verde”, referiu-nos Ramiro Santos, proprietário do empreendimento.

A Escola do Fado é inaugurada amanhã, domingo dia 30, pelas 16 horas, na antiga escola de Vila Fernando.

Campo Maior teve uma recuperação de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior registou a recuperação de um doente.

Este sábado, dia 29, Campo Maior tem cinco casos ativos, sendo que dos 654 casos confirmados, 638 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

Percursos pelo Património de regresso a Elvas em junho

A iniciativa cultural Percursos pelo Património está de regresso a Elvas, no próximo sábado, 5 de junho.

Rui Jesuíno (na foto), técnico superior e responsável pelo Turismo e Património do município, refere que “este primeiro percurso vai passar por todos os fossos das fortificações da cidade. Vamos ter como guia José Ribeiro, antigo diretor do Museu Militar, e observar os baluartes, as cortinas e todos os elementos da fortificação abaluartada”.

Até ao final do verão, vão realizar-se três percursos: “além deste primeiro percurso, vamos ter outro, a 3 de julho, à Sé de Elvas, com Mário Cabeças; e, em setembro, vamos percorrer os jardins de Elvas, com Carlos Correia Dias”.

A iniciativa Percursos pelo Património é organizada pela Câmara Municipal de Elvas.

Espetáculo de Stand-up Comedy em Campo Maior

Um espetáculo de Stand Up Comedy, com os Imperfecthus tem lugar hoje, sábado, dia 29, no Centro Cultural de Campo Maior.

Trata-se de um espetáculo onde os Imperfecthus partilham os seus conflitos, os seus vícios e o que vai na mente. As personagens também se destacam em épicas batalhas de rimas.

Com o processo de desconfinamento, e tal como refere Vanda Alegria, vereadora na Câmara de Campo Maior, “o Centro Cultural volta a ter vida”, com o retomar da programação cultural. Para tal a vereadora convida a população para assistir a este espetáculo, de uma dupla com “muito sucesso no youtube”, e apela a que “comprem os bilhetes antecipadamente, uma vez que a lotação será reduzida”, e relembra que é obrigatório o uso de máscara ou viseira.

Os bilhetes para o espetáculo dos Imperfecthus estão à venda no Centro Cultural, no Posto de Turismo e em Ticket Line. O espetáculo está marcado hoje, às 21 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Euromilhões com jackpot de 88 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai ter um jackpot de 88 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 198 mil euros, vai ser entregue a quatro jogadores com aposta registada no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, no valor de 23 mil euros, vai contemplar oito apostadores, também no estrangeiro. Em Portugal, ficaram três quartos prémios, no valor de 2500 euros.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 11 – 13 – 16 – 34 – 40 e pelas estrelas 1 e 12.

Monforte adere ao programa “O mar começa aqui”

A Escola Básica 1,2,3 e o Município de Monforte aderiram ao Projeto “O mar começa aqui!”, desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas.

Nesse sentido, a comunidade escolar de Monforte pintou duas sarjetas, uma junto à entrada principal da Escola e a outra nas imediações do edifício dos Paços do Concelho, na Praça da República.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os objetivos da ação são:

– compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;

– educar para uma cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;

– estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;

– e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias, para a promoção da sustentabilidade.

[/shc_shortcode]

Concerto dos 34 anos do Coral Públia Hortênsia de Castro

O Coral Públia Hortênsia de Castro realiza, hoje sábado dia 29, um concerto comemorativo dos seus 34 anos, às 18 horas, na Igreja do Salvador.

José Velasques, membro fundador do coral, refere que vão apresentar “algumas novidades neste concerto. Um dos temas, creio que é o que vai fechar o espetáculo, vai contar também com uma parte de órgão e é muito bonito”.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e é de entrada gratuita e decorre segundo as indicações da Direção-Geral da Saúde, sendo obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.