Estremadura espanhola regista 66 novos casos Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 66 novos casos de infeção por Covid-19, não havendo registo de vítimas mortais.

As autoridades de saúde registam esta sexta-feira, dia 21, 44 pessoas internadas, 14 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Mérida, 22; Badajoz, 21; Cáceres, 8; Llerena – Zafra, 7; Plasencia, 5; Don Benito, 1; Navalmoral de la Mata e Coria registam um novo caso cada.

Feira Ibérica da Alimentação de 26 a 28 em Don Benito

A 31ª edição da Feira Ibérica da Alimentação (FIAL) vai decorrer entre os dias 26 e 28 de maio, na FEVAL, em Don Benito.

Depois do cancelamento deste certame, em 2020, a iniciativa volta a decorrer este ano, num formato renovado, graças ao patrocínio da Caja Rural da Extremadura, que demonstra o seu apoio a esta feira alimentar e com ele, o setor e indústrias vinculadas ao âmbito agroalimentar. Adaptado à nova realidade social, o evento será em formato virtual, ainda que se permita a assistência de público nas diversas atividades que decorram nos três dias do certame.

A mostra conta com a colaboração de Alimentos de Extremadura e la Consejería de Cultura, Turismo e Desporto.

Do programa de atividades foram preparadas diferentes mesas de debate onde serão abordados aspetos como o futuro do setor agroalimentar na Estremadura espanhola e as possibilidades da cooperação transfronteiriça para este setor.

Foram programados também workshops com cozinheiros que irão mostrar como inovar nos fogões e como cozinhar com produtos estremenhos, ou ainda conhecer novas técnicas com a jovem Celia Talero, participante no Master Chef Junior num workshop de cozinha para crianças. Da mesma forma, serão incluídas apresentações profissionais que analisam as novas tendências do setor hoteleiro e do turismo gastronómico, bem como o espaço “Território Extremadura” para destacar as diferentes marcas de Alimentos da Extremadura.

A novidade este ano passa pela celebração do 1º Fórum de Hotelaria e Turismo gastronómico, que decorre no dia 27, sendo que a atividade é organizada pela Direção Geral do Turismo.

Esta nova edição da FIAL vai também ter um espaço dedicado aos Prémios Espiga Ternera da Estremadura espanhola, organizado pela Caja Rural de Extremadura, entidade patrocinadora da FIAL 2021. A nomeação será na manhã de sexta-feira, dia 28 de maio, e contará ainda com a organização de uma mesa temática sobre estes prémios, que a entidade concede para a promoção dos diferentes sectores agroalimentares da região.

A FIAL é organizada pela FEVAL tem o patrocínio da Caja Rural de Extremadura e a colaboração do Ministério da Cultura e Turismo da Junta de Extremadura, através da Direção-Geral de Turismo, bem como Alimentação da Extremadura, Diputación de Badajoz, Diputación de Cáceres e Ayuntamiento de Don Benito.

Roteiro Passos Régio apresentado sábado em Portalegre

O Roteiro regiano Passos Régio, em Portalegre, vai ser apresentado este sábado, dia 22, às 18 horas.

A apresentação vai ser feita pelo autor do roteiro, António Martinó, no Centro de Congressos da Câmara de Portalegre.

Esta apresentação do roteiro regiano Passos Régio insere-se nas comemorações do dia da cidade de Portalegre que se assinalam até domingo, dia 23.

Delta é a marca preferida dos portugueses

A Delta é a marca preferida dos portugueses, pelo terceiro ano consecutivo, num total de 118 marcas em 23 categorias que compõem o ranking global Marktest Reputation Index (MRI) 2021, um estudo conduzido pela Marktest em parceria com o jornal Expresso (foto ao lado).

Com um índice de 85,04, empresa de Campo Maior, ficou à frente da Olá (83,84) e da Compal (83,32) também da categoria Produtos Alimentares.

Rui Miguel Nabeiro, administrador do grupo Nabeiro-Delta Cafés, disse ao Expresso que não tem dúvidas que os 60 anos de história contribuí­ram “para o sucesso de hoje”.

No ranking de marca em Portugal, oito das principais marcas são do setor alimentar (Nestlé é a 4ª com 82,39), onde consta a Mimosa, a Milka e os azeites Oliveira da Serra e Gallo, havendo apenas a Mercedes (quinta na lista) e a Samsung no televisores, sem destaque por exemplo nos telemóveis, tablets ou outros equipamentos tecnológicos.

 

Elvas tem mais um caso de Covid

O concelho de Elvas tem, hoje (sexta-feira, dia 21), mais um caso de infeção por Covid-19, o que faz subir para sete o número de casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1376 casos de infeção, sendo que sete estão ativos, 1341 já recuperaram e 28 pessoas faleceram.

Aires Mateus desenvolve Plano de Intervenção de Terena (Alandroal)

O município de Alandroal convidou o arquiteto Manuel Aires Mateus para liderar uma equipa multidisciplinar para o desenvolvimento de um Plano de Intervenção de reabilitação e valorização do património da vila histórica de Terena.

O plano procura ser um primeiro contributo para a valorização faseada de todo a zona histórica e sua envolvente, tendo como epicentro a recuperação do castelo de Terena e do edifício da antiga Misericórdia, a criação de um novo museu e pode vir a incluir outros espaços de natureza pública do centro histórico da vila.

O novo museu será o espaço privilegiado para o contacto com toda a riqueza histórica e cultural do concelho, com vista para o Monte de S. Miguel da Mota e destaque para o espólio ligado ao culto romano ao deus Endovélico, associado àquele local.

Este projeto resulta da prioridade que representa para o município a criação de um espaço museológico de referência no concelho, a necessidade de intervir no castelo, agora que se aproxima a data da transferência da sua posse do Estado para o município e a importância de iniciar um processo de valorização de uma das mais atrativas vilas novas medievais do país, um dos três centros históricos do concelho do Alandroal, além de Juromenha e da própria sede de concelho.

Para João Grilo, o presidente da autarquia, que espera poder apresentar este trabalho em Julho próximo, “valorizar três centros históricos ao mesmo tempo, dois deles sem qualquer investimento relevante em décadas, é um desafio gigantesco para a nossa escala, mas uma prioridade obrigatória e evidente. Com o processo de Juromenha claramente encaminhado pela reabilitação da fortaleza e integração de um projeto REVIVE, chegou a hora de planear para Terena a reabilitação que a coloque no lugar que merece.”

São parceiros privilegiados deste processo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Museu Nacional de Arqueologia e a CCDR Alentejo, sendo expectativa da autarquia conseguir alavancar as intervenções a definir nos fundos do próximo quadro comunitário de apoio.

Alentejo regista cinco novos casos de infeção

O Alentejo regista, hoje, sexta-feira, dia 21, mais cinco casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30.019 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 29 casos na sexta-feira 14 de maio; 21 casos no sábado 15 de maio; quatro casos no domingo 16 de maio; cinco casos na segunda-feira 17 de maio; 12 casos na terça 18 de maio; dez casos na quarta-feira 19 de maio; dez casos na quinta 20 de maio; e cinco casos na sexta-feira 21 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal tem mais 559 infetados e três óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 559 novos casos de infeção, três óbitos e a recuperação de 462 doentes. É o maior número de novos casos de infeção nas últimas três semanas.

As três mortes das últimas 24 horas ocorreram no Norte, Centro e Algarve. Dos 559 novos casos, 80% tiveram lugar em duas regiões: 277 (50%) em Lisboa e Vale do Tejo e 166 (30%) no Norte.

Esta sexta-feira, dia 21 de maio, a situação hospitalar melhorou: 207 doentes estão internados (menos um do que ontem), dos quais 55 em unidades de cuidados intensivos (menos três de ontem para hoje). O número de casos ativos no nosso País subiu: hoje são 22.287, mais 94 de quinta para sexta-feira.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.017 mortes, 844.288 casos de infeção e 804.984 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 450 casos na sexta-feira 14 de maio; 469 casos no sábado 15 de maio; 334 casos no domingo 16 de maio; 199 casos na segunda-feira 17 de maio; 386 casos na terça 18 de maio; 511 casos na quarta-feira 19 de maio; 451 casos na quinta 20 de maio; e 559 casos na sexta-feira 21 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Elvas fora do topo do Ranking das Escolas

Elvas está fora do topo do Ranking das Escolas. A Escola D. Sancho II tem ficado abaixo da Secundária de Campo Maior e das duas de Portalegre nos últimos anos.

Se juntarmos os resultados do distrito de Évora, a nossa escola fica abaixo do 10º lugar. De forma positiva, entendo que é preciso corrigir o que impede, consistentemente, a escola de subir no ranking.

Embora este ano não tenha havido provas, logo não há ranking, o Colégio Luso-Britânico costuma ter excelentes resultados.  E a maior parte dos alunos transita para a Escola D. Sancho II…

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS

Filme Mortal Kombat estreia em Elvas

O filme “Mortal Kombat”, para maiores de 16 anos, estreia esta sexta-feira, dia 21, às 20.30 horas, em Elvas.

O filme retrata a história do lutador de MMA Cole Young que treina com os guerreiros experientes, enquanto se prepara para enfrentar, juntamente com os maiores lutadores da Terra, os inimigos da Exoterra.

Os bilhetes estão à venda uma hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus ou em ticketline.pt

Estremadura espanhola recebe 11 menores desacompanhados de Ceuta

Foto: El Periodico Extremadura

A Estremadura espanhola vai acolher 11 menores desacompanhados de Ceuta. São crianças que chegam a Ceuta sem pais, nem adultos que possam ficar com eles a seu cargo, e que estão em Centros de Acolhimento, a partir daqui passaram pelos Centros da Junta da Extremadura, que irá assumir a sua tutela.

“Não é caridade nem solidariedade, isto é governar”, diz José María Vergeles, ministro da Saúde e dos Serviços Socias da Junta da Extremadura, adiantando ainda que “temos que interiorizar que Espanha é a fronteira sul, da Europa, e há uma questão: isto não é um problema de Ceuta, Andaluzia ou Murcia, é um problema de Estado, da Europa”.

Vergeles informou ainda que os menores que serão acolhidos na Estremadura espanhola não são aqueles que acabam de chegar a Ceuta, mas que a medida é realizada para socorrer os centros desta cidade autónoma. Assim, desta forma, 200 crianças e adolescentes desacompanhados, que já formam parte do sistema de proteção da cidade de Ceuta serão distribuídos por outros territórios, para aliviar espaço e recursos.

DECO e o reembolso no reagendamento de eventos

O prolongamento da pandemia de Covid-19 levou a que espetáculos agendados para 2020 já tenham sofrido dois adiamentos, estando agora marcados para 2022.

“Os consumidores que já tinham o seu bilhete, podem pedir a devolução do preço do bilhete, no período de 14 dias após a data prevista para a realização concerto este ano”, como explica Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO.

“Quem, face ao primeiro adiamento, tenha optado pela emissão de um vale com data de validade até 31 de dezembro de 2021, tem direito a solicitar o reembolso no prazo de 14 dias úteis após o término de validade do vale”, sublinhou a jurista. O consumidor tem direito a ser reembolsado de todos os montantes despendidos: custo do bilhete, comissões, taxas e outros encargos.

Não havendo pedido de reembolso nos prazos referidos, considera-se que o portador do bilhete ou do vale aceita o reagendamento do espetáculo ou do festival, sem poder mais tarde exigir o reembolso do respetivo valor.

Para já, não estão proibidos os festivais em 2021. No entanto, a sua realização, em recintos cobertos ou ao ar livre, terá de obedecer às orientações da Direção-Geral da Saúde face à evolução da pandemia.

A devolução do preço de um bilhete, comprado em 2020, para um espetáculo adiado devido à pandemia, é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO.

Andebol chega a Elvas através da Arkus

A modalidade de andebol vai ser retomada em Elvas, mais propriamente na Associação Juvenil Arkus.

O protocolo foi assinado esta manhã de sexta-feira, entre o município de Elvas, a Arkus, a Federação Portuguesa de Andebol e Associação de Andebol de Portalegre.

O facto de ser “a única a associação juvenil no concelho levou a que a Arkus abraçasse esta modalidade, uma vez que tem diversas vertentes faltando apenas a desportiva”. Carlos Beirão, presidente da Associação juvenil refere que abraçar esta modalidade “é uma inovação e uma nova etapa”, na esperança que” tudo corra pelo melhor”, e adianta que o objetivo “é ter muitos desportistas na modalidade, que está na moda devido aos resultados da seleção portuguesa”.

Neste momento já está a ser estabelecido diálogo com as escolas do concelho, para se comecem a captar atletas entre os 6 e 10 anos, adianta Carlos Beirão, explicando que aliar o desporto à cultura é sempre bom, porque “são duas vertentes que se complementam, também para divulgar a cidade de Elvas”.

Tiago Afonso, vereador na Câmara de Elvas, afirma que ao município, no âmbito deste protocolo, cabe “o apoio logístico, com a cedência de instalações desportivas para a prática da modalidade”. O objetivo é dinamizar o andebol, em Elvas,  e colocar as entidades em diálogo para se criem sinergias em torno da modalidade.

O presidente da Associação de Andebol de Portalegre, Joaquim Matos Rosa, demonstrou-se satisfeito com a celebração deste protocolo, ambicionando que “Elvas volte a ser um bastião do andebol no distrito”, como foi noutros tempos. “Agora foi dado o primeiro passo para que haja a modalidade em Elvas e de qualidade”, com a vantagem da proximidade com Espanha, “podendo haver parcerias” com o país vizinho.

Joaquim Matos Rosa relembra que a modalidade, através da ARKUS estão reunidas todas as condições, no entanto alerta que “em primeiro lugar, a aposta deve ser feita nas camadas de formação”, acreditando que “o andebol irá vingar em Elvas”, pelo que a Associação do distrito estará sempre pronta a colaborar.

Outras das partes deste protocolo é a Federação Portuguesa de Andebol, e a representante da Federação, Teresa Rocha, técnica regional para o desenvolvimento da modalidade no distrito, referiu que “este era uma ambição antiga da Federação que o andebol regressasse a Elvas”, acreditando que “é um bom propósito.” A Federação tem como objetivo “pôr a juventude a praticar andebol, desenvolver sinergias entre a ARKUS e as escolas, e contribuir com novos treinadores e dirigentes, dando uma nova dinâmica ao nível do desenvolvimento da modalidade”.

Andebol que fará parte da vertente desportiva da Associação Juvenil Arkus, com o objetivo de dinamizar este modalidade no concelho, numa primeira fase junto das crianças do primeiro ciclo.

JS de Elvas congratula Município por medidas para a juventude

No passado dia 26 de abril, durante o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), foram apresentadas nove novas medidas para a dinamização da juventude de Elvas. Estas novas medidas encontram-se disponíveis para consulta desde o dia 13 de maio, no novo separador da Juventude, no website do município.

Abrangendo áreas como o emprego, a habitação, o desporto, a cultura e o voluntariado, “a grande parte das novas medidas traça a sua origem ao documento apresentado pela Juventude Socialista” (JS) ao executivo camarário, no dia 12 de agosto de 2020, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Juventude.

“Criadas a partir da auscultação dos jovens de Elvas, trabalhadas internamente e consequentemente apreciadas pelo CMJ, oito propostas apresentadas originalmente pela JS foram aceites e agora anunciadas e colocadas em prática pelo Município de Elvas, com as devidas adaptações”, de acordo com a Juventude Socialista (JS) de Elvas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Projetos como o Concurso ArtElvas, o programa de Habitação Jovem, as plataformas Empregate e Voluntaria-te ou o próprio Separador da Juventude foram algumas das medidas adaptadas do documento original apresentado em 2020.

Desde a sua conceção que as medidas foram desenhadas por jovens e para jovens e, por isso, a JS de Elvas congratula o executivo camarário pela abertura em acolher as propostas iniciais e por ter iniciado o caminho pela implementação das mesmas.

Bruno Mocinha, presidente da Concelhia da JS de Elvas, destaca que “estas novas medidas que o município apresentou vieram provar que o papel que a JS cumpre junto dos jovens e de Elvas não é apenas de representação, mas sim de trabalho. Podíamos manter a nossa atividade como juventude satélite de um partido político, levantando as bandeiras apenas quando nos é solicitado em momentos de campanha, mas porque não é essa a postura que decidimos tomar, procurámos ouvir os jovens, agir e criar valor para o nosso concelho. De nada serve apontar problemas sem propor soluções e, por isso mesmo, procurámos lacunas e apresentámos propostas. Um trabalho que vai valorizar a nossa juventude e que deve orgulhar todos aqueles que acompanharam e contribuíram para a construção destas novas medidas”, divulga a JS elvense.

[/shc_shortcode]

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior não registou alterações da situação epidemiológica no que à Covid-19 diz respeito.

Esta sexta-feira, dia 21, Campo Maior mantém seis casos ativos, sendo que dos 649 casos confirmados, 632 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

Cavaleiros portugueses já estão em Itália

Os cavaleiros portugueses Leonor Moreira, Rui Lanternas, João Maria Moura e Pedro Godinho já estão em Pisa, para representar a seleção nacional.

O Campeonato do Mundo de Raides decorre hoje e amanhã, dias 21 e 22 deste mês, nos arredores daquela cidade italiana.

Ibiza já treina em Elvas para jogar domingo

A equipa da União Desportiva de Ibiza chegou ontem a Elvas, para três dias de treino antes do jogo frente ao Múrcia, que vai ditar a subida à segunda divisão espanhola de futebol. A comitiva balear voou para Madrid e cumpriu de autocarro o percurso da capital espanhola para Elvas.

José António Pardo, defesa central do Ibiza, falou à Rádio ELVAS nesta sessão de trabalhos e referiu-nos que “a equipa está com alguma ilusão para este jogo. Ibiza nunca teve uma equipa na segunda divisão e os adeptos têm um papel muito importante, porque apesar de serem poucos desempenham as suas funções como as outras claques”.

O jogador considera que “numa final, qualquer equipa é forte. Não interessa o percurso anterior ou se tinhas 5 ou 20 pontos do campeonato. Chegamos a uma final a zeros e todos são fortes”. Sobre Elvas, José António Pardo agradece a todos os que receberam a equipa e refere que “o local onde treinamos tem excelentes condições”.

O Ibiza joga domingo, às 11 horas (horário português), frente ao Múrcia, no Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz. Em Elvas, a equipa está instalada numa unidade hoteleira da cidade e treina mais duas vezes: sexta-feira e sábado, às 10 da manhã, no Estádio Municipal de Atletismo. Nesta competição, encontra-se também o Clube Desportivo de Badajoz que joga amanhã, às 22 horas, hora espanhola, frente ao Amorebieta, clube do País Basco.

Badajoz: hospital de campanha já foi desmontado na IFEBA

Foto: La Crónica de Badajoz

O hospital de campanha, que estava instalado nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, já foi desmontado.

Aquele espaço de saúde, construído na IFEBA, que tinha como principal missão aliviar a pressão hospitalar, acolhendo doentes infetados com Covid-19, em estado não crítico, de qualquer parte da região, custou cerca de meio milhão de euros.

Os instrumentos e materiais usados no hospital de campanha, de acordo com a Junta da Extremadura, vão agora regressar ao Hospital Universitário de Badajoz.

O espaço, que agora ficou livre, já no próximo dia 3 de junho, acolhe a 12ª edição da Ecuextre, Feira do Cavalo e do Touro, que este ano decorrerá nos três primeiros fins-de-semana do próximo mês.

Quiosque Golita vem ao programa “Retoma da Economia”

O Quiosque Golita abriu há já quase 26 anos na Cidade Jardim, em Elvas, pelas mãos de Jorge Góis, convidado de hoje no programa “Retoma da Economia”.

Os cachorros e as gomas são os principais responsáveis pelo sucesso deste estabelecimento comercial que, durante os períodos mais conturbados da pandemia, se viu obrigado a crescer, através de outros serviços, como de take-away e entregas ao domicílio.

Ao longo dos anos, o quiosque tem vindo a sofrer algumas remodelações, sendo que, na altura, foi aberto, num local estratégico: estava perto da Escola Secundária, assim como junto aos bares e à discoteca.

Jorge Góis é o convidado desta sexta-feira do programa “Retoma da Economia”, emitido na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. A entrevista, na íntegra, para ouvir aqui:

Campo Maior investe 5 milhões e recupera 1600 metros de muralha

A requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior teve início em 2017 e resulta de um investimento global de cinco milhões de euros. Os meios baluartes, o interior do Castelo, Praça Velha e os quartéis do tronco foram algumas das zonas já intervencionadas.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, recorda que foram já recuperados “cerca de 1600 metros de fortificação. É um projeto extremamente feliz e onde os campomaiorenses se reveem, uma vez que foi feito a pensar na população e também no turismo”. A expectativa é que, depois do espaço estar completamente visitável, que os turistas “passem a palavra da beleza do concelho, em particular do Centro histórico”.

A obra está numa fase de conclusão, depois de 10 anos de estudos, projetos, lançamentos de concursos e protocolos. Passados três anos do início da obra, está agora numa fase de conclusão.

“Aqui o que se vê é uma obra maravilhosa para os campomaiorenses”, diz João Muacho, considerando que “todos nos sentimos extremamente orgulhosos, por aquilo que conseguimos para Campo Maior, nos últimos anos, nomeadamente por esta requalificação, que devolve este espaço, que estava como ocupação ilegal, e passou a ser de fruição dos campomaiorenses”.

Já na Zona da Praça Velha foi dada “uma maior dignidade ao espaço”, que segundo o presidente da Câmara está “mais aprazível, criou-se estacionamento e tem mais segurança, as pessoas estão satisfeitas com o que têm e com o que fizemos por Campo Maior”, remata João Muacho.

Um terço dos campomaiorenses já foi vacinado contra a Covid

O processo de vacinação contra a Covid-19, em Campo Maior, teve início em janeiro, começando pelas Instituições de Solidariedade Social e utentes de e colaboradores dos lares de Degolados e Santa Casa da Misericórdia.

Até à data, 2600 campomaiorenses já levaram a primeira dose da vacina e mais 1100 pessoas receberam as duas doses, o que tal como explica o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, significa que “um terço da população campomaiorense já foi vacinada e, se a este número acrescentarmos aquelas pessoas que já foram infetadas pelo novo coronavírus, estaríamos a falar de uma percentagem que ronda os 40 ou 45% da população que já terão alguma imunidade”.

A faixa etária dos 52 e 53 anos está neste momento a ser chamada para receber a primeira dose da vacina, em Campo Maior. João Muacho revela que “tem havido capacidade de resposta para vacinara aqueles que necessitam”.

João Muacho demonstra-se “satisfeito pela forma como está a decorrer este processo”, que foi delineado pela ULSNA, com o apoio do município, na Estrutura Concelhia de vacinação, que está localizada no Centro Comunitário de Campo Maior. Agradecendo “a resposta positiva e disponibilidade, muitas vezes fora de horas, por parte de todos os técnicos de saúde, quer médicos, quer enfermeiros, para combater este inimigo invisível e parece que a pouco e pouco estamos a vencer esta guerra”.

O presidente da Câmara de Campo Maior apela ainda a que se continuem a cumprir as regras da Direção-Geral da Saúde, porque “só assim, remando todos para o mesmo lado, será possível vencer a pandemia, ou pelo menos, amenizar os efeitos negativos que tem tido, na sociedade”.

Campo Maior que conta já com um terço da população vacinada contra a covid-19, sendo que deste número 1.100 pessoas já receberam as duas doses da vacina.

Jogo de amanhã do Badajoz mobiliza a região

O jogo do CD Badajoz deste sábado está a causar um enorme impacto, não só na região como a nível nacional. A venda de bilhetes originou longas filas, apesar do clube ter  conseguido ainda um adicional de 300 bilhetes.

Depois dos programa da Cadena Ser ter dado destaque à façanha do CD Badajoz, ontem à noite, a cadeia de rádios espanhola Onda Cero emitiu o seu programa desportivo da IFEBA em Badajoz, com o presidente da Junta da Estremadura, Guillermo Vara, o alcalde de Badajoz Francisco Fragoso e o presidente do clube, Francisco Parra, o treinador médico Fernando Estevez, entre outros convidados.

O jogo do Badajoz com o Amorebieta, clube do Pais Basco, realiza-se este sábado, às 22 horas locais (21 horas em Portugal), no Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz, e os adeptos passaram uma, duas ou mesmo três noites de espera em alguns casos, com a fila a rodear completamente o estádio. Os “abonados” do Clube Deportivo Badajoz, onde também há alguns elvenses, adquiriram os 4489 bilhetes à disposição do clube de um pacote inicial de 2784, com outros 1700 que o Amorebieta não vendeu. Os jogadores foram aplaudir os adeptos que estavam na fila.

Os bascos estão em Mérida, chegaram ontem à noite, depois de uma longa viagem e, esta sexta-feira à tarde, vão treinar no campo do Mérida.

Casa Fitas em Elvas assinala 69 anos

A Casa Fitas, em Elvas, assinala, hoje sexta-feira 21 de maio, 69 anos de existência. O estabelecimento surgiu pelas mãos de um familiar de José Velasques (na foto), que, em julho do mesmo ano, pegou no negócio, sendo hoje “o comerciante mais antigo da Eurocidade” Badajoz, Elvas e Campo Maior.

Neste estabelecimento, situado agora na Rua do Passo, é possível encontrar uma vasta gama de produtos relacionados com retrosaria: “temos botões, franjas, fitas de várias espécies, linhas de todas as qualidades, principalmente de bordar e fazer crochet. Temos umas blusas, cachecóis, molas, agulhas, entre outros produtos”.

A Casa Fitas abriu portas a 21 de maio de 1952, na Rua da Cadeia. Atualmente, está situada na Rua do Passo, nº 24, numa perpendicular à Rua de São Francisco, no centro histórico.